domingo, 23 de agosto de 2009

Efésios 5.16

23 de Agosto

"...Remindo o tempo." Efésios 5.16

Sempre devemos nos lembrar de que o tempo é uma preciosa dádiva de Deus. Ele nos deu o tempo para que o usemos, e o usemos bem. Em outras palavras: Ele nos deu o tempo para que transformemos os minutos, horas e dias em valores eternos. Se não fizermos isso e perdermos nosso tempo precioso, estaremos desprezando uma grande dádiva de Deus. Devemos nos conscientizar de que o tempo perdido não volta nunca mais. Cada minuto que passa se foi definitivamente; ele não voltará mais nem em toda a eternidade! Por meio do tempo que nos foi dado, temos a possibilidade de trabalhar para Deus. Pois todos os filhos de Deus são Seus colaboradores, cada um no lugar em que Deus o colocou.

Nenhuma pessoa sobre a terra transformou tanto o tempo em valores eternos como nosso Senhor Jesus. João diz no Evangelho: "Há, porém, ainda muitas outras cousas que Jesus fez. Se todas elas fossem relatadas uma por uma, creio eu que nem no mundo inteiro caberiam os livros que seriam escritos". O tempo é curto e a causa do Rei tem pressa! Por isso seja fiel na administração e no uso da quantia limitada de tempo que lhe foi confiada. Então um dia você ouvirá: "Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei: entra no gozo do teu Senhor."

Que DEUS abençoe a todos.

1 Coríntios 3:11

Domingo 23 Agosto

Porque ninguém pode pôr outro fundamento, além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo (1 Coríntios 3:11).

O FUNDAMENTO DA IGREJA
Para que um edifício seja estável é necessária uma fundação sólida. O que é fato no mundo material o é ainda mais no mundo espiritual. O versículo de hoje trata da edificação da Igreja no sentido geral. O fundamento em que descansa não pode ser outro que “a Rocha”, ou seja, Jesus Cristo, o Filho do Deus Vivo sobre quem a Igreja está edificada (Mateus 16:18).

Sobre tal fundamento está a Casa de Deus. Em 1 Coríntios 3, vemos que essa construção foi confiada à responsabilidade dos salvos em Cristo. De fato, temos uma responsabilidade quanto à maneira de trabalharmos em tal edificação. Se a obra é boa, receberemos uma recompensa (v. 14); se não, tudo se perderá (v. 15).

Na Palavra de Deus também se acha outro elemento indispensável: a pedra angular (Mateus 21:42). Para fazer uma boa construção naquela época, colocava-se uma pedra angular com cuidado, pois ela indicava a direção dos muros. Cristo é essa “pedra principal da esquina, eleita e preciosa” (1 Pedro 2:6).

“E, chegando-vos para ele, a pedra viva, reprovada, na verdade, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa,vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecerdes sacrifícios espirituais, agradáveis a Deus, por Jesus Cristo”

Que DEUS abençoe a todos.

Salmo 69:34, 35

23 de agosto Domingo

O Mundo Natural Fala do Criador
Louvem-no os Céus e a Terra, os mares e tudo quanto neles se move. Porque Deus salvará Sião e edificará as cidades de Judá, e ali habitarão e hão de possuí-la. Salmo 69:34, 35

A mesma energia criadora que trouxe o mundo à existência exerce-se ainda na manutenção do Universo e continuação das operações da natureza. A mão de Deus guia os planetas em sua marcha ordenada através dos céus. Não é por causa de uma força inerente que a Terra, ano após ano, continua seu movimento ao redor do Sol, e produz suas bênçãos. A Palavra de Deus governa os elementos. Ele cobre os céus de nuvens, e prepara a chuva para a Terra. Torna frutíferos os vales, e “faz produzir erva sobre os montes” (Sl 147:8). É pelo Seu poder que a vegetação floresce, que as folhas aparecem e desabrocham as flores.

Todo o mundo natural destina-se a ser um intérprete das coisas de Deus. Para Adão e Eva, em seu lar edênico, a natureza estava repleta do conhecimento de Deus, cheia de instrução divina. Para seus ouvidos atentos ela como que ecoava a voz da sabedoria. A sabedoria falava aos olhos, e era recebida no coração; pois eles entretinham comunhão com Deus por meio de Suas obras criadas. Logo que o santo par transgrediu a lei do Altíssimo, o brilho da face de Deus apartou-se da face da natureza. A natureza está hoje arruinada e contaminada pelo pecado. As lições objetivas de Deus, porém, não estão obliteradas. Mesmo hoje, devidamente estudada e interpretada, ela [a natureza] fala de seu Criador.

Assim como a verdade divina é revelada nas Escrituras Sagradas, de igual modo é refletida, como por um espelho, na face da natureza; assim, pela criação, devemos conhecer o Criador. O livro da natureza é um grande guia que devemos usar em conexão com as Sagradas Escrituras, para ensinar a outros sobre Seu caráter e reconduzir ovelhas perdidas ao redil de Deus. Ao estudarmos as obras de Deus, o Espírito Santo faz raiar convicção na mente. [...]

A maneira mais eficaz de instruir os gentios que não conhecem a Deus é mediante Suas obras. Deste modo, muito mais facilmente do que por qualquer outro método, podem ser levados a compreender a diferença entre seus ídolos, obras de suas próprias mãos, e o verdadeiro Deus, Criador do céu e da Terra.

Que DEUS abençoe a todos.

Atos 5.33-42

Atos 5.33-42


34 Mas, levantando-se no Sinédrio um fariseu, chamado Gamaliel, mestre da lei, acatado por todo o povo, mandou retirar os homens, por um pouco,
35 e lhes disse: Israelitas, atentai bem no que ides fazer a estes homens.
36 Porque, antes destes dias, se levantou Teudas, insinuando ser ele alguma coisa, ao qual se agregaram cerca de quatrocentos homens; mas ele foi morto, e todos quantos lhe prestavam obediência se dispersaram e deram em nada.
37 Depois desse, levantou-se Judas, o galileu, nos dias do recenseamento, e levou muitos consigo; também este pereceu, e todos quantos lhe obedeciam foram dispersos.
38 Agora, vos digo: dai de mão a estes homens, deixai-os; porque, se este conselho ou esta obra vem de homens, perecerá;
39 mas, se é de Deus, não podereis destruí-los, para que não sejais, porventura, achados lutando contra Deus. E concordaram com ele.
40 Chamando os apóstolos, açoitaram-nos e, ordenando-lhes que não falassem em o nome de Jesus, os soltaram.
41 E eles se retiraram do Sinédrio regozijando-se por terem sido considerados dignos de sofrer afrontas por esse Nome.
42 E todos os dias, no templo e de casa em casa, não cessavam de ensinar e de pregar Jesus, o Cristo.


Atos 5:33-42


Depois de haver usado um anjo para livrar os Seus servos, Deus agora usa Gamaliel, um eminente fariseu (da seita de oposição aos saduceus). Ele era um doutor da lei, conhecido e respeitado pelos judeus. Com moderação, empregando exemplos que todos conheciam, ele exorta seus colegas a ter paciência, pois o fim daquela obra mostraria se ela era dos homens ou de Deus. Afora isso, não é muito difícil discernir de que lado estão aqueles que dizem ser alguém, como Teudas (v. 36). Quão distinta era a conduta dos apóstolos! Reconheciam que não eram nada, e davam toda a glória ao nome de Jesus, a quem perseveravam em anunciar (cap. 3:12; 4:10).

O Senhor anteriormente havia advertido os discípulos que eles seriam perseguidos e entregues às sinagogas e aos cárceres (Lucas 21:12). Efetivamente, todas essas provas não tardaram em sobrevir (vv. 17-22) e desde então não cessaram de ser a porção de muitos crentes.

Nós muitas vezes agradecemos ao Senhor por nos ter guardado de perseguições tais como ocorrem em outros países. Mas não esqueçamos que é uma honra sofrer pelo Seu nome. Os apóstolos alegraram-se por "terem sido considerados dignos de sofrer afrontas por esse Nome" (v. 41; 1 Pedro 4:19; Mateus 5:11-12).

Que DEUS abençoe a todos.

Atos 5.17-32

Atos 5.17-32


17 Levantando-se, porém, o sumo sacerdote e todos os que estavam com ele, isto é, a seita dos saduceus, tomaram-se de inveja,
18 prenderam os apóstolos e os recolheram à prisão pública.
19 Mas, de noite, um anjo do Senhor abriu as portas do cárcere e, conduzindo-os para fora, lhes disse:
20 Ide e, apresentando-vos no templo, dizei ao povo todas as palavras desta Vida.
21 Tendo ouvido isto, logo ao romper do dia, entraram no templo e ensinavam. Chegando, porém, o sumo sacerdote e os que com ele estavam, convocaram o Sinédrio e todo o senado dos filhos de Israel e mandaram buscá-los no cárcere.
22 Mas os guardas, indo, não os acharam no cárcere; e, tendo voltado, relataram,
23 dizendo: Achamos o cárcere fechado com toda a segurança e as sentinelas nos seus postos junto às portas; mas, abrindo-as, a ninguém encontramos dentro.
24 Quando o capitão do templo e os principais sacerdotes ouviram estas informações, ficaram perplexos a respeito deles e do que viria a ser isto.
25 Nesse ínterim, alguém chegou e lhes comunicou: Eis que os homens que recolhestes no cárcere, estão no templo ensinando o povo.
26 Nisto, indo o capitão e os guardas, os trouxeram sem violência, porque temiam ser apedrejados pelo povo.
27 Trouxeram-nos, apresentando-os ao Sinédrio. E o sumo sacerdote interrogou-os,
28 dizendo: Expressamente vos ordenamos que não ensinásseis nesse nome; contudo, enchestes Jerusalém de vossa doutrina; e quereis lançar sobre nós o sangue desse homem.
29 Então, Pedro e os demais apóstolos afirmaram: Antes, importa obedecer a Deus do que aos homens.
30 O Deus de nossos pais ressuscitou a Jesus, a quem vós matastes, pendurando -o num madeiro.
31 Deus, porém, com a sua destra, o exaltou a Príncipe e Salvador, a fim de conceder a Israel o arrependimento e a remissão de pecados.
32 Ora, nós somos testemunhas destes fatos, e bem assim o Espírito Santo, que Deus outorgou aos que lhe obedecem.


Atos 5:17-32

O sumo sacerdote e os que o acompanham estão cheios de inveja ao ver homens sem instrução e que não pertencem ao clero obter tanto êxito com as multidões. Além do mais, os saduceus, que negam a ressurreição, estão particularmente ressentidos porque os apóstolos anunciam a ressurreição do Senhor Jesus (v. 17, cap. 4:1-2). Incapazes de impor sua autoridade de outra maneira, prendem esses homens a quem não conseguem calar. Mas o Senhor envia um anjo para libertar Seus servos e eles imediatamente voltam ao templo para ensinar. Isso é anunciado aos líderes, que os fazem comparecer diante do Sinédrio (o conselho deliberativo dos líderes). "Vós quereis lançar sobre nós o sangue desse homem", dizem, sendo que eles mesmos haviam afirmado perante Pilatos: "Caia sobre nós o seu sangue, e sobre nossos filhos!" (Mateus 27:25). E novamente tentam persuadir os apóstolos a silenciar. Mas Pedro e seus companheiros respondem: "Antes importa obedecer a Deus do que aos homens". E mais uma vez esses intrépidos homens rendem um brilhante testemunho à gloriosa ressurreição do Senhor Jesus, "Príncipe e Salvador", bem como à remissão dos pecados por intermédio da fé no Cristo.

Que DEUS abençoe a todos.

Atos 5.1-16

Atos 5.1-16


1 Entretanto, certo homem, chamado Ananias, com sua mulher Safira, vendeu uma propriedade,
2 mas, em acordo com sua mulher, reteve parte do preço e, levando o restante, depositou -o aos pés dos apóstolos.
3 Então, disse Pedro: Ananias, por que encheu Satanás teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, reservando parte do valor do campo?
4 Conservando -o, porventura, não seria teu? E, vendido, não estaria em teu poder? Como, pois, assentaste no coração este desígnio? Não mentiste aos homens, mas a Deus.
5 Ouvindo estas palavras, Ananias caiu e expirou, sobrevindo grande temor a todos os ouvintes.
6 Levantando-se os moços, cobriram-lhe o corpo e, levando -o, o sepultaram.
7 Quase três horas depois, entrou a mulher de Ananias, não sabendo o que ocorrera.
8 Então, Pedro, dirigindo-se a ela, perguntou-lhe: Dize-me, vendestes por tanto aquela terra? Ela respondeu: Sim, por tanto.
9 Tornou-lhe Pedro: Por que entrastes em acordo para tentar o Espírito do Senhor? Eis aí à porta os pés dos que sepultaram o teu marido, e eles também te levarão.
10 No mesmo instante, caiu ela aos pés de Pedro e expirou. Entrando os moços, acharam-na morta e, levando -a, sepultaram-na junto do marido.
11 E sobreveio grande temor a toda a igreja e a todos quantos ouviram a notícia destes acontecimentos.
12 Muitos sinais e prodígios eram feitos entre o povo pelas mãos dos apóstolos. E costumavam todos reunir-se, de comum acordo, no Pórtico de Salomão.
13 Mas, dos restantes, ninguém ousava ajuntar-se a eles; porém o povo lhes tributava grande admiração.
14 E crescia mais e mais a multidão de crentes, tanto homens como mulheres, agregados ao Senhor,
15 a ponto de levarem os enfermos até pelas ruas e os colocarem sobre leitos e macas, para que, ao passar Pedro, ao menos a sua sombra se projetasse nalguns deles.
16 Afluía também muita gente das cidades vizinhas a Jerusalém, levando doentes e atormentados de espíritos imundos, e todos eram curados.


Atos 5:1-16

No início do capítulo 4 notamos a operação do Inimigo contra a verdade partindo de fora da Igreja. O capítulo 5 começa com a ação do Inimigo dentro da Igreja. Desde aquele tempo até hoje, Satanás não cessou de agir dessas duas maneiras. O espírito do "querer imitar" e o desejo de aparentar piedade levaram Ananias e Safira a mentir. Pedro os repreendeu com santa indignação e a mão de Deus pesou sobre eles logo a seguir. Todo crente verdadeiro não perde sua salvação (João 10:27-29), e a nossa passagem tampouco questiona a salvação - o destino eterno - deles. O que temos aqui é a manifestação do governo de Deus. Não pensemos que, agora que somos objetos da Sua graça, Deus tem menos horror pelo pecado. Ele é santo e assim devem ser os Seus filhos (1 Pedro 1:15-17).

Um grande temor se apodera dos presentes. É um sentimento que também nós deveríamos cultivar diante dAquele que conhece os nossos mais íntimos pensamentos.

Os versículos 12-16 nos falam de milagres que eram feitos "pelas mãos dos apóstolos" - operações cuja força motriz era o amor - e nos mostram que não basta apenas admirar os crentes; cada pessoa deve dar o seu próprio passo de fé e aproximar-se do Senhor (vv. 13-14). Em Apocalipse 21:8, os covardes ocupam o primeiro lugar na lista dos que estarão eternamente perdidos.

Que DEUS abençoe a todos.

1 Reis 7:1-12

1 Reis 7:1-12

1 PORÉM a sua casa edificou Salomão em treze anos; e acabou toda a sua casa.
2 Também edificou a casa do bosque do Líbano de cem côvados de comprimento, e de cinqüenta côvados de largura, e de trinta côvados de altura, sobre quatro ordens de colunas de cedro, e vigas de cedro sobre as colunas.
3 E por cima estava coberta de cedro sobre as vigas, que estavam sobre quarenta e cinco colunas, quinze em cada ordem.
4 E havia três ordens de janelas; e uma janela estava defronte da outra janela, em três ordens.
5 Também todas as portas e ombreiras quadradas eram de uma mesma vista; e uma janela estava defronte da outra, em três ordens.
6 Depois fez um pórtico de colunas de cinqüenta côvados de comprimento e de trinta côvados de largura; e o pórtico estava defronte delas, e as colunas com as grossas vigas defronte delas.
7 Também fez o pórtico para o trono onde julgava, isto é, o pórtico do juízo, que estava revestido de cedro de soalho a soalho.
8 E em sua casa, em que morava, havia outro pátio, por dentro do pórtico, de obra semelhante à deste; também para a filha de Faraó, que Salomão tomara por mulher, fez uma casa semelhante àquele pórtico.
9 Todas estas coisas eram de pedras de grande valor, cortadas à medida, serradas à serra por dentro e por fora; e isto desde o fundamento até às beiras do teto, e por fora até ao grande pátio.
10 Também estava fundado sobre pedras finas, pedras grandes; sobre pedras de dez côvados e pedras de oito côvados.
11 E em cima delas pedras de grande valor, lavradas segundo as medidas, e madeira de cedro.
12 Havia três ordens de pedras lavradas, com uma ordem de vigas de cedro; assim era também o pátio interior da casa do Senhor e o pórtico daquela casa.


1 Reis 7:1-12
Salomão demonstrou grande zelo na construção do templo. Ele o construiu em sete anos, contra os 46 anos que Herodes levou para reconstruir o edifício (João 2:20).

Agora o rei está ocupado com a edificação de sua própria casa, mas sem a mesma urgência: ele levou treze anos para concluí-la. Temos de aprender a fazer em primeiro lugar, com excelência e com zelo, a obra que o Senhor nos ordenou realizar para Ele, antes de nos envolvermos em nossos próprios negócios.

Sábio arquiteto, Salomão construiu mais três casas depois do templo: a dele (v. 1), a casa do bosque do Líbano (vv. 2-7), e uma para a filha de faraó, sua mulher (v. 8). Cada uma delas fala sobre um aspecto particular do relacionamento de Deus com os homens. Se o templo é uma figura da casa do Pai, a casa do próprio Salomão sugere a casa do Filho, também chamada de Igreja ou Assembléia (Hebreus 3:6). A casa do bosque do Líbano fala da posição futura que Cristo, Rei da Glória, ocupará em relação a Israel. Ali estará o trono de julgamento. Por fim, a casa da filha de faraó nos lembra de Sua posição como Rei sobre todas as nações do mundo.

Que DEUS abençoe a todos.

1 Reis 6:19-38

1 Reis 6:19-38

19 E por dentro da casa, na parte mais interior, preparou o oráculo, para pôr ali a arca da aliança do Senhor.
20 E o oráculo no interior era de vinte côvados de comprimento, e de vinte côvados de largura, e de vinte côvados de altura; e o revestiu de ouro puro; também revestiu de cedro o altar.
21 E revestiu Salomão a casa por dentro de ouro puro; e com cadeias de ouro pôs uma cortina diante do oráculo, e o revestiu com ouro.
22 Assim cobriu de ouro toda a casa, inteiramente; também cobriu de ouro todo o altar que estava diante do oráculo.
23 E no oráculo fez dois querubins de madeira de oliveira, cada um da altura de dez côvados.
24 E uma asa de um querubim era de cinco côvados, e a outra asa do querubim de outros cinco côvados; dez côvados havia desde a extremidade de uma das suas asas até à extremidade da outra das suas asas.
25 Assim era também de dez côvados o outro querubim; ambos os querubins eram de uma mesma medida e de um mesmo talhe.
26 A altura de um querubim era de dez côvados, e assim a do outro querubim.
27 E pôs a estes querubins no meio da casa de dentro; e os querubins estendiam as asas, de maneira que a asa de um tocava na parede, e a asa do outro querubim tocava na outra parede; e as suas asas no meio da casa tocavam uma na outra.
28 E revestiu de ouro os querubins.
29 E todas as paredes da casa, em redor, lavrou de esculturas e entalhes de querubins, e de palmas, e de flores abertas, por dentro e por fora.
30 Também revestiu de ouro o soalho da casa, por dentro e por fora.
31 E à entrada do oráculo fez portas de madeira de oliveira; o umbral de cima com as ombreiras faziam a quinta parte da parede.
32 Também as duas portas eram de madeira de oliveira; e lavrou nelas entalhes de querubins, e de palmas, e de flores abertas, os quais revestiu de ouro; também estendeu ouro sobre os querubins e sobre as palmas.
33 E assim fez à porta do templo ombreiras de madeira de oliveira, da quarta parte da parede.
34 E eram as duas portas de madeira de cipreste; e as duas folhas de uma porta eram dobradiças, assim como eram também dobradiças as duas folhas entalhadas das outras portas.
35 E as lavrou de querubins e de palmas, e de flores abertas, e as revestiu de ouro acomodado ao lavor.
36 Também edificou o pátio interior de três ordens de pedras lavradas e de uma ordem de vigas de cedro.
37 No ano quarto se pôs o fundamento da casa do Senhor, no mês de Zive.
38 E no ano undécimo, no mês de Bul, que é o mês oitavo, se acabou esta casa com todas as suas coisas, e com tudo o que lhe convinha; e a edificou em sete anos.


1 Reis 6:19-38
O único salmo atribuído a Salomão começa assim: “Se o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam“ (Salmo 127:1). Perceba o excelente humor (indispensável, aliás) do homem que iria construir a casa do Senhor. É igualmente necessário, seja qual for o trabalho que nos propusermos a fazer, termos certeza – antes de começar – que o Senhor está conosco para agir e para nos abençoar. Isso é particularmente aplicável aos que estão pensando em fazer algum tipo de construção.

O espaço não nos permite falar detalhadamente sobre todas as maravilhas desse templo. Ele continha, assim como no tabernáculo, mas com o dobro do tamanho, o Santo Lugar, o Santíssimo Lugar ou Santo dos Santos, no qual ficavam dois grandes querubins com as asas abertas. O véu que o separava o Santo dos Santos não é mencionado aqui; por outro lado, o texto fala de portas de oliveira entalhadas. Além das pedras, os materiais usados foram: cedro, símbolo de majestade e durabilidade, e o ouro puro da justiça divina, que revestia a casa inteira. Maravilhoso espetáculo que confirma as palavras do Salmo 29:9: “No seu templo tudo diz: Glória!”.

Que DEUS abençoe a todos.

1 Reis 5:1-18

1 Reis 5:1-18

1 E ENVIOU Hirão, rei de Tiro, os seus servos a Salomão (porque ouvira que ungiram a Salomão rei em lugar de seu pai), porquanto Hirão sempre tinha amado a Davi.
2 Então Salomão mandou dizer a Hirão:
3 Bem sabes tu que Davi, meu pai, não pôde edificar uma casa ao nome do Senhor seu Deus, por causa da guerra com que o cercaram, até que o Senhor pôs seus inimigos debaixo das plantas dos seus pés.
4 Porém agora o Senhor meu Deus me tem dado descanso de todos os lados; adversário não há, nem algum mau encontro.
5 E eis que eu intento edificar uma casa ao nome do Senhor meu Deus, como falou o Senhor a Davi, meu pai, dizendo: Teu filho, que porei em teu lugar no teu trono, ele edificará uma casa ao meu nome.
6 Dá ordem, pois, agora, que do Líbano me cortem cedros, e os meus servos estarão com os teus servos, e eu te darei o salário dos teus servos, conforme a tudo o que disseres; porque bem sabes tu que entre nós ninguém há que saiba cortar a madeira como os sidônios.
7 E aconteceu que, ouvindo Hirão as palavras de Salomão, muito se alegrou, e disse: Bendito seja hoje o Senhor, que deu a Davi um filho sábio sobre este tão grande povo.
8 E enviou Hirão a Salomão, dizendo: Ouvi o que me mandaste dizer. Eu farei toda a tua vontade acerca das madeiras de cedro e de cipreste.
9 Os meus servos as levarão desde o Líbano até ao mar, e eu as farei conduzir em jangadas pelo mar até ao lugar que me designares, e ali as desamarrarei; e tu as tomarás; tu também farás a minha vontade, dando sustento à minha casa.
10 Assim deu Hirão a Salomão madeira de cedro e madeira de cipreste, conforme a toda a sua vontade.
11 E Salomão deu a Hirão vinte mil coros de trigo, para sustento da sua casa, e vinte coros de azeite batido; isto dava Salomão a Hirão anualmente.
12 Deu, pois, o Senhor a Salomão sabedoria, como lhe tinha falado; e houve paz entre Hirão e Salomão, e ambos fizeram acordo.
13 E o rei Salomão fez subir uma leva de gente dentre todo o Israel, e foi a leva de gente trinta mil homens;
14 E os enviava ao Líbano, cada mês, dez mil por turno; um mês estavam no Líbano, e dois meses cada um em sua casa; e Adonirão estava sobre a leva de gente.
15 Tinha também Salomão setenta mil que levavam as cargas, e oitenta mil que talhavam pedras nas montanhas,
16 Afora os chefes dos oficiais de Salomão, que estavam sobre aquela obra, três mil e trezentos, os quais davam as ordens ao povo que fazia aquela obra.
17 E mandou o rei que trouxessem pedras grandes, e pedras valiosas, pedras lavradas, para fundarem a casa.
18 E as lavraram os edificadores de Hirão, e os giblitas; e preparavam a madeira e as pedras para edificar a casa.


1 Reis 5:1-18
Se Davi é visto como o rei da graça, Salomão, seu sucessor, aparece como o rei da glória. Nos planos de Deus, a glória vem depois da graça, mas não é separada dela. O crente, que já desfruta da graça, receberá também a glória na vinda do Senhor. Hirão, rei de Tiro, amava Davi; na ascensão de Salomão, ele teve parte da glória deste grande rei e recebeu abundante provisão para si e seu povo. Em troca desses benefícios, Hirão contribuiu para a construção do templo, principal empreendimento do reinado de Salomão. Agora que o Senhor havia dado descanso a Israel, ele também poderia descansar, trocando a tenda ambulante por uma habitação fixa. Assim como o tabernáculo nos ensinou anteriormente, o templo de Salomão nos fornece inúmeras ilustrações sobre o relacionamento de Deus com Seu povo. No entanto, existem algumas diferenças. Nesse ponto, vemos a primeira delas: o tabernáculo no deserto era montado diretamente sobre a areia, enquanto o templo foi construído para ser inabalável, fundado sobre grandes pedras, pedras caras. “O seu fundamento está nos montes santos” (Salmo 87:1).

Que DEUS abençoe a todos.