quarta-feira, 13 de maio de 2009

GLÓRIA DOS HOMENS OU GLÓRIA DE DEUS?

Quarta-feira 13 Maio

GLÓRIA DOS HOMENS OU GLÓRIA DE DEUS?

Amavam mais a glória dos homens do que a glória de Deus. Não sejamos cobiçosos de vanglórias (João 12:43; Gálatas 5:26).

Muitas pessoas buscam a glória e para isso consagram toda sua energia e tempo. A vaidade e o orgulho proliferam nesse fértil terreno. Que diferença de Jesus, homem perfeito na terra, que “sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus. Mas aniquilou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens” (Filipenses 2:6-7).

Homens poderosos criaram impérios pela força; Jesus formou uma família espiritual por amor.

Em honra a tais personalidades famosas foram erguidos monumentos e mausoléus. A tumba de Jesus está vazia e nem se tem certeza do lugar exato onde ela fica. Sem grande êxito, outros procuram mudar a sociedade; mas Jesus muda o coração.

Alguns deixam atrás de si obras para perpetuar seu nome; Jesus edificou uma casa espiritual, Sua Igreja, que revolucionou o mundo.

Quem obtém sucesso na vida geralmente enriquece por isso. Jesus, ao contrário, foi despojado até de Suas roupas.
Uma multidão de admiradores aplaude as estrelas do esporte, da música, da TV… Jesus não escreveu nada e só tinha um punhado de discípulos. Jamais aceitou a mínima glória da parte dos incrédulos. Sua única meta era glorificar a Deus, seu Pai.

A glória humana é terrena e passageira (1 Pedro 1:24). Hoje e pela eternidade, Jesus está coroado de “honra e glória”, e pela fé podemos contemplar isso (Hebreus 2:7 e 9).

Que DEUS abençoe a todos.

A flor da honestidade

A flor da honestidade

Conta-se que por volta do ano 250 a.c, na China antiga, um príncipe da região norte do país, estava às vésperas de ser coroado imperador, mas, de acordo com a lei, ele deveria se casar.

Sabendo disso, ele resolveu fazer uma "disputa" entre as moças da corte ou quem quer que se achasse digna de sua proposta. No dia seguinte, o príncipe anunciou que receberia, numa celebração especial, todas as pretendentes e lançaria um desafio. Uma velha senhora, serva do palácio há muitos anos, ouvindo os comentários sobre os preparativos, sentiu uma leve tristeza, pois sabia que sua jovem filha nutria um sentimento de profundo amor pelo príncipe. Ao chegar em casa e relatar o fato à jovem, espantou-se ao saber que ela pretendia ir à celebração, e indagou incrédula :
- Minha filha, o que você fará lá? Estarão presentes todas as mais belas ricas moças da corte. Tire esta idéia insensata da cabeça, eu sei que você deve estar sofrendo, mas não torne o sofrimento uma loucura. E a filha respondeu :
- Não, querida mãe, não estou sofrendo e muito menos louca, eu sei que jamais poderei ser a escolhida, mas é minha oportunidade de ficar pelo menos alguns momentos perto do príncipe, isto já me torna feliz. À noite, a jovem chegou ao palácio. Lá estavam, de fato, todas as mais belas moças, com as mais belas roupas, com as mais belas jóias e com as mais determinadas intenções. Então, finalmente, o príncipe anunciou o desafio :
- Darei a cada uma de vocês, uma semente. Aquela que, dentro de seis meses, me trouxer a mais bela flor, será escolhida minha esposa e futura imperatriz da China. A proposta do príncipe não fugiu às profundas tradições daquele povo, que valorizava muito a especialidade de "cultivar" algo, sejam costumes, amizades, relacionamentos etc... O tempo passou e a doce jovem, como não tinha muita habilidade nas artes da jardinagem, cuidava com muita paciência e ternura a sua semente, pois sabia que se a beleza da flor surgisse na mesma extensão de seu amor, ela não precisava se preocupar com o resultado. Passaram-se três meses e nada surgiu. A jovem tudo tentara, usara de todos os métodos que conhecia, mas nada havia nascido. Dia após dia ela percebia cada vez mais longe o seu sonho, mas cada vez mais profundo o seu amor. Por fim, os seis meses haviam passado e nada havia brotado. Consciente do seu esforço e dedicação a moça comunicou a sua mãe que,independente das circunstâncias retornaria ao palácio, na data e hora combinadas, pois não pretendia nada além de mais alguns momentos na companhia do príncipe. Na hora marcada estava lá, com seu vaso vazio, bem como todas as outras pretendentes, cada uma com uma flor mais bela do que a outra, das mais variadas formas e cores. Ela estava admirada, nunca havia presenciado tão bela cena. Finalmente chega o momento esperado e o príncipe observa cada uma das pretendentes com muito cuidado e atenção. Após passar por todas, uma a uma, ele anuncia o resultado e indica a bela jovem como sua futura esposa. As pessoas presentes tiveram as mais inesperadas reações. Ninguém compreendeu porque ele havia escolhido justamente aquela que nada havia cultivado. Então, calmamente o príncipe esclareceu:
- Esta foi a única que cultivou a flor que a tornou digna de se tornar uma imperatriz. A flor da honestidade, pois todas as sementes que entreguei eram estéreis.

A honestidade é como uma flor tecida em fios de luz, que ilumina quem a cultiva e espalha claridade ao redor
- Que esta nos sirva de lição e independente de tudo e todas as situações vergonhosas que nos rodeiam , possamos ser luz para aqueles que nos cercam .

- Aproveitem e leiam : Ef 5.9 ( pois o fruto da luz está ....) e Mt 5.16 (Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para ...)

Que DEUS abençoe a todos.

Efésios 1.22-23

13 de Maio

"E pôs todas as cousas debaixo dos seus pés e, para ser o cabeça sobre todas as cousas, o deu à igreja, a qual é o seu corpo, a plenitude daquele que a tudo enche em todas as cousas." Efésios 1.22-23

Atentemos para a repetida expressão "todas", "sobre todas as cousas", "em todas". Aqui vemos que o triunfo de nosso Senhor foi representado por Sua ascensão ao céu. Realmente, a ascensão do Senhor foi o triunfo definitivo sobre todo o poder de Satanás. Olhemos para o profundo e glorioso significado deste acontecimento. Antes de qualquer outra coisa, a ascensão de Jesus significou o fim de Sua humilhação, pois por ocasião de Sua ascensão se cumpriram as palavras: "Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome." Se um dia seremos coroados com glória, então é porque nos humilhamos como o Senhor Jesus Cristo, nos humilhamos com Ele, nos identificando plenamente com Sua maneira de ser. O glorioso significado da ascensão do Senhor Jesus nos é revelado na carta aos Efésios: "Aquele que desceu é também o mesmo que subiu acima de todos os céus, para encher todas as cousas." Isso significa que a ascensão do Senhor foi o cumprimento definitivo das profecias do Antigo Testamento que falam da Sua vinda. Da mesma maneira se cumprirá a profecia sobre Sua segunda vinda. Que promessa maravilhosa! Como poderíamos estar tristes, se a ascensão do Senhor nos garante Sua segunda vinda?

Que DEUS abençoe a todos.

Lucas 9:57-61 e 10:1-9

Lucas 9:57-61 e 10:1-9

57 Quando iam pelo caminho, disse-lhe um homem: Seguir-te-ei para onde quer que fores.
58 Respondeu-lhe Jesus: As raposas têm covis, e as aves do céu têm ninhos; mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça.
59 E a outro disse: Segue-me. Ao que este respondeu: Permite-me ir primeiro sepultar meu pai.
60 Replicou-lhe Jesus: Deixa os mortos sepultar os seus próprios mortos; tu, porém, vai e anuncia o reino de Deus.
61 Jesus, porém, lhe respondeu: Ninguém que lança mão do arado e olha para trás é apto para o reino de Deus.
1 Depois disso designou o Senhor outros setenta, e os enviou adiante de si, de dois em dois, a todas as cidades e lugares aonde ele havia de ir.
2 E dizia-lhes: Na verdade, a seara é grande, mas os trabalhadores são poucos; rogai, pois, ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara.
3 Ide; eis que vos envio como cordeiros ao meio de lobos.
4 Não leveis bolsa, nem alforge, nem alparcas; e a ninguém saudeis pelo caminho.
5 Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: Paz seja com esta casa.
6 E se ali houver um filho da paz, repousará sobre ele a vossa paz; e se não, voltará para vós.
7 Ficai nessa casa, comendo e bebendo do que eles tiverem; pois digno é o trabalhador do seu salário. Não andeis de casa em casa.
8 Também, em qualquer cidade em que entrardes, e vos receberem, comei do que puserem diante de vós.
9 Curai os enfermos que nela houver, e dizer-lhes: É chegado a vós o reino de Deus.

Lucas 9:57-61 e 10:1-9

É fácil dizer: "Seguir-te-ei para onde quer que fores" (v. 57). Mas o Senhor Jesus não ocultou o que se requer daqueles que querem segui-LO (vide v. 23). Os maiores obstáculos não se encontram no caminho, porém em nossos corações; e, para nos ajudar a descobri-los, o Senhor lança luz sobre as verdadeiras motivações do coração do homem. O pendor ao conforto (v. 58), isso ou aquilo a que nos apegamos, costumes e hábitos (v. 59, 61) podem facilmente tomar o lugar da obediência que devemos a Cristo. Essas coisas podem facilmente nos levar a lamentar, a olhar para trás e, talvez o que seria vergonhoso, a desistir de tudo.
No capítulo 10 o Senhor Jesus separa 70 obreiros, e Ele mesmo os envia à seara. Dão-lhes instruções e lhes envia "como cordeiros para o meio de lobos" (v. 3), pois devem evidenciar a humildade e a brandura d'Aquele que em meio desses mesmos lobos foi o Cordeiro.
Hoje, como antes, há poucos obreiros. Supliquemos, pois, com veemência ao Senhor da grande seara (2 Tessalonicenses 3:1). Ele é Aquele encarregado de designar, de formar e de enviar novos obreiros. Contudo, para poder orar com fervor e sinceramente por essa questão, precisamos nós mesmos estar dispostos a ser enviados, acatando a designação divina.

Que DEUS abençoe a todos.

1 Samuel 2:1-11


1 Samuel 2:1-11

1 ENTÃO orou Ana, e disse: O meu coração exulta ao Senhor, o meu poder está exaltado no Senhor; a minha boca se dilatou sobre os meus inimigos, porquanto me alegro na tua salvação.
2 Não há santo como o Senhor; porque não há outro fora de ti; e rocha nenhuma há como o nosso Deus.
3 Não multipliqueis palavras de altivez, nem saiam coisas arrogantes da vossa boca; porque o Senhor é o Deus de conhecimento, e por ele são as obras pesadas na balança.
4 O arco dos fortes foi quebrado, e os que tropeçavam foram cingidos de força.
5 Os fartos se alugaram por pão, e cessaram os famintos; até a estéril deu à luz sete filhos, e a que tinha muitos filhos enfraqueceu.
6 O Senhor é o que tira a vida e a dá; faz descer à sepultura e faz tornar a subir dela.
7 O Senhor empobrece e enriquece; abaixa e também exalta.
8 Levanta o pobre do pó, e desde o monturo exalta o necessitado, para o fazer assentar entre os príncipes, para o fazer herdar o trono de glória; porque do Senhor são os alicerces da terra, e assentou sobre eles o mundo.
9 Os pés dos seus santos guardará, porém os ímpios ficarão mudos nas trevas; porque o homem não prevalecerá pela força.
10 Os que contendem com o Senhor serão quebrantados, desde os céus trovejará sobre eles; o Senhor julgará as extremidades da terra; e dará força ao seu rei, e exaltará o poder do seu ungido.
11 Então Elcana foi a Ramá, à sua casa; porém o menino ficou servindo ao Senhor, perante o sacerdote Eli.

1 Samuel 2:1-11

De acordo com Filipenses 4:6, o versículo citado ontem, as ações de graças são parte indispensável de nossas orações. Ana não foi omissa nem vagarosa ao agradecer Aquele que havia ouvido a oração dela. Ana, porém, foi ainda mais longe. Ela compôs uma bela canção ao Senhor. Qual era o tema? Ela louva a santidade (v. 2), o conhecimento (v. 3), o poder (v. 6) e a justiça (v. 10) de Deus. Mas, acima de tudo, Ana exalta a graça divina, cujo nome ela carrega (Ana significa graça) e da qual recebeu grande porção. Essa graça tirou o pobre (eu e você) do pó (um símbolo da morte) e do “esterco” do pecado e o levou a um lugar de paz com Jesus em Sua glória e em Seu reino.
As palavras finais desse cântico falam sobre o poderoso rei, o “ungido”, que é o Senhor Jesus. Você está alegrando-se nessa tão grande salvação (v. 1) e em tão poderoso Salvador? Compare o cântico de Maria em Lucas 1:46-55 com o de Ana. Ambas souberam por experiência própria o que é se alegrar no Senhor (Filipenses 4:4).

Que DEUS abençoe a todos.