quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Êxodo 19:4; Romanos 5:3-5

Quarta-feira 21 Setembro
Vos levei sobre asas de águias.

A tribulação produz a paciência, e a paciência a experiência, e a experiência a esperança. E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado
(Êxodo 19:4; Romanos 5:3-5).

A ÁGUIA REAL
A águia real geralmente vive nas regiões montanhosas da Europa, África do Norte, Ásia e América do Norte. Seu corpo mede cerca de um metro e a envergadura de suas asas varia entre dois e três metros. A águia passa muito tempo planando, aproveitando as correntes de ar quente. Se uma tormenta a surpreende em pleno vôo, o perigo é grande, pois o vento poderia lhe quebrar as asas, mas ela se orienta de tal forma que evita isso. Então o vento a eleva, até regiões mais calmas.

Cristãos, quando a tempestade quiser arruinar nossa vida, façamos como a águia, abramos as asas da fé para nos aproximarmos do céu (Hebreus 4:16). “O caminho da águia no ar” é uma coisa maravilhosa (Provérbios 30:19). Evoca o caminho da fé que se eleva acima das dificuldades a fim de encontrar a força em Deus; caminho de submissão ao nosso Pai e de confiança em Seu amor.

Não se trata de fugirmos das situações que nos fazem sofrer, mas de buscarmos ao Senhor nessas mesmas circunstâncias, orientando-nos até Seu amor. Muitos pensam que nossa fé cresceria melhor em terrenos favoráveis, sem provas nem sofrimentos. Mas não é assim. As dificuldades despertam em nós a percepção de nossa fraqueza; isso ajuda a nos aproximarmos de Deus.

Que DEUS abençoe a todos.

João 3.3

21 de Setembro

"Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus." João 3.3

Existem cristãos e cristãos: cristãos verdadeiros e cristãos nominais. Satanás, o inimigo das almas humanas, é o grande atrapalhador. Ele gosta de criar confusão, especialmente quando se trata de questões vitais. Posso imaginar muito bem que uma pessoa que ainda não conhece a Jesus como o seu Salvador diga: "Cada um deve escolher o caminho da salvação. Existem tantas igrejas e congregações, tantas seitas e grupos religiosos diferentes que nem se consegue saber quem fala a verdade e quem mente." Esta é a tática do inimigo, que não quer que você também obtenha a feliz certeza da salvação. Mas num ponto certamente estamos de pleno acordo, ou seja, que Jesus Cristo, o Filho do Deus vivo, não pode mentir! Ele reivindica ser a verdade! Você crê nisso? Você diz: "Perdi minha confiança nas pessoas." De fato, você não é o primeiro. Você guarda rancor contra certas pessoas que o desapontaram. Mas o que você tem contra Jesus, o Filho de Deus, que por sua causa deixou Sua glória, se tornou homem, e morreu, derramando Seu sangue na cruz? Ele quer que você também possa ver o reino de Deus!

Que DEUS abençoe a todos.

1 Timóteo 2:1-2

Terça-feira 20 Setembro
Admoesto-te, pois, antes de tudo, que se façam deprecações, orações, intercessões, e ações de graças, por todos os homens; pelos reis, e por todos os que estão em eminência
(1 Timóteo 2:1-2).

ROGAR PELAS AUTORIDADES
Nos últimos anos, numerosos escândalos revelados pelos meios de comunicação têm sacudido a classe política em diferentes países. Isso poderia nos levar a desprezar esses homens que, por diversos motivos que não nos cabe julgar, não são os cidadãos íntegros que esperávamos. No entanto, não temos que menosprezar ninguém. Como podemos ser úteis aos que estão no poder e ajudá-los a tomar decisões para o bem de todos? Orando por eles. Se existem tantas carências nos governantes, será que nós também não temos uma parte da responsabilidade? Cristãos, estamos orando com fervor e perseverança pelos que governam nosso país, nosso estado e nossa cidade?

Já é de conhecimento geral que o liberalismo econômico, o progresso cientifico, as várias ideologias não são capazes de dar estabilidade, o bem-estar e a felicidade que todos desejam.

Precisamos de autoridades sagazes, imparciais, conscientes de seu papel, que honrem sua função e respeitem o bem público.

Devemos orar para que por meio delas vivamos “uma vida quieta e sossegada, em toda a piedade e honestidade”. De igual modo, para que possamos nos dedicar, com toda tranqüilidade, à propagação do Evangelho. Porque Deus, nosso Salvador, “quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade” (vv. 2-4).

Que DEUS abençoe a todos.

Jeremias 23.29

20 de Setembro

"Não é a minha palavra fogo, diz o Senhor, e martelo que esmiúça a penha?" Jeremias 23.29

O que é o fogo? É a Palavra de Deus, que vive e arde em nós. O fogo também é uma representação dos sofrimentos do Cordeiro. Nós também somos conduzidos através daquilo que Jesus passou e sofreu. Este é o caminho da humilhação. Jesus se humilhou tanto que até assumiu a forma de servo. Por isso, Deus Lhe deu um nome que está acima de todo nome. O fogo é um fogo purificador que cai sobre nós por meio da entrega total e voluntária: "...para que o valor da vossa fé, uma vez confirmado, muito mais precioso do que ouro perecível, mesmo apurado por fogo, redunde em louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo."

Através da vinda do próprio Senhor Jesus teremos nossa última purificação. Todas as nossas obras passarão pelo fogo quando estivermos diante do Tribunal de Cristo, e então se queimará tudo que for terreno, passageiro, tudo que for pecaminoso. Apenas permanecerá o holocausto – a entrega total – aquilo que não é consumido pelo fogo, aquilo que para o Senhor é "ouro, prata, pedras preciosas".

Que DEUS abençoe a todos.

Jeremias 3:12-13

Segunda-feira 19 Setembro
Não farei cair a minha ira sobre ti; porque misericordioso sou, diz o Senhor, e não conservarei para sempre a minha ira. Somente reconhece a tua iniqüidade, que transgrediste contra o Senhor teu Deus
(Jeremias 3:12-13).

COMO ACHAR A PAZ DE CONSCIÊNCIA?
Em Lucas 18, O Senhor Jesus conta uma parábola sobre dois homens que foram ao templo de Jerusalém. O primeiro, satisfeito consigo mesmo, agradecia a Deus por não ser como os demais homens, na opinião dele ladrões, injustos, adúlteros. O segundo homem fazia um trabalho desprezível naquele tempo: coletava impostos para os romanos. Este temia se aproximar de Deus e batia no peito, dizendo: “Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador!” (v. 13). O Senhor Jesus disse a algumas pessoas que este homem voltou “justificado para sua casa, e não aquele; porque qualquer que a si mesmo se exalta será humilhado, e qualquer que a si mesmo se humilha será exaltado” (v. 14).

Não se trata de saber qual agiu melhor ou pior, mas de perguntar qual tomou a posição adequada diante de Deus. O primeiro, cheio de orgulho, esperava uma recompensa por suas “boas obras” e se vangloriava de sua moral ilibada. O segundo pranteava sua indignidade; sabia que tinha pecado e não se apoiava em seus méritos. O primeiro acreditava que Deus tinha de gostar dele; o segundo só esperava pela misericórdia divina.

E você, querido leitor, em qual posição está? A de uma pessoa honesta que se esforça por agradar a Deus? Se esse é o seu caso, nos permita afirmar que aos olhos de Deus isso não é suficiente. Mas se você reconhece sua pecaminosidade diante do Deus santo, então pode confiar sem medo nesse Deus Salvador.

Que DEUS abençoe a todos.

1 Reis 18.38

19 de Setembro

"Então caiu fogo do Senhor, e consumiu o holocausto, e a lenha, e as pedras, e a terra, e ainda lambeu a água que estava no rego." 1 Reis 18.38

Pouco se fala sobre o holocausto completo sobre o altar, e sobre o fogo que surgiu e passou por todos os obstáculos que normalmente resistem ao fogo (pedra, terra e água) porque o holocausto perfeito se encontrava no altar. Hoje em dia, os obstáculos são grandes: mentalidade terrena, representada pela terra; obstinação, representada pelas pedras; fraqueza, representada pela lenha. Até a água, que é um elemento contrário ao fogo, que neste caso representa o não querer, não é impedimento para o fogo, porque o holocausto está presente.

Se a entrega voluntária (oferta de manjares) estiver ligada à entrega completa (holocausto) então também é capaz de permanecer no altar. A entrega voluntária e a entrega total nos unem ao altar de Deus, como está escrito: "...adornai a festa com ramos até às pontas do altar." Dessa maneira, somos ligados ao Senhor, ligados ao lugar em que Ele vem ao nosso encontro.

Que DEUS abençoe a todos.