sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

S. Mateus 9:10; S. Lucas 5:29 -31; Mateus 28:20 e João 14:3

Deus está com Você
Como é bom saber que Deus está conosco não é mesmo? É uma coisa sensacional saber que Deus fala conosco e nos ouve apesar de algumas vezes não estarmos em sintonia com Ele.

Ele vem, chega até nós e diz assim: Firme aí meu filho, firme aí milha filha: "Eu estou com você".

Hoje eu quero que você veja o retrato deste Pai, na pessoa do Filho. Esta fisionomia é que eu peço que você imagine, pois quando Ele veio, conversava com todas as pessoas, procurava especialmente os pecadores. As crianças viam nAquele rosto a beleza singela do próprio amor divino.

Crianças pulavam no pescoço do Senhor, acariciavam sua barba, conversavam com Ele e recebiam o carinho do Salvador.

Uma outra coisa maravilhosa na vida de nosso Senhor é que Ele dava uma atenção especial às pessoas desanimadas, às pessoas discriminadas, às que não iam à igreja, que eram criticadas e o Senhor procurava esse seguimento e contava histórias por meio de parábolas, comia com esse pessoal, e na hora da refeição ia animando essas pessoas.

O Senhor ia dando uma expressão de como é o amor de Deus de forma tão natural e maravilhosa.

Há textos sagrados que indicam a atenção do Senhor com as pessoas pecadoras. Por exemplo, no evangelho de S. Mateus 9:10 você tem a comprovação disto: "E sucedeu que estando Ele em casa, à mesa, muitos publicanos e pecadores vieram e tomaram lugares com Jesus e seus discípulos". (esses publicanos eram pessoas odiadas pelos religiosos)

O texto dá uma idéia de que eles se sentiam bem à vontade na presença do Senhor. É que Deus é amor e o amor une as pessoas. Ele ama a todos nós. A você e a mim.

Às vezes você pensa em Deus como alguém inacessível? Não pense assim! Fique tranquilo porque Deus ama aquele que mais necessita. Veja um outro texto.

No evangelho de S. Lucas 5:29 -31 diz: - "Então lhe ofereceu Levi um grande banquete em sua casa, e numerosos publicanos e outros estavam com eles. Os fariseus murmuravam contra os discípulos de Jesus perguntando: Por que comeis com os publicanos e pecadores? Respondeu-lhes Jesus: "Os sãos não precisam de médico e sim os doentes".

Esse é um pensamento que é muito bonito, é um pensamento que tranquiliza os que estão com a vida atrapalhada, que têm problemas, que se encontram em alguma dificuldade, presos pelas circunstâncias. Mesmo para os que estão fazendo coisas erradas, há esperança.

Se você está levando a vida por levar, ou entrando por um caminho que não é o melhor. Ainda assim, presença do Senhor lhe dará uma bênção muito grande e Ele vai produzir uma canção em sua vida, no meio das tristezas, no meio das confusões.

Você pode até pensar: transformar a minha vida em uma canção parece uma utopia! Eu não sei o que você está pensando, nesta hora, talvez esteja pensando: isso não é para mim, eu não acredito! Você pode não acreditar, mas realmente o amor de Deus pode fazer isso por você.

Mesmo que você diga: "eu sou problemático, minha vida não segue o rumo que devia seguir."

Lembre-se que Jesus veio para estar com você.

Você, que está me ouvindo, pode ser que tenha caído em algum problema, e pensa que Deus não se importa com você. Por favor acredite!

Deus está perto de você, "Ele está com você", Ele quer apoiar você como apoiou o ladrão que estava ao lado de Jesus quando Ele estava morrendo por você e por mim.

Os dois ladrões xingavam. De repente um deles percebeu na fisionomia de nosso Senhor aquele amor maravilhoso de Deus para com o ser humano, e disse: Senhor, estou sentindo aqui dentro do meu coração uma coisa que eu não sentia antes; a vontade de mudar, mas é tarde... Não posso descer da cruz.

Também, não posso desfazer tudo de errado que fiz. Mas, o grande amor de Deus voltou-se para ele, e ele sentiu que a misericórdia o abraçava.

Então arriscou um pedido: Quando o Senhor voltar em seu reino me deixe entrar lá?

A resposta veio, imediata: Em verdade lhe digo hoje, você estará comigo no Paraíso.

Fique tranquilo, "Ele está com você"...

Se Ele ouviu o ladrão que apenas suspirou por uma vida melhor, Ele vai atender você, ainda que não mereça e não saiba como pedir.

Basta acreditar no amor de Deus porque Ele diz: "Estou com você".

Jesus prometeu - Mateus 28:20 - "Eis que eu estou convosvo todos os dias até a consumação dos séculos".

E quando tudo aqui terminar nós estaremos com Jesus.

João 14:3 - "E vos recebereis para mim mesmo, para que onde eu estou, estejais vós também".

Lembre-se, Deus está com você. Abra o seu coração.

Que DEUS abençoe a todos.

1 Pedro 2:21-22

Sexta-feira 15 Janeiro

Cristo… não cometeu pecado, nem na sua boca se achou engano (1 Pedro 2:21-22).

Um cristão e um zombador

Dois passageiros em um trem falavam sobre questões religiosas. Um deles, ferrenho opositor do cristianismo, começou a explicar sua rejeição pela fé criticando com prazer as enormes e evidentes falhas dos cristãos.

O outro passageiro, cristão experimentado e já idoso, escutou cuidadosamente tudo o que foi dito. Sabia que muitas das críticas eram verdadeiras e, portanto, legítimas. Por um momento permaneceu em silêncio. Contudo, quando o zombador quis obter o apoio de outros passageiros, o ancião falou: “Percebo que você faz questão de ver toda a impiedade que existe no meio dos cristãos. Você é bom em destacar as faltas deles. Bem, eu sou cristão e amo o Senhor Jesus Cristo e Seu povo. Não vou pronunciar uma única palavra em defesa dos cristãos, mas desafio você a falar qualquer coisa contra o próprio Senhor Jesus”.

Surpreso, o primeiro homem teve de admitir: “De fato, não posso dizer nada contra Ele”.

“Certo”, continuou o cristão, “foi isso que me atraiu para Ele. Quanto mais O conheço, mais percebo como sou diferente dEle e como minhas falhas me tornam fraco. Agora me diga: Quando eu descobri que Ele morreu por meus pecados, como poderia deixar de amá-Lo? Desde então eu O tenho servido, e toda a iniqüidade cometida por aqueles que dizem pertencer a Ele não tem o poder de me afastar de tão grande amor. Minha salvação depende do que Ele fez, não do que os cristãos fazem.”

Que DEUS abençoe a todos.

Números 32.6

15 de Janeiro

"Irão vossos irmãos à guerra, e ficareis vós aqui?" (Números 32.6)

Como membros da Igreja de Jesus, somos aparentados de uma maneira muito íntima, comprados pelo mesmo sangue. Mas parentesco de sangue compromete. Já fomos imensamente abençoados através das lutas e dos sofrimentos dos santos de épocas passadas, pois eles foram à nossa frente com espírito pioneiro, eram cheios de fé e não viveram suas vidas procurando seu próprio bem-estar. Através de seu exemplo de fé fomos grandemente incentivados e animados a seguir ao Senhor de uma maneira muito mais decidida. Existe um testemunho acerca desses heróis da fé em Hebreus 11.40, onde diz que eles não seriam aperfeiçoados sem nós. O Senhor fala através do profeta Jeremias: "Maldito aquele que fizer a obra do Senhor relaxadamente." Eu sei que o medo das provações é uma grande tentação para aqueles que vegetam cheios de orgulho e que assistem com desdém para a arena do reino de Deus ao invés de entrarem igualmente na luta. Mas a batalha é uma ordem para você também! Como você pode desejar a coroa se foge da cruz? Se os melhores em nosso meio são provados pelo fogo, dificilmente nós outros conseguiremos fugir da provação. Ânimo, pois o tempo em que vivemos é muito difícil! O Senhor da vinha quer nos encontrar vigilantes e em oração!

Que DEUS abençoe a todos.

Filipenses 2.1-11

Filipenses 2.1-11

1 Se há, pois, alguma exortação em Cristo, alguma consolação de amor, alguma comunhão do Espírito, se há entranhados afetos e misericórdias,
2 completai a minha alegria, de modo que penseis a mesma coisa, tenhais o mesmo amor, sejais unidos de alma, tendo o mesmo sentimento.
3 Nada façais por partidarismo ou vanglória, mas por humildade, considerando cada um os outros superiores a si mesmo.
4 Não tenha cada um em vista o que é propriamente seu, senão também cada qual o que é dos outros.
5 Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus,
6 pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus;
7 antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana,
8 a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz.
9 Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome,
10 para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra,
11 e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai.

Filipenses 2:1-11

Há um só segredo para achar o caminho a todos os corações, para ganhar um irmão e apaziguar uma disputa: renunciar a si mesmo. E só podemos aprender isto contemplando e adorando o nosso incomparável Exemplo. Segundo as próprias palavras do Senhor: "Pois todo o que se exalta será humilhado; e o que se humilha será exaltado" por Deus (ver Lucas 14:11 e 18:14). Duas histórias exatamente opostas são resumidas nesta curta frase: a do primeiro Adão, que foi desobediente até a morte, seguido por sua raça ambiciosa e rebelde; e a de Cristo Jesus, que por amor se despojou de Sua glória divina, esvaziou-se para se tornar homem e logo se humilhou até o ponto de não poder descer mais: a morte de cruz.

A forma de um homem, a condição de um servo, a morte ignominiosa de um malfeitor, tais eram as etapas desse maravilhoso caminho. Sim, com toda a justiça, Deus firmou o compromisso de exaltá-Lo e honrá-Lo com um nome acima de todo o nome. É sob o glorioso e doce nome de Jesus, que Ele tomou a fim de obedecer, servir, sofrer e morrer, que o Senhor será reconhecido como Senhor e receberá homenagem universal.

Amigo leitor, qual é o preço desse Nome para o seu coração?

Que DEUS abençoe a todos.

2 Crônicas 20:25-37

2 Crônicas 20:25-37

25 E vieram Jeosafá e o seu povo para saquear os seus despojos, e acharam entre eles riquezas e cadáveres em abundância, assim como objetos preciosos; e tomaram para si tanto, que não podiam levar; e três dias saquearam o despojo, porque era muito.
26 E ao quarto dia se ajuntaram no vale de Beraca; pois ali louvaram ao Senhor. Por isso chamaram aquele lugar o vale de Beraca, até ao dia de hoje.
27 Então voltaram todos os homens de Judá e de Jerusalém, e Jeosafá à frente deles, e tornaram a Jerusalém com alegria; porque o Senhor os alegrara sobre os seus inimigos.
28 E vieram a Jerusalém com saltérios, com harpas e com trombetas, para a casa do Senhor.
29 E veio o temor de Deus sobre todos os reinos daquelas terras, ouvindo eles que o Senhor havia pelejado contra os inimigos de Israel.
30 E o reino de Jeosafá ficou quieto; e o seu Deus lhe deu repouso ao redor.
31 E Jeosafá reinou sobre Judá; era da idade de trinta e cinco anos quando começou a reinar e vinte e cinco anos reinou em Jerusalém; e o nome de sua mãe era Azuba, filha de Sili.
32 E andou no caminho de Asa, seu pai, e não se desviou dele, fazendo o que era reto aos olhos do Senhor.
33 Contudo os altos não foram tirados porque o povo não tinha ainda disposto o seu coração para com o Deus de seus pais.
34 Ora, o restante dos atos de Jeosafá, assim, desde os primeiros até os últimos, eis que está escrito nas notas de Jeú, filho de Hanani, que as inseriu no livro dos reis de Israel.
35 Porém, depois disto, Jeosafá, rei de Judá, se aliou com Acazias, rei de Israel, que procedeu com toda a impiedade.
36 E aliou-se com ele, para fazerem navios que fossem a Társis; e fizeram os navios em Eziom-Geber.
37 Porém Eliezer, filho de Dodava, de Maressa, profetizou contra Jeosafá, dizendo: Porquanto te aliaste com Acazias, o Senhor despedaçou as tuas obras. E os navios se quebraram, e não puderam ir a Társis.


2 Crônicas 20:25-37
Enquanto a canção de salvação ecoava pelos ares, os inimigos estavam destruindo uns aos outros! Restou ao povo somente testemunhar a aniquilação e depois recolher os abundantes despojos. Quantas vezes Deus tem removido do nosso caminho obstáculos que nos parecem intransponíveis!

Então o povo novamente se reúne para louvar ao Senhor no vale de Beraca – ou vale da bênção.

Consideremos o triunfo de Jesus na cruz, conquistado sem a menor ajuda dos crentes. O que foi deixado para eles fazerem? Nada, exceto desfrutar os despojos daquela vitória e celebrar com gratidão no vale deste mundo, antes de participar da festa na santa Cidade (v. 28).

O último parágrafo relata mais uma conseqüência das alianças erradas que Josafá fez. Após a desastrosa união militar com Acabe, o rei de Judá fez outra transação igualmente tola, desta vez comercial, com o filho de Acabe, Acazias. Deus permitiu que ele fosse até o fim e fracassasse, e nos ensina, por meio de Eliézer, o que Ele pensa desse tipo de associação com homens mundanos cujo objetivo é somente enriquecer.

Que DEUS abençoe a todos.