domingo, 26 de setembro de 2010

Hebreus 9:22

Domingo 26 Setembro

Sem derramamento de sangue não há remissão (Hebreus 9:22).

As virtudes do sangue de Cristo

Quando o sangue fluiu de Seu corpo, Cristo estava dando Sua vida pelos pecadores. Os cristãos têm em comum o fato de serem salvos pelo precioso sangue de Cristo.

Eis aqui algumas virtudes desse sangue derramado que expia nossos pecados. Graças a ele somos:

– Perdoados: “temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça” (Efésios 1:7).

– Lavados: “[Cristo] nos amou, e em seu sangue nos lavou dos nossos pecados” (Apocalipse 1:5).

– Purificados: “o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado” (1 João 1:7).

– Justificados: “justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira” (Romanos 5:9).

– Comprados: “com o teu sangue compraste para Deus homens de toda a tribo, e língua, e povo, e nação” (Apocalipse 5:9); “fostes comprados por bom preço” (1 Coríntios 6:20).

– Reconciliados com Deus: “havendo por ele feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, tanto as que estão na terra, como as que estão nos céus” (Colossenses 1:20).

– Aproximados de Deus: “pelo sangue de Cristo chegastes perto” (Efésios 2:13).

– Introduzidos na presença de Deus: “tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus” (Hebreus 10:19).

– Libertados da escravidão do diabo: “fostes resgatados… com o precioso sangue de Cristo” (1 Pedro 1:18-19).

– Santificados, ou seja, separados para sermos consagrados a Deus, por meio do sangue da nova aliança (Hebreus 10:29).

Que DEUS abençoe a todos.

Hebreus 11.27

26 de Setembro

"...Permaneceu firme como quem vê aquele que é invisível." Hebreus 11.27

Devemos aprender a andar com Deus no dia-a-dia como Moisés andou! "...Porque tu estás comigo." Eu não O vejo, não sinto a Sua presença, mas pela fé sei que Ele está comigo. Muitos cristãos não conhecem o andar com Deus. O motivo não é o cansaço exterior, mas, bem pelo contrário, o cansaço interior. Quando um filho de Deus se resigna interiormente e se cansa, já não acompanha mais os passos de Deus porque Ele seguiu adiante. Aquele que se cansou e se tornou negligente em seu coração, perde a graça que Deus quer lhe dar diariamente. Mas a última frase de Isaías 40 diz: "...caminham e não se fatigam." O que você deve fazer contra esse cansaço que destrói seu andar com Deus? Isaías 40.31 nos dá a resposta: "...os que esperam no Senhor renovam as suas forças..." Você não ficará cansado se aprender a perseverar no Senhor! Esse perseverar no Senhor se expressa por meio de uma vida de fé intensiva. Deus cumpre a Sua palavra; Ele quer regenerar as suas forças esgotadas. Ele permite que você ande ao Seu lado e não se canse se você o desejar de todo o coração.

Que DEUS abençoe a todos.

Números 14:26-45

Números 14:26-45

26 Depois falou o Senhor a Moisés e a Arão dizendo:
27 Até quando sofrerei esta má congregação, que murmura contra mim? Tenho ouvido as murmurações dos filhos de Israel, com que murmuram contra mim.
28 Dize-lhes: Vivo eu, diz o Senhor, que, como falastes aos meus ouvidos, assim farei a vós outros.
29 Neste deserto cairão os vossos cadáveres, como também todos os que de vós foram contados segundo toda a vossa conta, de vinte anos para cima, os que dentre vós contra mim murmurastes;
30 Não entrareis na terra, pela qual levantei a minha mão que vos faria habitar nela, salvo Calebe, filho de Jefoné, e Josué, filho de Num.
31 Mas os vossos filhos, de que dizeis: Por presa serão, porei nela; e eles conhecerão a terra que vós desprezastes.
32 Porém, quanto a vós, os vossos cadáveres cairão neste deserto.
33 E vossos filhos pastorearão neste deserto quarenta anos, e levarão sobre si as vossas infidelidades, até que os vossos cadáveres se consumam neste deserto.
34 Segundo o número dos dias em que espiastes esta terra, quarenta dias, cada dia representando um ano, levareis sobre vós as vossas iniqüidades quarenta anos, e conhecereis o meu afastamento.
35 Eu, o Senhor, falei; assim farei a toda esta má congregação, que se levantou contra mim; neste deserto se consumirão, e aí falecerão.
36 E os homens que Moisés mandara a espiar a terra, e que, voltando, fizeram murmurar toda a congregação contra ele, infamando a terra,
37 Aqueles mesmos homens que infamaram a terra, morreram de praga perante o Senhor.
38 Mas Josué, filho de Num, e Calebe, filho de Jefoné, que eram dos homens que foram espiar a terra, ficaram com vida.
39 E falou Moisés estas palavras a todos os filhos de Israel; então o povo se contristou muito.
40 E levantaram-se pela manhã de madrugada, e subiram ao cume do monte, dizendo: Eis-nos aqui, e subiremos ao lugar que o Senhor tem falado; porquanto havemos pecado.
41 Mas Moisés disse: Por que transgredis o mandado do Senhor? Pois isso não prosperará.
42 Não subais, pois o Senhor não estará no meio de vós, para que não sejais feridos diante dos vossos inimigos.
43 Porque os amalequitas e os cananeus estão ali diante da vossa face, e caireis à espada; pois, porquanto vos desviastes do Senhor, o Senhor não estará convosco.
44 Contudo, temerariamente, tentaram subir ao cume do monte; mas a arca da aliança do Senhor e Moisés não se apartaram do meio do arraial.
45 Então desceram os amalequitas e os cananeus, que habitavam na montanha, e os feriram, derrotando-os até Horma.


Números 14:26-45
Em meio a esse triste episodio, que consolo é poder contemplar Josué e Calebe. Eles tinham “outro espírito” neles (v. 24). Além disso, eles não perderam a recompensa. Foram os únicos de toda aquela geração a entrar na terra. Até então tiveram de compartilhar do destino da nação culpada: vagar no deserto estéril por quarenta anos. Mas durante toda essa longa peregrinação, foram continuamente encorajados pela lembrança da terra de Canaã que tinham visitado e cujo fruto já haviam provado.

Moisés anuncia a terrível notícia. Como as pessoas reagiram? Quando Calebe incitou o povo a avançar corajosamente e tomar posse da terra, eles quiseram retornar ao Egito e falaram sobre morrer no deserto (13:31; 14:2). Agora que o julgamento de Deus o faz retornar para o caminho do Mar Vermelho, e que Ele anuncia que eles morrerão no deserto, o povo quis evitar a punição e respondeu: “Eis-nos aqui e subiremos” (v. 40). O coração do homem jamais está em concordância com Deus, particularmente quando se trata de reconhecer os erros cometidos, de se submeter à disciplina e de aceitar com humildade as conseqüências dos próprios pecados. Apesar de Moisés lhes dizer “Não subam”, eles insistiram e sofreram uma cruel derrota.

Que DEUS abençoe a todos.

Josué 13:1

Sábado 25 Setembro

Ainda muitíssima terra ficou para possuir (Josué 13:1).

Meditações sobre o livro de Josué (Leia Josué 13:1-14)

O Senhor mostra a Josué que ainda havia muitíssima terra a se possuir. As fronteiras também lhe foram mostradas (1:4). Eram fáceis de lembrar. Ao sul, o grande deserto; ao norte, a grande montanha, o Líbano; a leste, o grande rio, o Eufrates; e, finalmente, a oeste, o grande mar, o Mediterrâneo. A terra a ser ocupada pela fé também tem seus limites, que é o mundo como o vemos: deserto – árido, sem frutos para Deus; repleto de ambição e orgulho (a montanha); próspero e lucrativo (o rio); impetuoso e constan­temente problemático (o mar – Judas 13; Isaías 57:20). Queridos filhos de Deus, cuidado para não ultrapassarmos essas fronteiras. Muitos as cruzaram por tentação ou por pura curiosidade, e a maioria jamais retornou. Por outro lado, dentro dos limites “ainda muitíssima terra ficou para se possuir”. Os inesgotáveis tesouros da Palavra, as insondáveis riquezas de Cristo estão esperando para serem possuídos a fim de que – segundo a oração do apóstolo – possamos “compreender, com todos os santos, qual é a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade e conhecer o amor de Cristo, que excede todo entendimento” (Efésios 3:18-19). Cristãos, essas são as infinitas dimensões de nossa fé nEle.

Que DEUS abençoe a todos.

Colossenses 2.6

25 de Setembro

"Ora, como recebestes a Cristo Jesus, o Senhor, assim andai nele." Colossenses 2.6

Como o nosso andar com Deus pode se tornar inseguro e inconstante? Existem muitos filhos de Deus cuja vida espiritual é feita de altos e baixos. Às vezes, vão em frente com alegria, outras vezes ficam resignados e prostrados, como uma vez Elias ficou. Mas será o Senhor inconstante? Medroso? Impotente? Não, nunca! As Escrituras dizem: "...o Senhor Deus é uma rocha." Na verdade estamos rodeados do poder ameaçador das trevas, mas não precisamos nos desanimar, pois andamos com o Deus vivo. Não é necessário que você perca o rumo e se deixe abater pelos poderes das trevas que se lançam sobre você, como os poderes da melancolia, dos espíritos da blasfêmia, e demônios do cansaço. Davi exclamou diante de tentações semelhantes: "Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum." A razão da sua intrepidez foi: "...porque tu estás comigo." Ande com o Deus vivo de tal maneira como se só você e Ele existissem nesse mundo! Diante dEle até as trevas são luz: "...porque tu estás comigo."

Que DEUS abençoe a todos.

Números 14:11-25

Números 14:11-25

11 E disse o Senhor a Moisés: Até quando me provocará este povo? e até quando não crerá em mim, apesar de todos os sinais que fiz no meio dele?
12 Com pestilência o ferirei, e o rejeitarei; e te farei a ti povo maior e mais forte do que este.
13 E disse Moisés ao Senhor: Assim os egípcios o ouvirão; porquanto com a tua força fizeste subir este povo do meio deles.
14 E dirão aos moradores desta terra, os quais ouviram que tu, ó Senhor, estás no meio deste povo, que face a face, ó Senhor, lhes apareces, que tua nuvem está sobre ele e que vais adiante dele numa coluna de nuvem de dia, e numa coluna de fogo de noite.
15 E se matares este povo como a um só homem, então as nações, que antes ouviram a tua fama, falarão, dizendo:
16 Porquanto o Senhor não podia pôr este povo na terra que lhe tinha jurado; por isso os matou no deserto.
17 Agora, pois, rogo-te que a força do meu Senhor se engrandeça; como tens falado, dizendo:
18 O Senhor é longânimo, e grande em misericórdia, que perdoa a iniqüidade e a transgressão, que o culpado não tem por inocente, e visita a iniqüidade dos pais sobre os filhos até à terceira e quarta geração.
19 Perdoa, pois, a iniqüidade deste povo, segundo a grandeza da tua misericórdia; e como também perdoaste a este povo desde a terra do Egito até aqui.
20 E disse o Senhor: Conforme à tua palavra lhe perdoei.
21 Porém, tão certamente como eu vivo, e como a glória do Senhor encherá toda a terra,
22 E que todos os homens que viram a minha glória e os meus sinais, que fiz no Egito e no deserto, e me tentaram estas dez vezes, e não obedeceram à minha voz,
23 Não verão a terra de que a seus pais jurei, e nenhum daqueles que me provocaram a verá.
24 Porém o meu servo Calebe, porquanto nele houve outro espírito, e perseverou em seguir-me, eu o levarei à terra em que entrou, e a sua descendência a possuirá em herança.
25 Ora, os amalequitas e os cananeus habitam no vale; tornai-vos amanhã e caminhai para o deserto pelo caminho do Mar Vermelho.


Números 14:11-25
“Até quando me provocará este povo?”, declara o Senhor (v. 11 e 23). Ao menosprezar a “terra muitíssimo boa” (v. 7; conforme Salmo 106:24), é Deus de fato o objeto da provocação e da ingratidão do povo. Como podemos descrever a atitude de tantos que desprezam um presente que é nada menos que o céu, e cujo doador é o próprio Deus?

Moisés interveio novamente, como no episódio do bezerro de ouro. De forma alguma Moisés se permitiria ser tentado por uma oferta que faria dele o novo líder de uma raça (v. 12; Êxodo 32:10). Ao apresentar um argumento irrefutável, ele lembra ao Senhor que a grandeza de Seu nome está em risco à vista das nações. Então, dando total valor ao que aprendeu a conhecê-Lo e citando Suas próprias palavras (Êxodo 34:6-7), Moisés Lhe recorda Ele é longânimo e grande em misericórdia e verdade. Ele sugere que aquela seria exatamente uma oportunidade para o Senhor perdoar a iniqüidade e a transgressão. Onde não há falhas, não existe lugar para o perdão. O pecado da raça humana, meu e seu, confere a Deus uma oportunidade para mostrar Sua graça. Filhos de Deus, nós também conhecemos esse Deus que perdoa. Ele é nosso Pai. E ao lado dEle, temos um Advogado cheio de amor: Jesus Cristo, nosso Salvador (1 João 2:1).

Que DEUS abençoe a todos.