domingo, 14 de agosto de 2011

João 11:51-52; Hebreus 10:25

Domingo 14 Agosto

Jesus devia morrer pela nação.… para reunir em um corpo os filhos de Deus que andavam dispersos.

Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros

(João 11:51-52; Hebreus 10:25).

NÃO FIQUE SOZINHO
Uma maneira bem eficiente de apagar uma fogueira é dispersar as brasas. Se as juntarmos, uma chama surgirá e o fogo voltará a arder.

Assim acontece com os crentes.

É claro que aquele que crê no Senhor Jesus não está sozinho, porque conhece Jesus como o Amigo de todos os dias, tem a Deus como Pai, um Pai que ama, cuida e consola. Mas, assim como as brasas apagam, o cristão sem contato com seus irmãos em Cristo acaba adoecendo. Priva-se do estímulo dos demais e priva os demais de sua ajuda. Essa atitude é egoísta.

Talvez você ache que não tem nada a oferecer. Isso não é humildade, porque como membro do corpo de Cristo cada um é útil e necessário para o conjunto, exatamente no lugar que Deus lhe designou. Se pensa que é muito tímido, é porque você olha mais para si mesmo que para Jesus Cristo, o qual veio “para reunir em um corpo os filhos de Deus”. “Porque também o corpo não é um só membro, mas muitos. Se o pé disser: Porque não sou mão, não sou do corpo; não será por isso do corpo? … Mas agora Deus colocou os membros no corpo, cada um deles como quis” (1 Coríntios 12:14-18).

Não existe lugar isolado no Corpo. Peçamos ao Senhor que nos revele como podemos contribuir nessa edificação mútua de nossos irmãos e irmãs, para que desfrutemos a plena realização de uma vida com Ele.

Que DEUS abençoe a todos.

Levítico 17.11

14 de Agosto

"Porque a vida da carne está no sangue. Eu vo-lo tenho dado sobre o altar, para fazer expiação pelas vossas almas: porquanto é o sangue que fará expiação em virtude da vida." Levítico 17.11

O sangue de Jesus é o elemento redentor. Quando Jesus estava pendurado na cruz, carregando o pecado do mundo, todo o Universo foi atingido. Essa foi uma segunda divisão espiritual, que aconteceu para a nossa salvação. Enquanto a primeira divisão espiritual separou a humanidade de Deus, por ocasião da segunda foi aberto o caminho para a reconciliação. O evangelista Mateus relata que trevas cobriram toda a terra, e que a terra "...tremeu ...fenderam-se as rochas." Quão grandes forças foram liberadas por meio da morte de Jesus, não só na natureza, mas principalmente no âmbito espiritual! Nenhum outro elemento, a não ser o sangue de Jesus foi capaz de separar o poder das trevas que existia dentro de nós e, assim, possibilitar o contato direto com Deus, porque pelo pecado, pela morte e por Satanás não tínhamos acesso a Deus. Jesus Cristo consumou essa divisão espiritual por meio da Sua morte na cruz, pois Ele mesmo foi feito pecado. Mas como o sangue de Jesus tem tamanho poder? Porque em Seu sangue Jesus derramou Sua vida eterna. Ele a entregou no altar de Deus para nossa reconciliação.

Que DEUS abençoe a todos.

João 3.16

13 de Agosto

"Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." João 3.16

Vivemos hoje em dia neste mundo como sobre um vulcão que a qualquer momento pode expelir sua massa de lava incandescente. Jesus se referiu à nossa época quando disse: "...haverá homens que desmaiarão de terror e pela expectativa das cousas que sobrevirão ao mundo; pois os poderes dos céus serão abalados." O homem de hoje é cada vez mais dominado pelo medo do futuro. Por isso existem tantas pessoas depressivas; os psiquiatras têm grande afluência de clientes. O ser humano tem um coração dividido e carrega em si uma tendência à desunião, à separação. De fato não existe nada de novo debaixo do sol! Já no jardim do Éden aconteceu a primeira divisão espiritual. O pecado é o elemento que separa o homem de Deus, mas, em Seu grande amor, Deus não deixou a humanidade simplesmente entregue nas mãos de Satanás. A morte sacrificial de Seu Filho liberou poderosas energias renovadoras, de modo que Paulo podia escrever cheio de triunfo aos crentes de Roma: "...mas onde abundou o pecado, superabundou a graça."

Que DEUS abençoe a todos.

Isaías 29:13

Sábado 13 Agosto

Este povo se aproxima de mim e, com a boca e com os lábios, me honra, mas o seu coração se afasta para longe de mim, e o seu temor para comigo consiste só em mandamentos de homens, em que foi instruído

(Isaías 29:13).

MEDITAÇÕES SOBRE O LIVRO DE JUÍZES (Leia Juízes 17:1-13)
Aqui encontramos uma família em situação degradante, muito diferente da família de Manoá. O filho roubou, a mãe amaldiçoava, e com a mesma boca (Tiago 3:10) abençoava o filho em vez de lhe chamar a atenção para a seriedade da sua ofensa. Por fim, mandou o filho fazer imagens de escultura para ela. Apesar de o nome do Senhor estar nos lábios da mulher, a lei que proibia tais práticas era completamente desprezada. O Senhor Jesus disse: “Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim” (Mateus 15:8; Isaías 29:13; 46:6). Que palavras sérias! Sermos chamados pelo nome do Senhor requer que nos afastemos do mal (2 Timóteo 2:19). Chamar Jesus de nosso Senhor significa que reconhecemos a autoridade dEle. Aqui, ao contrário, todos faziam o que bem lhes parecia. Assim fizeram Mica, sua mãe e também o jovem levita de Belém, a quem Mica consagrou como sacerdote quando não tinha o direito de fazê-lo. Infelizmente, esse jovem era um descendente de Moisés (18:30). Moisés foi o que trouxe a lei, destruiu o bezerro de ouro e ensinou a maravilhosa canção de Deuteronômio 32 ao povo. O que ele sentiria se visse seu próprio descendente se tornando sacerdote de uma imagem de escultura?

Que DEUS abençoe a todos.