terça-feira, 25 de maio de 2010

2 Coríntios 4:16

Terça-feira 25 Maio

O [homem] interior, contudo, se renova de dia em dia (2 Coríntios 4:16).

Unidos a Cristo (2)

O seguinte exemplo permitirá compreendermos melhor nossa união com Cristo: uma árvore frutífera silvestre produz frutos de pouco valor e às vezes não comestíveis. Porém, se lhe cortam os ramos a curta distância do tronco e em lugar deles se enxertam pedaços de ramos de uma árvore cultivada, os ramos nela inseridos vão crescer, e a árvore silvestre passará a produzir segundo a nova natureza do enxerto.

Precisamos crer que temos sido unidos a Cristo em Sua morte e ressurreição. “Assim também vós considerai-vos como mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus nosso Senhor” (Romanos 6:11). Depois, é preciso demonstrar o que somos em Cristo ou, como diz o apóstolo Paulo, andar em novidade de vida (v. 4). Efésios 4:22-24 descreve essa transformação: “Quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano”. “Despojeis”: o tempo verbal no grego indica uma ação que aconteceu uma vez no passado. Já nos despojamos do que éramos por natureza, embora a natureza pecaminosa ainda esteja no crente. A contrapartida é nos vestir do “novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade”. Vestir-nos do novo homem também é um fato realizado no momento de nossa conversão.

Por outro lado, ser renovado em nossa mente é um ato contínuo (v. 23). A cada dia o entendimento, fonte de nossos pensamentos, precisa ser renovado através da comunhão com Deus, pela ação da Palavra e do Espírito Santo.

Que DEUS abençoe a todos.

(continua)

Mateus 26.63

25 de Maio

"Jesus, porém, guardou silêncio." Mateus 26.63

Os sumo sacerdotes e anciãos procuraram falso testemunho contra Jesus. Mas Ele nada lhes respondeu. Quando crentes estão juntos muitas vezes retornam para casa deprimidos, pois: "No muito falar não falta transgressão." Deus também leva a sério o pecado da língua, e não apenas a "conversação fútil", mas também a calúnia "piedosa". Como é impiedosa a sua língua! Igrejas inteiras são destruídas dessa maneira e corações são dilacerados. Mas Deus ouve o que falamos. Um dos resultados mais funestos da calúnia é que Deus não ouve mais as nossas orações. Assim também valerá para nós: "Jesus, porém, guardou silêncio." O diligente estudo da Bíblia coloca nossa mão sobre a boca e nos protege de machucar outros filhos de Deus e ungidos do Senhor. "Jesus, porém, guardou silêncio." Este silêncio irritou a Caifás e amedrontou muito a Pilatos. Assim, o silêncio de Jesus se tornou uma resposta poderosa à pergunta de Pilatos. Talvez você fale muito para Deus sem receber resposta. Por que Ele não responde? Não será porque Ele espera calado até que você tome algumas atitudes? Talvez você ore assim: "Senhor, tira o pecado de mim." Será que isso está certo? Não, pois é você que deve abandonar o pecado! Diga um não total a tudo o que é pecado. Então em seu fraco coração irromperá o júbilo de vitória!

Que DEUS abençoe a todos.

Apocalipse 22:10-21

Apocalipse 22.10-21
10 Disse-me ainda: Não seles as palavras da profecia deste livro, porque o tempo está próximo.
11 Continue o injusto fazendo injustiça, continue o imundo ainda sendo imundo; o justo continue na prática da justiça, e o santo continue a santificar-se.
12 E eis que venho sem demora, e comigo está o galardão que tenho para retribuir a cada um segundo as suas obras.
13 Eu sou o Alfa e o Ômega, o Primeiro e o Último, o Princípio e o Fim.
14 Bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestiduras no sangue do Cordeiro, para que lhes assista o direito à árvore da vida, e entrem na cidade pelas portas.
15 Fora ficam os cães, os feiticeiros, os impuros, os assassinos, os idólatras e todo aquele que ama e pratica a mentira.
16 Eu, Jesus, enviei o meu anjo para vos testificar estas coisas às igrejas. Eu sou a Raiz e a Geração de Davi, a brilhante Estrela da manhã.
17 O Espírito e a noiva dizem: Vem! Aquele que ouve, diga: Vem! Aquele que tem sede venha, e quem quiser receba de graça a água da vida.
18 Eu, a todo aquele que ouve as palavras da profecia deste livro, testifico: Se alguém lhes fizer qualquer acréscimo, Deus lhe acrescentará os flagelos escritos neste livro;
19 e, se alguém tirar qualquer coisa das palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte da árvore da vida, da cidade santa e das coisas que se acham escritas neste livro.
20 Aquele que dá testemunho destas coisas diz: Certamente, venho sem demora. Amém! Vem, Senhor Jesus!
21 A graça do Senhor Jesus seja com todos.

Apocalipse 22:10-21

Para Daniel e o povo judeu, a profecia estava selada até o seu cumprimento futuro (Daniel 12:9) . Para o cristão, ela não está mais oculta (V. 10). Toda a Bíblia lhe foi dada para ser compreendida e crida. O Senhor nos permitiu que a contemplássemos juntos por intermédio destas folhinhas. Que Ele nos ajude a estudá-la cada vez mais (João 5:39). Os comentários bíblicos também são de grande valia para nosso estudo. Que ao voltar, o Senhor nos encontre entre os que guardam Sua Palavra e não negam seu nome (3:8). O próprio Senhor nos recorda uma vez mais o doce e incomparável nome de Jesus, esse nome de sua humanidade: "Eu, Jesus", sou "a brilhante estrela da manhã", Aquele que vem (V. 16). Nós não aguardamos um acontecimento, mas uma Pessoa conhecida e amada.

"Vem!" Este é o desejo que o Espírito desperta em nós, ao qual o Senhor Jesus responde com Sua promessa: "Eis que venho sem demora" (V. 7,12,20). Os afetos da noiva ressoam como eco: "Amém! Vem, Senhor Jesus!".

Nós fomos convertidos tanto para servi-Lo , para convidar os sedentos que queiram vir (V. 17), quanto para esperá-LO (1 Ts 1:9,10). Porém o Senhor sabe que, tanto para servi-LO como para esperá-LO, necessitamos de toda a Sua graça (V. 21). A graça é o recurso perfeito e suficiente para nos guardar "até que ele venha" (1 Coríntios 11:26b).

Que DEUS abençoe a todos.

Êxodo 13:11-22

Êxodo 13:11-22

11 Também acontecerá que, quando o Senhor te houver introduzido na terra dos cananeus, como jurou a ti e a teus pais, quando ta houver dado,
12 Separarás para o Senhor tudo o que abrir a madre e todo o primogênito dos animais que tive-res; os machos serão do Senhor.
13 Porém, todo o primogênito da jumenta resgatarás com um cordeiro; e se o não resgatares, cortar-lhe-ás a cabeça; mas todo o primogênito do homem, entre teus filhos, resgatarás.
14 E quando teu filho te perguntar no futuro, dizendo: Que é isto? Dir-lhe-ás: O Senhor nos tirou com mão forte do Egito, da casa da servidão.
15 Porque sucedeu que, endurecendo-se Faraó, para não nos deixar ir, o Senhor matou todos os primogênitos na terra do Egito, desde o primogênito do homem até o primogênito dos animais; por isso eu sacrifico ao Senhor todos os primogênitos, sendo machos; porém a todo o primogênito de meus filhos eu resgato.
16 E será isso por sinal sobre tua mão, e por frontais entre os teus olhos; porque o Senhor, com mão forte, nos tirou do Egito.
17 E aconteceu que, quando Faraó deixou ir o povo, Deus não os levou pelo caminho da terra dos filisteus, que estava mais perto; porque Deus disse: Para que porventura o povo não se arrependa, vendo a guerra, e volte ao Egito.
18 Mas Deus fez o povo rodear pelo caminho do deserto do Mar Vermelho; e armados, os filhos de Israel subiram da terra do Egito.
19 E Moisés levou consigo os ossos de José, porquanto havia este solenemente ajuramentado os filhos de Israel, dizendo: Certamente Deus vos visitará; fazei, pois, subir daqui os meus ossos convosco.
20 Assim partiram de Sucote, e acamparam-se em Etã, à entrada do deserto.
21 E o Senhor ia adiante deles, de dia numa coluna de nuvem para os guiar pelo caminho, e de noite numa coluna de fogo para os iluminar, para que caminhassem de dia e de noite.
22 Nunca tirou de diante do povo a coluna de nuvem, de dia, nem a coluna de fogo, de noite.


Êxodo 13:11-22
No versículo 8, foi ordenado aos israelitas: "Contarás a teu filho". Mas no versículo 14 é previsto que os filhos perguntarão aos pais: "Que é isso?". É um momento muito especial quando os filhos, vendo os pais comportando-se de modo diferente do mundo, lhes dirigem esta pergunta. Que eles nunca hesitem fazer tal coisa!

O versículo 19 é o cumprimento das obrigações para com José (Gênesis 50:25). Os ossos do patriarca devem acompanhar o povo de Deus na sua peregrinação. Uma figura de Cristo no poder de Sua morte, levado conosco enquanto atravessamos o deserto deste mundo! (2 Coríntios 4:10).

Os filhos de Israel se põem a caminho. Deus mais tarde se lembra do dia em que Ele os tomou pela mão "para os tirar da terra do Egito" (Jeremias 31:32). Eles terão um longo desvio a percorrer (vv. 17-18) a fim de que tenham tempo para aprender as importantes lições que o Senhor deseja ensinar-lhes, como também a nós. Mas Deus não apenas tinha traçado um itinerário para Seu povo. Ele deseja que Sua presença os acompanhe na forma das colunas de nuvem durante o dia e das colunas de fogo durante a noite. Que graça! Ele está ali tanto para guiá-los passo a passo e também para protegê-los. Do mesmo modo Jesus prometeu aos Seus: "E eis que estou convosco todos os dias" (Mateus 28:20).

Que DEUS abençoe a todos.