sábado, 5 de dezembro de 2009

João 14:1

Sexta-feira 5 Dezembro

Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim (João 14:1).

FUTURO SEM TEMOR
Muitos provérbios e ditados são baseados em experiências vividas ao longo de vários anos. Quando tememos um evento futuro, como uma cirurgia séria, as pessoas frequentemente tentam nos consolar com: “Há males que vêm para bem.” Mas tais ditados, que dizemos tanto quando não estamos envolvidos na situação, de modo algum tiram o medo do desconhecido.

Nossos medos não são diminuídos mesmo quando há garantias que as coisas irão dar certo. Então o conceito de “esperança” é normalmente ligado à incerteza. E o que o destino reserva para mim? E quem pode fazer previsões confiáveis acerca do que está adiante?

Mas será que a esperança tem de estar sempre ligada à incerteza? Não se aprendermos a descansar em Deus. Ele nos tem prometido um futuro em Sua Palavra sem nenhuma partícula de temor. Quando o Senhor Jesus Cristo estava prestes a deixar Seus discípulos para voltar ao Pai, eles temiam sem qualquer motivo. O que seria deles sem a presença do Mestre para guiá-los? Então Ele os conforta, dizendo: “Credes em Deus, crede também em mim.” Eles estariam sempre seguros se colocassem sua fé no Senhor, que a partir daquele momento estaria invisível. Não é diferente hoje. A fé em nosso Deus invisível e em Seu Filho, Jesus Cristo, é a única chance de um futuro sem temor, com absoluta segurança e estabilidade, mesmo em meio às inevitáveis provações.

Que DEUS abençoe a todos.

1 Tessalonicenses 4.14

5 de Dezembro

"Pois se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também Deus, mediante Jesus, trará juntamente em sua companhia os que dormem." 1 Tessalonicenses 4.14

Afinal, será que é possível todos os renascidos serem arrebatados do meio da multidão? Qual é a força que tem condições de distinguir com tanta precisão quem deve ser retirado e quem deve ficar? Certa vez, essa pergunta foi feita a Edison, o famoso descobridor da lâmpada elétrica. Seus sábios colegas lhe perguntaram: "Como é possível somente os crentes serem arrebatados ao encontro do Senhor?" Ele lhes respondeu com uma explicação bem prática. Tomou uma caixa de areia bem fina e misturou nela limalha de ferro miúda, sacudindo tudo muito bem. Por cima da caixa de areia ele colocou um ímã potente. Embora a areia começasse a se mexer, nada aconteceu com ela. As pequenas partículas de ferro, porém, voaram todas em direção ao ímã. Assim será por ocasião do arrebatamento! Todos aqueles que tiverem a aptidão interior, a ligação com o Cordeiro de Deus, serão arrebatados. Qual é, portanto, a força motriz para desencadear esse processo? O arrebatamento, pelo qual esperamos, será uma irradiação do poder da ressurreição de Jesus Cristo. Aquele que não crê na ressurreição de Jesus também não pode ser arrebatado.

Que DEUS abençoe a todos.

2 Coríntios 1.12-24

2 Coríntios 1.12-24

12 Porque a nossa glória é esta: o testemunho da nossa consciência, de que, com santidade e sinceridade de Deus, não com sabedoria humana, mas, na graça divina, temos vivido no mundo e mais especialmente para convosco.
13 Porque nenhuma outra coisa vos escrevemos, além das que ledes e bem compreendeis; e espero que o compreendereis de todo,
14 como também já em parte nos compreendestes, que somos a vossa glória, como igualmente sois a nossa no Dia de Jesus, nosso Senhor.
15 Com esta confiança, resolvi ir, primeiro, encontrar-me convosco, para que tivésseis um segundo benefício;
16 e, por vosso intermédio, passar à Macedônia, e da Macedônia voltar a encontrar-me convosco, e ser encaminhado por vós para a Judéia.
17 Ora, determinando isto, terei, porventura, agido com leviandade? Ou, ao deliberar, acaso delibero segundo a carne, de sorte que haja em mim, simultaneamente, o sim e o não?
18 Antes, como Deus é fiel, a nossa palavra para convosco não é sim e não.
19 Porque o Filho de Deus, Cristo Jesus, que foi, por nosso intermédio, anunciado entre vós, isto é, por mim, e Silvano, e Timóteo, não foi sim e não; mas sempre nele houve o sim.
20 Porque quantas são as promessas de Deus, tantas têm nele o sim; porquanto também por ele é o amém para glória de Deus, por nosso intermédio.
21 Mas aquele que nos confirma convosco em Cristo e nos ungiu é Deus,
22 que também nos selou e nos deu o penhor do Espírito em nosso coração.
23 Eu, porém, por minha vida, tomo a Deus por testemunha de que, para vos poupar, não tornei ainda a Corinto;
24 não que tenhamos domínio sobre a vossa fé, mas porque somos cooperadores de vossa alegria; porquanto, pela fé, já estais firmados.

2 Coríntios 1:12-24
Não era costume de Paulo dizer sim e pensar não (v. 17). Os coríntios podiam confiar nele: não havia no apóstolo nenhum traço de dissimulação, e ele dava prova de sua sinceridade tanto nos seus atos e no seu cotidiano como na pregação de um Evangelho não falsificado (2:17; 4:2). Quão importante isso é! Se um filho de Deus falta com a verdade, os que o observam podem até mesmo pôr em dúvida a Palavra de Deus. Paulo manifestava absoluta retidão tanto em suas relações com o mundo como em suas relações com outros cristãos (v. 12). Afinal, ele não era o mensageiro dAquele que é "o Amém, a testemunha fiel e verdadeira", o Fiador de todas as promessas de Deus? (v. 20; Apocalipse 3:14).

Os versículos 21 e 22 nos fazem recordar de três características do dom do Espírito Santo: através dEle, Deus nos "ungiu", ou seja, nos consagrou para Si mesmo e nos deu o poder de penetrar em Seus pensamentos. Ele nos "selou", ou, em outras palavras, nos marcou como Sua possessão. Finalmente, Ele nos "deu o penhor" de nossa herança celestial, ao nos conceder ao mesmo tempo uma prova inicial dessa realidade e o meio para dela desfrutar desde já "em nossos corações".

Que DEUS abençoe a todos.

1 Crônicas 16:7-22

1 Crônicas 16:7-22

7 Então naquele mesmo dia Davi, em primeiro lugar, deu o seguinte salmo para que, pelo ministério de Asafe e de seus irmãos, louvassem ao Senhor;
8 Louvai ao Senhor, invocai o seu nome, fazei conhecidas as suas obras entre os povos.
9 Cantai-lhe, salmodiai-lhe, atentamente falai de todas as suas maravilhas.
10 Gloriai-vos no seu santo nome; alegre-se o coração dos que buscam ao Senhor.
11 Buscai ao Senhor e a sua força; buscai a sua face continuamente.
12 Lembrai-vos das maravilhas que fez, de seus prodígios, e dos juízos da sua boca;
13 Vós, semente de Israel, seus servos, vós, filhos de Jacó, seus escolhidos.
14 Ele é o Senhor nosso Deus; os seus juízos estão em toda a terra.
15 Lembrai-vos perpetuamente da sua aliança e da palavra que prescreveu para mil gerações;
16 Da aliança que fez com Abraão, e do seu juramento a Isaque;
17 O qual também a Jacó confirmou por estatuto, e a Israel por aliança eterna,
18 Dizendo: A ti te darei a terra de Canaã, quinhão da vossa herança.
19 Quando eram poucos homens em número, sim, mui poucos, e estrangeiros nela,
20 Quando andavam de nação em nação, e de um reino para outro povo,
21 A ninguém permitiu que os oprimisse, e por amor deles repreendeu reis, dizendo:
22 Não toqueis os meus ungidos, e aos meus profetas não façais mal.

1 Crônicas 16:7-22
Os cantores e instrumentistas tinham sido escolhidos. Em nossos dias, o canto não é mais exclusividade de poucos. Certamente todos nós gostamos de cantar um hino de louvor, e em particular na Ceia do Senhor juntar nossa voz em canções de adoração (Efésios 5:19; Colossenses 3:16). Neste capítulo Davi entrega nas mãos de Asafe pela primeira vez a responsabilidade de louvar ao Senhor com hinos. Seu Nome, Sua glória, Suas obras, Seu relacionamento com Seu povo… que excelentes razões os israelitas tinham para celebrar! Para nós que conhecemos o Senhor Jesus e Sua obra na cruz, quantos infinitos motivos temos para adorar! Sim, cantemos com entendimento; pensemos nas palavras proferidas. Nossos hinos, compostos em concordância com a Bíblia, revelam muitos aspectos das glórias do Pai e do Filho. É imprescindível diferenciar tais aspectos.

O que são os filhos de Deus em relação ao mundo que os cerca? “Pequeno número, pouquíssimos e forasteiros” (v. 19). Será que são infelizes? Muito pelo contrário! “Gloriai-vos no seu santo nome; alegre-se o coração dos que buscam o Senhor” (v. 10). Nossa glória, nossas riquezas, alegria e segurança estão no nome de Jesus e em nosso relacionamento com Ele e com o Pai.

Que DEUS abençoe a todos.