quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Lucas 10:30-33; Isaías 45:22

Quinta-feira 12 Novembro

Descia um homem de Jerusalém para Jericó, e caiu nas mãos dos salteadores, os quais o despojaram e, espancando-o, se retiraram, deixando-o meio morto… Mas um samaritano que ia de viagem chegou ao pé dele e, vendo-o, moveu-se de íntima compaixão.

Olhai para mim e sereis salvos

(Lucas 10:30-33; Isaías 45:22).

A ENGRENAGEM
Cristina tinha um lar, um marido amoroso e filhos educados. Um dia abandonou tudo isso por causa de uma paixão passageira. De uma decepção a outra, acabou caindo na libertinagem. Cada vez percebia com mais clareza que havia arruinado sua vida, de maneira que mergulhou na depressão. No hospital psiquiátrico onde terminou sendo internada, ninguém foi capaz de afastá-la de suas idéias suicidas. Era como se houvesse entrado em uma engrenagem infernal; em sua cabeça, uma voz murmurava constantemente: “A única saída é a morte”. Era a voz do diabo. A Bíblia nos assegura que ele é “homicida desde o princípio” (João 8:44). O fundamental é saber que Deus, ao contrário, sempre apela à vida.

Amigo, se você está em uma situação parecida com a desta mulher, afundando cada vez mais, arrependa-se e volte para Deus: “Esta é uma palavra fiel e digna de toda aceitação: que Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores” (1 Timóteo 1:15). Através dos tempos, pode-se ouvir Sua voz chamando os pecadores ao arrependimento (Lucas 5:32).

Ele é o bom samaritano que se inclina àqueles que o pecado deixa meio mortos para trazê-los à vida. Porém, é necessário crer de todo o coração que Ele “tem sobre a terra poder de perdoar pecados” (Lucas 5:24). Ele mesmo pagou o preço para nos resgatar de toda e qualquer engrenagem do inferno na qual estejamos presos. “Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente, sereis livres” (João 8:36).

Que DEUS abençoe a todos.

Apocalipse 22:11

Quarta-feira 11 Novembro

Quem é justo faça justiça ainda; e quem é santo seja santificado ainda (Apocalipse 22:11).

A SANTIFICAÇÃO PRÁTICA (2)
Como já dissemos, o salvo em Cristo não tem de se tornar santo, pois já é santo, mas foi chamado a demonstrar esse fato em seu cotidiano. Frequentemente falamos sobre a santidade prática, e há um aspecto que é necessário abordar para que a alcancemos: a disciplina. O Pai nos disciplina “para nosso proveito, para sermos participantes da sua santidade” (Hebreus 12:10). “E, na verdade, toda correção, ao presente, não parece ser de gozo, senão de tristeza, mas, depois, produz um fruto pacífico de justiça nos exercitados por ela” (v. 11).

Por outro lado, existe uma autodisciplina: “Purifiquemos-nos de toda imundícia da carne e do espírito, aperfeiçoando a santificação no temor de Deus” (2 Coríntios 7:1). O mundo que nos rodeia não deixa de influenciar a carne e o espírito. Romanos 13:14 acrescenta: “Revesti-vos do Senhor Jesus Cristo e não tenhais cuidado da carne em suas concupiscências”.

1 Coríntios 9:24-27 nos exorta a corrermos de tal modo que obtenhamos o prêmio. Isso exige, assim como na guerra, uma rígida disciplina: “E todo aquele que luta de tudo se abstém”.

“Segui a paz com todos e a santificação”, ordena Hebreus 12:14, exortação à qual se pode agregar o que Barnabé disse à igreja de Antioquia: “[Barnabé] exortou a todos a que, com firmeza de coração, permanecessem no Senhor” (Atos 11:23).

Tudo isso nos ajuda a compreendermos nessa terra o que um dia seremos lá no céu: Semelhantes a Cristo (2 Coríntios 3:18).

Que DEUS abençoe a todos.

1 Coríntios 15.58

12 de Novembro

"...No Senhor, o vosso trabalho não é vão." 1 Coríntios 15.58

Temos que compreender muito mais profundamente o que significa o trabalho ‘no Senhor’, pois só assim nosso trabalho tem valor eterno. Trabalhar ‘no Senhor’ não quer dizer simplesmente correr, extenuar-se, gastar-se, mas manter a ligação vital com Deus sob todas as circunstâncias. Essa passividade em Jesus é a maior atividade divina, atividade dinâmica! Quantas vezes as Escrituras nos dizem que o Senhor quer agir por meio de nós! Então, o que você deve fazer? Confiar unicamente nEle: "Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais ele fará."

Ele, o Senhor, quer conduzi-lo inequivocamente em todas as coisas. Mais uma vez pergunto: o que você deve fazer? Resposta: "Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas."

Ele quer lutar por você com seus adversários e com o inimigo que o ameaça. O que você deve fazer? "O Senhor pelejará por vós, e vós vos calareis." Afinal, quando você se aquietará interiormente? Somente então você de fato experimentará a força que vem do Senhor: "...na tranqüilidade e na confiança [está] a vossa força."

Que DEUS abençoe a todos.

Hebreus 5.8

11 de Novembro

"...Embora sendo Filho, aprendeu a obediência pelas cousas que sofreu." Hebreus 5.8

Se quisermos obter vitória no dia-a-dia, precisamos estar dispostos a nos tornar obedientes. E isso deve proceder de uma decisão do fundo do coração. Se dou um sim sincero para o Senhor, se a qualquer preço faço o que Ele pede, Ele manifesta a Sua vontade através de mim. Olhemos para o Senhor Jesus: qual foi a base da Sua ilimitada vitória? Seu segredo foi a Sua obediência! Muitos não chegam à obediência prática porque ainda não se tornaram obedientes em seu coração. Devemos refletir muito bem diante do Senhor: quero fazer realmente, a qualquer preço, o que Deus quer? Assim, a vitória se seguirá à obediência. A obediência, portanto, é uma decisão interior que, depois, se manifesta exteriormente. O que o Senhor Jesus disse antes de subir à cruz, antes até de ter se tornado carne, estando ainda na eternidade? "Eis aqui estou... agrada-me fazer a tua vontade." A decisão por parte do Filho de Deus já havia sido tomada na eternidade, antes da fundação do mundo. Sua vinda a esta terra foi a execução da vontade de Deus. É importante que reconheçamos claramente o que significa obediência. Obediência significa fazer a vontade de Deus, só assim Ele pode operar através de nós ilimitadamente!

Que DEUS abençoe a todos.

1 Coríntios 3.1-15

1 Coríntios 3.1-15

1 Eu, porém, irmãos, não vos pude falar como a espirituais, e sim como a carnais, como a crianças em Cristo.
2 Leite vos dei a beber, não vos dei alimento sólido; porque ainda não podíeis suportá-lo. Nem ainda agora podeis, porque ainda sois carnais.
3 Porquanto, havendo entre vós ciúmes e contendas, não é assim que sois carnais e andais segundo o homem?
4 Quando, pois, alguém diz: Eu sou de Paulo, e outro: Eu, de Apolo, não é evidente que andais segundo os homens?
5 Quem é Apolo? E quem é Paulo? Servos por meio de quem crestes, e isto conforme o Senhor concedeu a cada um.
6 Eu plantei, Apolo regou; mas o crescimento veio de Deus.
7 De modo que nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento.
8 Ora, o que planta e o que rega são um; e cada um receberá o seu galardão, segundo o seu próprio trabalho.
9 Porque de Deus somos cooperadores; lavoura de Deus, edifício de Deus sois vós.
10 Segundo a graça de Deus que me foi dada, lancei o fundamento como prudente construtor; e outro edifica sobre ele. Porém cada um veja como edifica.
11 Porque ninguém pode lançar outro fundamento, além do que foi posto, o qual é Jesus Cristo.
12 Contudo, se o que alguém edifica sobre o fundamento é ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha,
13 manifesta se tornará a obra de cada um; pois o Dia a demonstrará, porque está sendo revelada pelo fogo; e qual seja a obra de cada um o próprio fogo o provará.
14 Se permanecer a obra de alguém que sobre o fundamento edificou, esse receberá galardão;
15 se a obra de alguém se queimar, sofrerá ele dano; mas esse mesmo será salvo, todavia, como que através do fogo.

1 Coríntios 3:1-15
Visto que estavam tão ocupados com suas divisões, os coríntios não conseguiram fazer nenhum progresso. Eles pareciam àqueles alunos mais fracos que tolamente disputavam quem era o professor mais instruído ou a sala de aula mais bonita. Paulo declara que era imaturidade eles se ocuparem com o servo em vez de com seus ensinamentos. Resumindo: eles ainda eram carnais (vv. 2-3). Quantas vezes confundimos a verdade com aquele que a apresenta! Por exemplo, se formos ouvir um servo de Deus, pensando de antemão que ele não tem nada para nos oferecer, receberemos apenas o que esperamos, ou seja, nada!

Em seguida o apóstolo enfatiza a responsabilidade daquele que ensina. Na obra de Deus, comparada a uma lavoura ou a um edifício, cada obreiro tem sua própria atividade. Ele pode trazer diferentes materiais - quer dizer, diferentes aspectos da verdade - e edificar vidas ao apresentar-lhes a justiça de Deus (o ouro), a redenção (a prata) e as glórias de Cristo (as pedras preciosas). Ou então, aparentando fazer uma grande obra, pode também edificar com madeira, feno, palha.... e tal obra não resistirá ao fogo. Por isso, "cada um veja como" (e não quanto) "edifica" sobre o único e inabalável fundamento: Jesus Cristo.

Que DEUS abençoe a todos

1 Coríntios 1.1-16

1 Coríntios 1.1-16

1 Eu, irmãos, quando fui ter convosco, anunciando-vos o testemunho de Deus, não o fiz com ostentação de linguagem ou de sabedoria.
2 Porque decidi nada saber entre vós, senão a Jesus Cristo e este crucificado.
3 E foi em fraqueza, temor e grande tremor que eu estive entre vós.
4 A minha palavra e a minha pregação não consistiram em linguagem persuasiva de sabedoria, mas em demonstração do Espírito e de poder,
5 para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria humana, e sim no poder de Deus.
6 Entretanto, expomos sabedoria entre os experimentados; não, porém, a sabedoria deste século, nem a dos poderosos desta época, que se reduzem a nada;
7 mas falamos a sabedoria de Deus em mistério, outrora oculta, a qual Deus preordenou desde a eternidade para a nossa glória;
8 sabedoria essa que nenhum dos poderosos deste século conheceu; porque, se a tivessem conhecido, jamais teriam crucificado o Senhor da glória;
9 mas, como está escrito: Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam.
10 Mas Deus no-lo revelou pelo Espírito; porque o Espírito a todas as coisas perscruta, até mesmo as profundezas de Deus.
11 Porque qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o seu próprio espírito, que nele está? Assim, também as coisas de Deus, ninguém as conhece, senão o Espírito de Deus.
12 Ora, nós não temos recebido o espírito do mundo, e sim o Espírito que vem de Deus, para que conheçamos o que por Deus nos foi dado gratuitamente.
13 Disto também falamos, não em palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas ensinadas pelo Espírito, conferindo coisas espirituais com espirituais.
14 Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.
15 Porém o homem espiritual julga todas as coisas, mas ele mesmo não é julgado por ninguém.
16 Pois quem conheceu a mente do Senhor, que o possa instruir? Nós, porém, temos a mente de Cristo.

1 Coríntios 2:1-16
Sabemos que no mundo um belo discurso, certo carisma e "palavras persuasivas de sabedoria humana" podem ser suficientes para assegurar a vitória de qualquer causa. Mas Deus não usa essas habilidades humanas nem estratégias de propaganda para nos fazer conhecer a fé (vv. 4-5). Apesar de seu elevado nível de instrução, Paulo não brilhou em Corinto por sua sabedoria, cultura ou eloqüência. Isso seria uma contradição ao seu ensinamento, pois a cruz de Cristo que ele anunciava representa justamente o fim de tudo aquilo do qual o homem se orgulha. Mas, longe de sair perdendo com isso, o crente tem recebido as coisas invisíveis - aquilo "que por Deus nos foi dado gratuitamente" - e simultaneamente o meio para discerni-las e delas desfrutar: o Espírito Santo, o único agente que Deus utiliza para nos comunicar Seus pensamentos (v. 12). De que serviria uma partitura sem os instrumentos musicais para interpretá-la, ou um disco sem o aparelho para tocá-lo? Por outro lado, que efeito teria um belo concerto para uma platéia de pessoas surdas? Assim a linguagem do Espírito Santo é incompreensível ao "homem natural". Em contrapartida o "homem espiritual" pode apreciar as coisas espirituais por meio de recursos espirituais (vv. 13-15).

Que DEUS abençoe a todos.

2 Reis 22:8-20

2 Reis 22:8-20

8 Então disse o sumo sacerdote Hilquias ao escrivão Safã: Achei o livro da lei na casa do Senhor. E Hilquias deu o livro a Safã, e ele o leu.
9 Então o escrivão Safã veio ter com o rei e, dando-lhe conta, disse: Teus servos ajuntaram o dinheiro que se achou na casa, e o entregaram na mão dos que têm cargo da obra, que estão encarregados da casa do Senhor.
10 Também Safã, o escrivão, fez saber ao rei, dizendo: O sacerdote Hilquias me deu um livro. E Safã o leu diante do rei.
11 Sucedeu, pois, que, ouvindo o rei as palavras do livro da lei, rasgou as suas vestes.
12 E o rei mandou a Hilquias, o sacerdote, a Aicão, filho de Safã, a Acbor, filho de Micaías, a Safã o escrivão e a Asaías, o servo do rei, dizendo:
13 Ide, e consultai o Senhor por mim, pelo povo e por todo o Judá, acerca das palavras deste livro que se achou; porque grande é o furor do Senhor, que se acendeu contra nós; porquanto nossos pais não deram ouvidos às palavras deste livro, para fazerem conforme tudo quanto acerca de nós está escrito.
14 Então foi o sacerdote Hilquias, e Aicão, Acbor, Safã e Asaías à profetiza Hulda, mulher de Salum, filho de Ticvá, o filho de Harás, o guarda das vestiduras (e ela habitava em Jerusalém, na segunda parte), e lhe falaram.
15 E ela lhes disse: Assim diz o Senhor Deus de Israel: Dizei ao homem que vos enviou a mim:
16 Assim diz o Senhor: Eis que trarei mal sobre este lugar, e sobre os seus moradores, a saber: todas as palavras do livro que leu o rei de Judá.
17 Porquanto me deixaram, e queimaram incenso a outros deuses, para me provocarem à ira por todas as obras das suas mãos, o meu furor se acendeu contra este lugar, e não se apagará.
18 Porém ao rei de Judá, que vos enviou a consultar o Senhor, assim lhe direis: Assim diz o Senhor Deus de Israel, acerca das palavras, que ouviste:
19 Porquanto o teu coração se enterneceu, e te humilhaste perante o Senhor, quando ouviste o que falei contra este lugar, e contra os seus moradores, que seria para assolação e para maldição, e que rasgaste as tuas vestes, e choraste perante mim, também eu te ouvi, diz o Senhor.
20 Por isso eis que eu te recolherei a teus pais, e tu serás recolhido em paz à tua sepultura, e os teus olhos não verão todo o mal que hei de trazer sobre este lugar. Então tornaram a trazer ao rei a resposta.


2 Reis 22:8-20
As obras realizadas por Josias na casa do Senhor levaram à descoberta do livro da lei. Embora fosse responsabilidade dos sacerdotes preservá-lo, o livro foi perdido e até mesmo esquecido (Deuteronômio 31:9, 26). No curso da história da Igreja, o grande despertar da Reforma trouxe as Sagradas Escrituras a um lugar de honra. Após séculos de escuridão na Idade Média, o Livro de Deus ressurgiu, traduzido para as línguas populares, impresso e distribuído ao redor do mundo. Não nos esqueçamos de ser gratos por isso. A leitura da Bíblia abriu os olhos de muitos para a ruína da cristandade. Porém, ao mesmo tempo, a divina luz do Evangelho veio para iluminar as almas ignorantes. Por isso a Palavra da Vida nos mostra não apenas o que Deus espera da humanidade e como o homem falhou completamente (o Velho Testamento), mas também nos ensina o que agora é proposto em Cristo, o novo Homem, e o que Ele cumpriu na íntegra (temas do Novo Testamento). Se a Bíblia é um Livro que desvenda toda a nossa responsabilidade, ela também nos traz a mensagem da graça de Deus para os pecadores perdidos.

Que DEUS abençoe a todos.

2 Reis 21:19-26

2 Reis 21:19-26

19 Tinha Amom vinte e dois anos de idade quando começou a reinar, e dois anos reinou em Jerusalém; e era o nome de sua mãe Mesulemete, filha de Harus, de Jotbá.
20 E fez o que era mau aos olhos do Senhor, como fizera Manassés, seu pai.
21 Porque andou em todo o caminho em que andara seu pai; e serviu os ídolos, a que seu pai tinha servido, e se inclinou diante deles.
22 Assim deixou ao Senhor Deus de seus pais, e não andou no caminho do Senhor.
23 E os servos de Amom conspiraram contra ele, e mataram o rei em sua casa.
24 Porém o povo da terra feriu a todos os que conspiraram contra o rei Amom; e o povo da terra pôs Josias, seu filho, rei em seu lugar.
25 Quanto ao mais dos atos de Amom, que fez, porventura não está escrito no livro das crônicas dos reis de Judá?
26 E o sepultaram na sua sepultura, no jardim de Uzá; e Josias, seu filho, reinou em seu lugar.
2 Reis 22:1-7

1 TINHA Josias oito anos de idade quando começou a reinar, e reinou trinta e um anos em Jerusalém; e era o nome de sua mãe, Jedida, filha de Adaías, de Bozcate.
2 E fez o que era reto aos olhos do Senhor; e andou em todo o caminho de Davi, seu pai, e não se apartou dele nem para a direita nem para a esquerda.
3 Sucedeu que, no ano décimo oitavo do rei Josias, o rei mandou ao escrivão Safã, filho de Azalias, filho de Mesulão, à casa do Senhor, dizendo:
4 Sobe a Hilquias, o sumo sacerdote, para que tome o dinheiro que se trouxe à casa do Senhor, o qual os guardas do umbral da porta ajuntaram do povo,
5 E que o dêem na mão dos que têm cargo da obra, e estão encarregados da casa do Senhor; para que o dêem àqueles que fazem a obra que há na casa do Senhor, para repararem as fendas da casa;
6 Aos carpinteiros, aos edificadores e aos pedreiros; e para comprar madeira e pedras lavradas, para repararem a casa.
7 Porém não se pediu conta do dinheiro que se lhes entregara nas suas mãos, porquanto procediam com fidelidade.


2 Reis 21:19-26; 22:1-7
Amom sucede Manassés. Depois de dois anos de reinado ímpio, ele morre violentamente. E o pequeno Josias, seu filho, sobe ao trono com oito anos de idade. Esse nome já havia sido mencionado séculos antes pelo profeta que subiu a Betel para falar contra o altar na presença de Jeroboão (1 Reis 13:2). Esse filho necessariamente tinha de nascer da casa de Davi para executar a justiça e o juízo. Vemos que em meio a tanto mal que o cercava, os pensamentos de Deus se voltam a essa criança muitos anos antes. Porém, por toda a eternidade, os pensamentos divinos estão sobre a pequena criança de Belém que se tornou o Salvador do mundo.

O reinado de Josias, como o de seu antecessor Ezequias, corresponde ao que chamamos de reavivamento. No presente estado de dormência da cristandade, o Espírito Santo faz surgir, aqui e ali, reavivamentos semelhantes. O despertar do qual Josias foi instrumento tinha essa característica: um novo interesse pela casa de Deus e um retorno ao Livro sagrado. Por fim, houve uma preocupação em se separar do mal. Teremos oportunidade de detalhar esses pontos nas folhinhas seguintes.

Que DEUS abençoe a todos.