quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Romanos 9.28

25 de Agosto

"Pois o Senhor executará sua sentença sobre a terra, e apressará o fim das suas tentativas de recuperá-la, interrompendo-as merecidamente." Romanos 9.28.

Já ingressamos neste período de iminente prestação de contas. Podemos constatar por nós mesmos, pois não passa um dia em que não haja catástrofes de qualquer natureza. Por quê? Porque na sua presunção o homem virou sua lança contra Deus. Quase em toda parte encontramos hoje uma degeneração, uma inversão de todos os valores, seja na música, na arte ou na moral. A fé em Jesus Cristo é esvaziada e enchida com vida própria. Tudo isso ainda se intensificará – até à repentina vinda do Senhor. Quando lemos o último livro da Bíblia, vemos nitidamente que não está distante o tempo em que o Senhor se revelará pessoalmente, e isso diante dos olhos de todo o mundo: "Eis que vem com as nuvens, e todo olho o verá." O mundo não terá mais tempo para pensar. Vemos isso todos os dias. Você que busca valores passageiros, que compara sua situação financeira e seu salário com o mundo ao redor, ouça-me: desvie seu olhar do mundo e erga outra vez seus olhos conscientemente para Jesus. Tome essa decisão agora e você ouvirá o Senhor lhe chamando como se fosse a primeira vez: "Segue-me."

Que DEUS abençoe a todos.

Lucas 18:13-14

Quarta-feira 25 Agosto

O publicano… batia no peito, dizendo: Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador! Digo-vos que este desceu justificado para sua casa (Lucas 18:13-14).

Há sempre um preço a ser pago

Certo empresário escreveu: “Existe uma lei no mundo que quase não é considerada: para tudo o que ganhamos por meio da industrializa­ção, alguma coisa é perdida do outro lado. De qualquer maneira, há um preço que temos de pagar por tudo na vida. Uma pessoa paga por seu sucesso com úlceras no estômago, outra paga com a perda da moralidade, outra ainda paga com a destruição do amor e da confiança dos filhos.

“No meu caso, o preço do meu sucesso foi traiçoeiro e perigoso, pois não o percebi até o momento em que tive de acertar as contas: perdi todo o contato com Deus! De fato, sempre tive o sentimento de que Deus estava satisfeito comigo: não roubava nem adulterava, devotava meu tempo à minha esposa, era bom para com meus vizinhos, fazia vários donativos para instituições de caridade, etc. Porém, de algum modo, sentia lá no fundo do meu ser que já não poderia continuar a viver assim. Minha vida de autodeterminação e justiça própria era a pior forma de indiferença para com Deus. E mesmo quando isso se tornou claro pra mim, eu decidi solucionar o problema.”

Então esse empresário descreveu como tentou resolver a questão. Ele reuniu vários materiais que falavam sobre Deus, leu livros sobre teologia e filosofia da religião. Nada disso o ajudou. À medida que o tempo passava, ele ficava cada vez mais confuso, até que, por meio da Bíblia, se deparou com a solução: Jesus Cristo queria se tornar seu Redentor. Aquele homem percebeu que o que Deus desejava de fato não eram suas boas obras, mas, sim, a conversão dele – é preciso fé e confiança na graça e nas promessas divinas. Foi então que as coisas mudaram para o empresário.

Que DEUS abençoe a todos.

Levítico 26:1-13

Levítico 26:1-13

1 NÃO fareis para vós ídolos, nem vos levantareis imagem de escultura, nem estátua, nem poreis pedra figurada na vossa terra, para inclinar-vos a ela; porque eu sou o Senhor vosso Deus.
2 Guardareis os meus sábados, e reverenciareis o meu santuário. Eu sou o Senhor.
3 Se andardes nos meus estatutos, e guardardes os meus mandamentos, e os cumprirdes,
4 Então eu vos darei as chuvas a seu tempo; e a terra dará a sua colheita, e a árvore do campo dará o seu fruto;
5 E a debulha se vos chegará à vindima, e a vindima se chegará à sementeira; e comereis o vosso pão a fartar, e habitareis seguros na vossa terra.
6 Também darei paz na terra, e dormireis seguros, e não haverá quem vos espante; e farei cessar os animais nocivos da terra, e pela vossa terra não passará espada.
7 E perseguireis os vossos inimigos, e cairão à espada diante de vós.
8 Cinco de vós perseguirão a um cento deles, e cem de vós perseguirão a dez mil; e os vossos inimigos cairão à espada diante de vós.
9 E para vós olharei, e vos farei frutificar, e vos multiplicarei, e confirmarei a minha aliança convosco.
10 E comereis da colheita velha, há muito tempo guardada, e tirareis fora a velha por causa da nova.
11 E porei o meu tabernáculo no meio de vós, e a minha alma de vós não se enfadará.
12 E andarei no meio de vós, e eu vos serei por Deus, e vós me sereis por povo.
13 Eu sou o Senhor vosso Deus, que vos tirei da terra dos egípcios, para que não fôsseis seus escravos; e quebrei os timões do vosso jugo, e vos fiz andar eretos.


Levítico 26:1-13
Há dois princípios divinos que sempre andam juntos: um é a soberana graça — admiramos sua atividade no capítulo 25. O outro é o governo, assunto deste capítulo. Enquanto Deus, de um lado, dá sem impor condições; por outro, Ele cuida de que cada um colha o que semeou. O Senhor se esforça para advertir Seu povo das conseqüências, boas ou más, da conduta boa ou má deles. E como Ele sempre tem em vista o bem, Ele começa a descrição das bênçãos que Israel terá se andar em obediência, não pelas ameaças, mas pelas promessas encorajadoras. Sem dúvida, essas são bênçãos terrenas em contraste com as dos cristãos, que são abençoados “com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo” (Efésios 1:3). Mas uma das promessas do Senhor, de valor incomparável, é compartilhada tanto por Seu povo terreno quanto pelo povo celestial: é a que está no versículo 12, que Paulo citou aos coríntios: “Andarei entre vós e serei o vosso Deus, e vós sereis o meu povo”. Isso transmite a mesma responsabilidade que Israel tinha para os cristãos: separar-se completamente de toda idolatria (2 Coríntios 6:16).

Que DEUS abençoe a todos.

Levítico 25:39-55

Levítico 25:39-55

39 Quando também teu irmão empobrecer, estando ele contigo, e vender-se a ti, não o farás servir como escravo.
40 Como diarista, como peregrino estará contigo; até ao ano do jubileu te servirá;
41 Então sairá do teu serviço, ele e seus filhos com ele, e tornará à sua família e à possessão de seus pais.
42 Porque são meus servos, que tirei da terra do Egito; não serão vendidos como se vendem os escravos.
43 Não te assenhorearás dele com rigor, mas do teu Deus terás temor.
44 E quanto a teu escravo ou a tua escrava que tiveres, serão das nações que estão ao redor de vós; deles comprareis escravos e escravas.
45 Também os comprareis dos filhos dos forasteiros que peregrinam entre vós, deles e das suas famílias que estiverem convosco, que tiverem gerado na vossa terra; e vos serão por possessão.
46 E possuí-los-eis por herança para vossos filhos depois de vós, para herdarem a possessão; perpetuamente os fareis servir; mas sobre vossos irmãos, os filhos de Israel, não vos assenhoreareis com rigor, uns sobre os outros.
47 E se o estrangeiro ou peregrino que está contigo alcançar riqueza, e teu irmão, que está com ele, empobrecer, e vender-se ao estrangeiro ou peregrino que está contigo, ou a alguém da família do estrangeiro,
48 Depois que se houver vendido, haverá resgate para ele; um de seus irmãos o poderá resgatar;
49 Ou seu tio, ou o filho de seu tio o poderá resgatar; ou um dos seus parentes, da sua família, o poderá resgatar; ou, se alcançar riqueza, se resgatará a si mesmo.
50 E acertará com aquele que o comprou, desde o ano que se vendeu a ele até ao ano do jubileu, e o preço da sua venda será conforme o número dos anos; conforme os dias de um diarista estará com ele.
51 Se ainda faltarem muitos anos, conforme a eles restituirá, para seu resgate, parte do dinheiro pelo qual foi vendido,
52 E se ainda restarem poucos anos até ao ano do jubileu, então fará contas com ele; segundo os seus anos restituirá o seu resgate.
53 Como diarista, de ano em ano, estará com ele; não se assenhoreará sobre ele com rigor diante dos teus olhos.
54 E, se desta sorte não se resgatar, sairá no ano do jubileu, ele e seus filhos com ele.
55 Porque os filhos de Israel me são servos; meus servos são eles, que tirei da terra do Egito. Eu sou o Senhor vosso Deus.


Levítico 25:39-55
Quando soava a trombeta da libertação (v. 9), o escravo recuperava sua liberdade, o pobre suas posses, as famílias eram reunidas outra vez, e cada herança voltava ao verdadeiro dono. Este restabelecimento da ordem original desencadeava uma alegria geral, figura do que Israel irá conhecer, e o mundo inteiro também, quando Satanás for preso e a criação, por outro lado, for libertada do cativeiro. Até hoje a criação geme e está em “dores de parto”, mas então, sob o domínio de Cristo, se regozijará na liberdade da glória dos filhos de Deus (Romanos 8:21). Assim como um homem pobre que se tinha vendido a um estrangeiro (v. 47), também o povo de Israel, que havia perdido a herança por sua própria culpa, irá reavê-la definitivamente finalmente da mão daquele que a adquiriu: Cristo, o verdadeiro Boaz (Rute 4).

Se, no que concerne à Sua criação, Deus terá a última palavra, podemos ter a certeza de que Ele também libertará completamente cada um dos que lhe pertencem. Um irmão em Cristo pode ter se privado da alegria de sua herança e se tornado espiritualmente pobre. O pensamento do Senhor é restaurar tal pessoa em graça, limpando todo o passado (Ele não nos diz para investigarmos o motivo de tal pessoa ter se tornado pobre) e dar-lhe uma nova alegria nos tesouros celestiais.

Que DEUS abençoe a todos.