domingo, 17 de outubro de 2010

Hebreus 12:2

Domingo 17 Outubro

Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus (Hebreus 12:2).

Contemplando a Jesus

Quando o Senhor Jesus estava na terra, experimentou muitas tristezas e sofrimentos, mas houve também situações nas quais Ele Se alegrou.

Por exemplo, o Senhor Jesus experimentou a alegria do bom Pastor que vai atrás da ovelha perdida e a encontra. “E achando-a, a põe sobre os seus ombros, gostoso” (Lucas 15:5). Hoje, o Salvador continua Se alegrando por cada pecador que se arrepende, ou seja, por aquele que deposita sua fé nEle e passa a Lhe pertencer.

Em Mateus 13:44 temos a parábola do tesouro que “um homem achou e escondeu; e, pelo gozo dele, vai, vende tudo quanto tem, e compra aquele campo”. O campo é o mundo e o tesouro é o conjunto dos que iam ser salvos: a Igreja. Ele Se regozijou a tal ponto que vendeu tudo, em outras palavras, sacrificou até mesmo Sua vida na cruz para adquirir esse tesouro.

Hebreus 12:2 nos diz acerca do Senhor Jesus: “pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz”. O pensamento de ser castigado por Deus na cruz devido aos nossos pecados e morrer como paga pelo pecado, foi para Ele, o santo e justo, único ser sem pecado, extremamente angustiante. Analisemos Sua oração no jardim do Getsêmani! Mas para honrar a Deus e salvar os pecadores, o Senhor Jesus enfrentou a cruz sem pestanejar. Sabia que depois de cumprir a obra da salvação ressuscitaria e ocuparia o lugar de honra na magnífica glória da presença de Deus.

Que DEUS abençoe a todos.

João 14.13

17 de Outubro

"E tudo quanto pedirdes em meu nome, isso farei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho." João 14.13

A quem devemos invocar na oração? O próprio Senhor Jesus nos disse claramente que devemos orar ao Pai em Seu nome. Por isso Ele continuamente apontava para o Pai. Deus é o alvo, o Filho é o caminho que nos conduz para esse Alvo. Esse, aliás, foi o alvo dos sofrimentos do Senhor Jesus: "Pois também Cristo morreu, uma única vez, pelos pecados, o justo pelos injustos, para conduzir-vos a Deus." Não deveríamos também nós trilhar esse caminho? Não existe outro caminho! Unicamente pelo sangue de Jesus teremos a ousadia para entrar no Santo dos Santos, até a presença de Deus! E Jesus nos ensina a orar: "Pai nosso que estás nos céus..." Paulo também nos mostra esse caminho: "...dou graças a meu Deus mediante Jesus Cristo."

Mas também confessamos que Jesus é o Senhor. Nos revestimos dEle e esperamos a Sua vinda. A graça de Deus nos foi outorgada em Jesus Cristo. Por isso também podemos orar diretamente ao Senhor Jesus Cristo. Ele mesmo diz: "...quem me vê a mim, vê aquele que me enviou."

Que DEUS abençoe a todos.

Números 25:1-18

Números 25:1-18

1 E ISRAEL deteve-se em Sitim e o povo começou a prostituir-se com as filhas dos moabitas.
2 Elas convidaram o povo aos sacrifícios dos seus deuses; e o povo comeu, e inclinou-se aos seus deuses.
3 Juntando-se, pois, Israel a Baal-peor, a ira do Senhor se acendeu contra Israel.
4 Disse o Senhor a Moisés: Toma todos os cabeças do povo, e enforca-os ao Senhor diante do sol, e o ardor da ira do Senhor se retirará de Israel.
5 Então Moisés disse aos juízes de Israel: Cada um mate os seus homens que se juntaram a Baal-peor.
6 E eis que veio um homem dos filhos de Israel, e trouxe a seus irmãos uma midianita, à vista de Moisés, e à vista de toda a congregação dos filhos de Israel, chorando eles diante da tenda da congregação.
7 Vendo isso Finéias, filho de Eleazar, o filho de Arão, sacerdote, se levantou do meio da congregação, e tomou uma lança na sua mão;
8 E foi após o homem israelita até à tenda, e os atravessou a ambos, ao homem israelita e à mulher, pelo ventre; então a praga cessou de sobre os filhos de Israel.
9 E os que morreram daquela praga foram vinte e quatro mil.
10 Então o Senhor falou a Moisés, dizendo:
11 Finéias, filho de Eleazar, o filho de Arão, sacerdote, desviou a minha ira de sobre os filhos de Israel, pois foi zeloso com o meu zelo no meio deles; de modo que, no meu zelo, não consumi os filhos de Israel.
12 Portanto dize: Eis que lhe dou a minha aliança de paz;
13 E ele, e a sua descendência depois dele, terá a aliança do sacerdócio perpétuo, porquanto teve zelo pelo seu Deus, e fez expiação pelos filhos de Israel.
14 E o nome do israelita, que foi morto com a midianita, era Zimri, filho de Salu, príncipe da casa paterna dos simeonitas.
15 E o nome da mulher midianita morta era Cosbi, filha de Zur, cabeça do povo da casa paterna entre os midianitas.
16 Falou mais o Senhor a Moisés, dizendo:
17 Afligireis os midianitas e os ferireis,
18 Porque eles vos afligiram a vós com os seus enganos com que vos enganaram no caso de Peor, e no caso de Cosbi, filha do príncipe dos midianitas, irmã deles, que foi morta no dia da praga no caso de Peor.


Números 25:1-18
Temos de ir ao capítulo 31:16 para entender o que acontece depois. Na mente de Balaão, vendo que sua desejada recompensa lhe tinha escapado, germinou uma idéia diabólica. Ele mesmo declarou que Deus não tinha visto iniqüidade ou perversidade em Israel (23:21). Vamos mudar tudo isso, disse Balaão a si mesmo, ao induzir esse povo a pecar. Como resultado, o Senhor será obrigado a amaldiçoá-los. Eles são uma nação que habita só (23:9)? Vamos incitá-los a se misturar com outras nações. E Balaão ensinou Balaque “a armar ciladas diante dos filhos de Israel para comerem coisas sacrificadas aos ídolos e praticarem a prostituição” (Apocalipse 2:14). Desse tenebroso plano resultou o triste e humilhante caso de Baal-Peor. Isso mostra que os convites do mundo são mais perigosos que suas maldições! O povo caiu na armadilha posta por Moabe e seu aliado Midiã. Foi o zelo de Finéias que desviou a ira do Senhor e fez cessar a praga. A atitude dele foi recompensada e aprendemos o quão agradável é ao Senhor um jovem ou uma moça que, cercados por padrões morais totalmente dissolutos, mantêm uma vida pura e sabem como sustentar corajosamente seus fundamentos para Ele.

Que DEUS abençoe a todos.

Josué 15:19

Sábado 16 Outubro

Ela disse: Dá-me uma bênção (Josué 15:19).

Meditações sobre o livro de Josué (Leia Josué 15:1-19)

Após a concessão da herança a Judá, temos mais um exemplo de fé corajosa e ousada. Mais uma vez encontramos a família de Calebe. Otniel, seu sobrinho, e Acsa, sua filha, haviam sido bem treinados. Dia após dia, durante a longa jornada no deserto, eles tinham ouvido Calebe aplicar o ensino de Deuteronômio 6:7, contando-lhes sobre a boa terra que havia visitado e o maravilhoso fruto que trouxera. Diariamente, ambos também o tinham visto andando em fé contínua e, mais tarde, lutando pela completa posse da terra. Tais palavras e tal exemplo produziram fruto. Otniel e Acsa aprenderam a amar a terra de Canaã, que era o centro dos pensamentos e afeições de Calebe. E, no devido tempo, a fé se manifestou: a fé de Otniel conquistou Quiriate-Sefer, e a fé de Acsa clamou por uma herança adicional em Canaã. Que alegria para Calebe, que outrora disse a Josué, “Dá-me este monte” (14:12), ouvir os clamores de sua filha pedindo mais daquela terra (v. 19; leia também Mateus 11:12)! Com tal preparação e companhia, Otniel estava qualificado para mais tarde assumir a função de juiz em Israel (Juízes 3:9-11).

Que DEUS abençoe a todos.

Lucas 9.23

16 de Outubro

"Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me." Lucas 9.23

A Igreja de Jesus precisa passar pelos mesmos sofrimentos pelos quais o Senhor Jesus passou? As Escrituras nos dizem repetidamente que nós

– devemos seguir o mesmo caminho que o Cordeiro andou

– devemos seguir Seus passos

– estamos predestinados a participar de Seus sofrimentos

– tornamo-nos semelhantes com Jesus até na Sua morte, através da comunhão dos Seus sofrimentos

– tornamos-nos não somente semelhantes a Ele na Sua morte, mas com Cristo estamos predestinados à mesma morte.

Nós temos que passar pelas mesmas coisas que nosso Senhor Jesus passou porque como renascidos fazemos parte de Seu corpo. Ele é o Cabeça, nós os membros. Isso não significa que tenhamos que carregar os pecados do mundo – Jesus já fez isso de uma vez por todas. Também não carregaremos a Sua cruz, pois disso nunca seremos capazes. Não sou exortado a levar a cruz de Jesus, mas a minha cruz. Essa prontidão em carregar a minha própria cruz está inclusa no discipulado de Jesus, e faz com que na glória sejamos semelhantes a Ele. Este é o maior alvo do Senhor para nós!

Que DEUS abençoe a todos.

Números 24:14-25

Números 24:14-25

14 Agora, pois, eis que me vou ao meu povo; vem, avisar-te-ei do que este povo fará ao teu povo nos últimos dias.
15 Então proferiu a sua parábola, e disse: Fala Balaão, filho de Beor, e fala o homem de olhos abertos;
16 Fala aquele que ouviu as palavras de Deus, e o que sabe a ciência do Altíssimo; o que viu a visão do Todo-Poderoso, que cai, e se lhe abrem os olhos.
17 Vê-lo-ei, mas não agora, contemplá-lo-ei, mas não de perto; uma estrela procederá de Jacó e um cetro subirá de Israel, que ferirá os termos dos moabitas, e destruirá todos os filhos de Sete.
18 E Edom será uma possessão, e Seir, seus inimigos, também será uma possessão; pois Israel fará proezas.
19 E dominará um de Jacó, e matará os que restam das cidades.
20 E vendo os amalequitas, proferiu a sua parábola, e disse: Amaleque é a primeira das nações; porém o seu fim será a destruição.
21 E vendo os quenitas, proferiu a sua parábola, e disse: Firme está a tua habitação, e puseste o teu ninho na penha.
22 Todavia o quenita será consumido, até que Assur te leve por prisioneiro.
23 E, proferindo ainda a sua parábola, disse: Ai, quem viverá, quando Deus fizer isto?
24 E as naus virão das costas de Quitim e afligirão a Assur; também afligirão a Héber; que também será para destruição.
25 Então Balaão levantou-se, e se foi, e voltou ao seu lugar, e também Balaque se foi pelo seu caminho.


Números 24:14-25
Nessa última profecia de Balaão, o adivinhador começa com um oráculo sobre si mesmo. Que grande responsabilidade ele carrega! Ele ouve as palavras de Deus; ele tem o conhecimento do Altíssimo; ele tem a visão do Todo-poderoso! Apesar desses inestimáveis privilégios, ele fracassa. Muitos ditos cristãos irão dizer: “Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome?” (Mateus 7:22). Mas eles compartilharão do mesmo destino de Balaão porque o conhecimento das verdades bíblicas não teve nenhum efeito sobre a consciência deles. Que pavoroso futuro é ter os olhos abertos para ver o Senhor Jesus, mas “não agora” nem “de perto” (v. 17)! Essa foi a sina do homem rico da parábola que, estando em tormenta, contemplou a felicidade do eleito (Lucas 16). “Todo olho o verá” (Apocalipse 1:7), mas não sob as mesmas condições. Quando e como você verá o Senhor?

Diante de Balaão se desenrola todo um panorama profético. Uma resplandecente estrela brilha adiante: Cristo, o Rei da glória. Seu aparecimento corresponderá ao juízo das nações ao redor da terra de Israel: em primeiro lugar, o próprio Moabe. O Senhor Jesus é essa esplêndida Estrela da Manhã, anunciando o romper do dia (Apocalipse 2:28; 22:16). Ainda invisível ao mundo, ela já surgiu no coração dos redimidos (2 Pedro 1:19).

Que DEUS abençoe a todos.