terça-feira, 16 de agosto de 2011

Cantares 2:4; Salmo 60:4

Terça-feira 16 Agosto

O seu estandarte sobre mim era o amor.

Deste um estandarte aos que te temem, para o arvorarem no alto, por causa da verdade

(Cantares 2:4; Salmo 60:4).

REINO DE AMOR OU DE EGOÍSMO?
Cada país tem sua bandeira. Sem palavra nem inscrição, ela permite identificar um exército, uma equipe ou uma embaixada. Acontece o mesmo na esfera espiritual. O reino de Deus tem o amor como bandeira. O Senhor Jesus disse: “Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros” (João 13:35).

Se vivo em obediência ao Senhor, os demais me reconhecerão como cristão por causa do amor. Verão que realmente amo os outros e que estou acima das diferenças sociais e culturais. Sem que precise falar muito, sem que ostente qualquer distintivo, todos saberão que pertenço ao reino de Deus. Verão essa bandeira hasteada em toda a minha conduta.

Por outro lado, a bandeira do reino das trevas é o “eu”, o egoísmo. Em vez de amar os outros, eu amo a mim mesmo. Vivo exclusivamente para mim, me preocupo comigo, tudo gira em torno da minha pessoa. Posso até aparentar cortesia e gentileza, mas no fundo tudo o que faço é para me beneficiar. Isso acarreta muitas dificuldades e o mundo se torna o cenário de uma batalha constante entre o “eu” egoísta dos indivíduos, que trazem a bandeira de “cada um por si”.

Quem não quer que sua vida tenha como principal motivação o amor? Porém, onde encontrar forças para amar? O amor não está em nenhuma parte da minha natureza dominada pelo orgulho e egoísmo. Está em Deus, em Jesus Cristo. Eu encontro o amor, não quando quero amar, mas quando descubro e compreendo o quanto Deus me ama.

Que DEUS abençoe a todos.

2 Pedro 3.3-4

16 de Agosto

"Tendo em conta, antes de tudo, que, nos últimos dias, virão escarnecedores com os seus escárnios, andando segundo as próprias paixões." 2 Pedro 3.3-4

Com a profecia sucede muitas vezes o mesmo que com a oração: acontece justamente o contrário daquilo que pedimos. Em vez de sermos livrados de uma aflição, ela se torna ainda maior. Mas os verdadeiros filhos de Deus não se deixam intimidar por isso. Eles sabem: se tudo o que vejo e experimento contradiz meu pedido, mesmo assim a resposta está bem próxima. No caso das profecias, em um primeiro momento parece que acontece exatamente o contrário daquilo que está escrito na Bíblia, o que leva os inimigos do Senhor a debocharem do povo de Deus. Mas os verdadeiros cristãos pressentem, sabem o que está acontecendo no mundo invisível, embora nada do que se passa naquela esfera possa ser visto ainda. Um bom exemplo é a profecia do profeta Isaías, que diz que Babel (o Iraque) e a gloriosa pompa dos caldeus chegaria ao fim como aconteceu com as cidades de Sodoma e Gomorra. Ou, como diz o profeta Jeremias, Babel se transformaria num monte de pedras e em morada de chacais. O definitivo cumprimento dessa profecia ainda está por acontecer, mas já se iniciou, já caminha para seu desfecho final. Continuemos a confiar no Senhor apesar de tudo o que pode nos afastar dEle.

Que DEUS abençoe a todos.