sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Habacuque 2:4

Sexta-feira 11 Setembro

O justo, pela sua fé, viverá (Habacuque 2:4).

A NOVA VIDA: A JUSTIFICAÇÃO (2)
A Palavra é perfeitamente clara. Por causa da obra que Cristo realizou na cruz, Deus é justo ao justificar aquele que crê em Jesus. O crente que pela fé aceita tal declaração, embora não entenda todo o seu alcance, é declarado justo: “Jesus Cristo, o qual para nós foi feito por Deus sabedoria, e justiça” (1 Coríntios 1:30). Somos justificados gratuitamente: pela redenção que há em Cristo Jesus, por Sua graça, por Seu sangue, pela fé (Romanos 3:24; 5:9; Tito 3:7).

Imaginemos um tribunal em que o réu deva se defender das acusações contidas em um volumoso processo. Mas o juiz, o próprio Deus, o declara justo porque o culpado se ampara na obra de Cristo. O acusado sai do tribunal não somente perdoado, mas também declarado justo, justificado. Não se pode puni-lo por coisa alguma.

Por que então Tiago 2:17 diz: “Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma”? Tiago considera o tema da justificação do ponto de vista humano: “Mas dirá alguém: Tu tens a fé, e eu tenho as obras; mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras” (2:18). Diante dos homens, a fé de uma pessoa nascida de novo é demonstrada por obras (Efésios 2:10), ou seja, pelos frutos do Espírito que ela manifesta (Gálatas 5:22). Diante de Deus, que lê o coração, a fé é contada como justiça e Deus é justo ao declarar justo aquele que tem fé em Jesus (Romanos 3:26). Concluímos com o texto de Habacuque 2:4, repetido três vezes no Novo Testamento: “O justo, pela sua fé, viverá” (Romanos 1:17; Gálatas 3:11; Hebreus 10:38).

Que DEUS abençoe a todos.

2 Coríntios 10.4

11 de Setembro

"Porque as armas da nossa milícia não são carnais, e, sim, poderosas em Deus, para destruir fortalezas..." 2 Coríntios 10.4

Tudo depende do ponto de vista! Josué tinha a visão desanimadora de Jericó diante de si, mas levantou seus olhos para cima: "...eis que se achava em pé diante dele um homem que trazia na mão uma espada." Tendo esse encontro com o Vencedor, Josué ganhou a batalha contra Jericó. Essa foi uma verdadeira vitória pela fé. A tática do povo de Israel simplesmente consistiu em obedecer à estratégia proposta por Deus. A maneira de lutar de Deus foi e continua sendo totalmente ilógica para a compreensão humana. Israel não pelejou contra Jericó, mas cercou o inimigo com a presença de Deus. O segredo da vitória foi o conhecimento de Deus, a presença do Senhor, pois eles carregavam a arca do Senhor consigo. A oração, cercando o inimigo com a presença do Senhor, fez com que o poder do inimigo desmoronasse. Da parte de Deus, tudo já havia acontecido. A presença de Deus foi suficiente para a vitória naquela ocasião, e continua sendo suficiente hoje também! Esse é o segredo do nosso Estrategista celestial. Tudo já está consumado! A vitória é nossa, e essa certeza nos fortalece no combate da fé.

Que DEUS abençoe a todos.

Atos 15.22-41

Atos 15.22-41
22 Então, pareceu bem aos apóstolos e aos presbíteros, com toda a igreja, tendo elegido homens dentre eles, enviá-los, juntamente com Paulo e Barnabé, a Antioquia: foram Judas, chamado Barsabás, e Silas, homens notáveis entre os irmãos,
23 escrevendo, por mão deles: Os irmãos, tanto os apóstolos como os presbíteros, aos irmãos de entre os gentios em Antioquia, Síria e Cilícia, saudações.
24 Visto sabermos que alguns que saíram de entre nós, sem nenhuma autorização, vos têm perturbado com palavras, transtornando a vossa alma,
25 pareceu-nos bem, chegados a pleno acordo, eleger alguns homens e enviá-los a vós outros com os nossos amados Barnabé e Paulo,
26 homens que têm exposto a vida pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo.
27 Enviamos, portanto, Judas e Silas, os quais pessoalmente vos dirão também estas coisas.
28 Pois pareceu bem ao Espírito Santo e a nós não vos impor maior encargo além destas coisas essenciais:
29 que vos abstenhais das coisas sacrificadas a ídolos, bem como do sangue, da carne de animais sufocados e das relações sexuais ilícitas; destas coisas fareis bem se vos guardardes. Saúde.
30 Os que foram enviados desceram logo para Antioquia e, tendo reunido a comunidade, entregaram a epístola.
31 Quando a leram, sobremaneira se alegraram pelo conforto recebido.
32 Judas e Silas, que eram também profetas, consolaram os irmãos com muitos conselhos e os fortaleceram.
33 Tendo-se demorado ali por algum tempo, os irmãos os deixaram voltar em paz aos que os enviaram.
34 Mas pareceu bem a Silas permanecer ali.
35 Paulo e Barnabé demoraram-se em Antioquia, ensinando e pregando, com muitos outros, a palavra do Senhor.
36 Alguns dias depois, disse Paulo a Barnabé: Voltemos, agora, para visitar os irmãos por todas as cidades nas quais anunciamos a palavra do Senhor, para ver como passam.
37 E Barnabé queria levar também a João, chamado Marcos.
38 Mas Paulo não achava justo levarem aquele que se afastara desde a Panfília, não os acompanhando no trabalho.
39 Houve entre eles tal desavença, que vieram a separar-se. Então, Barnabé, levando consigo a Marcos, navegou para Chipre.
40 Mas Paulo, tendo escolhido a Silas, partiu encomendado pelos irmãos à graça do Senhor.
41 E passou pela Síria e Cilícia, confirmando as igrejas.

Atos 15:22-41
Os apóstolos e os anciãos, que se reuniram em Jerusalém, ocuparam-se cuidadosamente da questão que lhes foi apresentada. Toda a assembléia está de acordo com as conclusões de Tiago (vv. 22, 25). E a carta enviada por intermédio de Judas e Silas fortalece e conforta os irmãos de Antioquia que estavam transtornados (v. 24). Além disso, a visita dos dois servos de Deus contribui muito para a edificação da igreja (v. 32). Por fim, os esforços do Inimigo para turbar e provocar divisões terminam produzindo o efeito oposto (Provérbios 11:18). A fé dos discípulos é fortalecida e os vínculos de comunhão entre as igrejas são estreitados. Uma vez mais, o maligno foi frustrado em sua obra.

Removidas todas as dificuldades, a obra do Senhor pode ser retomada. A preocupação pelas igrejas constituídas durante sua primeira viagem leva Paulo a empreender uma segunda viagem "para ver como passam" espiritualmente (2 Coríntios 11:28). Mas desta vez, Barnabé não o acompanha. O motivo é uma discordância sobre Marcos, o primo de Barnabé. Mais tarde o apóstolo retomará sua confiança em Marcos, e este lhe será "útil para o ministério" (Colossenses 4:10; 2 Timóteo 4:11).

Que DEUS abençoe a todos.

1 Reis 14:1-20

1 Reis 14:1-20

1 NAQUELE tempo adoeceu Abias, filho de Jeroboão.
2 E disse Jeroboão à sua mulher: Levanta-te agora, e disfarça-te, para que não conheçam que és mulher de Jeroboão; e vai a Siló. Eis que lá está o profeta Aías, o qual falou de mim, que eu seria rei sobre este povo.
3 E leva contigo dez pães, e bolos, e uma botija de mel, e vai a ele; ele te declarará o que há de suceder a este menino.
4 E a mulher de Jeroboão assim fez, e se levantou, e foi a Siló, e entrou na casa de Aías; e já Aías não podia ver, porque os seus olhos estavam já escurecidos por causa da sua velhice.
5 Porém o Senhor disse a Aías: Eis que a mulher de Jeroboão vem consultar-te sobre seu filho, porque está doente; assim e assim lhe falarás; porque há de ser que, entrando ela, fingirá ser outra.
6 E sucedeu que, ouvindo Aías o ruído de seus pés, entrando ela pela porta, disse-lhe ele: Entra, mulher de Jeroboão; por que te disfarças assim? Pois eu sou enviado a ti com duras novas.
7 Vai, dize a Jeroboão: Assim diz o Senhor Deus de Israel: Porquanto te levantei do meio do povo, e te pus por príncipe sobre o meu povo de Israel,
8 E rasguei o reino da casa de Davi, e o dei a ti, e tu não foste como o meu servo Davi, que guardou os meus mandamentos e que andou após mim com todo o seu coração para fazer somente o que era reto aos meus olhos,
9 Antes tu fizeste o mal, pior do que todos os que foram antes de ti; e foste, e fizeste outros deuses e imagens de fundição, para provocar-me à ira, e me lançaste para trás das tuas costas;
10 Portanto, eis que trarei mal sobre a casa de Jeroboão; destruirei de Jeroboão todo o homem até ao menino, tanto o escravo como o livre em Israel; e lançarei fora os descendentes da casa de Jeroboão, como se lança fora o esterco, até que de todo se acabe.
11 Quem morrer dos de Jeroboão, na cidade, os cães o comerão, e o que morrer no campo as aves do céu o comerão, porque o Senhor o disse.
12 Tu, pois, levanta-te, e vai para tua casa; entrando os teus pés na cidade, o menino morrerá.
13 E todo o Israel o pranteará, e o sepultará; porque de Jeroboão só este entrará em sepultura, porquanto se achou nele coisa boa para com o Senhor Deus de Israel em casa de Jeroboão.
14 O Senhor, porém, levantará para si um rei sobre Israel, que destruirá a casa de Jeroboão no mesmo dia. Que digo eu? Há de ser já.
15 Também o Senhor ferirá a Israel como se agita a cana nas águas; e arrancará a Israel desta boa terra que tinha dado a seus pais, e o espalhará para além do rio; porquanto fizeram os seus ídolos, provocando o Senhor à ira.
16 E entregará a Israel por causa dos pecados de Jeroboão, o qual pecou, e fez pecar a Israel.
17 Então a mulher de Jeroboão se levantou, e foi, e chegou a Tirza; chegando ela ao limiar da porta, morreu o menino.
18 E o sepultaram, e todo o Israel o pranteou, conforme a palavra do Senhor, a qual dissera pelo ministério de seu servo Aías, o profeta.
19 Quanto ao mais dos atos de Jeroboão, como guerreou, e como reinou, eis que está escrito no livro das crônicas dos reis de Israel.
20 E foram os dias que Jeroboão reinou vinte e dois anos; e dormiu com seus pais; e Nadabe, seu filho, reinou em seu lugar.


1 Reis 14:1-20
Jeroboão perseverou em seu caminho pecaminoso, apesar da solene advertência que Deus lhe dera em Betel. Agora o Senhor lhe fala pela segunda vez, através da doença de seu filho Abias. Note que o rei nem mesmo pensou em pedir ajuda aos seus bezerros de ouro, pois sabia que eram totalmente inúteis. Jeroboão procura por Aías, o profeta que anteriormente lhe dissera que ele seria rei. Será que Jeroboão se arrependera? Infelizmente não! A armação que fez em parceria com sua esposa prova que não havia genuína humilhação no coração do rei. No entanto, que estupidez pensar que Deus pode ser enganado! A rainha foi desmascarada assim que passou pela porta. Em vez de palavras agradáveis como as que seu marido ouvira da boca do homem de Deus, essa infeliz mulher teria de levar uma assustadora mensagem ao rei no momento da morte de seu filho. Talvez perguntemos a nós mesmos por que o Senhor não permitiu que o jovem vivesse, pois “achou nele coisa boa para com o SENHOR, Deus de Israel, em casa de Jeroboão” (v. 13). Exatamente por querer retirá-lo do péssimo ambiente que o cercava para trazê-lo à Sua presença – o que era incomparavelmente melhor (Isaías 57:1-2)!

Que DEUS abençoe a todos.