sábado, 13 de março de 2010

Deuteronômio 32:4

Sábado 13 Março

Ele é a Rocha cuja obra é perfeita, porque todos os seus caminhos juízo são; Deus é a verdade, e não há nele injustiça; justo e reto é (Deuteronômio 32:4).

Meditações sobre o livro de Deuteronômio (Leia Deuteronômio 31:30 – 32:1-14)

Moisés está ensinando uma canção aos filhos de Israel, exatamente como o Senhor o instruíra. Tendo os céus e a terra por testemunhas, ele exalta a Palavra de Deus, que desce “como chuvisco sobre a relva e como gotas de água sobre a erva” (v. 2). Ele presta homenagem à grandeza de Deus, glorificando-O pelo que Ele é: fiel, justo e reto (v. 4). A Rocha é Seu Nome, assegurando proteção para os Seus, um lugar para viver, uma agradável sombra, águas vivas (Salmo 31:2; 71:3; Isaías 32:2 e muitas outras referências), bem como azeite e mel (v. 13). Depois, a canção passa a louvar o que Deus faz: uma obra perfeita (v. 4)! Os versículos 8 a 14 mostram tudo o que Ele fez pelo povo de Israel. Ele o escolheu (v. 8), o acompanhou, o instruiu, o guardou (v. 10), o tomou (v. 11), o conduziu (v. 12) e, finalmente, “o fez cavalgar sobre os altos da terra” (v. 13). Em relação à sua vinha, Israel, o Senhor perguntou: “Que mais se podia fazer ainda à minha vinha, que eu lhe não tenha feito?” (Isaías 5:4). Filhos de Deus, nós temos excelentes razões para bradar: “Eis a Rocha! Suas obras são perfeitas” (v. 4)!

“Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou… a esses também chamou… a esses também justificou… a esses também glorificou (Romanos 8:29-30).

Que DEUS abençoe a todos.

Eclesiastes 12.7

13 de Março

"E o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu." (Eclesiastes 12.7)

Todos nós estamos a caminho, todos seguimos em direção ao alvo, que é o Deus eterno. Na verdade, muitas pessoas tentaram escapar desse alvo, mas sem bons resultados. Porém, a pessoa que está reconciliada com Deus por meio do Senhor Jesus Cristo segue em direção a esse alvo com grande alegria e firmeza. Alguns exemplos disso:

Abraão: o Senhor diz a respeito dele: "Vosso pai Abraão alegrou-se por ver o meu dia, viu-o e regozijou-se." A grande fé de Abraão o fez seguir firmemente ao encontro do Senhor.

Jacó: pouco antes da sua morte, ele exclamou: "A tua salvação espero, ó Senhor!" Jacó seguiu em direção ao Senhor, embora parecesse mais afastado do alvo do que em qualquer situação anterior de sua vida, pois naquele momento se encontrava no Egito.

Jó: este homem tão experiente, apesar dos maiores sofrimentos, conseguia ver o seu alvo. Em toda a sua indizível miséria, ele triunfou: "Porque eu sei que o meu Redentor vive"!

De tudo isso aprendemos: quanto mais somos desligados das coisas deste mundo por meio de sofrimentos, mais claramente vemos o alvo, e tanto melhor podemos ir ao encontro do Senhor!

Que DEUS abençoe a todos.

Hebreus 10:19-31

Hebreus 10.19-31

19 Tendo, pois, irmãos, intrepidez para entrar no Santo dos Santos, pelo sangue de Jesus,
20 pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou pelo véu, isto é, pela sua carne,
21 e tendo grande sacerdote sobre a casa de Deus,
22 aproximemo-nos, com sincero coração, em plena certeza de fé, tendo o coração purificado de má consciência e lavado o corpo com água pura.
23 Guardemos firme a confissão da esperança, sem vacilar, pois quem fez a promessa é fiel.
24 Consideremo-nos também uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras.
25 Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima.
26 Porque, se vivermos deliberadamente em pecado, depois de termos recebido o pleno conhecimento da verdade, já não resta sacrifício pelos pecados;
27 pelo contrário, certa expectação horrível de juízo e fogo vingador prestes a consumir os adversários.
28 Sem misericórdia morre pelo depoimento de duas ou três testemunhas quem tiver rejeitado a lei de Moisés.
29 De quanto mais severo castigo julgais vós será considerado digno aquele que calcou aos pés o Filho de Deus, e profanou o sangue da aliança com o qual foi santificado, e ultrajou o Espírito da graça?
30 Ora, nós conhecemos aquele que disse: A mim pertence a vingança; eu retribuirei. E outra vez: O Senhor julgará o seu povo.
31 Horrível coisa é cair nas mãos do Deus vivo.


Hebreus 10:19-31

A obra da graça findou-se. Aquele que a cumpriu foi feito "mais alto do que os céus" (7:26). Seguindo Seus passos, somos convidados a entrar pelo novo e vivo caminho, aberto definitivamente para o adorador. O sangue do Senhor Jesus, o véu rasgado, a intercessão do Sumo sacerdote por nós, tudo oferece total segurança à nossa fé. Aproximemo-nos, irmãos, com plena liberdade. Que nada nos impeça de entrar no Santo dos Santos... nem de comparecer às reuniões dos filhos de Deus (v. 25). Não nos convertemos para viver isolados, como egoístas. Encorajemos uns aos outros ao amor e à devoção.

O final do capítulo é particularmente solene. Pecar voluntariamente era, para os judeus que professavam o cristianismo, voltar à lei, pisotear o Santo Filho de Deus, envilecer Seu precioso sangue e desprezar Sua graça. Isso pode ser aplicado à vida dos filhos de pais cristãos que rejeitam as instruções recebidas na infância e deliberadamente escolhem os caminhos do mundo. Amigos jovens que possuem tais privilégios, o caminho do céu não estará sempre aberto para vocês. Aproximem-se dele agora (João 6:37)!

Que DEUS abençoe a todos.

Hebreus 10:1-18

Hebreus 10.1-18

1 Ora, visto que a lei tem sombra dos bens vindouros, não a imagem real das coisas, nunca jamais pode tornar perfeitos os ofertantes, com os mesmos sacrifícios que, ano após ano, perpetuamente, eles oferecem.
2 Doutra sorte, não teriam cessado de ser oferecidos, porquanto os que prestam culto, tendo sido purificados uma vez por todas, não mais teriam consciência de pecados?
3 Entretanto, nesses sacrifícios faz-se recordação de pecados todos os anos,
4 porque é impossível que o sangue de touros e de bodes remova pecados.
5 Por isso, ao entrar no mundo, diz: Sacrifício e oferta não quiseste; antes, um corpo me formaste;
6 não te deleitaste com holocaustos e ofertas pelo pecado.
7 Então, eu disse: Eis aqui estou (no rolo do livro está escrito a meu respeito), para fazer, ó Deus, a tua vontade.
8 Depois de dizer, como acima: Sacrifícios e ofertas não quiseste, nem holocaustos e oblações pelo pecado, nem com isto te deleitaste (coisas que se oferecem segundo a lei),
9 então, acrescentou: Eis aqui estou para fazer, ó Deus, a tua vontade. Remove o primeiro para estabelecer o segundo.
10 Nessa vontade é que temos sido santificados, mediante a oferta do corpo de Jesus Cristo, uma vez por todas.
11 Ora, todo sacerdote se apresenta, dia após dia, a exercer o serviço sagrado e a oferecer muitas vezes os mesmos sacrifícios, que nunca jamais podem remover pecados;
12 Jesus, porém, tendo oferecido, para sempre, um único sacrifício pelos pecados, assentou-se à destra de Deus,
13 aguardando, daí em diante, até que os seus inimigos sejam postos por estrado dos seus pés.
14 Porque, com uma única oferta, aperfeiçoou para sempre quantos estão sendo santificados.
15 E disto nos dá testemunho também o Espírito Santo; porquanto, após ter dito:
16 Esta é a aliança que farei com eles, depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei no seu coração as minhas leis e sobre a sua mente as inscreverei,
17 acrescenta: Também de nenhum modo me lembrarei dos seus pecados e das suas iniqüidades, para sempre.
18 Ora, onde há remissão destes, já não há oferta pelo pecado.


Hebreus 10:1-18

A repetição infindável dos sacrifícios da antiga aliança demonstrava que eles eram ineficientes. Na verdade, eram apenas recordações dos pecados (v. 3). A justiça divina não estava satisfeita e, além disso, Deus não se agradava deles. Então Alguém se apresentou para liquidar esta questão. O Pai agradava-se somente do Senhor Jesus, portanto só Ele poderia ser o sacrifício aceitável, a Vítima santa oferecida para sempre. Enquanto os sacerdotes se mantinham de pé, pois o serviço deles nunca cessava, Cristo assentou-se à destra de Deus, prova cabal de que Sua obra estava terminada. E o que se assentou para sempre nos aperfeiçoou para sempre. Sim, perfeitos, pois é assim que Deus nos vê quando nossos pecados estão remidos. E não se trata de algo futuro: esta já é uma questão resolvida e definitiva.

Mas não esqueçamos que obra feita por nós é acompanhada por uma obra feita em nós. O Senhor deseja colocar Seu amor e Seus mandamentos em nosso coração (v. 16; 8:10). Jesus disse ao Pai, quando estava prestes a entrar no mundo: "Agrada-me fazer a tua vontade, ó Deus meu; dentro do meu coração, está a tua lei" (v. 7, 9; Salmo 40:6-8). E esta é a vontade que o Senhor Jesus anseia que também esteja na vida de cada um de Seus redimidos.

Que DEUS abençoe a todos.

Gênesis 22:13-24

Gênesis 22:13-24

13 Então levantou Abraão os seus olhos e olhou; e eis um carneiro detrás dele, travado pelos seus chifres, num mato; e foi Abraão, e tomou o carneiro, e ofereceu-o em holocausto, em lugar de seu filho.
14 E chamou Abraão o nome daquele lugar: o Senhor proverá; donde se diz até ao dia de hoje: No monte do Senhor se proverá.
15 Então o anjo do Senhor bradou a Abraão pela segunda vez desde os céus,
16 E disse: Por mim mesmo jurei, diz o Senhor: Porquanto fizeste esta ação, e não me negaste o teu filho, o teu único filho,
17 Que deveras te abençoarei, e grandissimamente multiplicarei a tua descendência como as estrelas dos céus, e como a areia que está na praia do mar; e a tua descendência possuirá a porta dos seus inimigos;
18 E em tua descendência serão benditas todas as nações da terra; porquanto obedeceste à minha voz.
19 Então Abraão tornou aos seus moços, e levantaram-se, e foram juntos para Berseba; e Abraão habitou em Berseba.
20 E sucedeu depois destas coisas, que anunciaram a Abraão, dizendo: Eis que também Milca deu filhos a Naor teu irmão.
21 Uz o seu primogênito, e Buz seu irmão, e Quemuel, pai de Arã,
22 E Quésede, e Hazo, e Pildas, e Jidlafe, e Betuel.
23 E Betuel gerou Rebeca. Estes oito deu à luz Milca a Naor, irmão de Abraão.
24 E a sua concubina, cujo nome era Reumá, ela lhe deu também a Tebá, Gaã, Taás e Maaca.


Gênesis 22:13-24
Deus proveu para si o Cordeiro para o holocausto. Quando o Senhor Jesus apareceu no meio do povo nas margens do Jordão, João Batista clamou: “Eis o Cordeiro de Deus” (João 1:29). Ele era a resposta divina a todos os pecados que ali estavam sendo confessados. Dessa forma o grande mistério, ao qual este capítulo faz alusão, foi revelado. E que segurança este “Javé-Jiré” (“O Senhor Proverá”) continua proporcionando hoje a todos os que são atormentados pelo fardo de seus pecados!

Falando figuradamente, Isaque ressuscitou (Hebreus 11:19); Cristo, de fato, ressuscitou com todas as conseqüências desta ação, tanto para Ele e como para nós. O que isto significa para Ele é que Lhe será dada uma noiva; razão pela qual temos o nome de Rebeca mencionado no versículo 23. A conseqüência para nós são as bênçãos celestiais das quais os versículos 17 e 18representam uma figura.

Por este feito, a fé de Abraão foi posta à prova (Tiago 2:21). Foi na prova que ele a evidenciou. Deus conhecia o coração de Abraão e sabia que ele possuía esta fé, mas era necessário que ela se mostrasse publicamente. Quanto a nós, uma vez que confessar “Eu creio no Senhor Jesus”, cedo ou tarde, teremos a oportunidade de manifestar a nossa fé. As provas pelas quais passam os cristãos muitas vezes não têm outra razão senão a de evidenciar a realidade da fé que possuem.

Que DEUS abençoe a todos.

Gênesis 22:1-12

Gênesis 22:1-12

1 E ACONTECEU depois destas coisas, que provou Deus a Abraão, e disse-lhe: Abraão! E ele disse: Eis-me aqui.
2 E disse: Toma agora o teu filho, o teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá, e oferece-o ali em holocausto sobre uma das montanhas, que eu te direi.
3 Então se levantou Abraão pela manhã de madrugada, e albardou o seu jumento, e tomou consigo dois de seus moços e Isaque seu filho; e cortou lenha para o holocausto, e levantou-se, e foi ao lugar que Deus lhe dissera.
4 Ao terceiro dia levantou Abraão os seus olhos, e viu o lugar de longe.
5 E disse Abraão a seus moços: Ficai-vos aqui com o jumento, e eu e o moço iremos até ali; e havendo adorado, tornaremos a vós.
6 E tomou Abraão a lenha do holocausto, e pô-la sobre Isaque seu filho; e ele tomou o fogo e o cutelo na sua mão, e foram ambos juntos.
7 Então falou Isaque a Abraão seu pai, e disse: Meu pai! E ele disse: Eis-me aqui, meu filho! E ele disse: Eis aqui o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto?
8 E disse Abraão: Deus proverá para si o cordeiro para o holocausto, meu filho. Assim caminharam ambos juntos.
9 E chegaram ao lugar que Deus lhe dissera, e edificou Abraão ali um altar e pôs em ordem a lenha, e amarrou a Isaque seu filho, e deitou-o sobre o altar em cima da lenha.
10 E estendeu Abraão a sua mão, e tomou o cutelo para imolar o seu filho;
11 Mas o anjo do Senhor lhe bradou desde os céus, e disse: Abraão, Abraão! E ele disse: Eis-me aqui.
12 Então disse: Não estendas a tua mão sobre o moço, e não lhe faças nada; porquanto agora sei que temes a Deus, e não me negaste o teu filho, o teu único filho.


Gênesis 22:1-12
Sabemos que esta história é uma figura da cruz. Quem é o Filho unigênito, que o Pai ama, senão o Senhor Jesus? Ele teve de ser oferecido como holocausto. Nos eternos conselhos de Deus, o lugar já tinha sido visto de longe. É o monte Moriá, onde Davi anos depois ofereceria o sacrifício de expiação e onde o templo haveria de ser construído (2 Crônicas 3:1). Este lugar dos sacrifícios é também, ao mesmo tempo, o lugar de adoração (v. 5). Quantos motivos encontramos ali para adorar tanto ao Pai como ao Filho, que caminhavam ambos juntos, em plena sintonia de pensamentos, para realizar a obra da salvação! A obediência de Isaque nos faz lembrar a obediência do Senhor no Getsêmani: “Não seja o que eu quero, e sim o que tu queres” (Marcos 14:36). Porém, em contraste com Isaque, que se submeteu simplesmente à vontade de seu pai, o Filho Se ofereceu espontaneamente ao Pai: “Eis aqui estou para fazer, ó Deus, a tua vontade” (Hebreus 10:9). Em contraste com Isaque, que não sabia o que seu pai tencionava fazer, nos é dito: “Sabendo, pois, Jesus todas as coisas que sobre ele haviam de vir, adiantou-se” (João 18:4). Finalmente, em contraste com o grito do Anjo do Senhor que impedira a mão de Abraão de deferir o golpe, não se ouviu no Gólgota nenhuma voz que desviasse a espada do juízo que se abateria sobre o Filho de Deus.

Que DEUS abençoe a todos.