quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

2 Coríntios 5:17

Quinta-feira 17 Fevereiro

Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo

(2 Coríntios 5:17).

MINHA HISTÓRIA
Nasci em uma família cristã e posso dizer que desde jovem nunca duvidei da existência de Deus e do Senhor Jesus Cristo. Porém me envergonhava de me identificar como cristão. Meu único desejo era aproveitar tudo o que o mundo podia me oferecer. Era inútil lembrar as dificuldades e sofrimentos que meus pais passaram para me educar. E tampouco foram fatos extraordinários que me levaram a dar meia-volta e me aproximar do Senhor Jesus.

Aos vinte anos de idade assisti várias reuniões cristas. Ali o Senhor Jesus me achou e Sua Palavra convenceu meu ser.

Reconheci minha perdição, meu estado de rebeldia contra Deus e o amor que o Senhor me manifestava, dizendo: “Redimi você, agora me siga”.

Por assim dizer, a Sua graça forçou a porta do meu coração, Sua luz me iluminou e as trevas se foram.

Tudo mudou, pois o peso dos pecados que me oprimia deu lugar a uma profunda paz. O Senhor Jesus e Sua presença viva em minha alma se tornaram reais. Tive a segurança de que nada podia me separar dEle. Tinha somente um desejo: que o mundo inteiro conhecesse meu Salvador e Senhor.

Hoje, mais de duas décadas depois de minha conversão, posso declarar que, apesar das duras provas, meu Senhor jamais me abandonou. Eu O amo porque Ele me amou primeiro. E também já “não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê” (Romanos 1:16).

Que DEUS abençoe a todos.

2 Pedro 1.5-6

17 de Fevereiro

"Por isso mesmo, vós, reunindo toda vossa diligência, associai com a vossa fé a virtude; com a virtude, o conhecimento; com o conhecimento, o domínio próprio; com o domínio próprio, a perseverança; com a perseverança, a piedade..." (2 Pedro 1.5-6)

Todos esses são frutos da natureza divina em você se você for propriedade de Jesus, se você conhecer a Jesus. Pedro O conhecia e mesmo sabendo que morreria em breve, ele estava cheio de uma esperança viva porque conhecia ao Senhor. Você conhece a Jesus? Se você concorda com o Calvário, identificando-se com a morte de Jesus na cruz, o zelo, o primeiro amor a Jesus também se inflamará em seu coração. Jesus se revela a quem O ama acima de tudo, de todo o coração e de toda a alma. Ele mesmo prometeu: "...aquele que me ama, será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me manifestarei a ele". Então você conhecerá mais e mais a Jesus e no seu dia-a-dia você será mais que um vencedor.

Se você conhece a Jesus hoje, aqui em sua vida terrena, Ele também reconhecerá a você no Seu grande dia. Então Ele o tomará pela mão e o introduzirá no Seu reino celestial, onde você estará eternamente salvo.

Que DEUS abençoe a todos.

Sofonias 1:18; Tiago 5:2-3

Quarta-feira 16 Fevereiro

Nem a sua prata nem o seu ouro os poderá livrar.

As vossas riquezas estão apodrecidas, e as vossas vestes estão comidas de traça. O vosso ouro e a vossa prata se enferrujaram

(Sofonias 1:18; Tiago 5:2-3).

UM TESOURO EM POMPÉIA
Nas escavações das ruínas de Pompéia, cidade italiana arrasada pela erupção do Vesúvio em 79 d.C., foi encontrado o corpo de uma mulher adornado com muitas jóias. Ela usava braceletes, colares, anéis e magníficos brincos.

Podemos imaginá-la desesperada ao perceber o perigo se aproximando. Correndo para salvar as coisas mais preciosas que possuía, foi surpreendida pelas cinzas que se moviam mais rápido do que ela mesma. Séculos mais tarde, aquela mulher seria a personagem principal de uma cena impressionante: um tesouro praticamente intacto sobre um corpo sem vida!

De maneira semelhante, hoje há milhões de pessoas que parecem ter somente uma idéia fixa: preservar seus bens materiais – quer poucos ou muitos – a qualquer custo. Permanecem agarradas ao que possuem até o último suspiro. Os bens ficam, seus donos passam. O corpo é enterrado, mas e a alma? Para onde irá?

Um dia uma catástrofe ainda maior e infinitamente mais profunda que a de Pompéia se abaterá sobre o mundo inteiro. o Senhor Jesus Cristo, o Rejeitado, aparecerá em glória para executar o julgamento, do qual o Evangelho adverte. Os que acumulam riquezas, mas não têm vivido para Cristo, serão despojados de tudo e lançados nas trevas eternas.

As verdadeiras riquezas da alegria e da paz, as únicas coisas que poderemos levar conosco para além da sepultura, somente nos podem ser dadas pelo Senhor Jesus Cristo, o Salvador do mundo.

Que DEUS abençoe a todos.

Judas 20

16 de Fevereiro

Vós, porém, amados, edificando-vos na vossa fé santíssima, orando no Espírito Santo." (Judas 20)

Orar no Espírito Santo é um mistério. Essa oração tem a garantia de ser ouvida porque sua origem não é no nosso coração, mas no coração de Deus. Quando começarmos a meditar sobre isso e entendermos esse assunto com nossa mente e com nosso espírito, não teremos coragem de nos tornarmos relapsos na intercessão e na adoração. Samuel, o velho servo de Deus, já havia captado essa realidade quando falou ao povo de Israel bem no fim de seu ministério: "Quanto a mim, longe de mim que eu peque contra o Senhor, deixando de orar por vós." A oração no Espírito é algo tão grandioso, que o apóstolo Paulo o descreve da seguinte maneira: "...porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira com gemidos inexprimíveis." Se, ao orarmos no Espírito Santo, na realidade não somos nós que oramos, mas é o Espírito de Deus que ora através de nós, entendemos que a verdadeira oração vem de Deus e – através do Seu Espírito orando na pessoa que se prostra diante de dEle – retorna para o destino de sua oração, ou seja, retorna para Deus. Que ciclo maravilhoso!

Que DEUS abençoe a todos.

Lucas 2:36-38

Terça-feira 15 Fevereiro

E estava ali a profetisa Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser. Esta era já avançada em idade, e tinha vivido com o marido sete anos, desde a sua virgindade; e era viúva, de quase oitenta e quatro anos, e não se afastava do templo, servindo a Deus em jejuns e orações, de noite e de dia. E sobrevindo na mesma hora, ela dava graças a Deus, e falava dele a todos os que esperavam a redenção em Jerusalém

(Lucas 2:36-38).

PROFETISAS DA ESCRITURA – ANA
Essa profetisa idosa teve o extraordinário privilégio de ver Aquele em torno do qual toda a profecia bíblica está centralizada. Como jamais se afastava do templo, Ana estava presente quando José e Maria trouxeram seu Filho de quarenta dias de nascido para apresentá-Lo ao Senhor, e trazer os sacrifícios ordenados na Lei pela purificação de Maria.

Ana era um exemplo de uma viúva “verdadeiramente viúva e desamparada”, a qual esperava em Deus, e perseverava de noite e de dia em rogos e orações (1 Timóteo 5:5). E devido à sua vida piedosa, ela conhecia os que de fato aguardavam a redenção em Jerusalém. Estes eram o tesouro especial de Deus. Muitos poderiam dizer: “Inútil é servir a Deus; que nos aproveita termos cuidado em guardar os seus preceitos, e em andar de luto diante do Senhor dos Exércitos?” Mas Deus tinha prazer no pequeno remanescente, ao qual falou pelo intermédio do profeta Malaquias: “Então aqueles que temeram ao Senhor falaram freqüentemente um ao outro; e o Senhor atentou e ouviu; e um memorial foi escrito diante dele, para os que temeram o Senhor, e para os que se lembraram do seu nome. E eles serão meus, diz o Senhor dos Exércitos; naquele dia serão para mim jóias” (Malaquias 3:14-17). A primeira coisa que Ana fez foi agradecer a Deus. Essa também é nossa atitude? Depois falou dEle a todos os piedosos, emborao Senhor Jesus ainda fosse um bebê carregado por Maria e José. Que alegria essa mulher demonstrava! Como é maravilhoso chegar à velhice e viver transbordante de júbilo pela intensa comunhão com Deus!

Que DEUS abençoe a todos.

Números 32.6

15 de Fevereiro

"Irão vossos irmãos à guerra, e ficareis vós aqui?" (Números 32.6)

Como membros da Igreja de Jesus, somos aparentados de uma maneira muito íntima, comprados pelo mesmo sangue. Mas parentesco de sangue compromete. Já fomos imensamente abençoados através das lutas e dos sofrimentos dos santos de épocas passadas, pois eles foram à nossa frente com espírito pioneiro, eram cheios de fé e não viveram suas vidas procurando seu próprio bem-estar. Através de seu exemplo de fé fomos grandemente incentivados e animados a seguir ao Senhor de uma maneira muito mais decidida. Existe um testemunho acerca desses heróis da fé em Hebreus 11.40, onde diz que eles não seriam aperfeiçoados sem nós. O Senhor fala através do profeta Jeremias: "Maldito aquele que fizer a obra do Senhor relaxadamente." Eu sei que o medo das provações é uma grande tentação para aqueles que vegetam cheios de orgulho e que assistem com desdém para a arena do reino de Deus ao invés de entrarem igualmente na luta. Mas a batalha é uma ordem para você também! Como você pode desejar a coroa se foge da cruz? Se os melhores em nosso meio são provados pelo fogo, dificilmente nós outros conseguiremos fugir da provação. Ânimo, pois o tempo em que vivemos é muito difícil! O Senhor da vinha quer nos encontrar vigilantes e em oração!

Que DEUS abençoe a todos.

Isaías 45:21

Segunda-feira 14 Fevereiro

Pois não há outro Deus senão eu; Deus justo e Salvador não há além de mim

(Isaías 45:21).

ERRO DE CÁLCULO
Na última aula do ano, uma das turmas persuadiu o diretor do colégio, que estava escalado para dar uma aula de matemática, a responder questões sobre a vida em geral. Um aluno perguntou: “Senhor, nos diga quanto a vida vale a pena; afinal, o senhor teve uma carreira bem-sucedida.” O diretor sorriu e falou: “Senhoras e senhores, se ignorarem o Deus vivo, vocês cometerão um erro de cálculo na vida.”

Milhões de pessoas incorrem nesse mesmo erro e, no final da vida, não têm nada a apresentar para o Deus vivo. Correm e procuram em vão. Alguns se refugiam nas teorias humanas, crendo que a humanidade se desenvolveu por princípios evolutivos. No fundo, tais teorias proclamam que não precisamos de Deus e negam totalmente a existência dEle. Muitas religiões, por outro lado, falam do “Deus de amor”, concebendo-O como um pai amoroso e permissivo, que fecha os olhos a todo e qualquer pecado e transgressão em nome de um “amor” que não existe na realidade. Ambos os grupos estão no caminho errado.

Quem quiser realmente conhecer o Deus vivo, necessariamente tem de crer na “palavra da verdade”, a Bíblia. Ela nos diz o que é preciso saber sobre Deus, sobre nós mesmos, sobre os outros, a vida, a morte, e tudo o mais.

O Deus todo-poderoso é o Senhor de toda a criação e também o Salvador. Por causa de Sua santidade e justiça, Ele tem de condenar o pecador; mas por causa de Seu amor, abriu o caminho para que os pecadores se cheguem a Ele. Deus enviou Seu Filho, o Senhor Jesus Cristo, para morrer na cruz por nossos pecados. Quem crê nEle e na obra que o Cordeiro realizou é salvo. Quem não crê incorre no maior e eterno erro de cálculo possível!

Que DEUS abençoe a todos.

Mateus 6.6

14 de Fevereiro

"Tu, porém, quando orares, entra no teu quarto, e, fechada a porta, orarás a teu Pai que está em secreto; e teu Pai que vê em secreto, te recompensará." (Mateus 6.6)

A você que serve ao Senhor em secreto, nos bastidores: não tenha inveja ou ciúme daqueles que servem ao Senhor publicamente, sob a luz dos refletores. Eles, por sua vez, enfrentam muito mais lutas do que aqueles que servem ao Senhor sem serem vistos pelos homens, mas por Deus. É de fato uma dádiva de Deus você poder servir ao Senhor em secreto. Na verdade, poucos querem isso, pois de uma ou de outra forma cada um de nós gosta de ser reconhecido. Mas a luta secreta diante de Deus é agradável, sim, preciosa a Ele, pois "o homem vê o exterior, porém o Senhor, o coração."

Assim também as lutas interiores de muitas pessoas, na verdade, não são conhecidas pelos homens, mas por Deus, pois Ele enxerga o nosso coração. Ele se preocupa que sejamos disciplinados pelo Espírito Santo, para que, mesmo com choro e sofrimento interior, dos quais o mundo exterior nem fica sabendo, assim mesmo possamos servir ao Senhor com alegria.

Que DEUS abençoe a todos.

Salmo 45:1-2

Domingo 13 Fevereiro

O meu coração ferve com palavras boas, falo do que tenho feito no tocante ao Rei. A minha língua é a pena de um destro escritor. Tu és mais formoso do que os filhos dos homens; a graça se derramou em teus lábios; por isso Deus te abençoou para sempre

(Salmo 45:1-2).

O MAIS FORMOSO
“A minha língua é a pena de um destro escritor.” É fácil falar sobre Cristo, e louvá-Lo quando o coração arde de amor por Ele. “Pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca” (Mateus 12:34). Somos ensinados em 1 Coríntios que é o Espírito Santo que conduz a adoração na assembléia. Por isso, quando se está indiferente ao mover do Espírito, ou seja, se ficamos em silêncio na adoração e no louvor, talvez seja um sinal de que o coração está vazio; Cristo não é o objeto que enche nossas afeições. Neste salmo, além da inspiração do Espírito Santo, existe um coração ardente sobre tudo o que se refere ao Rei.

“Tu és mais formoso do que os filhos dos homens; a graça se derramou em teus lábios”. A linguagem aqui é apaixonada. Ela está tão próxima que pode falar com Ele. É mais longe do que a noiva em Cantares jamais conseguiu chegar, pois ela fala muito sobre seu Amado, mas pouco para Ele. Aqui ela fala ao Rei, e o faz com extrema facilidade, pois Deus O abençoou para sempre. Nessa íntima comunhão, a mente de Deus se torna conhecida quanto aos propósitos que tem para com o “Valente” (v. 3).

Que DEUS abençoe a todos.

Salmo 91.1-2

13 de Fevereiro

"O que habita no esconderijo do Altíssimo, e descansa à sombra do Onipotente, diz ao Senhor: Meu refúgio e meu baluarte, Deus meu, em quem confio." (Salmo 91.1-2)

Da mesma maneira como ocorrem catástrofes no mundo, também ocorrem catástrofes em nosso coração. Poucos de nós estão conscientes disso. E também muitos filhos de Deus não estão protegidos e guardados interiormente. Chama a atenção como o Senhor, em diferentes situações, fala primeiro do lado de dentro. Quando Noé, por exemplo, teve que construir a arca, o Senhor ordenou que ele a pintasse com piche "por dentro e por fora." Isso contradiz o nosso pensamento lógico. Nós diríamos: primeiro se deve pintar por fora, pois vindo um temporal, o barco deve estar à prova d’água. Mas aqui o texto é bem claro: primeiro o interior e depois o exterior. Todos nós nos preocupamos com nossa aparência, mas não nos preocupamos, senão raramente, com o fato de que o nosso coração continue protegido e guardado pelo sangue de Jesus. Por isso, nós, como filhos de Deus, muitas vezes sofremos inutilmente e passamos por situações que nada têm a ver com o sofrimento por amor ao Senhor.

Que DEUS abençoe a todos.

João 16:33

Sábado 12 Fevereiro

Eu venci o mundo

(João 16:33).

MEDITAÇÕES SOBRE O LIVRO DE JUÍZES (Leia Juízes 3:1-11)
No livro de Juízes vemos o mesmo ciclo de eventos se repetindo continuamente. O povo começa a abandonar o Senhor. Então Ele usa os inimigos do povo para lhes despertar a consciência. Finalmente, Israel clama a Deus que, por ser cheio de misericórdia, os liberta e lhes dá um juiz (Salmo 107:6, 13, 19, 28). Infelizmente, esse ciclo de eventos é repetido muitas vezes em nossa própria vida. Quando esquecemos o Senhor e nos colocamos sob a influência do mundo, Ele às vezes usa a hostilidade do mundo para nos despertar. O versículo 2 nos lembra da maneira pela qual Deus nos mantém em um estado de alerta e nos treina para a batalha. Ele permite que o inimigo exista expressamente para este propósito. O treinamento militar é necessariamente composto de exercícios e manobras sem as quais um soldado seria incapaz de lutar quando surgisse a ocasião. “Combate o bom combate da fé” é uma ordem para o cristão (1 Timóteo 6:12). A fé nos dá uma dupla segurança: a primeira, de que o mundo é um inimigo; a segunda, de que o mundo é um inimigo vencido. “Eu venci o mundo” foram uma das últimas palavras do Senhor Jesus antes da cruz. Temos de tomar posse disso para que também nós triunfemos sobre o mundo (João 16:33; 1 João 5:4-5).

Que DEUS abençoe a todos.

1 João 4.2

12 de Fevereiro

"Nisto reconheceis o Espírito de Deus: todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus." (1 João 4.2)

O estudo diligente da Palavra de Deus, e, assim, também da Palavra profética, é de suma importância para nossa vida interior. Pedro diz que devemos estar atentos até que "...a estrela da alva nasça em vossos corações", e assim ele fala da vinda do Senhor. Mas a porta para a Palavra de Deus somente pode ser aberta com um estudo cuidadoso. As Sagradas Escrituras exigem pesquisa e esforço. Elas contém o selo de pureza divino. Quem tem a coragem de tratá-las com desdém ou desprezo? Quem despreza as Escrituras despreza a Deus, que mandou escrevê-las pela inspiração do Espírito Santo! Que o Senhor nos livre de nos afastarmos indiferentemente da Sua Palavra! Crescemos no muito estudo das Sagradas Escrituras e na quietude. A Bíblia está repleta de surpresas! Estou consciente de que é justamente a pressa de viver da nossa época que quer nos afastar do estudo da Palavra de Deus. Por isso insisto: estude as Escrituras, e assim o mistério da vitória de Jesus Cristo lhe será revelado em muito maior medida! Já Davi reconhecia a necessidade da pesquisa nas Escrituras, pois disse: "Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti."

Que DEUS abençoe a todos.

Lucas 12:19

Sexta-feira 11 Fevereiro

E direi a minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e folga

(Lucas 12:19).

A MAIOR LOUCURA
Que maravilhoso pensamento! Ter finalmente reunido uma fortuna tal que se possa afirmar: “Agora tenho mais do que o suficiente para os anos que virão. Enfim posso me divertir. Tudo o que quero é descansar, comer, beber e aproveitar as boas coisas da vida. Quem pode ter algo contra isso? De fato, não há nada de errado nisso.”

Essa era a opinião do fazendeiro rico na parábola contada pelo Senhor Jesus. Ele nem sequer imaginava que estivesse fazendo algo tolo. Contudo, a história termina mal para ele. O relato continua: “Mas Deus lhe disse: Louco! Esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?” O veredicto divino foi bastante contundente e claro: aquele homem era um louco. Mas isso significa então que descansar, comer, beber e se divertir são coisas erradas?

O erro daquele homem não foi desejar essas coisas, mas querer realizá-las sem levar Deus em consideração. Ele se concentrou a vida inteira em sua riqueza e ignorou completamente como Deus o julgava. Esse é um perigo no qual todos nós incorremos. Por isso a advertência que segue a parábola: “Assim é aquele que para si ajunta tesouros, e não é rico para com Deus” (v. 21).

Qualquer pessoa que se rende a Jesus Cristo, confessando seus próprios pecados, tem comunhão com Ele e com Deus. Isso é um mistério para todos os incrédulos. Nessa comunhão, o Senhor nos dá Sua própria paz interior, alimento para alma e a verdadeira alegria para o coração. Assim, o cristão pode desfrutar dos bens materiais, juntamente com Cristo, que os concedeu.

A maior loucura do ser humano é viver ocupando-se com a criação – comendo, bebendo, amealhando riquezas, etc. –, sem jamais desejar conhecer o Criador, a quem a maioria das pessoas verá apenas depois que morrerem!

Que DEUS abençoe a todos.

2 Coríntios 5.17

11 de Fevereiro

"E assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura: as cousas antigas já passaram; eis que se fizeram novas." (2 Coríntios 5.17)

A saudade das coisas passadas é uma forte tendência da nossa época. A qualquer custo queremos as coisas como eram antes. Nos círculos cristãos encontramos essa crescente tendência. O velho homem com todas as suas inclinações e maus costumes, com suas características carcomidas pelos cupins, deve vestir uma roupagem nova, mas com jeito de coisa antiga. O velho e podre "eu" deve permanecer vivo a qualquer preço. Falta nessas vidas a realidade de Jesus Cristo: "...eis que se fizeram novas." Paulo diz: "...vos despistes do velho homem com seus feitos, e vos revestistes do novo homem que se refaz para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou." Não fique na metade do caminho! Dê o passo decisivo, o qual já deveria ter sido dado há muito tempo. Por isso: "Fortalecei as mãos frouxas, e firmai os joelhos vacilantes." Não saia apenas da velha vida, mas entre na nova vida de comunhão com o Pai e com o Filho!

Que DEUS abençoe a todos.

Salmo 8:3-4

Quinta-feira 10 Fevereiro

Quando vejo os teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que preparaste; que é o homem mortal para que te lembres dele? e o filho do homem, para que o visites?

(Salmo 8:3-4).

O UNIVERSO E NÓS
A imensidão do universo é difícil de ser captada por nossa compreensão tão pequena. Entre os milhões de galáxias do cosmos flutua uma nuvenzinha em forma de espiral composta por milhares de milhões de estrelas. Uma delas é o nosso sol, ao redor do qual giram nove pequenos pontos. O terceiro pontinho é a Terra. Sobre esse diminuto planeta está uma minúscula partícula de pó: eu. Além de mim, existem bilhões de pontinhos parecidos. Cada um desses pontinhos se sente muito importante e exige seus direitos. Contudo, às vezes se conscientiza de sua insignificância, sabe que está perdido na infinita extensão do universo, se sente incapaz em seu local de trabalho ou um “caso” a mais em um leito de hospital. Reconhecer a própria impotência e vaidade compunge o coração de qualquer pessoa.

Quando Davi compôs o Salmo 8, também estava consciente de sua pequenez. Porém, ao mesmo tempo, sabia que o grande Deus que criou o cosmos o conhecia pessoalmente e Se preocupava com ele. Davi não se sentia abandonado porque o Deus todo-poderoso era o seu Deus. Quem confia nEle também pode afirmar: “A minha alma espera somente em Deus; dele vem a minha salvação… Só ele é a minha rocha e a minha salvação; é a minha defesa; não serei abalado” (Salmo 62:1 e 6).

Que DEUS abençoe a todos.

1 João 1.7

10 de Fevereiro

"Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado." (1 João 1.7)

Quando chegamos à presença da luz, tudo se torna claro. A verdade se manifesta, embora isso seja doloroso. Mas, nessa mesma proporção, nosso interior é purificado pelo sangue de Jesus, de acordo com a citação acima. O grande problema de inúmeras pessoas, não só de pessoas descrentes, mas também de cristãos, consiste em suas tentativas de se apresentarem bem. Isso abrange a vida profissional. Cada um tenta se apresentar da maneira mais favorável possível. Mas se você tenta se embelezar ou melhorar o seu interior por si mesmo, você se afasta da presença de Deus. Os complexos psicológicos e os obscuros sentimentos de impotência e inferioridade vêm porque você ainda tenta se apresentar diante de Deus com uma aparência melhor do que é na realidade, por lhe faltar um sadio conhecimento de si mesmo. Mas o Senhor rejeita essa tentativa fajuta de renovação. O rompimento das barreiras para uma vida verdadeiramente nova só se torna realidade se você estiver disposto a se despir totalmente de sua velha vida, identificando-se de maneira completa com a morte do Senhor Jesus.

Que DEUS abençoe a todos.

1 João 3:4

Quarta-feira 9 Fevereiro

Pecado é iniqüidade

(1 João 3:4).

O QUE É PECADO?
Se perguntarmos às pessoas o que elas entendem por pecado, ouviremos uma grande variedade de respostas.

Como “mínimo denominador comum”, são os crimes contra indivíduos e seus direitos que geralmente se enquadram na descrição de pecado. O problema aqui está na definição da palavra “crime”.

Há pessoas que se vangloriam em dizer que um princípio moral elevado as governa, perante o qual a consciência delas se sente responsável. Qualquer ofensa contra esse alto princípio seria denominada como pecado. Que padrão se aplica nesse caso? Qual é a orientação existente para a consciência?

Outras pessoas usam a palavra “pecado” de maneira sarcástica, referindo-se ao fracasso delas em manter a dieta. Isso rouba da palavra seu significado moral.

Quando a Bíblia fala sobre pecado sempre se trata de uma grave ofensa contra Deus. É claro que pecamos uns contra os outros, mas mesmo tais atos são, em última instância, cometidos primeiramente contra Deus. Como seres humanos, somos responsáveis perante nosso Criador. A Bíblia nos diz o que Ele espera de nós. Se nossa conduta não corresponder às expectativas divinas, estamos pecando. Qualquer desobediência a Deus é pecado. Essa é a acepção do versículo de hoje. O uso bíblico da palavra “iniqüidade” significa não fazer a vontade de Deus: causa primária de todos os pecados. Desse ponto de vista, todos nós somos pecadores. Por isso a Bíblia afirma: “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus” (Romanos 3:23). Portanto, todos precisam do Salvador, o Senhor Jesus Cristo. Quem crê nEle recebe o perdão dos pecados.

Que DEUS abençoe a todos.

2 Pedro 1.3

9 de Fevereiro

"Visto como pelo seu divino poder nos têm sido doadas todas as cousas que conduzem à vida e à piedade, pelo conhecimento completo daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude." (2 Pedro 1.3)

As palavras "todas as coisas" nos dizem que o poder de Deus está presente em todas as situações da nossa vida. Se este poder de Jesus Cristo está em nós, ele também emana de nós. Por isso deveria haver um pouco mais de brilho nos olhos dos filhos de Deus, pois os olhos são a janela da alma. Existem tomadas de luz com as quais é possível regular a intensidade de luz que se deseja. Mas no caso de muitos crentes essa "tomada" está tão fechada que a luz permanece bem fraquinha. Por quê? Porque o poder de Jesus não reside neles pela fé, e por isso este poder não pode se tornar ativo na fraqueza deles. É terrível se em sua vida tudo é mera teoria porque você não reconhece realmente a Jesus nem o poder de Sua ressurreição. Esse maravilhoso poder espiritual, que também elimina o cansaço físico, quer se tornar ativo em nós. Não devemos estar desligados desse poder de Deus, que é revelado em Jesus Cristo, mas, sim, estar diretamente conectados a ele. Por isso sejamos gratos pelo poder que Ele nos deu!

Que DEUS abençoe a todos.

2 Reis 22:14-15,18

Terça-feira 8 Fevereiro

Então foi o sacerdote Hilquias, e Aicão, Acbor, Safã e Asaías à profetisa Hulda, mulher de Salum… o guarda das vestiduras (e ela habitava em Jerusalém, na segunda parte), e lhe falaram. E ela lhes disse: Assim diz o Senhor Deus de Israel: Dizei ao homem que vos enviou a mim… Porém ao rei de Judá, que vos enviou a consultar o Senhor, assim lhe direis

(2 Reis 22:14-15,18).

PROFETISAS DA ESCRITURA – HULDA
Foi um dia excitante, apesar de triste. O Livro da Lei foi achado na casa do Senhor enquanto o templo estava sendo restaurado! Hilquias, o sacerdote, o deu a Safã, o escriba, que o leu. Este, por sua vez, trouxe o livro ao rei e o leu para ele. Ouvindo as palavras do Livro da Lei, Josias, aflito, rasgou suas vestes. “Grande é o furor do Senhor, que se acendeu contra nós; porquanto nossos pais não deram ouvidos às palavras deste livro”, disse Josias. Então enviou uma delegação composta por seus oficiais para consultar o Senhor.

Eles vieram à profetisa Hulda, esposa de Salum, a qual vivia em Jerusalém. Evidentemente ela era bem conhecida e morava próximo ao rei. O ministério profético do jovem Jeremias tinha começado cinco anos antes em Anatote, cidade não muito distante de Jerusalém, mas o Senhor ainda não o tinha trazido a essa presente cena.

Deus dá uma dupla mensagem a Josias. Ao homem que enviara a delegação foi dito que Deus cumpriria todos os julgamentos registrados no livro. Deus é fiel à Sua Palavra, quer seja ela de julgamento ou de graça. Mas o Senhor também deu uma palavra de encorajamento para o rei, pois o coração dele era sensível, tinha se humilhado diante do Senhor rasgando suas vestes ao ouvir a Palavra. Deus aprovou a atitude de Josias e prometeu poupá-lo dos julgamentos. Que também possamos ter o mesmo coração zeloso e interessado pela Palavra que vem da boca de Deus!

Que DEUS abençoe a todos.

Isaías 35.3-4

8 de Fevereiro

"Fortalecei as mãos frouxas, e firmai os joelhos vacilantes. Dizei aos desalentados de coração: Sede fortes, não temais. Eis o vosso Deus." (Isaías 35.3-4)

Esta é uma promessa bem concreta para aqueles que estão interiormente cansados: "Eis o vosso Deus"! Em geral, o cansaço físico é logo superado, ao passo que o cansaço interior muitas vezes é extremamente traiçoeiro. Lemos na Bíblia, em Jeremias: "Porque satisfiz à alma cansada, e saciei a toda alma desfalecida." Essa promessa pode se cumprir agora em nosso coração. Por que o afirmamos com tanta convicção? Porque Deus quer cumprir a Sua promessa. Sempre devemos ter em mente o que Deus quer e o que Ele não quer. Ele não somente quer dar descanso às almas cansadas, mas Ele realmente o faz! Não há limites para o poder do nosso Deus. Como nos diz claramente Isaías 40.28: "Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o Senhor, o Criador dos fins da terra, nem se cansa nem se fatiga? Não se pode esquadrinhar o seu entendimento." Aquele que tem comunhão com o Deus vivo por meio de Jesus Cristo está ligado a uma fonte de poder inesgotável.

Que DEUS abençoe a todos.