terça-feira, 24 de novembro de 2009

Salmo 38:12; Provérbios 4:11

Terça-feira 24 Novembro

Os que buscam a minha vida me armam laços.

No caminho da sabedoria, te ensinei e, pelas carreiras direitas, te fiz andar

(Salmo 38:12; Provérbios 4:11).

O LAÇO DO COMPROMISSO
Ivan havia sido deportado para a Sibéria a fim de trabalhar em um campo de concentração. Ali o inverno era especialmente rigoroso, pois não era raro a temperatura chegar a -50ºC. Ele foi designado para trabalhar em um prédio com calefação, mas sob a seguinte exigência: teria de conviver com prisioneiros cristãos e informar fielmente a polícia sobre as conversas e atividades deles. A proposta era tentadora: não mais frio nem trabalhos forçados. “Simplesmente queremos saber o que essa gente fala”, disse-lhe um dos responsáveis pelo campo. Ivan se sentiu em uma armadilha: teria de trair os seus irmãos de fé.

– O senhor sabe o que Judas fez depois da traição?, perguntou Ivan ao homem que o interrogava. Este balançou a cabeça em sentido negativo.

– Judas se matou, e eu quero viver, viver para Cristo ou morrer para Sua glória, disse Ivan.

Ali acabou a conversa.

Ivan contou mais tarde que teve de voltar ao frio, mas que se sentia realmente feliz.

E nós, cristãos, seríamos capazes de renunciar a vantagens materiais para permanecermos fiéis ao Senhor? O compromisso com o mundo sempre tem um final terrível, porém a paz e a alegria acompanham a fidelidade. Assim aconteceu com os crentes hebreus de antigamente, que sofreram o despojo de todos os bens com alegria, pois sabiam que tinham “nos céus uma possessão melhor e permanente” (Hebreus 10:34).

Que DEUS abençoe a todos.

Hebreus 10.22

24 de Novembro

"...Aproximemo-nos, com sincero coração." Hebreus 10.22

A disposição para a verdade

É inútil realizar reuniões de oração se não se quer a verdade. "Filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas de fato e de verdade. E nisto conheceremos que somos da verdade, bem como, perante ele, tranqüilizaremos o nosso coração." Com essas palavras, o apóstolo quer dizer o seguinte: se estamos totalmente na verdade, e praticamos o que dizemos crer, conseguimos aquietar nosso coração diante de Deus em oração. Se nos aquietarmos nEle, que é a verdade, teremos condições de orar até sermos atendidos. Mas muitos cristãos não chegam ao interior do santuário de Deus porque a porta está fechada. Eles têm condições de pronunciar sua oração, mas ficam aliviados quando chega a hora de dizer "amém". Há em você algo que está bloqueado porque não está disposto à toda a verdade? Por toda parte se realizam reuniões de oração, mas não há despertamento, não há resposta às orações porque não há disposição para receber o Espírito do Senhor, e ânimo para uma sinceridade e transparência completa.

Que DEUS abençoe a todos.

1 Coríntios 12.1-13

1 Coríntios 12.1-13

1 A respeito dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes.
2 Sabeis que, outrora, quando éreis gentios, deixáveis conduzir-vos aos ídolos mudos, segundo éreis guiados.
3 Por isso, vos faço compreender que ninguém que fala pelo Espírito de Deus afirma: Anátema, Jesus! Por outro lado, ninguém pode dizer: Senhor Jesus!, senão pelo Espírito Santo.
4 Ora, os dons são diversos, mas o Espírito é o mesmo.
5 E também há diversidade nos serviços, mas o Senhor é o mesmo.
6 E há diversidade nas realizações, mas o mesmo Deus é quem opera tudo em todos.
7 A manifestação do Espírito é concedida a cada um visando a um fim proveitoso.
8 Porque a um é dada, mediante o Espírito, a palavra da sabedoria; e a outro, segundo o mesmo Espírito, a palavra do conhecimento;
9 a outro, no mesmo Espírito, a fé; e a outro, no mesmo Espírito, dons de curar;
10 a outro, operações de milagres; a outro, profecia; a outro, discernimento de espíritos; a um, variedade de línguas; e a outro, capacidade para interpretá-las.
11 Mas um só e o mesmo Espírito realiza todas estas coisas, distribuindo-as, como lhe apraz, a cada um, individualmente.
12 Porque, assim como o corpo é um e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, constituem um só corpo, assim também com respeito a Cristo.
13 Pois, em um só Espírito, todos nós fomos batizados em um corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um só Espírito.

1 Coríntios 12:1-13
Ao falar nas reuniões da igreja, o apóstolo deu prioridade à celebração da ceia (11:20-34). Somente depois é que ele trata dos dons e ministérios visando a edificação. Não esqueçamos que a reunião de adoração é a mais importante de todas as nossas reuniões.

Paulo relembra a esses antigos idólatras que eles foram outrora enganados por espíritos satânicos (v. 2). Que diferença! Agora é o Espírito de Deus que os dirige, agindo neles "como lhe apraz", através dos dons que Ele lhes dá (v. 11). O apóstolo enumera esses dons, enfatizando que eles são dados "visando a um fim proveitoso" (v. 7). E, para ilustrar a unidade da igreja e a diversidade de ministérios, Paulo toma o exemplo do corpo humano: mesmo sendo composto de muitos membros e órgãos - nenhum dos quais pode funcionar sem os demais -, constitui um único organismo dirigido por uma única vontade: a que a cabeça transmite a cada membro. Assim é o corpo de Cristo. Ainda que formado por muitos membros (todos os crentes que existem), é governado por um só Espírito para acatar a uma só vontade: a do Senhor, que é o Cabeça (Efésios 4:15-16). Não devemos, pois, escolher nossa atividade nem o lugar onde vamos exercê-la (v. 11), uma vez que "Deus dispôs os membros, colocando cada um deles no corpo, como lhe aprouve" (v. 18).

Que DEUS abençoe a todos.

1 Crônicas 6:1-3 e 48-65

1 Crônicas 6:1-3

1 OS filhos de Levi foram: Gérson, Coate e Merari,
2 E os filhos de Coate: Anrão, e Izar, e Hebrom, e Uziel.
3 E os filhos de Anrão: Arão, Moisés, e Miriã; e os filhos de Arão: Nadabe, Abiú, Eleazar, e Itamar.


1 Crônicas 6:48-65

48 E seus irmãos, os levitas, foram postos para todo o ministério do tabernáculo da casa de Deus.
49 E Arão e seus filhos ofereceram sobre o altar do holocausto e sobre o altar do incenso, por todo o serviço do lugar santíssimo, e para fazer expiação por Israel, conforme tudo quanto Moisés, servo de Deus, tinha ordenado.
50 E estes foram os filhos de Arão: seu filho Eleazar, seu filho Finéias, seu filho Abisua.
51 Seu filho Buqui, seu filho Uzi, seu filho Seraías,
52 Seu filho Meraiote, seu filho Amarias, seu filho Aitube,
53 Seu filho Zadoque, seu filho Aimaás.
54 E estas foram as suas habitações, segundo os seus acampamentos, nos seus termos, a saber: dos filhos de Arão, da família dos coatitas, porque a eles caiu a sorte.
55 Deram-lhes, pois, a Hebrom, na terra de Judá, e os arrabaldes que a rodeiam.
56 Porém o território da cidade e as suas aldeias deram a Calebe, filho de Jefoné.
57 E aos filhos de Arão deram as cidades de refúgio: Hebrom e Libna e os seus arrabaldes, e Jatir e Estemoa e os seus arrabaldes.
58 E Hilém, e os seus arrabaldes, Debir e os seus arrabaldes,
59 E Asã e os seus arrabaldes, e Bete-Semes e os seus arrabaldes.
60 E da tribo de Benjamim, Geba e os seus arrabaldes, Alemete e os seus arrabaldes, e Anatote e os seus arrabaldes; todas as suas cidades, pelas suas famílias, foram treze.
61 Mas os filhos de Coate, que restaram da sua família, tiveram, por sorte, dez cidades da meia tribo de Manassés.
62 E os filhos de Gérson, segundo as suas famílias, tiveram treze cidades da tribo de Issacar, e da tribo de Aser, e da tribo de Naftali e da tribo de Manassés, em Basã.
63 Os filhos de Merari, segundo as suas famílias, tiveram, por sorte, doze cidades da tribo de Rúben, e da tribo de Gade, e da tribo de Zebulom.
64 Assim os filhos de Israel deram aos levitas estas cidades e os seus arrabaldes.
65 E deram-lhes por sorte estas cidades, da tribo dos filhos de Judá, da tribo dos filhos de Simeão, e da tribo dos filhos de Benjamim, às quais deram os seus nomes.


1 Crônicas 6:1-3 e 48-65
Este capítulo é voltado para os filhos de Levi e os sacerdotes, os filhos de Arão. É a contrapartida do capítulo três, onde tínhamos os reis. Trata-se das famílias privilegiadas em Israel! Porém, quando observamos o povo de Deus hoje, tais funções são o serviço de todo crente. O apóstolo Pedro nos lembra disso: “Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real… a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz” (1 Pedro 2:9; Apocalipse 1:6). O duplo serviço do cristão é trazer nossos louvores ao Senhor e proclamar Suas virtudes aos outros. Os levitas no lembram disso. Alguns apontam para o canto (vv. 31-33). Outros servem na casa de Deus sob a direção de Arão e seus filhos (vv. 48-49).

Nos capítulos 7 e 8 estão as genealogias de Issacar, Benjamin, Naftali e da outra meia-tribo de Manassés, e, por fim, de Efraim e Aser. Perceba a negligência de Naftali, uma tribo tão pouco preocupada e atenta com seus privilégios que a história toda deles se resume a um único breve versículo no livro de Deus (7:13). E aproveitamos esta oportunidade para enfatizar o interesse que devemos ter pela história da Igreja e pela memória daqueles que foram líderes fiéis, pois, em grande parte, somos herdeiros espirituais e altamente responsáveis pelo legado que deixaram.

Que DEUS abençoe ma todos.