quinta-feira, 14 de maio de 2009

Apocalipse 3.11

14 de Maio

"Venho sem demora. Conserva o que tens, para que ninguém tome a tua coroa." Apocalipse 3.11

O Senhor ainda não voltou, Ele ainda espera. Mas olhamos constantemente para o grande momento em que seremos transformados e receberemos um corpo "semelhante ao Seu corpo de glória", e com velocidade inimaginável seremos arrebatados para junto dEle nas nuvens. Mas agora nos encontramos exatamente no período sobre o qual Mateus diz: "E, tardando o noivo, foram todas tomadas de sono, e adormeceram." Eu gostaria de salientar que, neste último trecho do caminho, todos corremos o perigo de ficarmos sonolentos e adormecer. Paulo escreve a Timóteo: "Ora, o Espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos alguns apostatarão da fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios." Aquele que não anda diante do Senhor em toda a verdade se torna sonolento e fica aberto para os ensinos mentirosos dos demônios. Mas permanecer em toda a verdade significa revestir-nos de toda a plenitude de Cristo: "...revesti-vos do Senhor Jesus Cristo." Somente Ele é a verdade. Aquele que se reveste dEle, permanece acordado e recebe poder de vitória: "Eles, pois, o venceram por causa do sangue do Cordeiro." Permaneça acordado espiritualmente! E se você já adormeceu, o Senhor lhe diz: "Desperta, ó tu que dormes, levanta-te de entre os mortos, e Cristo te iluminará."

Que DEUS abençoe a todos.

O último dia de vida

O último dia de vida

Naquela manhã, sentiu vontade de dormir mais um pouco. Estava cansado porque na noite anterior fora deitar muito tarde. Também não havia dormido bem.
Teve um sono agitado. Mas logo abandonou a idéia de ficar um pouco mais na cama e se levantou, pensando na montanha de coisas que precisava fazer na empresa.
Lavou o rosto e fez a barba correndo, automaticamente. Não prestou atenção no rosto cansado nem nas olheiras escuras, resultado das noites mal dormidas. Nem sequer percebeu um aglomerado de pelos teimosos que escaparam da lâmina de barbear. "A vida é uma seqüência de dias vazios que precisamos preencher", pensou enquanto jogava a roupa por cima do corpo.
Engoliu o café da manhã e saiu resmungando baixinho um "bom dia", sem convicção. Desprezou os lábios da esposa, que se ofereciam para um beijo de despedida. Não notou que os olhos dela ainda guardavam a doçura de mulher apaixonada, mesmo depois de tantos anos de casamento.
Não entendia por que ela se queixava tanto da ausência dele e vivia reivindicando mais tempo para ficarem juntos.

Ele estava conseguindo manter o elevado padrão de vida da família, não estava? Isso não bastava? Claro que não teve tempo para esquentar o carro nem sorrir quando o cachorro, alegre, abanou o rabo. Deu a partida e acelerou.
Ligou o rádio, que tocava uma canção antiga do Roberto Carlos, "detalhes tão pequenos de nós dois... "Pensou que não tinha mais tempo para curtir detalhes tão pequenos da vida.

Pegou o telefone celular e ligou para sua filha. Sorriu quando soube que o netinho havia dado os primeiros passos.
Ficou sério quando a filha lembrou-o de que há tempos ele não aparecia para ver o neto e o convidou para almoçar. Ele relutou bastante: sabia que iria gostar muito de estar com o neto, mas não podia, naquele dia, dar-se ao luxo de sair da empresa. Agradeceu o convite, mas respondeu que seria impossível. Quem sabe no próximo final de semana? Ela insistiu, disse que sentia muita saudade e que gostaria de poder estar com ele na hora do almoço. Mas ele foi irredutível: realmente, era impossível.

Chegou à empresa e mal cumprimentou as pessoas. A agenda estava totalmente lotada, e era muito importante começar logo a atender seus compromissos, pois tinha plena convicção de que pessoas de valor não desperdiçam seu tempo com conversa fiada.
No que seria sua hora do almoço, pediu para a secretária trazer um sanduíche e um refrigerante diet. O colesterol estava alto, precisava fazer um check-up, mas isso ficaria para o mês seguinte. Começou a comer enquanto lia alguns papéis que usaria na reunião da tarde.

Nem observou que tipo de lanche estava mastigando. Enquanto engolia relacionava os telefonemas que deveria dar, sentiu um pouco de tontura, a vista embaçou. Lembrou-se do médico advertindo-o, alguns dias antes, quando tivera os mesmos sintomas, de que estava na hora de fazer um check-up. Mas ele logo concluiu que era um mal-estar passageiro.

Terminado o "almoço", escovou os dentes e voltou à sua mesa. "A vida continua", pensou. Mais papéis para ler, mais decisões a tomar, mais compromissos a cumprir. Nem tudo saía como ele queria. Começou a gritar com o gerente, exigindo que este cumprisse o prometido. Afinal, ele estava sendo pressionado pela diretoria. Tinha de mostrar resultados. Será que o gerente não conseguia entender isso?

Saiu para a reunião já meio atrasado. Não esperou o elevador. Desceu as escadas pulando de dois em dois degraus. Parecia que a garagem estava a quilômetros de distância, encravada no miolo da terra, e não no subsolo do prédio.

Entrou no carro, deu partida e, quando ia engatar a primeira marcha, sentiu de novo o mal-estar. Agora havia uma dor forte no peito. O ar começou a faltar... a dor foi aumentando... o carro desapareceu... os outros carros também...
Os pilares, as paredes, a porta, a claridade da rua, as luzes do teto, tudo foi sumindo diante de seus olhos, ao mesmo tempo em que surgiam cenas de um filme que ele conhecia bem. Era como se o videocassete estivesse rodando em câmera lenta. Quadro a quadro, ele via esposa, o netinho, a filha e, uma após outra, todas as pessoas que mais gostava.

Por que mesmo não tinha ido almoçar com a filha e o neto? O que a esposa tinha dito à porta de casa quando ele estava saindo, hoje de manhã? Por que não foi pescar com os amigos no último feriado? A dor no peito persistia, mas agora outra dor começava a perturbá-lo: a do arrependimento. Ele não conseguia distinguir qual era a mais forte, a da coronária entupida ou a de sua alma rasgando.

Escutou o barulho de alguma coisa quebrando dentro de seu coração, e de seus olhos escorreram lágrimas silenciosas. Queria viver, queria ter mais uma chance, queria voltar para casa e beijar a esposa, abraçar a filha, brincar com o neto... queria... queria... mas não deu tempo.

Como está sua vida ? Qual o tempo que tem dedicado às coisas pequenas , mas importantes , da vida ? E Deus , em que lugar você o coloca ? Será que ...?

Lembre-se , são poucas as pessoas que tem uma segunda e "nova oportunidade" de vida para mudar e ... Pense nisso .

Que DEUS abençoe a todos.

ESTE LIVRO É UM ESPELHO

Quinta-feira 14 Maio

ESTE LIVRO É UM ESPELHO

Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça. Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes (1 João 1:9; Hebreus 4:12).

“Por haver cometido o crime de testemunhar sobre a minha fé cristã em um país muçulmano, passei vários meses em uma prisão do Paquistão. Felizmente me deixaram ficar com minha Bíblia.

– O que você lê com tanto interesse?, perguntou uma companheira de cela.

– Leio a Bíblia. Este livro é um espelho no qual vemos o que somos aos olhos de Deus, o Juiz de todos os seres humanos.

– Então o que você vê não deve ser muito bonito; disse uma outra mulher com um sorriso forçado.

– Você tem razão. Este espelho nos mostra o que Deus chama de pecados, que são faltas cometidas contra Ele, as quais têm de ser castigadas. Mas a própria Bíblia nos convida: ‘Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei’ (Mateus 11:28).

A primeira mulher respondeu: Devemos reconhecer que foi por causa de nossos pecados que estamos aqui. Ninguém pode desfazer o que fizemos.

Nesse ponto falei sobre o perdão de Deus. Elas estavam interessadas no assunto e me pediram para continuar falando sobre isso. Assim ficou decidido que todas as manhãs leríamos a Palavra de Deus com as que quisessem ouvir. Em pouco tempo, comecei a ver nelas uma mudança de comportamento. Várias admitiram seus crimes, que haviam negado diante das autoridades. A paz e a alegria daquelas mulheres era comovente.”

Que DEUS abençoe a todos

Lucas 10.10-24

Lucas 10.10-24

10 Quando, porém, entrardes numa cidade e não vos receberem, saí pelas ruas e clamai:11 Até o pó da vossa cidade, que se nos pegou aos pés, sacudimos contra vós outros. Não obstante, sabei que está próximo o reino de Deus.12 Digo-vos que, naquele dia, haverá menos rigor para Sodoma do que para aquela cidade.13 Ai de ti, Corazim! Ai de ti, Betsaida! Porque, se em Tiro e em Sidom, se tivessem operado os milagres que em vós se fizeram, há muito que elas se teriam arrependido, assentadas em pano de saco e cinza.14 Contudo, no Juízo, haverá menos rigor para Tiro e Sidom do que para vós outras.15 Tu, Cafarnaum, elevar-te-ás, porventura, até ao céu? Descerás até ao inferno.16 Quem vos der ouvidos ouve-me a mim; e quem vos rejeitar a mim me rejeita; quem, porém, me rejeitar rejeita aquele que me enviou.17 Então, regressaram os setenta, possuídos de alegria, dizendo: Senhor, os próprios demônios se nos submetem pelo teu nome!18 Mas ele lhes disse: Eu via Satanás caindo do céu como um relâmpago.19 Eis aí vos dei autoridade para pisardes serpentes e escorpiões e sobre todo o poder do inimigo, e nada, absolutamente, vos causará dano.20 Não obstante, alegrai-vos, não porque os espíritos se vos submetem, e sim porque o vosso nome está arrolado nos céus.21 Naquela hora, exultou Jesus no Espírito Santo e exclamou: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque ocultaste estas coisas aos sábios e instruídos e as revelaste aos pequeninos. Sim, ó Pai, porque assim foi do teu agrado.22 Tudo me foi entregue por meu Pai. Ninguém sabe quem é o Filho, senão o Pai; e também ninguém sabe quem é o Pai, senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar.23 E, voltando-se para os seus discípulos, disse-lhes particularmente: Bem-aventurados os olhos que vêem as coisas que vós vedes.24 Pois eu vos afirmo que muitos profetas e reis quiseram ver o que vedes e não viram; e ouvir o que ouvis e não o ouviram.

Lucas 10:10-24

O Senhor Jesus agora Se dirige solenemente às cidades onde Ele havia ensinado e realizado tantos milagres. E enfatiza a grande responsabilidade dos seus habitantes. O que Ele hoje teria a dizer de tantos jovens criados em famílias cristãs, muito mais privilegiados, e por isso também mais responsáveis que muitos outros?
Os setenta retornam possuídos de alegria. O fato de os demônios haverem se submetido a eles dirige os pensamentos do Senhor ao momento em que o próprio diabo será atirado do céu para a terra (Apocalipse 12:9). Mas o Senhor Jesus convida Seus discípulos a se alegrarem por outro motivo: seus nomes agora já estão arrolados nos céus.
O céu, uma vez purificado da presença de Satanás, se tornará a morada deles. Por Sua vez, o Senhor exulta com grande alegria, não pelo poder que tenha sido manifestado, mas pelos desígnios do Deus de amor. Agradou ao Pai dar-Se a conhecer por meio de Seu Filho. E a quem foi feito tal revelação? Em contraste ao que geralmente dizemos às crianças - "Quando você crescer, vai entender isto ou aquilo" -, ela justamente foi feita aos pequeninos, aos que como crianças têm simplicidade de fé e humildade. Preenchemos essas condições?

Que DEUS abençoe a todos.

1 Samuel 2:12-26


1 Samuel 2:12-26

12 Eram, porém, os filhos de Eli filhos de Belial; não conheciam ao Senhor.
13 Porquanto o costume daqueles sacerdotes com o povo era que, oferecendo alguém algum sacrifício, estando-se cozendo a carne, vinha o moço do sacerdote, com um garfo de três dentes em sua mão;
14 E enfiava-o na caldeira, ou na panela, ou no caldeirão, ou na marmita; e tudo quanto o garfo tirava, o sacerdote tomava para si; assim faziam a todo o Israel que ia ali a Siló.
15 Também antes de queimarem a gordura vinha o moço do sacerdote, e dizia ao homem que sacrificava: Dá essa carne para assar ao sacerdote; porque não receberá de ti carne cozida, mas crua.
16 E, dizendo-lhe o homem: Queime-se primeiro a gordura de hoje, e depois toma para ti quanto desejar a tua alma, então ele lhe dizia: Não, agora a hás de dar, e, se não, por força a tomarei.
17 Era, pois, muito grande o pecado destes moços perante o Senhor, porquanto os homens desprezavam a oferta do Senhor.
18 Porém Samuel ministrava perante o Senhor, sendo ainda jovem, vestido com um éfode de linho.
19 E sua mãe lhe fazia uma túnica pequena, e de ano em ano lha trazia, quando com seu marido subia para oferecer o sacrifício anual.
20 E Eli abençoava a Elcana e a sua mulher, e dizia: O Senhor te dê descendência desta mulher, pela petição que fez ao Senhor. E voltavam para o seu lugar.
21 Visitou, pois, o Senhor a Ana, que concebeu, e deu à luz três filhos e duas filhas; e o jovem Samuel crescia diante do Senhor.
22 Era, porém, Eli já muito velho, e ouvia tudo quanto seus filhos faziam a todo o Israel, e de como se deitavam com as mulheres que em bandos se ajuntavam à porta da tenda da congregação.
23 E disse-lhes: Por que fazeis tais coisas? Pois ouço de todo este povo os vossos malefícios.
24 Não, filhos meus, porque não é boa esta fama que ouço; fazeis transgredir o povo do Senhor.
25 Pecando homem contra homem, os juízes o julgarão; pecando, porém, o homem contra o Senhor, quem rogará por ele? Mas não ouviram a voz de seu pai, porque o Senhor os queria matar.
26 E o jovem Samuel ia crescendo, e fazia-se agradável, assim para com o Senhor, como também para com os homens.

1 Samuel 2:12-26

Como havia prometido, Ana deixou o menino vivendo com Eli em Siló, na presença do Senhor. É marcante o contraste entre esse menino, que servia, e os filhos de Eli, já adultos, que eram uma desgraça ao sacerdócio por causa da conduta desregrada deles. Que péssimo exemplo davam ao povo e em particular ao pequeno Samuel, que os observava todos os dias! Nós, que somos mais velhos, temos de prestar atenção ao exemplo dado aos mais jovens que certamente nos observam. Devemos lembrar as solenes palavras do Senhor em Mateus 18:6: “Qualquer, porém, que fizer tropeçar a um destes pequeninos que crêem em mim, melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma grande pedra de moinho, e fosse afogado na profundeza do mar”. E vocês, mais jovens, não permitam que a má conduta das pessoas mais velhas que se dizem cristãs lhes influenciem. Olhem para o Senhor!
A história do pequeno Samuel é bela, pois vemos que até uma criancinha pode servir ao Senhor e ser como Jesus (compare o v. 26 com Lucas 2:52).

Que DEUS abençoe a todos.