domingo, 13 de junho de 2010

Mateus 10:24-42

Mateus 10.24-42

24 O discípulo não está acima do seu mestre, nem o servo, acima do seu senhor.
25 Basta ao discípulo ser como o seu mestre, e ao servo, como o seu senhor. Se chamaram Belzebu ao dono da casa, quanto mais aos seus domésticos?
26 Portanto, não os temais; pois nada há encoberto, que não venha a ser revelado; nem oculto, que não venha a ser conhecido.
27 O que vos digo às escuras, dizei -o a plena luz; e o que se vos diz ao ouvido, proclamai -o dos eirados.
28 Não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei, antes, aquele que pode fazer perecer no inferno tanto a alma como o corpo.
29 Não se vendem dois pardais por um asse? E nenhum deles cairá em terra sem o consentimento de vosso Pai.
30 E, quanto a vós outros, até os cabelos todos da cabeça estão contados.
31 Não temais, pois! Bem mais valeis vós do que muitos pardais.
32 Portanto, todo aquele que me confessar diante dos homens, também eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus;
33 mas aquele que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante de meu Pai, que está nos céus.
34 Não penseis que vim trazer paz à terra; não vim trazer paz, mas espada.
35 Pois vim causar divisão entre o homem e seu pai; entre a filha e sua mãe e entre a nora e sua sogra.
36 Assim, os inimigos do homem serão os da sua própria casa.
37 Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim não é digno de mim; quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim não é digno de mim;
38 e quem não toma a sua cruz e vem após mim não é digno de mim.
39 Quem acha a sua vida perdê-la -á; quem, todavia, perde a vida por minha causa achá-la -á.
40 Quem vos recebe a mim me recebe; e quem me recebe recebe aquele que me enviou.
41 Quem recebe um profeta, no caráter de profeta, receberá o galardão de profeta; quem recebe um justo, no caráter de justo, receberá o galardão de justo.
42 E quem der a beber, ainda que seja um copo de água fria, a um destes pequeninos, por ser este meu discípulo, em verdade vos digo que de modo algum perderá o seu galardão.


Mateus 10:24-42

"O discípulo não está acima do seu mestre" (v. 24); e, por isso, não deve esperar que o tratem melhor que seu Senhor. Seja o cristão nos dias de hoje ou o judeu no tempo da grande tribulação vindoura, o verdadeiro discípulo deve contar que da parte de um mundo injusto e cruel virá uma oposição semelhante à que Jesus encontrou (v. 17-18). Mas esta é a oportunidade ideal para experimentar todos os recursos da graça, essa maravilhosa graça que conhece e cuida de todo redimido, a ponto de até mesmo contar todos os cabelos da cabeça (v. 30; 2 Coríntios 12:9).

Não é somente o ódio do mundo que atinge o crente fiel, mas muitas vezes ele tem de enfrentar também a hostilidade de sua própria família (v. 36). Ele não deve desanimar, porém. O Senhor disse claramente que isso aconteceria, no entanto prometeu a ajuda necessária.

Tomar a sua cruz é levar sobre si o sinal distintivo dos condenados à morte. Em outras palavras, é demonstrar o abandono dos prazeres do mundo e da própria vontade. Do ponto de vista humano, isto significa perder sua vida. "Não", declara o Mestre, pelo contrário, "essa é a única maneira de ganhá-la". Mas o Senhor Jesus ainda enfatiza que o motivo deve ser "por amor a mim" (2 Coríntios 5:14-15).

Que DEUS abençoe a todos.

Êxodo 24:1-18

Êxodo 24:1-18

1 DEPOIS disse a Moisés: Sobe ao Senhor, tu e Arão, Nadabe e Abiú, e setenta dos anciãos de Israel; e adorai de longe.
2 E só Moisés se chegará ao Senhor; mas eles não se cheguem, nem o povo suba com ele.
3 Veio, pois, Moisés, e contou ao povo todas as palavras do Senhor, e todos os estatutos; então o povo respondeu a uma voz, e disse: Todas as palavras, que o Senhor tem falado, faremos.
4 Moisés escreveu todas as palavras do Senhor, e levantou- se pela manhã de madrugada, e edificou um altar ao pé do monte, e doze monumentos, segundo as doze tribos de Israel;
5 E enviou alguns jovens dos filhos de Israel, os quais ofereceram holocaustos e sacrificaram ao Senhor sacrifícios pacíficos de bezerros.
6 E Moisés tomou a metade do sangue, e a pôs em bacias; e a outra metade do sangue espargiu sobre o altar.
7 E tomou o livro da aliança e o leu aos ouvidos do povo, e eles disseram: Tudo o que o Senhor tem falado faremos, e obedeceremos.
8 Então tomou Moisés aquele sangue, e espargiu-o sobre o povo, e disse: Eis aqui o sangue da aliança que o Senhor tem feito convosco sobre todas estas palavras.
9 E subiram Moisés e Arão, Nadabe e Abiú, e setenta dos anciãos de Israel.
10 E viram o Deus de Israel, e debaixo de seus pés havia como que uma pavimentação de pedra de safira, que se parecia com o céu na sua claridade.
11 Porém não estendeu a sua mão sobre os escolhidos dos filhos de Israel, mas viram a Deus, e comeram e beberam.
12 Então disse o Senhor a Moisés: Sobe a mim ao monte, e fica lá; e dar-te-ei as tábuas de pedra e a lei, e os mandamentos que tenho escrito, para os ensinar.
13 E levantou-se Moisés com Josué seu servidor; e subiu Moisés ao monte de Deus.
14 E disse aos anciãos: Esperai-nos aqui, até que tornemos a vós; e eis que Arão e Hur ficam convosco; quem tiver algum negócio, se chegará a eles.
15 E, subindo Moisés ao monte, a nuvem cobriu o monte.
16 E a glória do Senhor repousou sobre o monte Sinai, e a nuvem o cobriu por seis dias; e ao sétimo dia chamou a Moisés do meio da nuvem.
17 E o parecer da glória do Senhor era como um fogo consumidor no cume do monte, aos olhos dos filhos de Israel.
18 E Moisés entrou no meio da nuvem, depois que subiu ao monte; e Moisés esteve no monte quarenta dias e quarenta noites.


Êxodo 24:1-18
A primeira aliança é estabelecida com toda a devida solenidade. É sancionada com sangue (leia Hebreus 9:18…). Então o Senhor mostra alguns dos raios de Sua glória aos anciãos de Israel. Eles vêem "o Deus de Israel, sob cujos pés havia uma como pavimentação de pedra de safira, que se parecia com o céu na sua claridade" (v. 10; veja Ezequiel 1:26). Sob Seus pés…: pensamos no glorioso caminho do Filho de Deus mostrado nos evangelhos, um caminho "como o céu na sua claridade [pureza]". Cristo não somente desceu do céu e "subiu ao céu", mas há um sentido pelo qual Ele nunca deixou de ser o "o Filho do Homem que está no céu" (João 3:13). Foi no andar de Cristo aqui na terra que a glória de Deus pôde ser admirada em todas as suas perfeições morais (Salmo 68:24). "Quem me vê a mim vê o Pai" (João 14:9). O versículo 11 é o prenúncio da santa liberdade e da comunhão que agora os redimidos do Senhor Jesus desfrutam. Sobre o fundamento da obra consumada de Cristo e de Sua presença à destra de Deus, eles estão, em certo sentido, "em casa" na glória.

Também somos chamados a lembrar de Moisés em outro monte: o monte da transfiguração, onde ele e Elias foram testemunhas, juntamente com os três discípulos, da glória do Senhor Jesus (Lucas 9:28-36).

Que DEUS abençoe a todos.

João 20:15

Domingo 13 Junho

Senhor, se tu o levaste, dize-me onde o puseste, e eu o levarei (João 20:15).

Ver e não reconhecer

Maria Madalena não se referiu ao Senhor Jesus pelo nome, pois não O reconheceu. E ainda acrescentou: “Eu o levarei”. Ela parece ter esquecido que, para uma mulher, seria muito difícil fazer isso. O amor dela por seu Senhor tocou o coração de Jesus. O bom Pastor, que deu Sua vida pelas ovelhas e depois a retomou, agora a chama pelo nome: “Maria!” A voz dEle, que tocara seu coração de um jeito que ninguém mais tocou, era conhecida demais e dissipou o véu que a impedia de ver que o Senhor estava vivo e era quem estava falando com ela. Que júbilo deve ter inundado o coração anterior­mente tão triste de Maria!

Então o Senhor lhe deu uma mensagem destinada aos Seus discípulos a quem chamou de “irmãos”. Foram palavras nunca antes faladas a nenhum ser humano; diziam respeito a um novo relaciona­mento que começaria quando Ele subisse para Seu Pai. Anunciava algo desconhecido até então.

Muitos séculos se passaram. Já desfrutamos desse relaciona­mento concedido aos filhos de Deus? É o mesmo de que Cristo desfruta. O Deus de Cristo é nosso Deus; o Pai de Cristo é nosso Pai. Quão pouca atenção damos a isso! As coisas visíveis que nos cercam obscurecem a glória de nossa posição. Que pena! E como desonramos nosso querido Senhor por causa de nossa indiferença e superficialidade.

Que DEUS abençoe a todos.

Salmo 116.17-18

13 de Junho

"Oferecer-te-ei sacrifícios e ações de graça, e invocarei o nome do Senhor. Cumprirei os meus votos ao Senhor, na presença de todo o seu povo." Salmo 116.17-18

O verdadeiro significado deste "oferecimento de sacrifícios e ações de graça" somente conseguiremos ver e experimentar se seguirmos o caminho que leva até o interior do santuário. A porta do santuário se abre para nós quando damos graças pelo dom inefável de Deus, Jesus Cristo, quando O louvamos pelo Seu precioso sangue derramado e pela Sua "carne", isto é, Seu corpo que Ele entregou por nós. Entrar pela porta do santuário até à presença do Deus Santo por meio de louvor e ações de graça significa entregar-se a si mesmo Àquele que, por meio do Seu sangue, pela Sua carne, se entregou por nós. Então de repente compreenderemos o que significa a palavra "oferecer a Deus sacrifícios e ações de graça". Temos a tendência de querer separar as coisas que Deus uniu, e que, do ponto de vista divino, são inseparáveis. Mas a nossa tentativa não funciona. Assim, por exemplo, não podemos nos tornar um com Jesus Cristo e ao mesmo tempo viver para nós mesmos. Igualmente não podemos dar graças a Deus sem ao mesmo tempo trazer-Lhe sacrifícios com alegria. Aquele que separa ações de graça e sacrifícios perde a sua alegria no Senhor. "Oferece a Deus sacrifício de ações de graça, e cumpre os teus votos para com o Altíssimo."

Que DEUS abençoe a todos.

João 20:15

Domingo 13 Junho

Senhor, se tu o levaste, dize-me onde o puseste, e eu o levarei (João 20:15).

Ver e não reconhecer

Maria Madalena não se referiu ao Senhor Jesus pelo nome, pois não O reconheceu. E ainda acrescentou: “Eu o levarei”. Ela parece ter esquecido que, para uma mulher, seria muito difícil fazer isso. O amor dela por seu Senhor tocou o coração de Jesus. O bom Pastor, que deu Sua vida pelas ovelhas e depois a retomou, agora a chama pelo nome: “Maria!” A voz dEle, que tocara seu coração de um jeito que ninguém mais tocou, era conhecida demais e dissipou o véu que a impedia de ver que o Senhor estava vivo e era quem estava falando com ela. Que júbilo deve ter inundado o coração anterior­mente tão triste de Maria!

Então o Senhor lhe deu uma mensagem destinada aos Seus discípulos a quem chamou de “irmãos”. Foram palavras nunca antes faladas a nenhum ser humano; diziam respeito a um novo relaciona­mento que começaria quando Ele subisse para Seu Pai. Anunciava algo desconhecido até então.

Muitos séculos se passaram. Já desfrutamos desse relaciona­mento concedido aos filhos de Deus? É o mesmo de que Cristo desfruta. O Deus de Cristo é nosso Deus; o Pai de Cristo é nosso Pai. Quão pouca atenção damos a isso! As coisas visíveis que nos cercam obscurecem a glória de nossa posição. Que pena! E como desonramos nosso querido Senhor por causa de nossa indiferença e superficialidade.

Que DEUS abençoe a todos.

Salmo 116.17-18

13 de Junho

"Oferecer-te-ei sacrifícios e ações de graça, e invocarei o nome do Senhor. Cumprirei os meus votos ao Senhor, na presença de todo o seu povo." Salmo 116.17-18

O verdadeiro significado deste "oferecimento de sacrifícios e ações de graça" somente conseguiremos ver e experimentar se seguirmos o caminho que leva até o interior do santuário. A porta do santuário se abre para nós quando damos graças pelo dom inefável de Deus, Jesus Cristo, quando O louvamos pelo Seu precioso sangue derramado e pela Sua "carne", isto é, Seu corpo que Ele entregou por nós. Entrar pela porta do santuário até à presença do Deus Santo por meio de louvor e ações de graça significa entregar-se a si mesmo Àquele que, por meio do Seu sangue, pela Sua carne, se entregou por nós. Então de repente compreenderemos o que significa a palavra "oferecer a Deus sacrifícios e ações de graça". Temos a tendência de querer separar as coisas que Deus uniu, e que, do ponto de vista divino, são inseparáveis. Mas a nossa tentativa não funciona. Assim, por exemplo, não podemos nos tornar um com Jesus Cristo e ao mesmo tempo viver para nós mesmos. Igualmente não podemos dar graças a Deus sem ao mesmo tempo trazer-Lhe sacrifícios com alegria. Aquele que separa ações de graça e sacrifícios perde a sua alegria no Senhor. "Oferece a Deus sacrifício de ações de graça, e cumpre os teus votos para com o Altíssimo."

Que DEUS abençoe a todos.