terça-feira, 12 de maio de 2009

Atos 1.9

12 de Maio

"Ditas estas palavras, foi Jesus elevado às alturas, à vista deles, e uma nuvem o encobriu dos seus olhos." Atos 1.9

A fim de provar o quanto a ressurreição foi real, Jesus permaneceu quarenta dias sobre a terra e se manifestou a muitas testemunhas. Depois Ele foi tomado de seu meio. Para seus discípulos, esses quarenta dias foram como uma escola de fé onde aprenderam a crer na realidade da ressurreição de Jesus. Nosso bendito Senhor também esteve quarenta dias numa "escola de fé" no deserto e deu provas da Sua obediência. Mas depois subiu do Monte das Oliveiras ao céu. O que aconteceu durante a ascensão do Senhor nunca poderemos descrever. Somente a fé imagina o desenrolar dos fatos. Primeiro houve a travessia triunfal da esfera das trevas. Aqui devemos ter em mente o que Paulo disse mais tarde em Efésios 6.12, ou seja, que os principados e potestades estão nas regiões celestes abaixo do céu. Quando o Senhor Jesus subiu ao céu através dessas regiões, todos estes principados e poderes das trevas ficaram imobilizados, pois o Salmo 68 diz: "...levaste cativo o cativeiro." Isso não significa nada menos que o Vencedor do Calvário tomando em Seu poder os poderes infernais por ocasião da Sua ascensão ao céu. E o episódio final que fecha Sua ascensão ao céu foi Ele se assentando à direita da majestade de Deus.

Que DEUS abençoe a todos.

UM DEUS DE AMOR (2)

Terça-feira 12 Maio

UM DEUS DE AMOR (2)

Vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou e se entregou a si mesmo por mim. Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a sua vida pelos seus amigos (Gálatas 2:20; João 15:13).

Depois do acidente de carro que quase o matou, Yussef, o jovem libanês de vinte anos de idade, percebeu que sua vida era muito curta para ser vivida de qualquer modo. Começou a ler a Bíblia para conhecer melhor a Deus e Aquele a quem Ele enviou, Jesus Cristo (João 17:3).

As pessoas da cidade dele pouco a pouco notaram uma mudança em seu comportamento. Então, o jovem explicou que havia se convertido a Cristo de todo o coração ao descobrir, por meio dos evangelhos, a maneira de ser, as palavras, a morte e a ressurreição do Salvador.

Impulsionado pela curiosidade, um dos vizinhos decidiu ir com Yussef à reunião do domingo para ver do que se tratava. Depois de algum tempo, ele disse ao jovem: – Já não creio só por causa do que você me falou. Também ouvi e reconheço que Jesus Cristo é realmente o Salvador do mundo.

Muitos na cidade ouviram a mensagem do Evangelho: a boa nova da salvação e perdão trazida ao mundo por meio de Jesus Cristo. Várias pessoas O receberam e reconheceram que Deus manifestara Seu amor por meio de Jesus.
As circunstâncias que propiciaram a conversão de Yussef e seus vizinhos não podem ser frutos da casualidade. Ainda hoje Deus fala ao nosso coração, à nossa mente e à nossa consciência.

Que DEUS abençoe a todos.

Lucas 9.37-56

Lucas 9.37-56

37 No dia seguinte, ao descerem eles do monte, veio ao encontro de Jesus grande multidão.38 E eis que, dentre a multidão, surgiu um homem, dizendo em alta voz: Mestre, suplico-te que vejas meu filho, porque é o único;39 um espírito se apodera dele, e, de repente, o menino grita, e o espírito o atira por terra, convulsiona -o até espumar; e dificilmente o deixa, depois de o ter quebrantado.40 Roguei aos teus discípulos que o expelissem, mas eles não puderam.41 Respondeu Jesus: Ó geração incrédula e perversa! Até quando estarei convosco e vos sofrerei? Traze o teu filho.42 Quando se ia aproximando, o demônio o atirou no chão e o convulsionou; mas Jesus repreendeu o espírito imundo, curou o menino e o entregou a seu pai.43 E todos ficaram maravilhados ante a majestade de Deus. Como todos se maravilhassem de quanto Jesus fazia, disse aos seus discípulos:44 Fixai nos vossos ouvidos as seguintes palavras: o Filho do Homem está para ser entregue nas mãos dos homens.45 Eles, porém, não entendiam isto, e foi-lhes encoberto para que o não compreendessem; e temiam interrogá-lo a este respeito.46 Levantou-se entre eles uma discussão sobre qual deles seria o maior.47 Mas Jesus, sabendo o que se lhes passava no coração, tomou uma criança, colocou -a junto a si48 e lhes disse: Quem receber esta criança em meu nome a mim me recebe; e quem receber a mim recebe aquele que me enviou; porque aquele que entre vós for o menor de todos, esse é que é grande.49 Falou João e disse: Mestre, vimos certo homem que, em teu nome, expelia demônios e lho proibimos, porque não segue conosco.50 Mas Jesus lhe disse: Não proibais; pois quem não é contra vós outros é por vós.51 E aconteceu que, ao se completarem os dias em que devia ele ser assunto ao céu, manifestou, no semblante, a intrépida resolução de ir para Jerusalém52 e enviou mensageiros que o antecedessem. Indo eles, entraram numa aldeia de samaritanos para lhe preparar pousada.53 Mas não o receberam, porque o aspecto dele era de quem, decisivamente, ia para Jerusalém.54 Vendo isto, os discípulos Tiago e João perguntaram: Senhor, queres que mandemos descer fogo do céu para os consumir?55 Jesus, porém, voltando-se os repreendeu e disse: Vós não sabeis de que espírito sois.56 Pois o Filho do Homem não veio para destruir as almas dos homens, mas para salvá-las. E seguiram para outra aldeia.

Lucas 9:37-56

Depois da cena da glória, na qual Ele tinha sido o centro, o Senhor Jesus agora se depara com uma terrível situação: o poder de Satanás sobre um garoto e a angústia de seu pai. O livramento que Ele realiza exalta a grandeza de Deus (v. 43).
Que inconsistência encontramos então nos discípulos! Seguem Aquele cuja humilhação voluntária O conduz à cruz. Mas ao mesmo tempo se ocupam em saber qual deles será o maior! (v. 46). Eles mesmos expulsaram os demônios em nome do Senhor, ainda que nem sempre tivessem êxito (v. 40). Mas proibiram um outro de fazê-lo (V. 49; compare Números 11:26-29). Finalmente, enquanto seu Mestre se dispõe a cumprir a obra da salvação dos homens (e a deles mesmos!), Tiago e João querem mandar descer do céu fogo de juízo sobre aqueles samaritanos por se recusarem a recebê-LO. Egoísmo, ciúme, falta de generosidade,, rancor e projetos de vingança, nisto reconhecemos o triste espírito que se aninha freqüentemente em nossos corações (v. 55).
O Senhor Jesus agora empreende Sua última viagem para Jerusalém em pleno conhecimento daquilo que Lhe espera ali, mas a faz com santa determinação. Ele "manifestou no semblante a intrépida resolução de ir para Jerusalém" (v. 51). O nosso amado Salvador não se deixa desviar do alvo que Seu amor Lhe tem proposto.

Que DEUS abençoe a todos.

1 Samuel 1:12-28


1 Samuel 1:12-28

12 E sucedeu que, perseverando ela em orar perante o Senhor, Eli observou a sua boca.
13 Porquanto Ana no seu coração falava; só se moviam os seus lábios, porém não se ouvia a sua voz; pelo que Eli a teve por embriagada.
14 E disse-lhe Eli: Até quando estarás tu embriagada? Aparta de ti o teu vinho.
15 Porém Ana respondeu: Não, senhor meu, eu sou uma mulher atribulada de espírito; nem vinho nem bebida forte tenho bebido; porém tenho derramado a minha alma perante o Senhor.
16 Não tenhas, pois, a tua serva por filha de Belial; porque da multidão dos meus cuidados e do meu desgosto tenho falado até agora.
17 Então respondeu Eli: Vai em paz; e o Deus de Israel te conceda a petição que lhe fizeste.
18 E disse ela: Ache a tua serva graça aos teus olhos. Assim a mulher foi o seu caminho, e comeu, e o seu semblante já não era triste.
19 E levantaram-se de madrugada, e adoraram perante o Senhor, e voltaram, e chegaram à sua casa, em Ramá, e Elcana conheceu a Ana sua mulher, e o Senhor se lembrou dela.
20 E sucedeu que, passado algum tempo, Ana concebeu, e deu à luz um filho, ao qual chamou Samuel; porque, dizia ela, o tenho pedido ao Senhor.
21 E subiu aquele homem Elcana com toda a sua casa, a oferecer ao Senhor o sacrifício anual e a cumprir o seu voto.
22 Porém Ana não subiu; mas disse a seu marido: Quando o menino for desmamado, então o levarei, para que apareça perante o Senhor, e lá fique para sempre.
23 E Elcana, seu marido, lhe disse: Faze o que bem te parecer aos teus olhos; fica até que o desmames; então somente confirme o Senhor a sua palavra. Assim ficou a mulher, e deu leite a seu filho, até que o desmamou.
24 E, havendo-o desmamado, tomou-o consigo, com três bezerros, e um efa de farinha, e um odre de vinho, e levou-o à casa do Senhor, em Siló, e era o menino ainda muito criança.
25 E degolaram um bezerro, e trouxeram o menino a Eli.
26 E disse ela: Ah, meu senhor, viva a tua alma, meu senhor; eu sou aquela mulher que aqui esteve contigo, para orar ao Senhor.
27 Por este menino orava eu; e o Senhor atendeu à minha petição, que eu lhe tinha feito.
28 Por isso também ao Senhor eu o entreguei, por todos os dias que viver, pois ao Senhor foi pedido. E adorou ali ao Senhor.

1 Samuel 1:12-28

Deus não pode responder a orações que têm como objetivo somente a satisfação pessoal (Tiago 4:3). Se, ao contrário, nosso alvo for Sua glória, Ele jamais hesitará em nos responder (João 14:13). Esse foi o caso de Ana. Ela pediu um filho não para que ficasse egoisticamente com ele, mas para que se tornasse um servo de Deus “por todos os dias da sua vida”. O maior desejo dos pais cristãos é que seus filhos, desde a tenra idade, sejam consagrados ao Senhor Jesus. Jovens leitores cujos pais conhecem ao Senhor, sem dúvida, esse tem sido o pedido deles antes mesmo de vocês nascerem. Mas a resposta também depende de nosso desejo pessoal. Se, como Samuel, você tem uma mãe cristã que, dia após dia, o apresenta ao Senhor, você é privilegiado e tem uma grande responsabilidade.
Ana trouxe sua petição diante de Deus “pela oração e súplicas”, como Filipenses 4:6 nos exorta a fazer. E ela também mostrou moderação ao responder a Eli, que injustamente a acusou de estar bêbada. Daquele instante em diante, o rosto dela já não era mais triste. A paz de Deus lhe encheu o coração (Filipenses 4:7) antes mesmo que tivesse recebido a resposta á sua oração, o que não demorou a acontecer. “Pedido a Deus” é o significado do nome Samuel.

Que DEUS abençoe a todos.