segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Salmos 130:6 e 2 Pedro 3:13,14

O FINAL ESPETACULAR


A minha alma anseia pelo Senhor, mais do que os guardas pela manhã, mais do que aqueles que guardam pela manhã. Salmos 130:6

Mas nós, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e nova terra, em que habita a justiça. Por isso, amados, aguardando estas coisas, procurai que dele sejais achados imaculados e irrepreensíveis em paz. 2 Pedro 3:13,14


"Deus deve gostar do espetacular. Ele espalha tintas pelo céu noturno e cria a beleza que vemos. Transforma o mar em cristal para refletir as cores fortes e maravilhosas do Seu trono. Ele constrói ruas de ouro em lugar de asfalto. Ele chama o vento com um toque do relâmpago e os sons do trovão para servir como Sua orquestra. Ele tem mais galáxias do que qualquer computador pode contar. Mas as coisas mais espetaculares que Ele criou foram os dias e o coração humano. Em seguida, Ele começou a planejar o final espetacular do que chamamos de tempo.

Era 14 de junho de 1975. Murray e Roslyn Hughes, oito e seis anos espectivamente, estavam nos bancos de trás do avião, descalços e com os cintos de segurança. De repente o avião caiu numa parte distante na Austrália. Eles não se machucaram, mas seu pai ficou inconsciente no banco do piloto, e sua mãe ficou presa na cabine. Murray não conseguia esquecer o desespero na voz de sua mãe quando gritou: "Pegue Roslyn e vão buscar socorro! Não parem para nada". As crianças não conseguiram achar os sapatos e por isso foram embora sem eles. Durante 12 horas, eles caminharam descalços por aquelas encostas cheias de cobras, sem olhar para trás, pensando apenas em seus pais feridos e sangrando lá no alto, naquela floresta coberta pelo nevoeiro. Por várias vezes, eles oraram: "Oh, Deus, dá-nos coragem"!

Um fazendeiro os avistou num pasto, a onze quilômetros dos destroços. Ele disse: "Eram apenas bebês. Eu mal pude acreditar quando os vi por lá. Estavam tremendo de frio, suas roupas estavam em farrapos. E estavam muito arranhados e seus pés sangrando. A garotinha foi corajosa", disse o fazendeiro, "agarrada a uma bolsinha com uma escova e um pente dentro. O menino aproximou-se e me disse para conseguir socorro para sua mãe e seu pai. Ele é o garoto mais valente que eu já conheci. Seus pés estavam muito cortados, mas ele não quis descansar. Ele só tinha um pensamento na cabeça: obter ajuda para os seus pais".

O organizador do grupo de resgate disse: "Vocês podem pensar que 12 horas não é muito tempo, mas esse é um dos territórios mais difíceis que existe. A floresta é densa e o mato é cheio de cobras mortíferas e aranhas venenosas. Não creio que aquelas duas crianças poderiam resistr por mais tempo lá".

Roslyn falou sobre seu sofrimento. Ela disse: "Mamãe nos disse para sermos valentes e buscarmos socorro". O nevoeiro era forte e não conseguíamos ver para onde estávamos indo. As árvores tinham grandes raízes acima da terra e eu ficava tropeçando nelas. O terreno era acidentado. Mamãe tinha dito para tirarmos os sapatos no avião para ficarmos mais confortáveis, assim quando o avião caiu não conseguimos encontrá-los. Os pés doíam quando andávamos por lá. Havia pedras ásperas e machucavam os meus dedos". E continuou: "Estávamos muito assustados. Ouvíamos bichos rastejando ao nosso redor. Uma vez, ouvimos esse ruído muito alto num mato bem perto da gente. Eu gritei. Murray foi bem valente. Ele me abraçou e me disse: 'não se preocupe, não vou deixar que nada lhe aconteça".

Murray disse: "Eu também estava muito assustado, mas não queria que Roslyn soubesse. Fiquei pensando na mamãe e no papai e como tínhamos que obter ajuda. Eu nunca havia andando tanto. A pior parte, é claro, foi estarmos sem sapatos. De vez em quando, Roslyn parava e chorava. Às vezes, eu a deixava se deitar um pouquinho." O grupo de resgate chegou tarde e Murray lamentou: "Eu gostaria de poder dizer à minha mãe e meu pai que tentamos o máximo".

Que semelhança com o que Jesus fez! As pessoas que Ele criou, num planeta também feito por Ele, estavam em perigo. Sem ajuda, não iriam sobreviver. E Ele disse: "Eu vou, Pai". E o Pai disse: "Vá, Filho. E não pare por nada!" Ele deixou sua coroa para trás e não parou para nada. Ele só conseguia pensar em encontrar socorro, achar um meio de salvar você e eu. Várias vezes, Ele orou: "Pai, Me dê

coragem"! E assim, Ele veio para Belém!

Quando tinha 12 anos, visitou o magnífico templo e lá, pela primeira vez, viu os sacerdotes ofertando cordeiros inocentes no altar. Ele ficou fascinado com o que viu. Havia alguma coisa misteriosa sobre aquilo tudo. Alguma coisa que parecia estar ligada à Sua própria vida. Aí, de repente, entendeu: Ele próprio iria ser o cordeiro; Ele próprio iria ser o sacrifício inocente pelos pecados dos homens; Ele próprio era o caminho para salvar a humanidade perdida. Por isso, Ele teve que vir! E assim Ele seguiu até o Calvário.

Ele só conseguia pensar nos homens e mulheres que estavam perdidos. Ele tinha que prosseguir, pois Ele era o cordeiro. Agora, temos uma opção quanto ao final da história. Pode terminar com você e eu mortos na cabine de um avião destroçado ou pode terminar no resgate mais espetacular de todos os tempos, se quisermos. E quando tudo terminar, quando o último homem tiver feito sua escolha, e quando milhões tiverem escolhido afundarem com este planeta, pareço ouvir o Salvador dizendo: "Pai, Eu gostaria de poder dizer a eles que tentei o máximo".

É possível que estejamos confusos sobre o que é realmente espetacular. A cruz do Calvário é o evento mais espetacular de todos os tempos. Ela é a incrível prova de Deus perante o tribunal do Universo. É seu irrefutável argumento às acusações daqueles que disseram que Jesus não se importava com a humanidade.

Se você quer o espetacular, não terá que esperar muito. Deus logo lhe dará algo assim. Deus está deixando Satanás fazer seus milagres primeiro. Depois Deus fará os dEle. E os de Satanás, em comparação aos de Deus, vão parecer truques bobos!

Não existem palavras para descrever o dia em que Deus assumir tudo. Nossos potentes megatons vão parecer pipocas quando Deus tomar os assuntos da Terra em Suas mãos. E Satanás só poderá ficar de lado assistindo, impotente, maravilhado, e, é claro, apavorado!

O anjo caído pode, com os seus brinquedos, parar alguns motores, mas Deus pode parar a História! Satanás pode fazer as bússolas girarem, mas Deus pode desafiar a gravidade e elevar o Seu povo até o céu, levando-o para o lar! Os ÓVNIS de Satanás podem chamuscar um pedaço de terra, mas Deus pode fazer montanhas fumegarem com a Sua presença! Satanás pode trazer fogo do céu para enganar os homens, mas Deus, com fogo, pode destruir a Terra e fazê-la novamente nova. Satanás pode imprimir uma imagem misteriosa em um pedacinho de filme, mas Deus pode imprimir Sua própria imagem nos corações humanos. Satanás pode fazer a personalidade se deteriorar, mas Deus pode renovar os homens.

Vidas transformadas é o maior de todos os milagres! A vida do cristão confiante é uma constante espetacular. É uma sucessão de milagres, e o relógio de Deus é absolutamente preciso. Ele nunca se atrasa. Nenhuma emergência O pega de surpresa! Não temos que nos preocupar com o momento de Deus agir. Repetidas vezes tem sido demonstrado que Sua providência pode atuar seguramente sob circunstâncias tão precárias que o mais leve vento poderia tirar um viajante de sua rota, onde somente uma palavra não dita, um assunto aparentemente trivial negligenciado, poderiam bloquear o plano divino. Como é que eu sei? Porque tenho visto. Você não gostaria de estar assistindo ao dia em que Deus surgiu no espaço e ordenou que o mundo existisse? Ele só pronunciou a palavra e tudo passou a existir.

Gosto do modo colorido como o Dr. Shadrack Meschack Lockridge o pinta. Veja: "Apoiado sobre o nada, Ele alcançou onde nada havia para ser alcançado e pegou alguma coisa de onde nada havia para ser pego, e pendurou algo sobre o nada e ordenou que ali ficasse... Sobre o nada Ele tomou o martelo de Sua própria vontade e golpeou a bigorna de Sua onipotência e quando fagulhas saltaram, Ele as tomou na ponta de Seus dedos e as arremessou ao espaço, adornando, assim, o céu com estrelas"!

Bem, de qualquer modo que Deus tenha feito, foi espetacular sem dúvida! E houve também o dilúvio dos dias de Noé. Nada do que já experimentamos pode nos qualificar para entender o que aconteceu. Espetacular? Eu diria que sim. Água vindo das nuvens em gigantescas cataratas. Água esguichando de dentro da terra, relâmpagos rasgando o céu, montanhas subindo e caindo, vento, fogo e vulcões. Maremotos, a terra rachada, retorcida e revolvida de um modo impossível de se descrever. Um espetáculo negativo que deixou apenas oito pessoas com vida!

Você e eu podemos ter poltronas especiais no final espetacular da História: a volta de Jesus à Terra. Mas isso não seria correto porque não haverá nenhuma poltrona especial. Não haverá nenhum expectador porque todos os homens, mulheres e crianças estarão envolvidos pessoalmente, e a natureza do envolvimento depende de cada indivíduo!

Note a impressionante descrição que Ellen White fez do dia da volta de Jesus: "É a meia-noite que Deus manifesta o Seu poder para o livramento de Seu povo. O sol aparece resplandecendo em sua força. Sinais e maravilhas se seguem em rápida sucessão. Os ímpios contemplam a cena com terror e espanto, enquanto os justos vêem com solene alegria os sinais de seu livramento. Tudo na natureza parece desviado de seu curso. As correntes de água deixam de fluir. Nuvens negras e pesadas sobem e chocam-se umas nas outras. Em meio dos céus agitados, acha-se um espaço claro de glória indescritível, donde vem a glória de Deus como o som de muitas águas, dizendo: `Está feito.' Essa voz abala os céus e a terra. Há um grande terremoto, tão grande. O firmamento parece abrir-se e fechar-se. A glória do trono de Deus dir-se-ia atravessar a atmosfera. As montanhas agitam-se como a cana ao vento, e anfractuosas rochas são espalhadas por todos os lados. Há um estrondo como de uma tempestade a sobrevir. O mar é açoitado com fúria. Ouve-se o sibilar do furacão, semelhante à voz de demônios na missão de destruir. A terra inteira se levanta, dilatando-se como as ondas do mar. Sua superfície está a quebrar-se. Seu próprio fundamento parece ceder. Cadeias de montanhas estão a soçobrar. Desaparecem ilhas habitadas. Os portos marítimos que pela iniqüidade, se tornaram como Sodoma, são tragados pelas águas enfurecidas... Grandes pedras de saraiva, cada uma "do peso de um talento," estão a fazer sua obra de destruição. As mais orgulhosas cidades da Terra são derribadas... relâmpagos terríveis estalam dos céus, envolvendo a terra num lençol de chamas. Por sobre o estrondo medonho do trovão, vozes misteriosas e terríveis declaram a sorte dos ímpios... os que pouco antes eram tão descuidados, tão jactanciosos e desafiadores, acham-se agora vencidos pela consternação, e a estremecer de medo. Ouve-se o seu pranto, acima do som dos elementos. Demônios reconhecem a divindade de Cristo, e tremem diante de Seu poder, enquanto homens estão suplicando misericórdia e rastejando em abjeto terror... por uma fenda nas nuvens, fulgura uma estrela cujo brilho aumenta quadruplicadamente em contraste com as trevas. Fala de esperança e alegria aos fiéis, mas de severidade e ira aos transgressores da lei de Deus. ...Surge logo no oriente uma pequena nuvem negra, aproximadamente da metade do tamanho da mão de um homem. É a nuvem que rodeia o Salvador, e que, a distância, parece estar envolta em trevas. O povo de Deus sabe ser esse o sinal do Filho do Homem. Em solene silêncio fitam-na enquanto se aproxima da terra, mais e mais brilhante e gloriosa, até se tornar grande nuvem branca, mostrando na base uma glória semelhante ao fogo consumidor e encimada pelo arco-íris do concerto. Jesus, na nuvem, avança como poderoso vencedor... com antífonas de melodia celestial, os santos anjos, em vasta e inumerável multidão, acompanham-No em Seu avanço...nenhuma pena humana pode descrever esta cena, mente alguma mortal é apta para conceber seu esplendor." O grande conflito. Páginas 642 - 646.

Uma cena espetacular, sem palavras que a descrevam! Mas a cruz do Calvário é mais espetacular ainda do que a volta de Jesus a Terra. Sua volta a este planeta pode ser entendida. O Calvário jamais. Não inteiramente, não pelos homens, não pelos anjos, não pelos residentes dos mundos caídos.

Calvário! O dia mais trágico de toda a História. Homens pregando o Criador na cruz! Mas foi também um dia de grande júbilo. Os homens não sabiam o que estava acontecendo naquele dia, mas os anjos sabiam. Quando eles ouviram o Filho de Deus clamar da cruz "Está consumado"!, sabiam seu significado para todo o Universo. Jesus havia chegado à linha final e caído morto ao cruzá-la. Mas ele conseguiu chegar, sem pecar uma só vez. Nenhuma tentação, nenhum teste de sua fé ou de sua paciência, nenhum truque do inimigo, deixou a mais leve mancha sobre Ele. Ele foi um Salvador perfeito! Mas os homens que Ele veio salvar não quiseram ser salvos!

Que tragédia escandalosa teria sido se Murray e Roslyn tivessem enfrentado aquela escarpa traiçoeira como fizeram, e o grupo de resgate tivesse chegado até seus pais a tempo e estes lhe dissessem que não queriam ser resgatados. Depois de tudo que havia custado para tornar possível o resgate! E isso é o que alguns de nós estamos fazendo ao nosso Senhor. Ele sofreu infinitamente mais que aquelas duas crianças. Ele andou por territórios infestados de serpentes por 33 anos e foi para o lar de Seu pai com as mãos e os pés feridos pela eternidade devido à ousada tentativa de resgate.

Vamos dizer-Lhe que não queremos ser resgatados depois de tudo? Trinta e três anos! E Ele nunca voltou atrás. Às vezes, Ele estava cansado, desmaiando, tão exausto, tão esmagado por tudo que os anjos O deixaram descansar por uns momentos em seus braços. Mas Ele continuava pensando em você e em mim. E tinha que prosseguir. Ele era o Cordeiro de Deus. E tinha um compromisso com uma rude cruz nos arredores de Jerusalém. Uma cruz que deveria ter sido sua e minha! É perfeitamente seguro deixar Jesus dominar o seu coração.

ORAÇÃO
Sim, Pai Celeste, como será vermos Jesus? Obrigado Senhor, por Ele. Obrigado Deus, pela vida dEle e por Sua luta mortal para prover ajuda e nos resgatar a tempo. Jamais poderemos pagar ou entender completamente, mas o que entendemos nos leva a cair a Seus pés, a Seus pés feridos e quebrados, e Te agradecemos e afirmamos lealdade eterna. Que ninguém nos afaste desse compromisso. Pode se conseguir isso tão facilmente hoje. "Tudo a Jesus eu entrego, tudo a Ele eu quero dar". Aceita-nos, Senhor. Obrigado por Te esforçares tanto. No que se refere a nós, queremos dizer hoje, "O Senhor venceu eternamente. Louvado seja para sempre por isso." Em Teu nome nós pedimos. Amém.


Que DEUS abençoe a todos.

João 6:33-35

Segunda-feira 13 Dezembro

Porque o pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo. Disseram-lhe, pois: Senhor, dá-nos sempre desse pão. E Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida (João 6:33-35).

A Bíblia – o pão diário

No dia de seu aniversário, uma jovem recebeu de presente dos pais uma Bíblia. Ela mostrou a Bíblia para um irmão mais ex­perimentado e pediu a ele que escrevesse uma dedicatória. Na primeira página já estava escrito: “Eu sou o Pão da Vida”. Ele apenas acrescentou: “Não o deixe mofar”.

A Bíblia é o livro mais vendido do mundo. Nenhum outro livro causou tanta controvérsia, mas o número de edições continua a crescer. A Bíblia é uma coletânea de 66 livros, escritos por 40 autores em um espaço de 1600 anos, aproximadamente. Mas ela não “foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo” (2 Pedro 1:21).

A Bíblia revela uma maravilhosa unidade: embora muitos homens de Deus tenham contribuído para sua inteireza, em última análise, ela tem um só Autor: o Espírito que os levou a escrever. O tema central das mensagens deles é uma Pessoa: Jesus Cristo, o Filho de Deus.

A Bíblia não nos poupa em suas declarações ou juízos, mas nos mostra quem somos: pecadores que necessitam de redenção. Mas ela também nos mostra como obtê-la, isto é, pela fé na obra expiatória de Cristo consumada na cruz do Calvário.

A Bíblia é o alimento espiritual diário do crente para fortalecer o homem interior (vide Efésios 3:16). Por esta razão a leitura dela não deve ser negligenciada. Devemos meditar em seu conteúdo diariamente.

Que DEUS abençoe a todos.

1 Coríntios 1.7

13 de Dezembro

"...De maneira que não vos falte nenhum dom, aguardando vós a revelação de nosso Senhor Jesus Cristo." 1 Coríntios 1.7

Quando esperamos por Jesus, Ele toma as nossas preocupações e nós recebemos a graça de nos orientar unicamente por Ele. Atentemos para a palavrinha "unicamente". Aquele que espera por Ele, só por Ele, única e exclusivamente por Ele, não tem falta de qualquer dom, físico, mental ou espiritual, sendo cumulado de bênçãos porque sua vida está centrada exclusivamente no Senhor Jesus.

Ao esperarmos por Jesus, somos gradativamente libertos das coisas terrenas: "...renegadas a impiedade e as paixões mundanas..." Somente pessoas perdoadas podem esperar por Jesus. Mas a graça não é um guarda-chuva debaixo do qual podemos levar a passeio nossa velha natureza, e dizer: agora sim, agora estamos perdoados. Será que podemos pensar: recebemos o indulto – até que o pecado não é tão grave assim? Não, bem pelo contrário! A graça de Deus nos disciplina para que neguemos a natureza ímpia. O "eu", o prestígio pessoal e o orgulho próprio são castigados por meio da graça, de modo que abandonemos os desejos mundanos. Só então conseguiremos esperar com razão pela bem-aventurada vinda do nosso Salvador Jesus Cristo.

Que DEUS abençoe a todos.

Deuteronômio 25:13-19 – 26:1-11

Deuteronômio 25:13-19

13 Na tua bolsa não terás pesos diversos, um grande e um pequeno.
14 Na tua casa não terás dois tipos de efa, um grande e um pequeno.
15 Peso inteiro e justo terás; efa inteiro e justo terás; para que se prolonguem os teus dias na terra que te dará o Senhor teu Deus.
16 Porque abominação é ao Senhor teu Deus todo aquele que faz isto, todo aquele que fizer injustiça.
17 Lembra-te do que te fez Amaleque no caminho, quando saías do Egito;
18 Como te saiu ao encontro no caminho, e feriu na tua retaguarda todos os fracos que iam atrás de ti, estando tu cansado e afadigado; e não temeu a Deus.
19 Será, pois, que, quando o Senhor teu Deus te tiver dado repouso de todos os teus inimigos em redor, na terra que o Senhor teu Deus te dá por herança, para possuí-la, então apagarás a memória de Amaleque de debaixo do céu; não te esqueças.


Deuteronômio 26:1-11

1 E SERÁ que, quando entrares na terra que o Senhor teu Deus te der por herança, e a possuíres, e nela habitares,
2 Então tomarás das primícias de todos os frutos do solo, que recolheres da terra, que te dá o Senhor teu Deus, e as porás num cesto, e irás ao lugar que escolher o Senhor teu Deus, para ali fazer habitar o seu nome.
3 E irás ao sacerdote, que houver naqueles dias, e dir-lhe-ás: Hoje declaro perante o Senhor teu Deus que entrei na terra que o Senhor jurou a nossos pais dar-nos.
4 E o sacerdote tomará o cesto da tua mão, e o porá diante do altar do Senhor teu Deus.
5 Então testificarás perante o Senhor teu Deus, e dirás: Arameu, prestes a perecer, foi meu pai, e desceu ao Egito, e ali peregrinou com pouca gente, porém ali cresceu até vir a ser nação grande, poderosa, e numerosa.
6 Mas os egípcios nos maltrataram e nos afligiram, e sobre nós impuseram uma dura servidão.
7 Então clamamos ao Senhor Deus de nossos pais; e o Senhor ouviu a nossa voz, e atentou para a nossa miséria, e para o nosso trabalho, e para a nossa opressão.
8 E o Senhor nos tirou do Egito com mão forte, e com braço estendido, e com grande espanto, e com sinais, e com milagres;
9 E nos trouxe a este lugar, e nos deu esta terra, terra que mana leite e mel.
10 E eis que agora eu trouxe as primícias dos frutos da terra que tu, ó Senhor, me deste. Então as porás perante o Senhor teu Deus, e te inclinarás perante o Senhor teu Deus,
11 E te alegrarás por todo o bem que o Senhor teu Deus te tem dado a ti e à tua casa, tu e o levita, e o estrangeiro que está no meio de ti.


Deuteronômio 25:13-19 – 26:1-11
Entre todas as experiências humilhantes do deserto, ainda havia mais uma da qual Israel tinha de lembrar, e nós juntamente com ele. Amaleque covardemente tirou proveito do cansaço do povo ao atacar os fracos e desfalecidos. Prestemos atenção! O diabo raramente ousa atacar cristãos que andam em fé e confiança. No entanto, os desfalecidos são presas ideais para ele. Sabemos o que aconteceu com Pedro que seguia Jesus de longe (Lucas 22:54).

O capítulo 26 nos leva à terra novamente. Contudo, o passado não foi esquecido. O israelita, abençoado em sua colheita, chegando ao lugar escolhido pelo Senhor, tinha de relembrar tanto de seu passado iníquo quanto do poder divino que o resgatou a fim de trazê-lo para a boa terra. Então, como prova do reconhecimento da bondade de Deus, o israelita deveria colocar diante dEle sua cesta com frutos e prostrar-se com o coração cheio de gratidão e alegria. É uma bela ilustração da adoração do redimido que se lembra da gloriosa salvação que o alcançou, ofertando a Deus o “sacrifício de louvor, que é o fruto de lábios que confessam o seu nome” (Hebreus 13:15) e dizendo ao Senhor: “Toda sorte de excelentes frutos, novos e velhos; eu tos reservei, ó meu amado” (Cantares 7:13).

Que DEUS abençoe a todos.

Salmo 119:160

Domingo 12 Dezembro

A tua palavra é a verdade desde o princípio, e cada um dos teus juízos dura para sempre (Salmo 119:160).

A confiabilidade de Bíblia

A Bíblia pode com toda razão declarar que é divinamente inspirada, verdadeira e confiável em todos os aspectos. Assim como Jesus Cristo ensinou com autoridade (Mateus 7:29), a força moral da Bíblia também comprova que ela é a Palavra de Deus. Mas é preciso lê-la sem preconceitos e com um interesse sincero.

Além disso, a Bíblia possui uma unidade impressionante. Ela foi escrita durante cerca de 1600 anos por quarenta escritores que falam sobre centenas de assuntos e ainda assim mantém uma harmonia perfeita que só pode ser descrita como divina.

A Palavra de Deus contém inúmeras profecias. O cumprimento literal de eventos previstos com muita antecedência já é uma clara indicação de sua origem divina: por exemplo, as profecias sobre a cidade de Tiro (Ezequiel 26:3-6 e 12-14), e as mais de 300 profecias messiânicas no Antigo Testamento sobre a vida, morte e ressurrei­ção do Senhor Jesus.

As declarações acerca da natureza e da história são igualmente confiáveis. Moisés não foi influenciado pelos erros dos egípcios, nem o profeta Daniel pelos mitos dos caldeus, ou o apóstolo Paulo pela filosofia grega. Os escritos deles têm suportado o teste do tempo como a Palavra de Deus.

Muitos detalhes históricos relatados na Bíblia, por bastante tempo postos em xeque pelos críticos, têm sido confirmados por escavações arqueológicas, como é o caso da história dos reis de Israel, a existência de Babel e da nação dos hititas. A Bíblia é a infalível Palavra de Deus. É uma carta de amor do Deus que se importa com Suas criaturas e deseja Se revelar através dela. Leia a Bíblia e descubra os tesouros contidos em suas páginas.

Que DEUS abençoe a todos.

Lucas 12.35-36

12 de Dezembro

"Cingidos estejam os vossos corpos e acesas as vossas candeias. Sede vós semelhantes a homens que esperam pelo seu senhor, ao voltar ele das festas de casamento; para que, quando vier e bater à porta, logo lha abram." Lucas 12.35-36

Esperar por Jesus também inclui vigilância. Pois só assim estaremos de fato esperando por Ele. Há muitos anos atrás, devido ao meu ministério, muitas vezes, eu chegava tarde em casa. Às vezes, era madrugada quando eu finalmente retornava. Mas minha esposa sempre estava esperando por mim. Já de longe eu via que a luz estava acesa. Uma pessoa que espera pelo Senhor Jesus é também um missionário ardente. Por isso, o Senhor diz: "...estejam... acesas as vossas candeias." Estai prontos para a viagem, cingi vossos corpos! Esperando por Ele somos firmados na Sua maravilhosa obra de salvação: "...assim também Cristo, tendo-se oferecido uma vez para sempre para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o aguardam para a salvação." Em outras palavras, esperar por Jesus para salvação está intimamente relacionado com a Sua primeira vinda, quando Ele carregou os nossos pecados. Quanto mais nos identificarmos com Ele, nos aproximando de Sua morte na cruz, tanto mais viveremos na esperança de que Ele em breve virá. Cruz e coroa se unem!

Que DEUS abençoe a todos.

Deuteronômio 25:1-10

Deuteronômio 25:1-10

1 QUANDO houver contenda entre alguns, e vierem a juízo, para que os julguem, ao justo justificarão, e ao injusto condenarão.
2 E será que, se o injusto merecer, o juíz o fará deitar-se, para que seja açoitado diante de si; segundo a sua culpa, será o número de açoites.
3 Quarenta açoites lhe fará dar, não mais; para que, porventura, se lhe fizer dar mais açoites do que estes, teu irmão não fique envilecido aos teus olhos.
4 Não atarás a boca ao boi, quando trilhar.
5 Quando irmãos morarem juntos, e um deles morrer, e não tiver filho, então a mulher do falecido não se casará com homem estranho, de fora; seu cunhado estará com ela, e a receberá por mulher, e fará a obrigação de cunhado para com ela.
6 E o primogênito que ela lhe der será sucessor do nome do seu irmão falecido, para que o seu nome não se apague em Israel.
7 Porém, se o homem não quiser tomar sua cunhada, esta subirá à porta dos anciãos, e dirá: Meu cunhado recusa suscitar a seu irmão nome em Israel; não quer cumprir para comigo o dever de cunhado.
8 Então os anciãos da sua cidade o chamarão, e com ele falarão; e, se ele persistir, e disser: Não quero tomá-la;
9 Então sua cunhada se chegará a ele na presença dos anciãos, e lhe descalçará o sapato do pé, e lhe cuspirá no rosto, e protestará, e dirá: Assim se fará ao homem que não edificar a casa de seu irmão;
10 E o seu nome se chamará em Israel: A casa do descalçado.


Deuteronômio 25:1-10
O castigo físico era a punição por certas ofensas e tinha de ser infligido, mas dentro de alguns limites. Hebreus 12:9 afirma que essa é uma prerrogativa da disciplina paterna que ajuda a impor respeito (Provérbios 23:13-14). Deus usa a disciplina com vara como exemplo da disciplina que Ele exerce sobre Seus filhos, lembrando-nos de que “o Senhor corrige a quem ama e açoita a todo filho a quem recebe” (Hebreus 12:6). No entanto, em Sua sabedoria e conhecimento da cruel natureza do coração humano, Ele colocou um limite: o culpado não receberia mais que quarenta açoites. Para se assegurar de não transgredir essa regra, os judeus tinham por hábito dar quarenta açoites menos um. Em seu ódio contra o Evangelho, Paulo nos ensina que em cinco ocasiões os líderes dos judeus o fizeram passar por essa punição iníqua (2 Coríntios 11:24).

O versículo 4 também nos recorda das obras do apóstolo (1 Coríntios 9:9). Por fim, o ensino concernente às responsabilidades dos cunhados foi usado pelos saduceus como uma armadilha para o Senhor Jesus em relação ao tema da ressurreição. Ele lhes respondeu: “Errais, não conhecendo as Escrituras…” (Mateus 22:29). E, quanto a nós, o modo de evitar que nos desviemos é conhecer muito bem a Palavra de Deus e nela confiar.

Que DEUS abençoe a todos.