segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Romanos 5:1

Segunda-feira 22 Fevereiro

Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo (Romanos 5:1).

Paz tão simples!

Certa mulher havia quatro anos que se tornara viúva. Seu casamento tinha durado mais de quarenta anos e era feliz. Seu marido e ela freqüentavam as reuniões da igreja com regularida­de. E houve vezes em que ambos confessaram sua culpa diante de Deus. Eles faziam todo o esforço possível para praticar o bem, como convém aos cristãos.

E, apesar de tudo isso, ainda procuravam a verdadeira paz interior. Eles tinham um certo receio de que a fé deles não iria aguentar até ao fim. Então o marido morreu. A esperança de revê-lo novamente com Cristo tornou-se instável para esta mulher.

Reuniões evangelísticas começaram a acontecer na vizinhança. A viúva aceitou o convite de uma conhecida para assistir a uma delas. Já na primeira noite, ela se surpreendeu com a alegria e segurança com que as boas novas eram pregadas aos espectadores. A Palavra de Deus prometia a salvação, a vida eterna e a paz com Deus a todos os que con­fessassem seus pecados com sinceridade diante de Deus e recebessem o Senhor Jesus como Salvador. Será que ela já não tinha confessado seus pecados o bastante? Contudo, ela ainda não tinha paz.

“Talvez tenha alguém aqui”, disse o pregador, “que já confessou seus pecados diante de Deus e recebeu o Senhor Jesus em seu coração, mas que ainda não tem paz interior. Pare de olhar para si mesmo! Olhe para Cristo, confie nas promessas de Deus e confesse Jesus Cristo como seu Senhor diante de outras pessoas. Isso irá lhe dar a alegria da salvação definitivamente.” Era tudo o que aquela viúva precisava! Por tanto tempo vivera sem uma paz tão simples de ser obtida. A vida nunca mais foi a mesma para ela.

Que DEUS abençoe a todos.

Lucas 23.9

22 de Fevereiro

"Jesus, porém, nada lhe respondia." (Lucas 23.9)

Curioso, estranho e impressionante é esse silêncio do Senhor! Por que Ele nada respondeu às falsas acusações? Há somente uma resposta para isso. Jesus estava convicto: o Pai sabe da minha situação! Também Moisés, quando outrora foi atacado duramente pelos próprios irmãos, se calou e não abriu sua boca. Mas o Senhor o justificou.

Nós também somos chamados a seguir o exemplo de Jesus em situação semelhante, e isso significa não responder à ofensa com palavras ofensivas, mas ficar calados. Quanta destruição pode resultar por meio de uma única palavra! Por isso nunca combata a carne com a carne! Você não precisa se preocupar com a sua reputação ou com o julgamento que é feito de seu caráter, pois o Senhor conhece e julga você. Você causa um prejuízo enorme a si mesmo quando tenta aumentar ou salvar o prestígio próprio. Por isso, cale-se! Uma resposta dura abafa o falar suave do Espírito Santo. Você é incompreendido, menosprezado? Suas boas intenções são mal interpretadas? Isso não faz mal. Deus promete a você em Sua palavra: "Toda arma forjada contra ti, não prosperará; toda língua que ousar contra ti em juízo, tu a condenarás..."

Que DEUS abençoe a todos.

Tito 2.1-15

Tito 2.1-15

1 Tu, porém, fala o que convém à sã doutrina.
2 Quanto aos homens idosos, que sejam temperantes, respeitáveis, sensatos, sadios na fé, no amor e na constância.
3 Quanto às mulheres idosas, semelhantemente, que sejam sérias em seu proceder, não caluniadoras, não escravizadas a muito vinho; sejam mestras do bem,
4 a fim de instruírem as jovens recém-casadas a amarem ao marido e a seus filhos,
5 a serem sensatas, honestas, boas donas de casa, bondosas, sujeitas ao marido, para que a palavra de Deus não seja difamada.
6 Quanto aos moços, de igual modo, exorta-os para que, em todas as coisas, sejam criteriosos.
7 Torna-te, pessoalmente, padrão de boas obras. No ensino, mostra integridade, reverência,
8 linguagem sadia e irrepreensível, para que o adversário seja envergonhado, não tendo indignidade nenhuma que dizer a nosso respeito.
9 Quanto aos servos, que sejam, em tudo, obedientes ao seu senhor, dando-lhe motivo de satisfação; não sejam respondões,
10 não furtem; pelo contrário, dêem prova de toda a fidelidade, a fim de ornarem, em todas as coisas, a doutrina de Deus, nosso Salvador.
11 Porquanto a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens,
12 educando-nos para que, renegadas a impiedade e as paixões mundanas, vivamos, no presente século, sensata, justa e piedosamente,
13 aguardando a bendita esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus,
14 o qual a si mesmo se deu por nós, a fim de remir-nos de toda iniqüidade e purificar, para si mesmo, um povo exclusivamente seu, zeloso de boas obras.
15 Dize estas coisas; exorta e repreende também com toda a autoridade. Ninguém te despreze.


Tito 2:1-15

Além daqueles que são anciãos na igreja, cada crente, jovem ou velho, irmão ou irmã, deve dar um bom testemunho (vv. 2-10). O que está ordenado aos servos também se aplica a todos os redimidos do Senhor. Poucas são as pessoas que não têm um superior acima delas e, de qualquer modo, cada um deveria considerar-se como Paulo, um servo de Deus (Tito 1:1). Sejamos "adornos" que façam ressaltar os ensinamentos de nosso Mestre (v. 10; compare 1 Reis 10:4-5).

Os versículos 11 e 12 nos mostram a graça de Deus manifestando-se de duas maneiras: (1)Ela traz a todos os homens uma salvação que eles não poderiam alcançar por si mesmos; (2)Ela ensina o filho de Deus a viver sensatamente em sua vida pessoal; justamente em suas relações com os demais; piedosamente em suas relações com o Senhor. Toda a vida cristã cabe nestes três advérbios. E o que a sustenta é a esperança (V. 13; 1:2; 3:7). Esta esperança é chamada de bendita porque enche a alma de uma felicidade presente.

"Deus, nosso Salvador... nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus" (vv. 10 e 13; veja também cap. 1, v. 3-4; cap. 3:4-6): este título, contido no nome de Jesus (que significa Javé é a salvação) recorda que devemos tudo a Ele. Nunca esqueçamos que Ele "a si mesmo se deu por nós, a fim de remir-nos de toda iniqüidade e purificar, para si mesmo, um povo exclusivamente seu, zeloso de boas obras" (v. 14).

Que DEUS abençoe a todos.

Gênesis 9:20-29 – 10:1-20

Gênesis 9:20-29 – 10:1-20

20 E começou Noé a ser lavrador da terra, e plantou uma vinha.
21 E bebeu do vinho, e embebedou-se; e descobriu-se no meio de sua tenda.
22 E viu Cão, o pai de Canaã, a nudez do seu pai, e fê-lo saber a ambos seus irmãos no lado de fora.
23 Então tomaram Sem e Jafé uma capa, e puseram-na sobre ambos os seus ombros, e indo virados para trás, cobriram a nudez do seu pai, e os seus rostos estavam virados, de maneira que não viram a nudez do seu pai.
24 E despertou Noé do seu vinho, e soube o que seu filho menor lhe fizera.
25 E disse: Maldito seja Canaã; servo dos servos seja aos seus irmãos.
26 E disse: Bendito seja o Senhor Deus de Sem; e seja-lhe Canaã por servo.
27 Alargue Deus a Jafé, e habite nas tendas de Sem; e seja-lhe Canaã por servo.
28 E viveu Noé, depois do dilúvio, trezentos e cinqüenta anos.
29 E foram todos os dias de Noé novecentos e cinqüenta anos, e morreu.


1 ESTAS, pois, são as gerações dos filhos de Noé: Sem, Cão e Jafé; e nasceram-lhes filhos depois do dilúvio.
2 Os filhos de Jafé são: Gomer, Magogue, Madai, Javã, Tubal, Meseque e Tiras.
3 E os filhos de Gomer são: Asquenaz, Rifate e Togarma.
4 E os filhos de Javã são: Elisá, Társis, Quitim e Dodanim.
5 Por estes foram repartidas as ilhas dos gentios nas suas terras, cada qual segundo a sua língua, segundo as suas famílias, entre as suas nações.
6 E os filhos de Cão são: Cuxe, Mizraim, Pute e Canaã.
7 E os filhos de Cuxe são: Sebá, Havilá, Sabtá, Raamá e Sabtecá; e os filhos de Raamá: Sebá e Dedã.
8 E Cuxe gerou a Ninrode; este começou a ser poderoso na terra.
9 E este foi poderoso caçador diante da face do Senhor; por isso se diz: Como Ninrode, poderoso caçador diante do Senhor.
10 E o princípio do seu reino foi Babel, Ereque, Acade e Calné, na terra de Sinar.
11 Desta mesma terra saiu à Assíria e edificou a Nínive, Reobote-Ir, Calá,
12 E Resen, entre Nínive e Calá (esta é a grande cidade).
13 E Mizraim gerou a Ludim, a Anamim, a Leabim, a Naftuim,
14 A Patrusim e a Casluim (donde saíram os filisteus) e a Caftorim.
15 E Canaã gerou a Sidom, seu primogênito, e a Hete;
16 E ao jebuseu, ao amorreu, ao girgaseu,
17 E ao heveu, ao arqueu, ao sineu,
18 E ao arvadeu, ao zemareu, e ao hamateu, e depois se espalharam as famílias dos cananeus.
19 E foi o termo dos cananeus desde Sidom, indo para Gerar, até Gaza; indo para Sodoma e Gomorra, Admá e Zeboim, até Lasa.
20 Estes são os filhos de Cão segundo as suas famílias, segundo as suas línguas, em suas terras, em suas nações.


Gênesis 9:20-29 – 10:1-20

As mais maravilhosas experiências do poder e do amor de Deus não são capazes de tornar o homem melhor (8:21). Noé tinha sido escolhido para governar a terra, porém logo mostrou que não poderia governar a si mesmo. Cam “zomba do pai” (Provérbios 30:17) e faz pouco do pecado, assim como faz o mundo de hoje, atraindo maldição sobre os seus descendentes, os cananeus. Veremos que, de fato, muitas nações que descenderam de Cam, mencionadas neste capítulo, se tornarão inimigas do povo de Deus: Babilônia, Egito, Nínive, os filisteus e os cananeus, cujo país foi dado como posse a Israel. Sem e Jafé honraram seu pai e por isso prosperarão na terra (Efésios 6:2-3).

O capítulo 10 revela a origem das nações do mundo (leia Deuteronômio 32:8). Para compreender e apreciar algo em seu verdadeiro caráter, deve-se voltar à sua origem: Babel e Assíria – Babilônia e Assur – têm como ponto de partida o reino de Ninrode. O nome deste homem significa “rebelde”, o que é confirmado por suas ações. Com ele vemos o homem começando a saquear a terra, semeando o medo e o sofrimento, e matando os animais — que Deus lhe havia dado para alimento — por prazer ou para demonstrar seu poder (9:3).

Que DEUS abençoe a todos.