sábado, 24 de julho de 2010

Gênesis 3: 22 e 23

A ESCOLA DA VIDA



No filme "No Limite do Silêncio". O pai, um renomado psicólogo tem um casal de filhos, porém ele não consegue se relacionar bem com o seu filho caçula de dezesseis anos. Chega ao absurdo de pedir para que um outro psicólogo que cuide do caso do seu filho. Numa noite em que a filha mais velha vai ter uma audição na sua escola de música, o adolescente prefere não ir. Tarde da noite quando seus pais e irmã chegam, se deparam com uma tragédia, o garoto se trancou dentro do outro veiculo da família e se suicidou, ligando uma mangueira no escapamento do carro e reconduzindo o gás carbônico para dentro do automóvel. Após quebrar o vidro do automóvel o pai abraça o filho morto e grita:"Deus, não faça isto comigo!"

Será que Deus realmente se incomoda comigo? Será que Deus quer se relacionar comigo?

Então, que tipo de relacionamento é este que Deus quer ter comigo?

Eu tenho em minhas mãos, um símbolo de relacionamento. Meu álbum de família.

Família lembra relacionamento. E hoje eu quero falar sobre relacionamento. Um tipo especial de relacionamento.

Neste álbum, eu tenho fotos. Tenho uma foto de quando eu comecei a namorar a Maricéu. Nós tínhamos então dezesseis anos. Cada foto lembra relacionamento. Tenho outra que já é do nosso noivado. Depois vem uma já do casamento. Eu estava tão nervoso que não me lembro de nada do que aconteceu naquele dia!

O tempo vai passando e as fotos vão registrando tudo o que vai me acontecendo na minha vida. Agora já olho e vejo uma foto em que estão meus três filhos, meu filho mais velho - Lucas, o do meio o Gabriel, e finalmente o Felipe, o raspinha de taxo.

Tenho uma foto do Felipe com seis anos de idade, foi o ano em que ele foi para a escola pela primeira vez!

Fico sempre intrigado pensando como filhos dos mesmos pais, tem características totalmente diferentes!

Em matéria de relacionamentos, nenhum é tão profundo quanto o relacionamento entre pais e filhos.

Porém o que mais me intriga é: como o relacionamento com meus filhos pode ser tão profundo, se ás vezes, para educá-los, eu tive que fazer coisas que naquele momento pareciam estar beirando a hostilidade?

Logicamente eu não estou me referindo a nada assim tão escabroso. Estou falando de coisas corriqueiras do dia-a dia mesmo!

Quero contar pra você o que aconteceu nos primeiros dias de aula do nosso filho mais novo, o Felipe.

Preste atenção e ponha-se no meu lugar:

Era o primeiro dia de aula do Felipe.

Parei o carro na frente da escola e lá se foi ele.

Mal acabou a aula e eu já estava do lado de fora esperando, preocupado se tudo havia ido bem. Ele entrou no carro, e eu disse:

- E aí, como foi?

- Ah, foi bom!

- E a sua escola como é? Como é a sua sala de aula? Gostou ?

- Gostei, a sala tem um monte de bichinhos desenhados e colados na parede.

- Gostou mesmo?

- Gostei.

Pensei comigo: Sucesso garantido!


Segundo dia de aula: parei o carro na frente da escola, foi quando ouvi meu caçula dizer:

- Eu não quero ficar nessa escola!

- O quê?

- Eu não quero ficar nessa escola!

- Eu não acredito, você não me disse ontem que gostou da escola, gostou da tia, gostou da classe, gostou de tudo?

- Mas eu não quero ficar!

- E começou a chorar.

Meu coração de pai quando viu aquele rosto redondinho cheio de lágrimas escorrendo não suportou!

Senti uma punhalada no peito. Pensei comigo: Coitadinho dele, e se eu obrigá-lo a ir à escola e ele ficar com trauma da escola? (Coisa de pai moderno).

- Tudo bem! Vamos pra casa hoje.

Em casa, à noite, ajoelhei na frente dele. Olhos nos olhos; e como ele tem um pai que é Pastor, sabia o que vinha pela frente: Sermão!

- Olha, hoje de manhã você voltou pra casa, mas amanhã não tem esse negócio! Você vai ficar na escola custe o que custar entendeu?

- Tá!

- Vai ficar mesmo?

- Vou!

- Combinado? Então está bom.

Terceiro dia de aula. Paro o carro na frente da escola.

- Eu não quero ficar nessa escola!

- Eu levei um susto! Na minha cabeça de pai havíamos feito um trato no dia anterior!

- Mas nós não combinamos ontem, você não disse que iria ficar na escola?

- Mas eu não quero!

E começou a chorar de novo. De novo as lágrimas escorrendo pelo restinho redondinho; e o coração de pai derreteu de novo! (Coitadinho dele, tão pequenininho!)

Mas, eu estava em uma enrascada, pois se o levasse para casa ele nunca mais ficaria na escola.

Juntei forças de onde não tinha e ordenei:

- Desce já deste carro!

Ele arregalou os olhos cheios de lágrima e foi descendo do carro, bem devagarzinho...

E eu ficava imaginando o que ele pensava de mim. Como se sentia com o que eu estava fazendo.

Se eu pudesse descrever tudo o que ele estava sentindo em uma só palavra, eu usaria a palavra:

Desamparado!

Imagina só, aquilo era o choque de dois mundos:

O primeiro mundo: o mundo que ele estava vivendo até aquele dia: o Mundo de Casa. Ali ele era o "reizinho" de tudo! Do papai, da mamãe, dos avós, dos tios.

O segundo mundo: o mundo da escola. Lá era diferente! Lá ele não é o reizinho de nada! Aliás, lá pra ser alguma coisa ele tem que fazer por merecer, tirar nota!

Ah, se ele soubesse que ao invés de desampará-lo, meu coração estava era apertado! E batendo no mesmo ritmo do dele! E que meus olhos queriam acompanhá-lo e meus braços queriam estar envolta dele naquele momento!

Mas, como?

Se eu expressasse o menor sentimento de compaixão ou de dó, ele teria forças suficientes para desistir da escola, talvez para a vida toda!

Sabe, um dia Deus teve que se despedir de seus filhos vendo-os ir para a Escola da Vida.

Foi logo após o pecado. Após a separação! Logo após Jesus ter se oferecido para morrer no lugar da Raça Humana.

Veja o que diz a Bíblia:

Gênesis 3: 22 e 23 (BLH)

"Então o Deus Eterno disse o seguinte: -Agora o homem se tornou como um de nós, pois conhece o bem e o mal. Ele não deve comer a fruta da árvore da vida e viver para sempre".

"Por isso o Eterno expulsou o homem do jardim do Éden e fez que ele cultivasse a terra da qual havia sido formado".


Imagine a cena: Deus está diante do homem e da mulher!

Os dois se tornaram mortais. Seu corpo deixou de ser incorruptível para ser corruptível.

A partir daí Satanás começaria a criar: doenças, pestes, tempestades, mudanças climáticas, sofrimentos, e seus corpos sofreriam as conseqüências.

A partir daí a própria atuação de Deus na Terra estaria restrita, pois Ele não havia sido escolhido como o seu Senhor.

Se o homem comesse da árvore da vida, aumentaria muito o sofrimento da Raça Humana, pois imagine se Adão vivesse até hoje? Adão seria um monte de pele e osso que sofreria dores terríveis e o cansaço da idade, desejando descansar, sem poder morrer!

A cena é exatamente esta: Deus está ali parado no portão do Jardim do Éden, com lágrimas nos olhos vendo seus filhos começando a sofrer as conseqüências do pecado e da separação que o pecado representa.

Na verdade eles deveriam ter morrido, porque pecaram, mas o próprio Deus se ofereceu para morrer n o lugar deles. Jesus deu a eles a chance de provarem, num pequeno período de vida de que lado estão e alcançarem a eternidade novamente. A roupa de peles de cordeiro que eles usavam significava que Jesus, o cordeiro de Deus morreria em seu lugar um dia.

Depois de obrigar meu filho menor a ficar na escola naquele dia eu posso entender melhor o que Deus sentiu ao ver os dois se afastando do Jardim do Éden, se afastando de casa e entrando cada vez mais na Escola da Vida.

Você já observou a História, para ver como não é Deus que se separa do homem e o desampara. Aliás, é ao contrário, nesta história do relacionamento entre Deus e o Homem, é Deus quem vive correndo atrás do Homem e é o Homem quem vive correndo de Deus.

O Homem pecou e se escondeu de Deus.Deus procurou o homem no jardim. O Homem se afastou novamente de Deus, Deus sentiu saudades do Homem e mandou Moisés fazer um Santuário, para habitar no meio do povo. O Homem se cansou da presença de Deus e afastou-se novamente.

Deus não quis mais habitar num santuário, pois queria estar mais perto do homem - Deus se torna Emanuel - Deus Conosco.

Deus se tornou um ser humano, virou gente, como você e como eu.

Com Jesus, Deus resolveu o impasse do pecado, pois Deus amava o homem, mas detestava o pecado que estava dentro do homem. Deus resolveu tudo aquilo assimilando nele próprio o seu ódio pelo pecado, morrendo na cruz. Transformando seu ódio pelo pecado na maior prova de amor pelo ser humano que ninguém jamais deu.

Cego pelo pecado de toda a humanidade, Jesus não podia ver um palmo a frente, e por isso Jesus clamou na cruz: "Deus meu, Deus meu, porque me desamparaste?" Mateus 27:46

Ele estava desamparado? Não! O céu todo parou para ver a morte de Jesus! Ele estava rodeado de anjos, mas o pecado não deixava Jesus ver que Deus o estava protegendo!

Ele se sentiu desamparado, mesmo estando cercado de anjos e do poder de Deus o Pai, e do Espírito.

Há poucas horas, quando ainda no Getsêmane Jesus precisou de um milagre, pois Jesus clamou: "Pai, se possível passa de mim este cálice" Mateus 26:39, mas o milagre não aconteceu!Deus sabia, que se Jesus saísse da cruz, toda a raça humana estaria perdida.

Você se sente desamparado por Deus? Pois saiba que há anjos ao seu lado sempre! Deus vê toda a sua vida e o seu futuro. Nem sempre Ele faz exatamente o que você pede, mas Ele vê o fim desde o princípio, e escolhe para nós o que nós mesmos escolheríamos se, como Ele, pudéssemos ver o fim desde o princípio.

Você já se sentiu desamparado por Deus?

Pois saiba que você tem um Deus que sabe o que é sentir isto, pois Ele se tornou um ser humano como você e como eu.

Meu filho, Felipe sabe o que é se sentir desamparado!

Você sabe o que é se sentir desamparado!

Deus sabe o que é se sentir desamparado!

Eu também sei o que é me sentir desamparado!

E sabe porque que eu sei disso?

Eu me lembro do que aconteceu comigo nos meus primeiros dias de aula:

Minha mãe me levou á escola. E quando eu cheguei lá me colocaram sentado na primeira cadeira , ao lado da professora, Dona Derci, que era uma senhora simpática, mas quando ficava brava! E bem do meu lado puseram um menino repetente, muito arteiro chamado Marquinhos

O Marquinhos fez tanta arte, a aula inteira, que a Dona Derci carinhosamente, quebrou uma régua na cabeça dele.

Quando eu vi aquilo ao meu lado eu pensei:

-O próximo sou eu!

No outro dia quando minha mãe quis me deixar lá na porta do colégio, eu aprontei um berreiro danado e minha mãe me levou pra casa.

No terceiro dia de aula, minha mãe me mandou com a vizinha pra escola.

Cheguei na frente da escola, olhei pro portão, olhei pra cara da vizinha... E resolvi ir pra escola, minha vizinha também era muito brava!

Eu não me lembro de muita coisa naquele dia, mas lembro que eu tinha uma grande preocupação:

- Será que quando der o sinal aqui, minha mãe vai estar me esperando lá fora?

Antes de dar o sinal a minha mochilinha já estava prontinha em cima da mesa. Quando deu o sinal eu saí voando, passei pelo portão, cheguei lá fora e dei uma olhada panorâmica: lá estava ela, linda! Era a minha mãe! O que ela disse era a coisa mais simples do mundo, mas pra mim parecia poesia:

- Filho, sua aula acabou, vamos para casa. Ah!,... vamos pra casa!

Sabe, um dia Deus viu os seus dois filhinhos saírem de casa para irem para a Escola da Vida, não é onde nós estamos até hoje? Este mundo não é a Escola da Vida?

Aqui eles aprenderam as duras lições da dor, do sofrimento, da traição,do desamparo. Até então desconhecidas para Adão e Eva.

Mas alguns milênios se passaram e de repente, uma agitação no universo! Mais alguém estava pra vir para a escola da vida. Sabe quem era agora? Era o próprio Pai, aquele que um dia ficou parado lá no portão da escola da vida.

Ele vestiu o uniformezinho da humanidade, e veio pra escola da vida também.

E aqui, como cada um de nós, aprendeu as lições da fome, da dor, da traição, da saudade e do desamparo. E um dia lá na cruz, ele gritou: "Deus meu, Deus meu porque me desamparaste?" Mateus 27:46

Mas sabe, daqui a pouco vai dar o sinal aqui na escola da vida! Você pode esperar esse sinal de duas maneiras:

Com seu material espalhado pela sua sala ou, com ele todo arrumadinho.

E se assim for quando der o sinal, você vai sair correndo pelos portões da escola da vida, e quando você chegar do outro lado, sabe quem vai estar lá esperando? O Pai.

Ele vai abraçar você e sabe o que Ele vai dizer?

- Filho, a sua aula acabou, vamos pra casa!

Você gostaria de ouvir isso?

Só que tem gente, que pela maneira como vive aqui nesse mundo, tem mostrado que acha que aqui, não

é escola da vida! Pensa que aqui é a casa.

Eu iria ficar muito frustrado se eu fosse buscar o meu menininho e ele dissesse:

- Papai, não precisa me buscar porque eu vou ficar aqui com a titia!

Alguns de nós aqui nesse mundo dizemos com a nossa maneira de viver:

- Jesus, aqui é a minha casa eu não quero que o Senhor venha!

E Jesus diz:

- Filho, aí não é a casa, aí é a Escola da vida! Eu quero levar você de volta para a nossa casa!

Alguns pensam que depois que Jesus voltar nós iremos ficar todos vestidos de roupas brancas tocando harpas.


Engraçado o que fazem com Deus. Em filmes mostram, sexo, drogas, corridas de carro, música Rock, o mundo da moda. Tudo como se fosse a coisa mais gostosa do mundo, e aí, quando vão mostrar o Céu, mostram um lugar cheio de nuvens, tudo branco, as pessoas com as roupas iguais, e tocando harpa!

Estão querendo que você não tenha vontade de ir para o céu!

Sabe o que a Bíblia diz sobre o céu?

"Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou no coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o Amam" I Coríntios 2:9

Primeiro, Deus está preparando coisas fantásticas para nós no Céu!

Segundo, sabe o que significa a palavra Éden, que era o nome do jardim que Deus criou para Adão e Eva?

Éden significa: Deleite, Prazer

Ou seja: Deus está preparando um lugar de Prazer sem limites, para nós!

É por isso que Deus está convidando você o tempo todo!

O que você vai dizer para Deus? Qual é a sua resposta pra Deus?


Sabe, hoje eu gostaria de orar muito com você, e gostaria de fazer um pedido muito especial em seu favor e por mim também. Para que nada no mundo venha roubar a nossa atenção e nos separar de Deus, mas que pudéssemos colocar a Deus em primeiro lugar, ore comigo:

Oração

Querido Deus. O Senhor conhece esse coração que está aí Senhor em casa agora, ou em outro qualquer lugar. Mas que hoje ouviu a tua voz. E tem vontade Oh Pai de voltar para a Tua casa, que é a nossa verdadeira casa.

Só o Senhor conhece essa pessoa e sabe o que vai no fundo do seu coração, porque é seu filhinho Senhor.

O Senhor o tem acompanhado aqui na Escola da Vida, enquanto caminha e aprende as lições da vida. Mas agora Senhor queremos voltar para os Teus braços.

Te pedimos, prepara-nos.

E assim quando o Senhor chegar para nos buscar, que nós estejamos prontos e que já tenhamos aprendido as lições da Escola da Vida e feito á escolha do lado certo.

Em nome de Jesus. Amém.

Que DEUS abençoe a todos.

Josué 8:30-31

Sábado 24 Julho

Então, Josué edificou um altar ao Senhor, Deus de Israel, no monte de Ebal… conforme o que está escrito no livro da Lei de Moisés (Josué 8:30-31).

Meditações sobre o livro de Josué (Leia Josué 8:24-35)

Ai está conquistada e queimada, seus habitantes foram massacrados, seu rei terminou enforcado, e apenas o gado foi poupado pelo povo, “segundo a palavra do Senhor, que ordenara a Josué” (v. 27). Tendo pago caro por seguir sua própria vontade, Josué e Israel desta vez seguiram à risca as instruções de Deus. A passagem de Deuteronômio 21:22-23 proibia que o corpo de um enforcado fosse deixado pendurado de um dia para o outro, e Josué obedeceu a essas palavras (v. 29), prova que ele já considerava a terra como sua. Esforcemo-nos para que nosso comportamen­to esteja de acordo com as Escrituras. Se pudéssemos responder a qualquer questão sobre nossa conduta e relacionamentos com a seguinte afirmação: “Foi isso que o Senhor requereu de mim em Sua Palavra”, que poder haveria em nosso testemunho! Fixemos o olhar no Senhor Jesus na cruz. Nos últimos instantes de Sua vida como homem obediente, Ele mais uma vez “para se cumprir a Escritura, disse: Tenho sede!” (João 19:28).

A cena que se segue (vv. 30-35) também cumpre as instruções de Deuteronômio 11:29; 27:11-13. Homens, mulheres, crianças, todo o povo está reunido, incluindo os estrangeiros (Raabe prova­velmente entre eles), no lugar escolhido para ouvirem a lei. No centro desse ajuntamento está a Arca sagrada, uma figura de Cristo. Adoração e júbilo são expressos através dos holocaustos e ofertas apresentados.

Que DEUS abençoe a todos.

1 Coríntios 1.27

24 de Julho

"Pelo contrário, Deus escolheu as cousas loucas do mundo para envergonhar os sábios, e escolheu as cousas fracas do mundo para envergonhar as fortes." 1 Coríntios 1.27

Você é culto? Estudou muito? Seus filhos freqüentaram escolas superiores? Mas por que será que você é presunçoso por causa disso? Por que sua instrução leva você a um orgulho próprio tão repugnante? Por que seus filhos, pelos quais gastou muito dinheiro para que estudassem, não querem saber mais nada do Evangelho? Será que não foi porque você procurou o sucesso e não a bênção, preferindo a honra dos homens em vez da que vem do Senhor? Você está abarrotado de sabedoria humana, mas não tem a sabedoria divina que transforma corações humanos. Onde você pode conseguir essa sabedoria? A Palavra de Deus lhe dá a resposta: "O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo é prudência." Você não encontra essa sabedoria em livros, você não pode estudar esse "conhecer e temer o Santo de Deus". Não, essa bênção divina, ao invés do sucesso humano, você encontra na renúncia da sua velha natureza, junto do crucificado no Calvário. Somente ali você encontra a eterna sabedoria de Deus em Jesus Cristo, nosso Senhor.

Que DEUS abençoe a todos.

Mateus 27:1-18

Mateus 27.1-18

1 Ao romper o dia, todos os principais sacerdotes e os anciãos do povo entraram em conselho contra Jesus, para o matarem;
2 e, amarrando -o, levaram-no e o entregaram ao governador Pilatos.
3 Então, Judas, o que o traiu, vendo que Jesus fora condenado, tocado de remorso, devolveu as trinta moedas de prata aos principais sacerdotes e aos anciãos, dizendo:
4 Pequei, traindo sangue inocente. Eles, porém, responderam: Que nos importa? Isso é contigo.
5 Então, Judas, atirando para o santuário as moedas de prata, retirou-se e foi enforcar-se.
6 E os principais sacerdotes, tomando as moedas, disseram: Não é lícito deitá-las no cofre das ofertas, porque é preço de sangue.
7 E, tendo deliberado, compraram com elas o campo do oleiro, para cemitério de forasteiros.
8 Por isso, aquele campo tem sido chamado, até ao dia de hoje, Campo de Sangue.
9 Então, se cumpriu o que foi dito por intermédio do profeta Jeremias: Tomaram as trinta moedas de prata, preço em que foi estimado aquele a quem alguns dos filhos de Israel avaliaram;
10 e as deram pelo campo do oleiro, assim como me ordenou o Senhor.
11 Jesus estava em pé ante o governador; e este o interrogou, dizendo: És tu o rei dos judeus? Respondeu-lhe Jesus: Tu o dizes.
12 E, sendo acusado pelos principais sacerdotes e pelos anciãos, nada respondeu.
13 Então, lhe perguntou Pilatos: Não ouves quantas acusações te fazem?
14 Jesus não respondeu nem uma palavra, vindo com isto a admirar-se grandemente o governador.
15 Ora, por ocasião da festa, costumava o governador soltar ao povo um dos presos, conforme eles quisessem.
16 Naquela ocasião, tinham eles um preso muito conhecido, chamado Barrabás.
17 Estando, pois, o povo reunido, perguntou-lhes Pilatos: A quem quereis que eu vos solte, a Barrabás ou a Jesus, chamado Cristo?
18 Porque sabia que, por inveja, o tinham entregado.


Mateus 27:1-18

O dia amanhece. Um dia como nunca houve em toda a eternidade! Os primeiros raios do sol da manhã encontram os principais sacerdotes e anciãos maquinando como tornar viável a execução que já haviam decidido levar a cabo. Mas alguém vem visitá-los. Eles o conhecem bem: é o traidor, graças ao qual haviam conseguido seu objetivo. O que quer agora? Judas atesta a inocência do Mestre, devolve-lhes o dinheiro e expressa seu remorso. "Que nos importa? Isso é contigo" - "Esse problema é seu" - respondem os sacerdotes sem a menor compaixão. Então o miserável retira-se e vai enforcar-se. Perde a vida, a alma, e até o dinheiro pelo qual a tinha vendido! Os sacerdotes, que não haviam demonstrado nenhum escrúpulo em comprar sangue inocente, agora mostram cuidado quando se trata de pôr o dinheiro no tesouro do templo!

O Senhor Jesus é conduzido até Pilatos, o governador. Certamente seria fácil para Ele obter deste magistrado romano apoio contra o ódio do Seu povo. Mas o Senhor responde somente para atestar o Seu título de Rei dos judeus, ademais permanece em silêncio. "Como ovelha, muda perante seus tosquiadores, ele não abriu a sua boca" (Isaías 53:7; comparar com v. 12 e 14 e capítulo 26:63).

Que DEUS abençoe a todos.

Levítico 4:27-35

Levítico 4:27-35

27 E, se qualquer pessoa do povo da terra pecar por ignorância, fazendo contra algum dos mandamentos do Senhor, aquilo que não se deve fazer, e assim for culpada;
28 Ou se o pecado que cometeu lhe for notificado, então trará pela sua oferta uma cabra sem defeito, pelo seu pecado que cometeu,
29 E porá a sua mão sobre a cabeça da oferta da expiação do pecado, e a degolará no lugar do holocausto.
30 Depois o sacerdote com o seu dedo tomará do seu sangue, e o porá sobre as pontas do altar do holocausto; e todo o restante do seu sangue derramará à base do altar;
31 E tirará toda a gordura, como se tira a gordura do sacrifício pacífico; e o sacerdote a queimará sobre o altar, por cheiro suave ao Senhor; e o sacerdote fará expiação por ela, e ser-lhe-á perdoado o pecado.
32 Mas, se pela sua oferta trouxer uma cordeira para expiação do pecado, sem defeito trará.
33 E porá a sua mão sobre a cabeça da oferta da expiação do pecado, e a degolará por oferta pelo pecado, no lugar onde se degola o holocausto.
34 Depois o sacerdote com o seu dedo tomará do sangue da expiação do pecado, e o porá sobre as pontas do altar do holocausto; então todo o restante do seu sangue derramará na base do altar.
35 E tirará toda a sua gordura, como se tira a gordura do cordeiro do sacrifício pacífico; e o sacerdote a queimará sobre o altar, em cima das ofertas queimadas do Senhor; assim o sacerdote por ele fará expiação dos seus pecados que cometeu, e ele será perdoado.


Levítico 4:27-35
Pelo seu próprio pecado, um sacerdote ungido tinha de oferecer um novilho (v. 3), o príncipe tinha de oferecer um bode (vv. 22-23), e qualquer pessoa do povo, apenas uma cabra ou cordeira (vv. 28, 32). Aqueles que devem dar o exemplo têm uma responsabilidade muito maior, refletida na importância do animal oferecido. Mas diante de Deus todos pecaram e carecem de Sua glória (Romanos 3:22-23). Quer estejam no topo ou na base da escala social, honrados ou desprezados pelos seus contemporâneos, quer sejam malfeitores ou pessoas de bem, todos se incluem em uma só classe: todos são pecadores perdidos. No entanto, em Sua insondável misericórdia, Deus criou uma nova categoria: a dos pecadores perdoados. Ele encerrou a todos na desobediência, a fim de usar de misericórdia para com todos (Romanos 11:32).

Vamos enfatizar as expressões dos versículos 23 e 28: “ou se o pecado em que ele caiu lhe for notificado”. Isso é uma alusão ao nobre serviço chamado “lavagem dos pés”, que consiste em ajudar outro crente a descobrir e julgar suas faltas (João 13:14).

“No tocante ao seu pecado, e este lhe será perdoado”; isso é dito ao final de cada um desses parágrafos — a divina resposta que Deus pode dizer para todo pecador arrependido, pela virtude da obra de Seu amado Filho!

Que DEUS abençoe a todos.