domingo, 11 de setembro de 2011

2 Coríntios 10.4

11 de Setembro

"Porque as armas da nossa milícia não são carnais, e, sim, poderosas em Deus, para destruir fortalezas..." 2 Coríntios 10.4

Tudo depende do ponto de vista! Josué tinha a visão desanimadora de Jericó diante de si, mas levantou seus olhos para cima: "...eis que se achava em pé diante dele um homem que trazia na mão uma espada." Tendo esse encontro com o Vencedor, Josué ganhou a batalha contra Jericó. Essa foi uma verdadeira vitória pela fé. A tática do povo de Israel simplesmente consistiu em obedecer à estratégia proposta por Deus. A maneira de lutar de Deus foi e continua sendo totalmente ilógica para a compreensão humana. Israel não pelejou contra Jericó, mas cercou o inimigo com a presença de Deus. O segredo da vitória foi o conhecimento de Deus, a presença do Senhor, pois eles carregavam a arca do Senhor consigo. A oração, cercando o inimigo com a presença do Senhor, fez com que o poder do inimigo desmoronasse. Da parte de Deus, tudo já havia acontecido. A presença de Deus foi suficiente para a vitória naquela ocasião, e continua sendo suficiente hoje também! Esse é o segredo do nosso Estrategista celestial. Tudo já está consumado! A vitória é nossa, e essa certeza nos fortalece no combate da fé

Que DEUS abençoe a todos.

Romanos 8:15; João 20:17

Domingo 11 Setembro

Recebestes o Espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai.

Disse-lhe Jesus:… vai para meus irmãos, e dize-lhes que eu subo para meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus.

(Romanos 8:15; João 20:17).

DEUS, NOSSO PAI
O maior tesouro que Jesus nos concedeu foi a oportunidade de conhecer a Deus como nosso Pai. Sobre isso, escutemos o testemunho de Gulshan Sayed, uma jovem paquistanesa, após ter recebido o Senhor Jesus Cristo pela fé.

“Para falar com Deus, posso utilizar uma expressão nova: ‘Meu Pai’. Passei a ver Deus de uma nova maneira. Sim, Ele era o Ser supremo, mas também era meu Pai. ‘Como é bom Tu seres meu Pai!’, eu dizia todas as noites. Eu me sentia reconfortada por um amor inefável que chegava às profundezas do meu ser. O antigo temor de que Deus ficaria irado comigo desapareceu por completo.”

Quando estava no mundo, o Senhor Jesus, o Filho unigênito de Deus, vivia constantemente na intimidade, no amor e na ternura de Seu Pai. Agora quer compartilhar conosco esse amor paternal (João 17:23). Se não nos aproximarmos de Deus, o Pai, por meio do Senhor Jesus, sempre permaneceremos longe dEle (João 14:6). Quanto mais aprendermos a conhecer o Senhor Jesus, tanto mais descobriremos como o Pai é. Quando se fala que Deus é Pai, geralmente se ouve uma expressão terrível: “Ah, eu também sou filho de Deus”. É terrível porque isso é dito como uma licença para o pecado. As pessoas falam isso antes, durante ou depois de cometerem atos que ofendem a Deus. Elas não têm idéia do que afirmam. Demonstram claramente que não conhecem o Pai.

Invocar a Deus como Pai é ser consciente do respeito e da obediência que Lhe são devidas. Tal obediência é a prova cabal de nossa fé em Deus e de nosso amor pelo Pai! “Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele” (João 14:21).

Que DEUS abençoe a todos.

Rute 1:17

Sábado 10 Setembro

Onde quer que morreres, morrerei eu e ali serei sepultada; me faça assim o Senhor e outro tanto, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti(Rute 1:17).

MEDITAÇÕES SOBRE O LIVRO DE RUTE (Leia Rute 1:15-22; 2:1-3)

Orfa não hesitou muito. Ela tinha duas opções: ou escolhia sua viuvez, a infelicidade na companhia de uma mulher triste e velha, um povo e um Deus que não conhecia. Ou, por outro lado, podia optar por sua própria nação, o afeto de sua família e seus ídolos. Suas poucas e rápidas lágrimas nos fazem lembrar do jovem que, por preferir as riquezas, foi embora muito triste em vez de seguir ao Senhor. “Mestre, seguir-te-ei para onde quer que fores”, outro homem disse a Jesus. Porém o Senhor o advertiu: “As raposas têm seus covis, e as aves do céu, ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça” (Mateus 19:22; 8:19-20). No caso de Rute, tudo foi cuidadosamente ponderado; ela sabia do custo de tal decisão. Sua decisão foi irrevogável; foi uma opção tomada por fé. Ela se apegou a Noemi, mas principalmente ao povo e ao Deus de sua sogra. Sem olhar para trás nem se permitir ser vítima de temores em relação ao futuro, ela segue com Noemi e chega à Belém. Esse nome significa “casa do pão”, um maravilhoso abrigo contra a fome espiritual. Mais uma vez, com a permissão de Noemi, ela vai à procura de comida. E Deus a conduz “por casualidade” (mas com mão firme) aos campos de Boaz, o homem que Ele havia preparado para lhe dar paz e consolo.

Que DEUS abençoe a todos.

2 Coríntios 12.7

10 de Setembro

"E, para que não me ensoberbecesse com a grandeza das revelações, foi-me posto um espinho na carne, mensageiro de Satanás, para me esbofetear, a fim de que não me exalte." 2 Coríntios 12.7

Um outro tipo de tática inimiga de Satanás é o ataque frontal e direto ao corpo, alma e espírito dos filhos de Deus. A guerra avança em todas as fronteiras. Paulo, como servo do Senhor, também conheceu isso. O ataque contínuo de Satanás ao seu corpo também havia afetado seu espírito e sua alma. Que contra-tática devemos usar quando o inimigo nos confronta dessa maneira? Como devemos nos comportar nesse caso? Nossa tática contrária deve ser não contra-atacar, mas consultar nosso supremo Comandante Jesus Cristo. Paulo fez exatamente isso. Quando ele via outros que estavam sendo afligidos por Satanás, ele ordenava que o inimigo se afastasse em nome de Jesus. Mas quando ele próprio era atacado, recorria ao Senhor: "Por causa disto três vezes pedi ao Senhor que o afastasse de mim." E eis que o Senhor Jesus Cristo, o maior estrategista, fez a maravilha: Ele abriu as fontes da graça ao seu servo e disse: "A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza." Dessa maneira, a tática ofensiva do inimigo nada conseguiu na vida de Paulo.

Que DEUS abençoe a todos.

2 Coríntios 11.14

9 de Setembro

"E não é de admirar; porque o próprio Satanás se transforma em anjo de luz." 2 Coríntios 11.14

O Cordeiro venceu Satanás na cruz do Calvário. Não por força ou poder, mas pelo Seu Espírito, pela Sua natureza. Esta é a estratégia de Jesus Cristo.

A tática mais freqüente do inimigo é o disfarce refinado. Ele se transforma em anjo de luz, e bem dessa maneira ele hoje se assenta na igreja de Jesus. Isso significa a eliminação da cruz. Quando os crentes são filhos do mundo, e os filhos do mundo são ‘crentes’, não existe mais separação. Que tática vamos usar contra o inimigo? Exatamente o contrário da sua: em vez de disfarce e mentira, a verdade! Examinemos a armadura de Deus: "Estai, pois, firmes, cingindo-vos com a verdade, e vestindo-vos da couraça da justiça." A verdade sempre desmascara a mentira! Se nos disfarçamos para encontrar nosso próximo, quer dizer, se usamos de falta de sinceridade, a confissão dos nossos lábios em relação ao nosso Senhor não tem força porque nossos corações mentem. Este é o terrível espírito do piedoso disfarce na igreja de Jesus: os pecados são cobertos, camuflados, e a inimizade da cruz é embrulhada piedosamente. Mas assim mesmo Jesus é vencedor, e a verdade prevalecerá! Por isso, cingi vossos lombos com a verdade!

Que DEUS abençoe a todos.

2 Timóteo 4:16-17; Salmo 23:4

Sexta-feira 9 Setembro

Todos me desampararam… Mas o Senhor assistiu-me e fortaleceu-me.

Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam

(2 Timóteo 4:16-17; Salmo 23:4).

A SOLIDÃO; UM CAMINHO PARA DEUS
A solidão do idoso no crepúsculo de sua vida, a do jovem em seu quarto, a solidão da dor, da doença… pode nos alcançar a qualquer momento. Por vezes é uma solidão causada pela separação, por nos sentirmos abandonados, mas também é o sofrimento de encarar a si mesmo, sem máscaras nem proteção.

Podemos estar rodeados de colegas e amigos, e, ao mesmo tempo, sentir essa frustração, pois a necessidade de amar e ser amado nem sempre está satisfeita.

A solidão física pode ser um deserto em nossa vida, mas também pode ser um caminho para Deus. Jean-Paul Kauffmann, seqüestrado e mantido cativo no Líbano por três anos, escreveu: “Como Deus se manifesta? No silêncio, através do isolamento, da solidão e da renúncia! É claro que não tenho a menor saudade do tempo em que estive preso. Porém devemos admitir que a vida de uma pessoa livre conduz à distração e dispersão da personalidade. Então se perde essa proximidade com Deus”.

Às vezes é o próprio Deus que nos separa para estarmos a sós com Ele, para, desse modo, atrair nossa atenção. Não fujamos desses momentos que Ele deseja ter conosco, longe do turbilhão das ocupações. Será que temos medo de Sua companhia?

Que DEUS abençoe a todos.

1 Coríntios 15:20; Hebreus 9:27

Quinta-feira 8 Setembro

Mas de fato Cristo ressuscitou dentre os mortos, e foi feito as primícias dos que dormem.

Aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo

(1 Coríntios 15:20; Hebreus 9:27).

O QUE ACONTECE DEPOIS DA MORTE?
“Quando alguém morre, de fato está bem morto. Além disso, ninguém voltou para dizer como são as coisas do outro lado.” Será? Isso não é verdade! Certo dia um homem morreu cravado em uma cruz. O que supervisionava a terrível execução constatou Sua morte. Um dos carrascos furou Seu lado com a lança: o crucificado estava bem morto. O governador romano deu permissão para sepultar o corpo. Ele foi posto em um sepulcro novo cuja entrada foi bloqueada com uma grande pedra que os líderes do povo mandaram selar. Soldados romanos guardavam a tumba. Esse homem era Jesus. Três dias depois, no domingo de manhã, houve um grande terremoto. Um anjo apareceu e removeu a pedra. O sepulcro estava vazio: onde estava o corpo de Jesus? Alguém roubou? Não! Jesus voltou à vida, pois Deus O ressuscitou. A morte não podia retê-Lo (Atos 2:25-32). Ele está vivo! Seus discípulos custaram a crer, mesmo tendo visto os lençóis que O envolviam. Mas não duvidaram quando o próprio o Senhor Jesus apareceu para eles. Mais de quinhentas pessoas O viram durante os quarenta dias que permaneceu aqui, antes de ser levado ao céu. Todos foram testemunhas de que Jesus venceu a morte.

A Bíblia afirma que um dia todos os mortos ressuscitarão, seja para viverem com Deus ou para ficarem longe dEle por toda a eternidade. Portanto, a questão do que acontece depois da morte é claramente respondida pela Palavra de Deus. Não importa se você decidiu acreditar em outras coisas, ou se isso lhe parece simplista ou absurdo. Por melhores que sejam, as crenças que fogem à Palavra não podem modificar as ordens estabelecidas por Deus. A morte, a duração do dia, as estações, os estágios da vida humana, e tantas outras coisas acontecem mediante determinações divinas. Assim, também Deus já determinou o que vem depois da morte. Basta a nós crermos nisso!

Que DEUS abençoe a todos.

Hebreus 12.12-13

8 de Setembro

"Por isso restabelecei as mãos descaídas e os joelhos trôpegos; e fazei caminhos retos para os vossos pés, para que não se extravie o que é manco, antes seja curado." Hebreus 12.12-13

A tática do combate da fé requer a execução das ordens do Comandante nos mínimos detalhes: marcha, instrução, segurança e abrigo. Como filhos de Deus, nunca devemos retroceder, mas sempre seguir em frente. Também não devemos nos dar ao luxo de um cessar-fogo; devemos ter sempre a bandeira desfraldada. Instrução significa conhecer os intentos do inimigo. Para quê? "...Para que Satanás não alcance vantagem sobre nós, pois não lhe ignoramos os desígnios." Só pode ser um soldado de Jesus Cristo aquele que entregou sua vontade própria incondicionalmente a Ele: "...e eu não fui rebelde, não me retraí." Aquele que, como Paulo, anda em absoluta obediência a Jesus Cristo, este também reconhece a realidade e a tática do inimigo. Isso Paulo tem em mente quando diz: "...pois não lhe ignoramos os desígnios (de Satanás)." Paulo conhecia a astúcia do inimigo, mas ele também conhecia a vitória de Jesus. Por isso, ele foi vitorioso no combate da fé e, no fim da sua vida, olhando para trás, podia testificar: "Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé."

Que DEUS abençoe a todos.