sábado, 27 de novembro de 2010

Josué 22:16

Sábado 27 Novembro

Que transgressão é esta, com que transgredistes contra o Deus de Israel, deixando hoje de seguir ao Senhor, edificando-vos um altar, para vos rebelardes contra o Senhor? (Josué 22:16).

Meditações sobre o livro de Josué (Leia Josué 22:7-20)

“Reparti com vossos irmãos o despojo dos vossos inimigos” foi a ordem de Josué para os que estavam partindo (v. 8). Essas são verdades bíblicas das experiências cristãs: o Senhor nos chama para compartilhar com outros as riquezas espirituais acumuladas na terra prometida. Da mesma forma que aqueles homens eram capazes de contar às suas famílias a memorável travessia do Jordão e as gloriosas vitórias de Josué, assim também um crente jovem é capaz de contar as “maravilhas” realizadas a seu favor pelo Senhor ou descobertas em Sua Palavra (3:5).

Os guerreiros de Rúben, Gade e Manassés construíram um ‘altar de grande aparência’ na margem do Jordão. Seus irmãos das outras tribos ficaram imediatamente preocupados e se dispuseram a intervir. O que a construção desse altar significava? Um ato de desafio contra Deus? Uma proclamação de independência? Qualquer que fosse a explicação, aqui está a primeira dificuldade que não teria ocorrido se eles tivessem ficado em Canaã. A investigação foi conduzida por Finéias, sacerdote que já havia provado seu zelo em um momento crítico da história do povo de Deus. Zeloso com o zelo do Senhor (Números 25:11), ele combinava o amor por Deus com o amor por seus irmãos, duas virtudes inseparáveis (1 João 4:20-21)!

Que DEUS abençoe a todos.

Marcos 11.25

27 de Novembro

"E, quando estiverdes orando, se tendes alguma cousa contra alguém, perdoai, para que vosso Pai celestial vos perdoe as vossas ofensas." Marcos 11.25

A disposição para perdoar

Um sinal característico dos cristãos dos tempos finais é a sua falta de disposição para perdoar. Se não perdoamos de todo o coração as pessoas que têm algo contra nós, o Senhor fechará o céu para nós. Devemos estar conscientes de que a medida com que medimos os outros também é usada em relação a nós: "...perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores." Não faz sentido orar por avivamento se não estamos dispostos a chegar ao âmago da questão. Somente quando chegamos à presença do Senhor vivo, Ele se revelará a nós, derramará Seu Espírito e dará avivamento. Devemos nos expor completamente à santidade do Senhor, caso contrário nos tornaremos mornos, e nossas reuniões de oração se transformarão em apenas um "clube de oração". Nosso Senhor procura hoje em dia pessoas que – como os discípulos – estejam cheias do Espírito Santo, limpas e sinceras, firmes na fé e reconciliadas umas com as outras. Então oraremos, e o Senhor responderá, como está escrito em Isaías 58.9: "...então clamarás, e o Senhor te responderá; gritarás por socorro, e ele dirá: Eis-me aqui." Eis o caminho para o avivamento. Estamos dispostos a segui-lo?

Que DEUS abençoe a todos.

Deuteronômio 14:1-21

Deuteronômio 14:1-21

1 FILHOS sois do Senhor vosso Deus; não vos dareis golpes, nem fareis calva entre vossos olhos por causa de algum morto.
2 Porque és povo santo ao Senhor teu Deus; e o Senhor te escolheu, de todos os povos que há sobre a face da terra, para lhe seres o seu próprio povo.
3 Nenhuma coisa abominável comereis.
4 Estes são os animais que comereis: o boi, a ovelha, e a cabra.
5 O veado e a corça, e o búfalo, e a cabra montês, e o texugo, e a camurça, e o gamo.
6 Todo o animal que tem unhas fendidas, divididas em duas, que rumina, entre os animais, aquilo comereis.
7 Porém estes não comereis, dos que somente ruminam, ou que têm a unha fendida: o camelo, e a lebre, e o coelho, porque ruminam mas não têm a unha fendida; imundos vos serão.
8 Nem o porco, porque tem unha fendida, mas não rumina; imundo vos será; não comereis da carne destes, e não tocareis nos seus cadáveres.
9 Isto comereis de tudo o que há nas águas; tudo o que tem barbatanas e escamas comereis.
10 Mas tudo o que não tiver barbatanas nem escamas não o comereis; imundo vos será.
11 Toda a ave limpa comereis.
12 Porém estas são as que não comereis: a águia, e o quebrantosso, e o xofrango,
13 E o abutre, e o falcão, e o milhafre, segundo a sua espécie.
14 E todo o corvo, segundo a sua espécie.
15 E o avestruz, e o mocho, e a gaivota, e o gavião, segundo a sua espécie.
16 E o bufo, e a coruja, e a gralha,
17 E o cisne, e o pelicano, e o corvo marinho,
18 E a cegonha, e a garça, segundo a sua espécie, e a poupa, e o morcego.
19 Também todo o inseto que voa, vos será imundo; não se comerá.
20 Toda a ave limpa comereis.
21 Não comereis nenhum animal morto; ao estrangeiro, que está dentro das tuas portas, o darás a comer, ou o venderás ao estranho, porquanto és povo santo ao Senhor teu Deus. Não cozerás o cabrito com leite da sua mãe.


Deuteronômio 14:1-21
Os “filhos… do SENHOR” (v. 1) eram um “povo santo ao SENHOR” (v. 2). Deveria haver conduta e devoção santas que condissessem com tal posição, e os versículos seguintes nos mostram como conseguir isto. A Bíblia é o critério que nos permite distinguir entre o que é puro e o que não é. Os mamíferos puros eram os que possuíam dois critérios ao mesmo tempo (ruminar e ter unha fendida). Mamíferos como o camelo, que ruminavam sem ter unha fendida (muito conhecimento sem ter um andar correspondente), deveriam ser rejeitados; e de modo inverso, aqueles que, como os porcos, deixavam uma pegada impecável mas não se alimentavam da maneira correta, deveriam ser rejeitados. Os fariseus eram uma boa ilustração desta segunda categoria. Exteriormente eles estavam separados do mal, mas interiormente não eram governados pela Palavra de Deus. Jeremias é um exemplo de um homem que combina as duas características. “Achadas as tuas palavras, logo as comi” declara ele. Isso é “ruminar”! E versículo seguinte, diz: “Nunca me assentei na roda dos que se alegram (ou zombadores)…” (Jeremias 15:16, 17). Isto é o andar separado.

O inseto voador era impuro (v. 19). Deus não admite a mistura do que é celestial (ter asas) com o aquilo que é terreno (o réptil).

Que DEUS abençoe a todos.

1 Coríntios 1:18

Sexta-feira 26 Novembro

A palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus (1 Coríntios 1:18).

Salvos pela loucura

Um alpinista relatou o seguinte: “Junto com um amigo, estava escalando uma montanha nos Alpes. Nós nos perdemos, e quando chegou a minha vez de liderar, repentinamente me vi diante do precipício. Não havia como seguir em frente. E retornar era igualmente perigoso. Abaixo de nós, estava um lago onde se podiam ver os picos das montanhas refletidos na água. Uma queda seria fatal.

Mas precisávamos continuar. Não podíamos ver um lugar seguro para firmar os pés. Havia uma pequena elevação na rocha, nada além de um passo. Nossa única chance era pular, o que parecia uma completa loucura. Nenhum alpinista experiente faria isso. Mas tínhamos de tentar. Nós dois conseguimos e escalamos o paredão mais estreito. O perigo passou e conseguimos chegar ao topo.

Aquela subida se parece com a minha vida. Estava indo pelo caminho errado até que cheguei a um beco sem saída e percebi meu estado de perdição. Não podia voltar e reviver minha vida, e continuar significaria condenação eterna.

Então, vi o escape: a cruz do Senhor Jesus Cristo. Apenas tinha de me aventurar a saltar. Parecia loucura, como a Bíblia diz. Aconselho você a fazer o mesmo que eu fiz: deixe tudo para trás! Volte-se para Jesus Cristo. Siga o exemplo do cego que ‘lançando de si a sua capa, levantou-se e foi ter com Jesus’ (Marcos 10:50)”.

Que DEUS abençoe a todos.

Josué 7.10

26 de Novembro

"Então disse o Senhor a Josué: Levanta-te; por que estás prostrado assim sobre teu rosto?" Josué 7.10

A disposição para ser corrigido

Este é um ponto delicado. Não existe nada que perscrute tanto o coração como a oração. Quando oramos, comparecemos na santa presença de Deus, e é feita como que uma radiografia até o mais íntimo do nosso ser. Tudo é manifesto, e se existe um pecado atrapalhando a comunicação com o Senhor, Deus não aceita dizermos simplesmente: "Senhor, caso haja algo errado em minha vida..." Essa é uma desculpa barata. Se existe algo, o Senhor coloca o Seu dedo ali e nos mostra qual o motivo que nos impede de chegar à Sua presença. Vemos isso no caso de Josué: "Então Josué rasgou as suas vestes, e se prostrou em terra sobre o seu rosto perante a arca do Senhor até a tarde..." Devemos estar dispostos a sermos corrigidos! "Então disse o Senhor a Josué: Levanta-te; por que estás prostrado assim sobre o teu rosto?" Se desistirmos do falatório vazio e vão que muitas vezes é a nossa oração, se deixarmos de lado o formalismo religioso que muitas vezes caracteriza as orações dos cristãos, e chegarmos à presença do Senhor, também haverá em nós a disposição de sermos corrigidos. Não terá sentido participar de reuniões de oração se não existir essa disposição de aceitar a correção do Senhor. Oração verdadeira é disposição para ser corrigido.

Que DEUS abençoe a todos.

Deuteronômio 13:1-18

Deuteronômio 13:1-18

1 QUANDO profeta ou sonhador de sonhos se levantar no meio de ti, e te der um sinal ou prodígio,
2 E suceder o tal sinal ou prodígio, de que te houver falado, dizendo: Vamos após outros deuses, que não conheceste, e sirvamo-los;
3 Não ouvirás as palavras daquele profeta ou sonhador de sonhos; porquanto o Senhor vosso Deus vos prova, para saber se amais o Senhor vosso Deus com todo o vosso coração, e com toda a vossa alma.
4 Após o Senhor vosso Deus andareis, e a ele temereis, e os seus mandamentos guardareis, e a sua voz ouvireis, e a ele servireis, e a ele vos achegareis.
5 E aquele profeta ou sonhador de sonhos morrerá, pois falou rebeldia contra o Senhor vosso Deus, que vos tirou da terra do Egito, e vos resgatou da casa da servidão, para te apartar do caminho que te ordenou o Senhor teu Deus, para andares nele: assim tirarás o mal do meio de ti.
6 Quando te incitar teu irmão, filho da tua mãe, ou teu filho, ou tua filha, ou a mulher do teu seio, ou teu amigo, que te é como a tua alma, dizendo-te em segredo: Vamos, e sirvamos a outros deuses que não conheceste, nem tu nem teus pais;
7 Dentre os deuses dos povos que estão em redor de vós, perto ou longe de ti, desde uma extremidade da terra até à outra extremidade;
8 Não consentirás com ele, nem o ouvirás; nem o teu olho o poupará, nem terás piedade dele, nem o esconderás;
9 Mas certamente o matarás; a tua mão será a primeira contra ele, para o matar; e depois a mão de todo o povo.
10 E o apedrejarás, até que morra, pois te procurou apartar do Senhor teu Deus, que te tirou da terra do Egito, da casa da servidão;
11 Para que todo o Israel o ouça e o tema, e não torne a fazer semelhante maldade no meio de ti.
12 Quando ouvires dizer, de alguma das tuas cidades que o Senhor teu Deus te dá para ali habitar:
13 Uns homens, filhos de Belial, que saíram do meio de ti, incitaram os moradores da sua cidade, dizendo: Vamos, e sirvamos a outros deuses que não conhecestes;
14 Então inquirirás e investigarás, e com diligência perguntarás; e eis que, sendo verdade, e certo que se fez tal abominação no meio de ti;
15 Certamente ferirás, ao fio da espada, os moradores daquela cidade, destruindo a ela e a tudo o que nela houver, até os animais.
16 E ajuntarás todo o seu despojo no meio da sua praça; e a cidade e todo o seu despojo queimarás totalmente para o Senhor teu Deus, e será montão perpétuo, nunca mais se edificará.
17 Também não se pegará à tua mão nada do anátema, para que o Senhor se aparte do ardor da sua ira, e te faça misericórdia, e tenha piedade de ti, e te multiplique, como jurou a teus pais;
18 Quando ouvires a voz do Senhor teu Deus, para guardares todos os seus mandamentos que hoje te ordeno; para fazeres o que for reto aos olhos do Senhor teu Deus.


Deuteronômio 13:1-18
Um falso profeta é particularmente perigoso quando surge de dentro do povo de Deus. Todos os apóstolos soaram o alarme contra esses propagadores de doutrinas malignas que “com suaves palavras e lisonjas, enganam o coração dos incautos” (Romanos 16:18; 2 Pedro 2:18; 1 João 2:19; Judas 4). “Não ouvirás”, ordena o versículo 3 – mas ao contrário: “Andareis após o SENHOR, vosso Deus, e … ouvireis a sua voz” (v. 4)! Para o Bom Pastor, a segurança consiste em que se conheça bem a Sua voz (João 10:4-5). Assim as ovelhas não terão problema algum em fazer a distinção – e fugir – da voz do estranho. Outro perigo, não menos sutil, são as más influências, muitas vezes mais perigosas quando advindas de um amigo íntimo. “Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes” (1 Coríntios 15:33). Tenhamos coragem de romper um relacionamento que tende a nos desviar do Senhor (Lucas 14:26). Finalmente, o mal pode assumir uma natureza coletiva: uma cidade inteira pode ser infectada pelo mal. O crente fiel é chamado a se afastar de todo círculo religioso no qual, à luz da Palavra de Deus, ele será corrompido pela iniqüidade (2 Timóteo 2:19).

Que DEUS abençoe a todos.