sábado, 24 de outubro de 2009

2 Timóteo 4:7 e Deuteronômio 19:15-21 – 20:1-9

Sábado 24 Outubro

Combati o bom combate (2 Timóteo 4:7).

MEDITAÇÕES SOBRE O LIVRO DE DEUTERONÔMIO (Leia Deuteronômio 19:15-21 – 20:1-9)
Os sacerdotes e juízes deveriam desmascarar e punir falsas testemunhas (v. 18; Provérbios 19:5, 9). Cheios de iniqüidade, eles procuraram falsas testemunhas contra Jesus para condená-Lo à morte quando Ele compareceu diante do sinédrio (Mateus 26:59)!

O capítulo 20 é sobre a guerra. Quem era responsável pela por preparar e animar os soldados para a peleja? Podia-se esperar que fossem os oficiais. Porém, mais uma vez, em primeiro lugar, estavam os sacerdotes e juízes. Na verdade, o principal a ser considerado não era o poder nem as armas dos soldados, mas a fidelidade e a devoção ao Senhor. A partir do versículo 5 há uma lista com os motivos para a dispensa e suspensão de um recruta, o que significava que tal homem não precisava participar da guerra. Esses motivos nos levam a pensar nas péssimas desculpas dadas por aqueles que foram convidados para a grande ceia na parábola: “Comprei um campo… Casei-me…” (Lucas 14:18-20). Mas prestemos atenção aos sábios conselhos de alguém que combateu o bom combate: “Nenhum soldado em serviço se envolve em negócios desta vida, porque o seu objetivo é satisfazer àquele que o arregimentou”. Essa é a condição para que cada um de nós seja um “bom soldado de Cristo Jesus” (2 Timóteo 2:3-4; 4:7).

Que DEUS abençoe a todos.

João 21.17

24 de Outubro

"Pedro entristeceu-se por ele lhe ter dito, pela terceira vez: Tu me amas? E respondeu-lhe: Senhor, tu sabes todas as cousas, tu sabes que eu te amo." João 21.17

Se você é um daqueles que têm de reconhecer e confessar: "Senhor, meu discipulado naufragou, eu fracassei miseravelmente", então você chegou ao ponto de ser chamado para o discipulado interior. O Senhor ressurreto está bem perto de você. Ele pode lhe dar um ministério bem claro e concreto antes de chamá-lo para O seguir. Depois da tripla afirmação de Pedro: "Senhor,... tu sabes que eu te amo", o Senhor Jesus diz três vezes: "Apascenta os meus cordeiros... Pastoreia as minhas ovelhas... Apascenta as minhas ovelhas." Você, "Pedro" naufragado, que ama a Jesus: Ele tem um novo e concreto encargo para você: apascentar Seus cordeiros, Suas ovelhas! Juntos, procuremos as ovelhas perdidas, que "não são deste aprisco", e sirvamos ao Senhor com toda nossa prontidão. O encargo do Senhor "apascenta as minhas ovelhas" é uma mensagem de esperança para os desqualificados, para aqueles que desistem porque fracassaram, mas que amam a Jesus de verdade!

Que DEUS abençoe a todos.

Romanos 8.12-21

Romanos 8.12-21
12 Assim, pois, irmãos, somos devedores, não à carne como se constrangidos a viver segundo a carne.
13 Porque, se viverdes segundo a carne, caminhais para a morte; mas, se, pelo Espírito, mortificardes os feitos do corpo, certamente, vivereis.
14 Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus.
15 Porque não recebestes o espírito de escravidão, para viverdes, outra vez, atemorizados, mas recebestes o espírito de adoção, baseados no qual clamamos: Aba, Pai.
16 O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.
17 Ora, se somos filhos, somos também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo; se com ele sofremos, também com ele seremos glorificados.
18 Porque para mim tenho por certo que os sofrimentos do tempo presente não podem ser comparados com a glória a ser revelada em nós.
19 A ardente expectativa da criação aguarda a revelação dos filhos de Deus.
20 Pois a criação está sujeita à vaidade, não voluntariamente, mas por causa daquele que a sujeitou,
21 na esperança de que a própria criação será redimida do cativeiro da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus.


Romanos 8:12-21

Já não somos devedores à carne (v. 12), esse credor insaciável e cruel, pois nos tornamos filhos de Deus, e nosso Pai não admite que sejamos escravos dela. Ele mesmo pagou tudo o que devíamos, a fim de que fôssemos livres e dependêssemos somente dEle.

Antigamente, um escravo romano podia ser libertado e, em casos excepcionais, até ser adotado por seu dono com todos os direitos sobre a herança. Esta era uma frágil figura do que Deus faz por Suas pobres criaturas caídas, corrompidas e rebeldes. Ele não apenas lhes dá o perdão, a justificação e a completa libertação, mas também faz delas membros de Sua própria família. E elas são seladas pelo Seu Espírito, através do qual os filhos estabelecem sua relação com o Pai. "Papá" ("Aba", em hebraico) é geralmente a primeira palavra inteligível que um bebezinho fala (vv. 15-16; 1 João 2:13).

Além desta convicção que Ele nos dá, o Espírito nos ensina a fazer morrer as obras da carne, ou seja, a não deixar que elas se manifestem (v. 13). Ao nos deixarmos guiar pelo Espírito, então seremos conhecidos como filhos de Deus (v. 14; Mateus 5:44,45), enquanto esperamos ser revelados como tais a toda a criação (v. 19).

Que DEUS abençoe a todos.

2 Reis 11:4-21

2 Reis 11:4-21

4 E no sétimo ano enviou Joiada, e tomou os centuriões, com os capitães, e com os da guarda, e os colocou consigo na casa do Senhor; e fez com eles uma aliança e ajuramentou-os na casa do Senhor; e mostrou-lhes o filho do rei.
5 E deu-lhes ordem, dizendo: Isto é o que haveis de fazer: Uma terça parte de vós, que entrais no sábado, fará a guarda da casa do rei.
6 E outra terça parte estará à porta de Sur; e a outra terça parte à porta detrás dos da guarda; assim fareis a guarda desta casa, afastando a todos.
7 E as duas partes de vós, a saber, todos os que saem no sábado, farão a guarda da casa do Senhor junto ao rei.
8 E rodeareis o rei, cada um com as suas armas na mão, e aquele que entrar entre as fileiras o matarão; e vós estareis com o rei quando sair e quando entrar.
9 Fizeram, pois, os centuriões conforme tudo quanto ordenara o sacerdote Joiada, tomando cada um os seus homens, tanto os que entravam no sábado como os que saíam no sábado; e foram ao sacerdote Joiada.
10 E o sacerdote deu aos centuriões as lanças e os escudos que haviam sido do rei Davi, que estavam na casa do Senhor.
11 E os da guarda se puseram, cada um com as armas na mão, desde o lado direito da casa até ao lado esquerdo da casa, do lado do altar, e do lado da casa, em redor do rei.
12 Então Joiada fez sair o filho do rei, e lhe pôs a coroa, e lhe deu o testemunho; e o fizeram rei, e o ungiram, e bateram as palmas, e disseram: Viva o rei!
13 E Atalia, ouvindo a voz dos da guarda e do povo, foi ter com o povo, na casa do Senhor.
14 E olhou, e eis que o rei estava junto à coluna, conforme o costume, e os príncipes e os trombeteiros junto ao rei, e todo o povo da terra estava alegre e tocava as trombetas; então Atalia rasgou as suas vestes, e clamou: Traição! Traição!
15 Porém o sacerdote Joiada deu ordem aos centuriões que comandavam as tropas, dizendo-lhes: Tirai-a para fora das fileiras, e a quem a seguir matai-o à espada. Porque o sacerdote disse: Não a matem na casa do Senhor.
16 E lançaram mão dela; e ela foi, pelo caminho da entrada dos cavalos, à casa do rei, e ali a mataram.
17 E Joiada fez uma aliança entre o Senhor e o rei e o povo, para que fosse o povo do Senhor; como também entre o rei e o povo.
18 Então todo o povo da terra entrou na casa de Baal, e a derrubaram, como também os seus altares, e as suas imagens, totalmente quebraram, e a Matã, sacerdote de Baal, mataram diante dos altares; então o sacerdote pôs oficiais sobre a casa do Senhor.
19 E tomou os centuriões, e os capitães, e os da guarda, e todo o povo da terra; e conduziram da casa do Senhor, o rei, e foram, pelo caminho da porta dos da guarda, à casa do rei, e ele se assentou no trono dos reis.
20 E todo o povo da terra se alegrou, e a cidade repousou, depois que mataram a Atalia, à espada, junto à casa do rei,
21 Era Joás da idade de sete anos quando o fizeram rei.


2 Reis 11:4-21
A família real de Israel foi totalmente massacrada. A de Judá sofreu o mesmo destino, com exceção de um bebê escondido no templo por sua tia, esposa do sumo sacerdote (2 Crônicas 22:11). Durante esse tempo, Atalia ocupou injustamente o trono.

Há uma situação parecida hoje: Jesus, tendo passado pela morte (enquanto Joás escapou dela), está agora na casa do Pai exercendo Seu sacerdócio, oculto dos olhos do mundo, mas na presença de Deus, e logo aparecerá no dia de Sua glória como o verdadeiro “Filho de Davi”. Existem aqueles – pertencentes à família de Deus – que O conhecem e O honram como o legítimo Rei, esperando Sua manifestação pública (Tito 2:13). Eles desfrutam de uma alegre esperança e conhecem um segredo precioso. Como resultado, o domínio temporário de Satanás, “o Príncipe deste mundo”, não os abala. Logo esse reinado de injustiça será completamente destruído, como foi o da perversa Atalia. A coroação de Joás então é figura de um evento futuro que nosso coração anseia pela fé.

A adoração a Baal foi erradicada de Judá, sem a necessidade das astúcias empregadas por Jeú.

Que DEUS abençoe a todos.