segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Marcos 11:25; Efésios 4:32

Segunda-feira 16 Novembro

E, quando estiverdes orando, perdoai, se tendes alguma coisa contra alguém.

Antes, sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo

(Marcos 11:25; Efésios 4:32).

EU TAMBÉM FUI PERDOADO
Um jovem empregado cometeu uma grave falta no trabalho. Chamado ao escritório do diretor, esperava ser demitido imediatamente e até ser processado.

Seu chefe lhe perguntou se reconhecia que era culpado e o jovem, entristecido, respondeu afirmativamente.

– Nessas condições, prosseguiu o diretor, não o processarei e eu mesmo pagarei o prejuízo que você causou. Confuso, o empregado permaneceu em silêncio, e quando se levantou para sair, o chefe acrescentou: – Nessa empresa você é a segunda pessoa que cometeu um erro grave e foi perdoada. A primeira fui eu. O que você fez eu também fiz, pois também fui beneficiário de um perdão. Sou cristão.

Essa história nos mostra como um cristão espiritual pode colocar em prática os ensinamentos do Senhor Jesus, não para confiar em todos, mas para perdoar quem reconhece seus pecados. Quando alguém verdadeiramente percebe o montante da dívida que Deus perdoou através de Jesus, dá testemunho com maior facilidade e deseja profundamente a reconciliação. O perdão cria um novo relacionamento entre o ofensor e o ofendido. Que Deus nos ajude a ser cada vez mais conscientes da imensidão de Seu amor para que sejamos capazes de perdoar como Ele nos perdoa.

Que DEUS abençoe a todos.

João 1:29

Domingo 15 Novembro

No dia seguinte, João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo (João 1:29).

A RESPOSTA DEFINITIVA
Isaque perguntou a Abraão quando caminhavam juntos rumo a Moriá:” Meu pai… Eis aqui o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto?” (Gênesis 22:7). Quando João Batista viu Jesus que vinha a Ele junto ao Jordão, respondeu à antiga pergunta de Isaque: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo”.

A declaração de João pode ser dividida em três partes:

1. “Eis o Cordeiro de Deus”. Ele não foi escolhido pelos homens. Era o Cordeiro de Deus em quem não havia pecado, pois não conheceu nem cometeu qualquer pecado. Tal cordeiro era interior e exteriormente perfeito. Até mesmo Seus inimigos tiveram de reconhecer isso. Quanto ao Seu povo, está escrito: “Era desprezado e o mais indigno entre os homens, homem de dores, experimentado nos trabalhos e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum” (Isaías 53:3).

2. “O pecado do mundo”. Em Gênesis 22, um cordeiro morreu no lugar de Isaque. Em Êxodo 12, o cordeiro pascal morreu pelo primogênito da família. Porém, o Cordeiro de Deus, nosso Senhor, morreu pelo pecado do mundo.

3. “Que tira o pecado do mundo”. Até então nenhum pecado havia sido verdadeiramente expiado, “porque é impossível que o sangue dos touros e dos bodes tire pecados” (Hebreus 10:4). Os sacrifícios no Antigo Testamento, no máximo, podiam cobrir os pecados, mas não eliminá-los. Somente o sangue de Jesus Cristo, o Filho de Deus, “nos purifica de todo o pecado” (1 Jo 1:7).

Que DEUS abençoe a todos.

2 Coríntios 7.4

16 de Novembro

"...Sinto-me grandemente confortado e transbordante de júbilo em toda a nossa tribulação." 2 Coríntios 7.4

Essa inabalável alegria não se baseia em algo passageiro, mas no eterno amor de Deus, que não pode ser mudado por nada, e que nos exalta em Cristo: "...e juntamente com ele nos ressuscitou e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus." Quão grandemente somos exaltados!

Por mais terríveis ou monótonas que sejam nossas experiências de vida, elas não podem afetar o amor de Deus em Jesus Cristo, se estivermos nEle e permanecermos nEle. Pois o Senhor diz de nossa existência terrena: "...e eu permanecerei em vós." Nosso Senhor Jesus está à direita da majestade no céu e, ao mesmo tempo, se você O deixou entrar em seu coração, Ele mora em você através do Espírito Santo. Que maravilha pela graça de Jesus! Segundo as palavras de Paulo, Cristo está em nós para que possamos compreender com todos os santos "qual é a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade, e conhecer o amor de Cristo..." Quatro dimensões do amor de Deus! Quão grandemente somos exaltados, nós, filhos de Deus! Você está ressuscitado com Ele, e colocado nos lugares celestiais – uma altura infinita! Agora podemos ter uma idéia do que significa estar nos lugares celestiais durante a nossa vida terrena!

Que DEUS abançoe a todos.

Tessalonicenses 1.2

15 de Novembro

"Damos sempre graças a Deus por todos vós, mencionando-vos em nossas orações." 1 Tessalonicenses 1.2

Eu sei que muitos crentes desperdiçam seu poder de oração contando ao Senhor como é pesado para eles lidar com essa ou aquela pessoa, e acabam enumerando todos os males diante do Senhor. Mas quando se aprende a conhecer o Senhor no louvor, surge a gratidão por todos os irmãos. Paulo escreve aos filipenses: "Dou graças ao meu Deus por tudo que recordo de vós." Os filipenses eram bons cristãos, bem orientados e fiéis, que apoiavam Paulo. Por isso você poderia dizer que era fácil para Paulo agradecer por eles, segundo o princípio: "Se você for bom para mim, eu serei bom para você." Mas Paulo também agradeceu por irmãos difíceis e indesejáveis. Vemos isso na primeira carta aos coríntios. Os coríntios haviam crescido muito pouco na sua vida de fé. Paulo teve muito trabalho com eles e teve de admoestá-los seriamente. Mas ele começou a dar graças pelos coríntios. Porém, o que havia na vida dos coríntios que merecia agradecimento diante do Senhor? Pois havia muita contenda, disputa, inveja e difamação na igreja de Corinto, e a mesma até havia atacado a Paulo. Então que razões havia para dar graças? "...A propósito da sua graça (de Deus)." Mesmo no crente mais problemático ainda se encontra o melhor: a graça de Deus.

Que DEUS abençoe a todos.

1 Coríntios 6.1-20

1 Coríntios 6.1-20

1 Aventura-se algum de vós, tendo questão contra outro, a submetê-lo a juízo perante os injustos e não perante os santos?
2 Ou não sabeis que os santos hão de julgar o mundo? Ora, se o mundo deverá ser julgado por vós, sois, acaso, indignos de julgar as coisas mínimas?
3 Não sabeis que havemos de julgar os próprios anjos? Quanto mais as coisas desta vida!
4 Entretanto, vós, quando tendes a julgar negócios terrenos, constituís um tribunal daqueles que não têm nenhuma aceitação na igreja.
5 Para vergonha vo-lo digo. Não há, porventura, nem ao menos um sábio entre vós, que possa julgar no meio da irmandade?
6 Mas irá um irmão a juízo contra outro irmão, e isto perante incrédulos!
7 O só existir entre vós demandas já é completa derrota para vós outros. Por que não sofreis, antes, a injustiça? Por que não sofreis, antes, o dano?
8 Mas vós mesmos fazeis a injustiça e fazeis o dano, e isto aos próprios irmãos!
9 Ou não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem impuros, nem idólatras, nem adúlteros, nem efeminados, nem sodomitas,
10 nem ladrões, nem avarentos, nem bêbados, nem maldizentes, nem roubadores herdarão o reino de Deus.
11 Tais fostes alguns de vós; mas vós vos lavastes, mas fostes santificados, mas fostes justificados em o nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito do nosso Deus.
12 Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas.
13 Os alimentos são para o estômago, e o estômago, para os alimentos; mas Deus destruirá tanto estes como aquele. Porém o corpo não é para a impureza, mas, para o Senhor, e o Senhor, para o corpo.
14 Deus ressuscitou o Senhor e também nos ressuscitará a nós pelo seu poder.
15 Não sabeis que os vossos corpos são membros de Cristo? E eu, porventura, tomaria os membros de Cristo e os faria membros de meretriz? Absolutamente, não.
16 Ou não sabeis que o homem que se une à prostituta forma um só corpo com ela? Porque, como se diz, serão os dois uma só carne.
17 Mas aquele que se une ao Senhor é um espírito com ele.
18 Fugi da impureza. Qualquer outro pecado que uma pessoa cometer é fora do corpo; mas aquele que pratica a imoralidade peca contra o próprio corpo.
19 Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos?
20 Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo.


1 Coríntios 6:1-20

Havia ainda outra desordem em Corinto. Alguns irmãos chegaram a ponto de levar suas diferenças diante dos tribunais deste mundo. Realmente um triste testemunho! O apóstolo censura tanto ao que cometeu a injustiça como ao que não a suportou. Em seguida, cita os vícios característicos dos pagãos e declara solenemente que não é possível ser salvo e continuar vivendo na prática do pecado.

"Tais fostes alguns de vós. Mas vejam o que Deus fez agora: Ele vos lavou, santificou e justificou!" Será que Deus fez isso para que mais uma vez vocês se sujassem com a podridão deste mundo?

À exceção do pecado, nada me é proibido... porém, se eu me descuidar, qualquer coisa pode dominar-me (v. 12). "O mal não está nas coisas em si mesmas, mas no amor pelas coisas que estão em meu coração", alguém escreveu.

Os versículos 13 a 20 tratam da pureza. Que estes versículos sejam gravados especialmente no coração do jovem cristão, pois ele está mais exposto às tentações da carne. O nosso próprio corpo já não nos pertence mais. Deus o comprou - e não esqueçamos o preço que Ele pagou! - com o propósito de nos tornar, para Cristo, um membro de Seu corpo (v. 15) e, para o Espírito Santo, um templo que deve ser santo como o é seu divino Hóspede (v. 19).

Que DEUS abençoe a todos.

1 Coríntios 5.1-13

1 Coríntios 5.1-13

1 Geralmente, se ouve que há entre vós imoralidade e imoralidade tal, como nem mesmo entre os gentios, isto é, haver quem se atreva a possuir a mulher de seu próprio pai.
2 E, contudo, andais vós ensoberbecidos e não chegastes a lamentar, para que fosse tirado do vosso meio quem tamanho ultraje praticou?
3 Eu, na verdade, ainda que ausente em pessoa, mas presente em espírito, já sentenciei, como se estivesse presente, que o autor de tal infâmia seja,
4 em nome do Senhor Jesus, reunidos vós e o meu espírito, com o poder de Jesus, nosso Senhor,
5 entregue a Satanás para a destruição da carne, a fim de que o espírito seja salvo no Dia do Senhor Jesus.
6 Não é boa a vossa jactância. Não sabeis que um pouco de fermento leveda a massa toda?
7 Lançai fora o velho fermento, para que sejais nova massa, como sois, de fato, sem fermento. Pois também Cristo, nosso Cordeiro pascal, foi imolado.
8 Por isso, celebremos a festa não com o velho fermento, nem com o fermento da maldade e da malícia, e sim com os asmos da sinceridade e da verdade.
9 Já em carta vos escrevi que não vos associásseis com os impuros;
10 refiro-me, com isto, não propriamente aos impuros deste mundo, ou aos avarentos, ou roubadores, ou idólatras; pois, neste caso, teríeis de sair do mundo.
11 Mas, agora, vos escrevo que não vos associeis com alguém que, dizendo-se irmão, for impuro, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com esse tal, nem ainda comais.
12 Pois com que direito haveria eu de julgar os de fora? Não julgais vós os de dentro?
13 Os de fora, porém, Deus os julgará. Expulsai, pois, de entre vós o malfeitor


1 Coríntios 5:1-13

O apóstolo agora aborda um assunto muito delicado. Além das lamentáveis divisões, havia na igreja de Corinto um grave pecado moral que contaminava a igreja inteira, apesar de cometido por um só indivíduo (comparar com Josué 7:13). Esse "fermento" de maldade, que devia levar os coríntios à dor, à aflição e ao abatimento, não os demoveu de ser arrogantes (de sua "jactância"; v. 6). É como se um homem leproso quisesse encobrir sua doença escondendo suas chagas debaixo de roupas luxuosas. Em nome do Senhor, o apóstolo clama por sinceridade e verdade (v. 8). Ele não hesita em expor esse mal, sem tentar agradar a ninguém. Antes de qualquer serviço ou testemunho cristão, é necessário que a consciência esteja em ordem. E a santidade requer que os crentes se abstenham do mal, não somente em sua própria vida, mas que também se mantenham afastados das que vivem em pecado, mesmo daqueles que se declaram filhos de Deus (v. 11). Qual é o principal motivo pelo qual devemos guardar-nos, individual e coletivamente, de toda a comunhão e de toda a indiferença no trato com o mal? Não é nossa superioridade em relação aos outros, mas sim o infinito valor do sacrifício dAquele que expiou os nossos pecados (v. 7).

Que DEUS abençoe a todos

2 Reis 24:1-20

2 Reis 24:1-20

1 NOS seus dias subiu Nabucodonosor, rei de Babilônia, e Jeoiaquim ficou três anos seu servo; depois se virou, e se rebelou contra ele.
2 E o Senhor enviou contra ele as tropas dos caldeus, as tropas dos sírios, as tropas dos moabitas e as tropas dos filhos de Amom; e as enviou contra Judá, para o destruir, conforme a palavra do Senhor, que falara pelo ministério de seus servos, os profetas.
3 E, na verdade, conforme o mandado do Senhor, assim sucedeu a Judá, para o afastar da sua presença por causa dos pecados de Manassés, conforme tudo quanto fizera.
4 Como também por causa do sangue inocente que derramou; pois encheu a Jerusalém de sangue inocente; e por isso o Senhor não quis perdoar.
5 Ora, o mais dos atos de Jeoiaquim, e tudo quanto fez, porventura não está escrito no livro das crônicas dos reis de Judá?
6 E Jeoiaquim dormiu com seus pais; e Joaquim, seu filho, reinou em seu lugar.
7 E o rei do Egito nunca mais saiu da sua terra; porque o rei de Babilônia tomou tudo quanto era do rei do Egito, desde o rio do Egito até ao rio Eufrates.
8 Tinha Joaquim dezoito anos de idade quando começou a reinar, e reinou três meses em Jerusalém; e era o nome de sua mãe, Neusta, filha de Elnatã, de Jerusalém.
9 E fez o que era mau aos olhos do Senhor, conforme tudo quanto fizera seu pai.
10 Naquele tempo subiram os servos de Nabucodonosor, rei de Babilônia, a Jerusalém; e a cidade foi cercada.
11 Também veio Nabucodonosor, rei de Babilônia, contra a cidade, quando já os seus servos a estavam sitiando.
12 Então saiu Joaquim, rei de Judá, ao rei de Babilônia, ele, sua mãe, seus servos, seus príncipes e seus oficiais; e o rei de Babilônia o tomou preso, no ano oitavo do seu reinado.
13 E tirou dali todos os tesouros da casa do Senhor e os tesouros da casa do rei; e partiu todos os vasos de ouro, que fizera Salomão, rei de Israel, no templo do Senhor, como o Senhor tinha falado.
14 E transportou a toda a Jerusalém como também a todos os príncipes, e a todos os homens valorosos, dez mil presos, e a todos os artífices e ferreiros; ninguém ficou senão o povo pobre da terra.
15 Assim transportou Joaquim à Babilônia; como também a mãe do rei, as mulheres do rei, os seus oficiais e os poderosos da terra levou presos de Jerusalém à Babilônia.
16 E todos os homens valentes, até sete mil, e artífices e ferreiros até mil, e todos os homens destros na guerra, a estes o rei de Babilônia levou presos para Babilônia.
17 E o rei de Babilônia estabeleceu a Matanias, seu tio, rei em seu lugar; e lhe mudou o nome para Zedequias.
18 Tinha Zedequias vinte e um anos de idade quando começou a reinar, e reinou onze anos em Jerusalém; e era o nome de sua mãe Hamutal, filha de Jeremias, de Libna.
19 E fez o que era mau aos olhos do Senhor, conforme tudo quanto fizera Jeoiaquim.
20 Porque assim sucedeu por causa da ira do Senhor contra Jerusalém, e contra Judá, até os rejeitar de diante da sua presença; e Zedequias se rebelou contra o rei de Babilônia.


2 Reis 24:1-20
De acordo com a profecia de Isaías 10, o poder assírio foi aniquilado. Sobre suas ruínas, estabeleceu-se o império babilônico, englobando virtualmente todo o mundo antigo, incluindo o Egito, e por causa disso ficou conhecido como o primeiro grande império dos gentios. Foi um marco na história mundial. Israel foi dispersado; deixou de ser o centro do governo de Deus sobre a terra. O governo agora foi passado às mãos dos gentios (povos não-judeus) e esse período, chamado de tempo dos gentios, está prestes a começar. É o que vigora ainda hoje.

Jeoaquim, rei de Judá, também feito vassalo de Nabucodonosor, se rebela após três anos, e seu filho Joaquim (ou Jeconias), que o sucede, segue o mesmo caminho. Então acontece a primeira transportação de Judá para Babilônia. Um miserável fim! Mesmo nesse momento, há uma última oportunidade para o pobre povo escapar da deportação. Como governante supremo, Nabucodonosor coloca no trono o terceiro filho de Josias, Zedequias. Mas este não age de modo diferente dos demais. A completa cegueira dos últimos três reis de Judá é ainda mais imperdoável porque o profeta Jeremias não parou de lhes falar as palavras do Senhor durante seus reinados.

Que DEUS abençoe a todos.

2 Reis 23:24-37

2 Reis 23:24-37

24 E também os adivinhos, os feiticeiros, os terafins, os ídolos, e todas as abominações que se viam na terra de Judá e em Jerusalém, os extirpou Josias, para confirmar as palavras da lei, que estavam escritas no livro que o sacerdote Hilquias achara na casa do Senhor.
25 E antes dele não houve rei semelhante, que se convertesse ao Senhor com todo o seu coração, com toda a sua alma e com todas as suas forças, conforme toda a lei de Moisés; e depois dele nunca se levantou outro tal.
26 Todavia o Senhor não se demoveu do ardor da sua grande ira, com que ardia contra Judá, por todas as provocações com que Manassés o tinha provocado.
27 E disse o Senhor: Também a Judá hei de tirar de diante da minha face, como tirei a Israel, e rejeitarei esta cidade de Jerusalém que escolhi, como também a casa de que disse: Estará ali o meu nome.
28 Ora, o mais dos atos de Josias e tudo quanto fez, porventura não está escrito no livro das crônicas dos reis de Judá?
29 Nos seus dias subiu Faraó Neco, rei do Egito, contra o rei da Assíria, ao rio Eufrates; e o rei Josias lhe foi ao encontro; e, vendo-o ele, o matou em Megido.
30 E seus servos, num carro, o levaram morto, de Megido, e o trouxeram a Jerusalém, e o sepultaram na sua sepultura; e o povo da terra tomou a Joacaz, filho de Josias, e ungiram-no, e fizeram-no rei em lugar de seu pai.
31 Tinha Joacaz vinte e três anos de idade quando começou a reinar, e três meses reinou em Jerusalém; e era o nome de sua mãe Hamutal, filha de Jeremias, de Libna.
32 E fez o que era mau aos olhos do Senhor, conforme tudo o que fizeram seus pais.
33 Porém Faraó Neco o mandou prender em Ribla, em terra de Hamate, para que não reinasse em Jerusalém; e à terra impôs pena de cem talentos de prata e um talento de ouro.
34 Também Faraó Neco constituiu rei a Eliaquim, filho de Josias, em lugar de seu pai Josias, e lhe mudou o nome para Jeoiaquim; porém a Joacaz tomou consigo, e foi ao Egito, e morreu ali.
35 E Jeoiaquim deu aquela prata e aquele ouro a Faraó; porém tributou a terra, para dar esse dinheiro conforme o mandado de Faraó; a cada um segundo a sua avaliação exigiu a prata e o ouro do povo da terra, para o dar a Faraó Neco.
36 Tinha Jeoiaquim vinte e cinco anos de idade quando começou a reinar, e reinou onze anos em Jerusalém; e era o nome de sua mãe Zebida, filha de Pedaías, de Ruma.
37 E fez o que era mau aos olhos do Senhor, conforme tudo quanto fizeram seus pais.

2 Reis 23:24-37
Apesar da fidelidade do rei, o povo não havia voltado para o Senhor de todo o coração (Jeremias 3:10). A “falsa Judá” não tinha aprendido a lição com o castigo sofrido pela “pérfida Israel”. Então chega o momento em que Judá, por sua vez, também será expelida da terra.

Para cumprir Seus propósitos, Deus fez uso das grandes nações da antiguidade, assim como faz das modernas, que foram agentes inconscientes de Seus planos contra Israel. Os eventos mundiais são controlados por Ele, que os utiliza para proteger ou disciplinar os Seus.

Os dois grandes poderes mundiais da época de Josias eram o Egito e a Assíria. Situados em lados opostos de Canaã, esses dois reis, em contínuo conflito, tinham de cruzar o território de Israel para lutar um contra o outro. Josias, tomando partido do rei da Assíria, tentou impedir a passagem do faraó Neco, mas foi morto por este em Megido. Se ele tão-somente se tivesse separado do mundo e de suas alianças como se separara tão cuidadosamente do mal! Ele entrou em uma disputa que não era sua e sofreu conseqüências fatais (Provérbios 26:17).

Joacaz, filho de Josias, após um perverso reinado de três meses, cai sob o poder do faraó Neco. Ele o deporta e o substitui por Jeoaquim, irmão de Joacaz, que em nada foi melhor que seu irmão.

Que DEUS abençoe a todos.