domingo, 7 de junho de 2009

Como Administrar seu Dinheiro

Quem nunca passou por um aperto financeiro?

Muitas vezes nós mesmos provocamos essas dificuldades ao não administramos corretamente nosso dinheiro. Dívidas com cartões de crédito, cheque especial e financiamentos podem levar o orçamento familiar para o vermelho. Mas existe alguma maneira bíblica de administrar o dinheiro? Quais são os perigos dos juros? Como ter um orçamento equilibrado?

Primeiramente neste assunto devemos falar sobre o dízimo e as ofertas, pois existe um tipo que demônio que não sai nem com jejum e oração, nem se você for a pessoa mais espiritual da face da terra. Este anjo é o devorador, citado em Malaquias 3: 10. "Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim, diz o Senhor dos exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós tal bênção, que dela vos advenha a maior abastança. Também por amor de vós reprovarei o devorador, e ele não destruirá os frutos da vossa terra; nem a vossa vide no campo lançará o seu fruto antes do tempo, diz o Senhor dos exércitos. E todas as nações vos chamarão bem-aventurados; porque vós sereis uma terra deleitosa, diz o Senhor dos Exércitos." (Malaquias 3: 10) Creio ser este o primeiro grande passo para uma boa administração de seu dinheiro.

Depois, devemos permitir que Deus trabalhe em nosso coração para não sermos consumistas compulsivos, mas sabermos que existe o tempo certo para todas as coisas, até mesmo para comprar. O próprio Deus nos diz: "Seja a vossa moderação conhecida de todos os homens." (Filipenses 4: 5). Logo, devemos tomar cuidado para não sair comprando as coisas sem poder, ou fazer dívidas sem saber como quitá-las. Isto se chama imprudência, que é o contrário da moderação. Creio que isto ocorre devido aos pensamentos que o mundo tenta colocar em nossas mentes, que o ter é melhor do que o ser.

Outro princípio que pode nos ajudar muito na administração do nosso dinheiro é saber valorizá-lo, independente do quanto você ganha. O próprio Jesus, ao ser indagado pelos soldados, respondeu que eles deveriam ficar satisfeitos com seus salários. Por que? Creio que é porque Ele sabe que muitos de nós amaldiçoamos o próprio dinheiro, e nunca estamos satisfeitos com o que o Senhor já tem dado. "Porque o amor ao dinheiro é raiz de todos os males" (1 Timóteo 6: 10). Veja a advertência do trecho seguinte: "Mas os que querem tornar-se ricos caem em tentação e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, as quais submergem os homens na ruína e na perdição." (1 Timóteo 6: 9).

Isto não quer dizer que você deve ficar parado, pois você pode e deve buscar realizar seus sonhos financeiros colocando-os no trono da graça. O próprio Jesus disse: "Pedí, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei e abrir-se-vos-á.". Lógico que devemos sempre colocar a vontade de Deus acima das nossas.

Entretanto, em termos gerais, uma pessoa com abundância de bens é muito mais dependente de seus bens do que do próprio Senhor. O próprio Jesus nos advertiu a respeito disso. Entenda bem o que disse, pois estou dizendo em temos gerais, mas pode haver exceções. Davi, apesar de toda a sua riqueza, sabia muito bem que Deus que lhe dava, poderia lhe tirar tudo. Jó, apesar de perder tamanha riqueza, louvou a Deus dizendo: “Nu saí do ventre de minha mãe, e nu tornarei para lá. O Senhor deu, e o Senhor tirou; bendito seja o nome do Senhor.” (Jó 1: 21). Apesar de um aparente fracasso na vida financeira, Jó não deixou de confiar em Deus.

Outro fator importantíssimo é a forma com a qual ganhamos dinheiro. Dinheiro ganhado ilicitamente, ou de formas desonestas, não são abençoados por Deus. E esse tipo de dinheiro some pelo ralo com muita facilidade. Vemos nosso país passando por uma grande vergonha com tamanha corrupção. Pessoas recebendo milhões. Mas não fique com inveja, pois um dinheiro como este não pode trazer tranqüilidade aos que o possuem. Além disto o senhor já disse: “Não te enfades por causa dos malfeitores, nem tenhas inveja dos que praticam a iniqüidade. Pois em breve murcharão como a relva, e secarão como a erva verde.” (Salmo 37: 1-2). Além disto: “Melhor é o pouco com o temor do Senhor, do que um grande tesouro, e com ele a inquietação.” (Provérbios 15: 16)

Por fim, devemos orar sempre para que Deus nos capacite a administrar nosso dinheiro. Nem sempre um investimento que é bom aos seus olhos é bom para o Senhor. Use dos recursos que Deus já lhe deu, use de sua inteligência: faça um fluxo de caixa, um controle de sua conta, etc, etc. Isto certamente te fará pensar antes de se endividar no futuro.

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário