quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Filipenses 1:3 ; Fil. 4:4 ; Filip 4:13 ; Filipenses 3:13 e 14

Como Superar a Depressão
Como surge a depressão? Quais os sintomas? Você imagina que tem depressão? Se esse fantasma o assusta, a Voz da Profecia garante a você que é possível superá-lo.

A depressão se parece com uma sensação de desapontamento. Parece uma sombra, uma nuvem densa em cima da sua cabeça. Você se levanta cansado e tudo o que faz exige bastante esforço.

Tudo fica mais difícil. Aí você quase não sai, não aceita convites, prefere isolar-se cada vez mais.

Você tenta não entregar-se, procura combater esse gigante, mas volta a sentir um desânimo que suga toda a energia restante.

Parece que uma escuridão o cerca por todos os lados e você começa a descer ao poço sem fundo da depressão.

Os psicólogos afirmam que a depressão aflige a pessoa mais do que qualquer outra doença. E se houver alguma outra enfermidade, tal doença na presença da depressão galopa na direção errada.

A depressão nos ronda muito mais do que imaginamos. Especialmente nas cidades grandes. A selva de concreto se tornou tão cruel conosco, não só pelas ofensas, mas também por nos ignorar e depois nos agredir com o espectro do medo.

Esses dias fiquei surpreendido ao saber que 46% da população de São Paulo já teve algum tipo de atendimento psicológico. O fato mais perturbador segundo os profissionais é que os casos não tratados de depressão atingem números alarmantes.

A depressão pode estar ligada a alguma perda que tivemos. De um parente, a perda do namorado, da auto-estima, a perda de um emprego ou o medo de perdê-lo. Também pode estar ligada a uma reação de desapontamento, uma frustração grave e dolorida. Geralmente são ferimentos emocionais.

Comumente as pessoas estacionam em um clima negativo, descrito pelos especialistas como baixo astral. Elas conseguem viver, mas tudo ao redor fica sombrio e se sentem "pra baixo".

Às vezes foi um insulto, uma rejeição, uma injustiça sofrida, multiplicados pela tristeza e pela raiva.

A chave para a depressão está em nossa reação a ela, nossa atitude para com essas coisas ruins que cruzam nosso caminho.

A depressão se desenvolve no cérebro. Se quisermos atacar de frente a depressão, temos que eliminar hábitos errados de pensar. Isso não é fácil, mas através da graça de Deus se torna possível.

Foi exatamente isso que aconteceu com o apóstolo Paulo quando escreveu a carta aos Filipenses. Estava preso dentro de um calabouço romano, escuro e úmido. Com certeza era uma forte razão para um grande desapontamento e tristeza.

O ativo e incansável batalhador do Evangelho, estava agora confinado entre paredes geladas de pedra. Dali escreve uma carta de ânimo aos filhos na fé. Filipenses começa e termina invocando a graça divina sobre todos eles.

Paulo não deixou seus pensamentos afundarem na escuridão das circunstâncias. Não permitiu que a ansiedade, o ressentimento e a raiva o dominassem.

Paulo colocou sua situacão depressiva nas mãos de Deus. Ele apontou seu problema na direção do Céu e quando fez isso, começou a ver a luz iluminando a masmorra fria e insalubre. Ele viu que a graça de Deus podia fazer coisas positivas por ele. Que era capaz de reverter os seus problemas, mágoas e tristezas. E ainda conseguiu escrever estas palavras, que estão registradas em sua carta aos Filipenses:

"As coisas que me aconteceram contribuíram para o progresso do Evangelho". Filipenses 1:12.

"Dou graças ao meu Deus quando me lembro de vós." Filipenses 1:3

"Regozijai-vos sempre no Senhor. Outra vez digo, regozijai-vos." Fil. 4:4

"Posso todas as coisas naquele que me fortalece." Filip 4:13

"Esquecendo-me das coisas que para traz ficam, prossigo para o alvo." Filipenses 3:13 e 14

Na cela solitária poderia relembrar o passado e abominar o presente, mas resolveu acreditar no futuro. Decidiu ser alegre e agradecer.

Reverteu todo o quadro da depressão e mergulhou nas promessas divinas a ponto sentir-se feliz mesmo ali onde estava.

Conseguiu desfocar o problema pungente, para enaltecer as vitórias do Evangelho: "Com isto me regozijo, disse ele, sim, sempre me regozijarei." Filipenses 1:18

Como então podemos superar a depressão?

Além de procurar um médico, porque depressão é doença, a fé é um elemento fundamental no processo da cura da depressão e muitas vezes o fator decisivo. É preciso confiar em Deus e pensar positivamente.

Um cardiologista chamado para uma emergência, antes de sair indicou uma paciente aos seus assistentes dizendo: "esta moça é portadora de TS."

Como ela não sabia que TS era a sigla da sua doença, imaginou logo que TS era o código das palavras em inglês: Terminal State = estado terminal. Deprimida pensou que seus dias estavam contados e morreu em poucos dias na UTI do hospital.

O reverso também ocorre. Um senhor com o coração enfraquecido, estava em situação gravíssima. Normalmente o coração tem dois sons apenas. Mas este era um caso de falência do músculo cardíaco, e surgiu um terceiro som denominado "ritmo de galope", estágio terminal da doença. O cardiologista disse aos alunos: "agora vocês vão assistir a um bom galope." Mas o incrível aconteceu. O paciente em duas semanas recebeu alta completamente curado.

Ele havia entendido que o bom galope seria a reabilitação que ele teria. Imediatamente quando ouviu a expressão, a esperança estimulou sua mente e o processo de cura e restauração foi iniciado para a sua imensa alegria.

Amigo, mediante a confiança em Deus, você pode superar todos os seus problemas. Inclusive a depressão. E deixar aos cuidados divinos toda e qualquer dificuldade que esteja enfrentando. Deixe suas preocupações e fardos aos cuidados do Salvador Jesus, que disse: "Venham a Mim todos os cansados e oprimidos e Eu os aliviarei." Mateus 11:28

Se você acreditar em Jesus, começará em você o milagre da cura e da restauração.

Que DEUS abençoe a todos.

1 Coríntios 3:9

Quinta-feira 14 Janeiro

Porque nós somos cooperadores de Deus (1 Coríntios 3:9).

As ferramentas do carpinteiro

As ferramentas da oficina de carpintaria estavam conversando. O Martelo acabava de ser informado que deveria ir embora por ser muito barulhento. Então disse:

– Se tenho de deixar a carpintaria, a Chave de Fenda também tem de ir; é tão insignificante que ninguém vai notar sua ausência.

A pequena Chave de Fenda se levantou e disse: – Está bem, mas o Parafuso também tem de partir; é preciso dar voltas e mais voltas para colocá-lo no lugar. Foi a vez do Parafuso opinar: – Se querem, eu vou, mas a Plaina tem de sair; todo o trabalho dela é superficial, não há profundidade no que faz.

Ao que a Plaina replicou: – Está bem, mas o Metro também deve partir, porque sempre está medindo tudo, como se só ele estivesse correto. O Metro, por sua vez, reclamou da Lixa: – Não me importo de ir embora, desde que a Lixa também vá; ela é mais áspera do que devia e sempre está raspando demais.

No meio da discussão, entrou o carpinteiro. Aproximou-se da bancada para fazer uma mesa, e usou cada uma das ferramentas: O Metro, o Martelo, a Lixa, a Plaina, a Chave de Fenda, o Parafuso e outras. Depois de ter acabado o trabalho do dia, o Serrote se levantou e disse: – Amigos, percebi que todos nós somos úteis para realizar um bom trabalho!

Todas as acusações contra as ferramentas estavam certas, contudo, o carpinteiro utilizou cada ferramenta de acordo com a finalidade para a qual fora criada. Essa fábula ilustra como todos os crentes são úteis de uma ou de outra maneira para a obra de Deus. O Carpinteiro não deixa de usar nenhuma de Suas ferramentas. Fomos criados para servir a Deus e aos outros com nossas habilidades e talentos. Concen­tremos nossos esforços nisso e não julguemos os demais!

Que DEUS abençoe a todos.

Romanos 1:16

Quinta-feira 14 Janeiro

Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê (Romanos 1:16).

Problemas de uma estudante

Certa estudante – sozinha, grávida, viciada em álcool e drogas – comprou vários livros na esperança de que um deles a ajudasse a sair da vida miserável que levava. Mas não encontrou nada que a satisfizesse. Desesperada, procurou o Novo Testamento que recebera no campus da universidade e que havia jogado com desprezo no fundo do armário.

Não sabia muita coisa sobre Jesus nem sobre o Evangelho. Começou a ler o livro de Mateus, depois o de Marcos, e ficou surpresa porque a mesma história parecia sempre voltar ao início. Quando chegou a Lucas, mais uma vez começava a mesma história.

Depois de algum tempo, ela testificou: “Ao olhar para trás, posso comprovar que cada evangelho colocou dentro de mim um fundamento mais sólido. Não tinha dúvida de que tudo o que lia era verdade. Pouco a pouco o Senhor Jesus conquistou meu coração. Quanto mais lia a Palavra, mais claramente discernia o que era bom e o que era mau, e o quanto Deus odiava o pecado. Às vezes queria fechar a Bíblia porque parecia que cada palavra me atingia. Mas continuava lendo para saciar minha sede de Deus”.

A jovem, então, entrou em contato com os demais cristãos da univer­sidade e passou a se reunir com eles. Assim aprendeu a conhecer melhor o Senhor Jesus. Ficou claro que ela devia se converter, ou seja, obedecer ao chamado para o arrependimento e receber o Senhor Jesus como seu Senhor e Salvador pessoal. Um novo tempo começou. Ela ainda tem de lidar com seus problemas, mas agora já não está sozinha, tem um guia seguro para criar seu filho, e está conseguindo derrotar o vício. Na Bíblia ela não encontrou o que procurava; encontrou o que nem pensava existir: um Deus de amor que Se importa e deseja nos dar Sua própria vida, Seu próprio Espírito, e que revoluciona as vidas dos que crêem nEle.

Que DEUS abençoe a todos.

Mateus 6.6

14 de Janeiro

"Tu, porém, quando orares, entra no teu quarto, e, fechada a porta, orarás a teu Pai que está em secreto; e teu Pai que vê em secreto, te recompensará." (Mateus 6.6)

A você que serve ao Senhor em secreto, nos bastidores: não tenha inveja ou ciúme daqueles que servem ao Senhor publicamente, sob a luz dos refletores. Eles, por sua vez, enfrentam muito mais lutas do que aqueles que servem ao Senhor sem serem vistos pelos homens, mas por Deus. É de fato uma dádiva de Deus você poder servir ao Senhor em secreto. Na verdade, poucos querem isso, pois de uma ou de outra forma cada um de nós gosta de ser reconhecido. Mas a luta secreta diante de Deus é agradável, sim, preciosa a Ele, pois "o homem vê o exterior, porém o Senhor, o coração."

Assim também as lutas interiores de muitas pessoas, na verdade, não são conhecidas pelos homens, mas por Deus, pois Ele enxerga o nosso coração. Ele se preocupa que sejamos disciplinados pelo Espírito Santo, para que, mesmo com choro e sofrimento interior, dos quais o mundo exterior nem fica sabendo, assim mesmo possamos servir ao Senhor com alegria.

que DEUS abençoe a todos.

Filipenses 1.19-30

Filipenses 1.19-30

19 Porque estou certo de que isto mesmo, pela vossa súplica e pela provisão do Espírito de Jesus Cristo, me redundará em libertação,
20 segundo a minha ardente expectativa e esperança de que em nada serei envergonhado; antes, com toda a ousadia, como sempre, também agora, será Cristo engrandecido no meu corpo, quer pela vida, quer pela morte.
21 Porquanto, para mim, o viver é Cristo, e o morrer é lucro.
22 Entretanto, se o viver na carne traz fruto para o meu trabalho, já não sei o que hei de escolher.
23 Ora, de um e outro lado, estou constrangido, tendo o desejo de partir e estar com Cristo, o que é incomparavelmente melhor.
24 Mas, por vossa causa, é mais necessário permanecer na carne.
25 E, convencido disto, estou certo de que ficarei e permanecerei com todos vós, para o vosso progresso e gozo da fé,
26 a fim de que aumente, quanto a mim, o motivo de vos gloriardes em Cristo Jesus, pela minha presença, de novo, convosco.
27 Vivei, acima de tudo, por modo digno do evangelho de Cristo, para que, ou indo ver-vos ou estando ausente, ouça, no tocante a vós outros, que estais firmes em um só espírito, como uma só alma, lutando juntos pela fé evangélica;
28 e que em nada estais intimidados pelos adversários. Pois o que é para eles prova evidente de perdição é, para vós outros, de salvação, e isto da parte de Deus.
29 Porque vos foi concedida a graça de padecerdes por Cristo e não somente de crerdes nele,
30 pois tendes o mesmo combate que vistes em mim e, ainda agora, ouvis que é o meu.

Filipenses 1:19-30

O coração do homem está constituído de tal maneira que não pode permanecer vazio. Ele sente uma fome que o mundo, semelhantemente a um vasto armazém, se esmera em satisfazer, mediante uma variedade dos mais desejáveis produtos. Contudo, sabemos por experiência que, por mais atraente que seja uma vitrine de comida antes da refeição, a tentação cessa depois que nos alimentamos. Esta comparação um pouco familiar nos ajuda a recordar isto: nada exerce alguma atração sobre um coração cheio de Jesus. É o que acontecia com o apóstolo: Cristo era seu único objeto, sua única razão de viver. Quem ousaria aplicar a si mesmo o v. 21? Contudo, o progresso cristão consiste mais e mais na realização disto. Cristo era suficiente para Paulo, tanto para viver como para morrer. Diante destas alternativas, "ele não sabia o que escolher. Se morresse, ganharia a Cristo; se vivesse, serviria a Cristo". O seu amor pelos santos lhe inclinava antes a permanecer na carne.

A defesa do Evangelho, como todo combate, implica sofrimentos (1 Tessalonicenses 2:2b). Mas estes sofrimentos são um dom da graça do Senhor, semelhante à salvação, um privilégio que Ele concede aos crentes (v. 29). Em vez de nos compadecermos dos cristãos que são perseguidos, não deveríamos antes invejá-los? Pelo menos oremos em seu favor. Assim tomaremos parte com eles no combate pela verdade.

Que DEUS abençoe a todos

Filipenses1.1-18

Filipenses1.1-18

1 Paulo e Timóteo, servos de Cristo Jesus, a todos os santos em Cristo Jesus, inclusive bispos e diáconos que vivem em Filipos,
2 graça e paz a vós outros, da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.
3 Dou graças ao meu Deus por tudo que recordo de vós,
4 fazendo sempre, com alegria, súplicas por todos vós, em todas as minhas orações,
5 pela vossa cooperação no evangelho, desde o primeiro dia até agora.
6 Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus.
7 Aliás, é justo que eu assim pense de todos vós, porque vos trago no coração, seja nas minhas algemas, seja na defesa e confirmação do evangelho, pois todos sois participantes da graça comigo.
8 Pois minha testemunha é Deus, da saudade que tenho de todos vós, na terna misericórdia de Cristo Jesus.
9 E também faço esta oração: que o vosso amor aumente mais e mais em pleno conhecimento e toda a percepção,
10 para aprovardes as coisas excelentes e serdes sinceros e inculpáveis para o Dia de Cristo,
11 cheios do fruto de justiça, o qual é mediante Jesus Cristo, para a glória e louvor de Deus.
12 Quero ainda, irmãos, cientificar-vos de que as coisas que me aconteceram têm, antes, contribuído para o progresso do evangelho;
13 de maneira que as minhas cadeias, em Cristo, se tornaram conhecidas de toda a guarda pretoriana e de todos os demais;
14 e a maioria dos irmãos, estimulados no Senhor por minhas algemas, ousam falar com mais desassombro a palavra de Deus.
15 Alguns, efetivamente, proclamam a Cristo por inveja e porfia; outros, porém, o fazem de boa vontade;
16 estes, por amor, sabendo que estou incumbido da defesa do evangelho;
17 aqueles, contudo, pregam a Cristo, por discórdia, insinceramente, julgando suscitar tribulação às minhas cadeias.
18 Todavia, que importa? Uma vez que Cristo, de qualquer modo, está sendo pregado, quer por pretexto, quer por verdade, também com isto me regozijo, sim, sempre me regozijarei.

Filipenses 1:1-18

Esta epístola tem sido chamada de o livro da experiência cristã, a qual pode ser resumida como segue: Cristo é suficiente para mim. Ele é minha vida (cap. 1), meu exemplo (cap. 2), meu alvo (cap. 3), minha força e meu gozo (cap. 4). Paulo não fala aqui como apóstolo ou mestre, mas simplesmente como um "servo de Jesus Cristo". Como poderia reivindicar uma posição mais elevada que a que Seu Mestre tomou? (2:7). Da solidão de sua prisão em Roma, ele escreve aos amados filipenses, dos quais conhecemos Lídia e o carcereiro (Atos 16). Seu profundo amor por eles (v. 8) é revelado em suas orações. Observemos o encadeamento de suas petições: amor, verdadeiro conhecimento, discernimento espiritual, andar puro e reto, fruto que permanece (vv. 9-11).

Então ele lhes tranqüiliza acerca de seu aprisionamento. Este golpe que o inimigo pensava descarregar contra o Evangelho tinha contribuído, ao contrário, para seu progresso. A aberta oposição, levada a cabo para desencorajar as testemunhas do Senhor, geralmente tem o efeito de animá-las.

Qual é a atitude do apóstolo ao ouvir que o Evangelho estava, algumas vezes, sendo anunciado em circunstâncias muito questionáveis? Não manifesta impaciência ou crítica, nem, por outro lado, o desejo de associar-se a essas práticas. Só expressa sincero gozo ao ver que a obra de Deus se concretiza, quaisquer que sejam os instrumentos usados para atingir este propósito.

Que DEUS abençoe a todos.

2 Crônicas 20:14-24

2 Crônicas 20:14-24

14 Então veio o Espírito do Senhor, no meio da congregação, sobre Jaaziel, filho de Zacarias, filho de Benaia, filho de Jeiel, filho de Matanias, levita, dos filhos de Asafe,
15 E disse: Dai ouvidos todo o Judá, e vós, moradores de Jerusalém, e tu, ó rei Jeosafá; assim o Senhor vos diz: Não temais, nem vos assusteis por causa desta grande multidão; pois a peleja não é vossa, mas de Deus.
16 Amanhã descereis contra eles; eis que sobem pela ladeira de Ziz, e os achareis no fim do vale, diante do deserto de Jeruel.
17 Nesta batalha não tereis que pelejar; postai-vos, ficai parados, e vede a salvação do Senhor para convosco, ó Judá e Jerusalém. Não temais, nem vos assusteis; amanhã saí-lhes ao encontro, porque o Senhor será convosco.
18 Então Jeosafá se prostrou com o rosto em terra, e todo o Judá e os moradores de Jerusalém se lançaram perante o Senhor, adorando-o.
19 E levantaram-se os levitas, dos filhos dos coatitas, e dos filhos dos coratitas, para louvarem ao Senhor Deus de Israel, com voz muito alta.
20 E pela manhã cedo se levantaram e saíram ao deserto de Tecoa; e, ao sairem, Jeosafá pôs-se em pé, e disse: Ouvi-me, ó Judá, e vós, moradores de Jerusalém: Crede no Senhor vosso Deus, e estareis seguros; crede nos seus profetas, e prosperareis;
21 E aconselhou-se com o povo, e ordenou cantores para o Senhor, que louvassem à Majestade santa, saindo diante dos armados, e dizendo: Louvai ao Senhor porque a sua benignidade dura para sempre.
22 E, quando começaram a cantar e a dar louvores, o Senhor pôs emboscadas contra os filhos de Amom e de Moabe e os das montanhas de Seir, que vieram contra Judá, e foram desbaratados.
23 Porque os filhos de Amom e de Moabe se levantaram contra os moradores das montanhas de Seir, para os destruir e exterminar; e, acabando eles com os moradores de Seir, ajudaram uns aos outros a destruir-se.
24 Nisso chegou Judá à atalaia do deserto; e olharam para a multidão, e eis que eram corpos mortos, que jaziam em terra, e nenhum escapou.


2 Crônicas 20:14-24
A oração fervorosa de Josafá recebeu uma reposta imediata e pública. No nome do Senhor, Jaaziel tranqüiliza o rei e o povo. Quantos crentes em situações delicadas têm sido beneficiados com a leitura de tais palavras encorajadoras! Comparemos o v. 17 com as palavras que Moisés falou a Israel por ocasião da travessia do Mar Vermelho. “Não temais; aquietai-vos e vede o livramento do Senhor” (Êxodo 14:13).

Sem esperar o agir do Senhor, Josafá e todo o povo adoraram e louvaram a Deus. A fé que, mesmo antes de um evento, pode não apenas descartar a preocupação, mas agradecer a Deus pela resposta que Ele já deu, é a fé que O glorifica! Agir assim é seguir o divino Exemplo. Antes de ressuscitar Lázaro, pela virtude do poder de Deus, Jesus começou dizendo: “Pai, graças te dou porque me ouviste” (João 11:41).

Que bela é essa adoração, celebrada na presença dos inimigos (Salmo 23:5)! Os que louvavam iam à frente das tropas. E o som de triunfo que de repente irrompeu foi o prenúncio de uma vitória espetacular na qual nenhum único golpe foi desferido.

Que DEUS abençoe a todos.

2 Crônicas 20:1-13

2 Crônicas 20:1-13

1 E SUCEDEU que, depois disto, os filhos de Moabe, e os filhos de Amom, e com eles outros dos amonitas, vieram à peleja contra Jeosafá.
2 Então vieram alguns que avisaram a Jeosafá, dizendo: Vem contra ti uma grande multidão dalém do mar e da Síria; e eis que já estão em Hazazom-Tamar, que é En-Gedi.
3 Então Jeosafá temeu, e pôs-se a buscar o Senhor, e apregoou jejum em todo o Judá.
4 E Judá se ajuntou, para pedir socorro ao Senhor; também de todas as cidades de Judá vieram para buscar ao Senhor.
5 E pôs-se Jeosafá em pé na congregação de Judá e de Jerusalém, na casa do Senhor, diante do pátio novo.
6 E disse: Ah! Senhor Deus de nossos pais, porventura não és tu Deus nos céus? Não és tu que dominas sobre todos os reinos das nações? Na tua mão há força e potência, e não há quem te possa resistir.
7 Porventura, ó nosso Deus, não lançaste fora os moradores desta terra de diante do teu povo Israel, e não a deste para sempre à descendência de Abraão, teu amigo?
8 E habitaram nela e edificaram-te nela um santuário ao teu nome, dizendo:
9 Se algum mal nos sobrevier, espada, juízo, peste, ou fome, nós nos apresentaremos diante desta casa e diante de ti, pois teu nome está nesta casa, e clamaremos a ti na nossa angústia, e tu nos ouvirás e livrarás.
10 Agora, pois, eis que os filhos de Amom, e de Moabe e os das montanhas de Seir, pelos quais não permitiste passar a Israel, quando vinham da terra do Egito, mas deles se desviaram e não os destruíram,
11 Eis que nos dão o pago, vindo para lançar-nos fora da tua herança, que nos fizeste herdar.
12 Ah! nosso Deus, porventura não os julgarás? Porque em nós não há força perante esta grande multidão que vem contra nós, e não sabemos o que faremos; porém os nossos olhos estão postos em ti.
13 E todo o Judá estava em pé perante o Senhor, como também as suas crianças, as suas mulheres, e os seus filhos.

2 Crônicas 20:1-13
Três inimigos avançavam juntos contra o pequeno reino de Judá. Todos eram adversários constantes: Amom e de Moabe e aqueles do monte Seir em Edom (v. 22). Diante dessa ameaça de invasão, Josafá busca ao Senhor e proclama um jejum. O povo se reúne. Referindo-se à oração de Salomão (6:34-35), o rei se coloca diante da casa santa e clama pelo Deus que prometeu ouvir e ajudar (vv. 8-9).

Reunindo toda a força militar que Josafá tinha à disposição (17:14-18), chegou-se ao impressionante número de um 1.160.000 soldados. Porém, eles quase não desempenham nenhum papel ao longo deste capítulo! Josafá compreendeu a verdade do Salmo 33: “Não há rei que se salve com o poder dos seus exércitos; nem por sua muita força se livra o valente… Nossa alma espera no SENHOR, nosso auxílio e escudo” (vv. 16 e 20). Então o monarca reconhece sua falta de força e de sabedoria (v. 12). No entanto, acrescenta: “os nossos olhos estão postos em ti”. E, em contrapartida, “quanto ao SENHOR, seus olhos passam por toda a terra, para mostrar-se forte para com aqueles cujo coração é totalmente dele”.

Que DEUS abençoe a todos.