sábado, 12 de dezembro de 2009

Mateus 22:29

Sábado 12 Dezembro

Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus (Mateus 22:29).

MEDITAÇÕES SOBRE O LIVRO DE DEUTERONÔMIO (Leia Deuteronômio 25:1-10)
O castigo físico era a punição por certas ofensas e tinha de ser infligido, mas dentro de alguns limites. Hebreus 12:9 afirma que essa é uma prerrogativa da disciplina paterna que ajuda a impor respeito (Provérbios 23:13-14). Deus usa a disciplina com vara como exemplo da disciplina que Ele exerce sobre Seus filhos, lembrando-nos de que “o Senhor corrige a quem ama e açoita a todo filho a quem recebe” (Hebreus 12:6). No entanto, em Sua sabedoria e conhecimento da cruel natureza do coração humano, Ele colocou um limite: o culpado não receberia mais que quarenta açoites. Para se assegurar de não transgredir essa regra, os judeus tinham por hábito dar quarenta açoites menos um. Em seu ódio contra o Evangelho, Paulo nos ensina que em cinco ocasiões os líderes dos judeus o fizeram passar por essa punição iníqua (2 Coríntios 11:24).

O versículo 4 também nos recorda das obras do apóstolo (1 Coríntios 9:9). Por fim, o ensino concernente às responsabilidades dos cunhados foi usado pelos saduceus como uma armadilha para o Senhor Jesus em relação ao tema da ressurreição. Ele lhes respondeu: “Errais, não conhecendo as Escrituras…” (Mateus 22:29). E, quanto a nós, o modo de evitar que nos desviemos é conhecer muito bem a Palavra de Deus e nela confiar.

Que DEUS abençoe a todos.

Lucas 12.35-36

12 de Dezembro

"Cingidos estejam os vossos corpos e acesas as vossas candeias. Sede vós semelhantes a homens que esperam pelo seu senhor, ao voltar ele das festas de casamento; para que, quando vier e bater à porta, logo lha abram." Lucas 12.35-36

Esperar por Jesus também inclui vigilância. Pois só assim estaremos de fato esperando por Ele. Há muitos anos atrás, devido ao meu ministério, muitas vezes, eu chegava tarde em casa. Às vezes, era madrugada quando eu finalmente retornava. Mas minha esposa sempre estava esperando por mim. Já de longe eu via que a luz estava acesa. Uma pessoa que espera pelo Senhor Jesus é também um missionário ardente. Por isso, o Senhor diz: "...estejam... acesas as vossas candeias." Estai prontos para a viagem, cingi vossos corpos! Esperando por Ele somos firmados na Sua maravilhosa obra de salvação: "...assim também Cristo, tendo-se oferecido uma vez para sempre para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o aguardam para a salvação." Em outras palavras, esperar por Jesus para salvação está intimamente relacionado com a Sua primeira vinda, quando Ele carregou os nossos pecados. Quanto mais nos identificarmos com Ele, nos aproximando de Sua morte na cruz, tanto mais viveremos na esperança de que Ele em breve virá. Cruz e coroa se unem!

Que DEUS abençoe a todos.

2 Coríntios 7:13-16; 8:1-8

2 Coríntios 7.13-16

13 Foi por isso que nos sentimos confortados. E, acima desta nossa consolação, muito mais nos alegramos pelo contentamento de Tito, cujo espírito foi recreado por todos vós.
14 Porque, se nalguma coisa me gloriei de vós para com ele, não fiquei envergonhado; pelo contrário, como, em tudo, vos falamos com verdade, também a nossa exaltação na presença de Tito se verificou ser verdadeira.
15 E o seu entranhável afeto cresce mais e mais para convosco, lembrando-se da obediência de todos vós, de como o recebestes com temor e tremor.
16 Alegro-me porque, em tudo, posso confiar em vós.

2 Coríntios 8.1-8
1 Também, irmãos, vos fazemos conhecer a graça de Deus concedida às igrejas da Macedônia;
2 porque, no meio de muita prova de tribulação, manifestaram abundância de alegria, e a profunda pobreza deles superabundou em grande riqueza da sua generosidade.
3 Porque eles, testemunho eu, na medida de suas posses e mesmo acima delas, se mostraram voluntários,
4 pedindo-nos, com muitos rogos, a graça de participarem da assistência aos santos.
5 E não somente fizeram como nós esperávamos, mas também deram-se a si mesmos primeiro ao Senhor, depois a nós, pela vontade de Deus;
6 o que nos levou a recomendar a Tito que, como começou, assim também complete esta graça entre vós.
7 Como, porém, em tudo, manifestais superabundância, tanto na fé e na palavra como no saber, e em todo cuidado, e em nosso amor para convosco, assim também abundeis nesta graça.
8 Não vos falo na forma de mandamento, mas para provar, pela diligência de outros, a sinceridade do vosso amor;

2 Coríntios 7:13-16; 8:1-8

A obediência dos coríntios havia motivado o gozo e o afeto de Tito e, em conseqüência, havia regozijado e confortado duplamente o apóstolo Paulo (7:13, 15). Mas eles estavam longe de possuir o mesmo zelo dos crentes da Macedônia (8:1-15). Estes últimos não tinham dado parte de seu tempo e de seus recursos; haviam dado a si mesmos por completo. Não aguardaram, como alguns, o final da vida para então dar a Deus apenas o resto de suas forças; "mas deram-se a si mesmos primeiro"... Tampouco começaram com o serviço aos santos (v. 4); não!, primeiramente eles se deram ao Senhor. E esse primeiro ato acarretou os demais. Eles também pertenciam aos apóstolos, servos do Senhor. Será que isso era uma coisa demasiado penosa para os macedônios? Muito pelo contrário! A "abundância de alegria" podia acompanhar "muita prova de tribulação" e "a profunda pobreza deles" também podia ser transformada "em grande riqueza da sua generosidade" (v. 2). Ao que facilmente chamaríamos de carga, eles chamaram de graça (v. 4).

Que Deus nos dê esta mesma bendita consagração ao nosso Senhor, ao qual nós temos o privilégio de servir, enquanto servimos aos Seus!

Que DEUS abençoe a todos.

1 Crônicas 26:20-32

1 Crônicas 26:20-32

20 E dos levitas: Aías tinha cargo dos tesouros da casa de Deus e dos tesouros das coisas sagradas.
21 Quanto aos filhos de Ladã, os filhos dos gersonitas que pertencem a Ladã, chefes das casas paternas de Ladã: Jeieli.
22 Os filhos de Jeieli: Zetã e Joel, seu irmão; estes tinham cargo dos tesouros da casa do Senhor,
23 Dos anramitas, dos izaritas, dos hebronitas, dos uzielitas.
24 E Sebuel, filho de Gérson, o filho de Moisés, era o chefe dos tesouros.
25 E seus irmãos foram, do lado de Eliézer, Reabias seu filho, e Jesaías seu filho, e Jorão seu filho, e Zicri seu filho, e Selomite, seu filho.
26 Este Selomite e seus irmãos tinham a seu cargo todos os tesouros das coisas dedicadas que o rei Davi e os chefes das casas paternas, capitães de milhares, e de centenas, e capitães do exército tinham consagrado.
27 Dos despojos das guerras dedicaram ofertas para repararem a casa do Senhor.
28 Como também tudo quanto tinha consagrado Samuel, o vidente, e Saul filho de Quis, e Abner filho de Ner, e Joabe filho de Zeruia; tudo que qualquer havia dedicado estava debaixo da mão de Selomite e seus irmãos.
29 Dos izaritas, Quenanias e seus filhos foram postos sobre Israel como oficiais e como juízes, dos negócios externos.
30 Dos hebronitas foram Hasabias e seus irmãos, homens valentes, mil e setecentos, que tinham a superintendência sobre Israel, além do Jordão para o ocidente, em toda a obra do Senhor, e para o serviço do rei.
31 Dos hebronitas Jerias era o chefe, segundo as suas gerações conforme as suas famílias. No ano quarenta do reino de Davi se buscaram e acharam entre eles homens valentes em Jazer de Gileade.
32 E seus irmãos, homens valentes, dois mil e setecentos, chefes dos pais; e o rei Davi os constituiu sobre os rubenitas e os gaditas, e a meia tribo dos manassitas, para todos os negócios de Deus, e para todos os negócios do rei.


1 Crônicas 26:20-32
Entre os levitas, alguns eram assistentes encarregados dos tesouros da casa do Senhor e das coisas consagradas. Um deles, Sebuel, era descendente de Moisés. Será que estamos conscientes da quantidade de tesouros que nos foi confiada? Não existe nada mais precioso que a Palavra divina. Suas riquezas são inesgotáveis. Que importância damos à nossa Bíblia? Consideramos esse livro realmente como um tesouro? “Guarda o bom depósito” foi como Paulo a recomendou ao jovem Timóteo (2 Timóteo 1:14). E em sua primeira epístola, depois de ter contrastado as riquezas inúteis desse mundo com o tesouro que é o sólido fundamento da vida futura, o apóstolo roga ao seu jovem discípulo: “E tu, ó Timóteo, guarda o que te foi confiado“ (1 Timóteo 6:20). Leiamos novamente o versículo 20, substituindo o nome de Timóteo pelo nosso nome!

Outros levitas são citados nominalmente nos versículos 29 a 32. Eram superintendentes, juízes e administradores. Foram designados para “todos os negócios de Deus” (vv. 30, 32). Isso lembra Aquele que desde a infância priorizou acima de tudo os negócios de Seu Pai (Lucas 2:49).

Que DEUS abençoe a todos.