sábado, 1 de maio de 2010

Hebreus 11:31 e Josué 2:1-13

Sábado 1 Maio

Pela fé, Raabe, a meretriz, não pereceu com os incrédulos, acolhendo em paz os espias (Hebreus 11:31).

Meditações sobre o livro de Josué(Leia Josué 2:1-13)

Dois assustadores obstáculos estavam no caminho do povo para Canaã. O primeiro era o Jordão, fronteira da terra. O segundo era Jericó, a fortaleza inexpugnável. Josué enviou dois espias para lá. Parece que a missão deles se limitava a essa visita à casa de Raabe, onde eles avaliariam não o poderio do inimigo, mas o operar de Deus no coração daquela mulher. Raabe tinha ouvido o que Deus fizera por Seu povo. Ela confiou nEle. Por fim, ela agiu, pois “a fé sem obras é morta”, e Tiago usou essa pobre mulher cananéia, juntamente com Abraão, como exemplos de seu ensino (2:25). Aos olhos do mundo, a atitude de traição dessa mulher é absolutamente deplorável. Mas a ação dela claramente enfatiza a distinção entre atos de fé que agradam a Deus e “boas obras” que glorificam o ser humano. Não há nada mais longe da verdade que pensar que todas as atitudes dos crentes serão sempre entendidas e apreciadas pelo mundo.

A fé de Raabe a colocou em um lugar de honra em duas listas do Novo Testamento: na genealogia de Jesus Cristo (Mateus 1) e na lista das testemunhas fiéis de Hebreus 11, na qual, além do dela, só consta o nome de outra mulher, Sara.

Que DEUS abençoe a todos.

Jeremias 29.13-14

1 de Maio

"Buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes de todo o vosso coração. Serei achado de vós, diz o Senhor..." Jeremias 29.13-14

Deus quer dar um avivamento ainda hoje. Muitos cristãos estão preocupados com essa questão, sobre a qual há distintas opiniões. Existem pessoas excelentes e consagradas a Deus que pensam que o Senhor não mais manda um avivamento hoje em dia. Mas eu creio de todo o coração que um despertamento é a única preparação correta da Igreja de Jesus para a vinda do Senhor. Porém, temos efetivamente um motivo para supor que é vontade de Deus enviar um avivamento? Sim, pois a Bíblia promete avivamento!

É sempre fundamental que se descubra a vontade de Deus, inclusive para a nossa própria vida, pois uma pessoa somente pode ser feliz quando vive na esfera e no âmbito da vontade de Deus. É possível perder o melhor que Deus quer nos dar quando, por desobediência, nos recusamos a fazer a vontade de Deus. Como Deus nos revela a Sua vontade? Pela direção do Espírito Santo. O próprio Senhor Jesus disse que o Espírito Santo nos guiaria a toda a verdade. Todos aqueles que, de fato, quiserem se deixar dirigir serão guiados por Ele. O pressuposto para isso é que você queira fazer a vontade do Senhor a qualquer preço. Assim você nunca vai errar, pois o Espírito de Deus o guia a toda a verdade.

Que DEUS abençoe a todos.

Apocalipse 3:14-22

Apocalipse 3.14-22
14 Ao anjo da igreja em Laodicéia escreve: Estas coisas diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus:
15 Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente. Quem dera fosses frio ou quente!
16 Assim, porque és morno e nem és quente nem frio, estou a ponto de vomitar-te da minha boca;
17 pois dizes: Estou rico e abastado e não preciso de coisa alguma, e nem sabes que tu és infeliz, sim, miserável, pobre, cego e nu.
18 Aconselho-te que de mim compres ouro refinado pelo fogo para te enriqueceres, vestiduras brancas para te vestires, a fim de que não seja manifesta a vergonha da tua nudez, e colírio para ungires os olhos, a fim de que vejas.
19 Eu repreendo e disciplino a quantos amo. Sê, pois, zeloso e arrepende-te.
20 Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo.
21 Ao vencedor, dar-lhe-ei sentar-se comigo no meu trono, assim como também eu venci e me sentei com meu Pai no seu trono.
22 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.


Apocalipse 3:14-22

Um último estado de coisas caracteriza a cristandade. Os seus traços já podem ser reconhecidos hoje: satisfação consigo mesma, desinteresse e tibieza, e pretensões religiosas de ter e saber tudo (Deuteronômio 8:17; Oséias 12:8). "Não preciso de coisa alguma": é o que parecem dizer os cristãos que negligenciam a oração. Três coisas essenciais faltavam a Laodicéia: o ouro: a verdadeira justiça de Deus; as vestiduras brancas: o testemunho prático, que resulta dessa justiça; e um colírio: a capacidade de discernimento dada pelo Espírito Santo. Mas para quem têm ouvidos ainda não é tarde demais para ouvir! O Senhor aconselha que cada um se apresse a adquirir dEle o que falta (veja Mateus 25:3); encoraja: os que sofrem repreensão e disciplina são justamente aqueles quem ele ama; exorta a ser zeloso e a se arrepender; e promete algo que não tem preço: a promessa do versículo 20. Os que acolheram o Senhor Jesus Cristo no coração, Ele, a Seu tempo, os receberá no céu, no Seu trono (V. 21). Queridos amigos, desta forma encerra-se história da Igreja aqui na terra. Entretanto, por grande que seja a decadência, a presença do Senhor ainda pode ser percebida. Ela faz o coração arder com alegria indizível, a mesma alegria que os dois discípulos experimentaram na tarde em que o Senhor Jesus veio ficar com eles (Lucas 24:29-32).

Que DEUS abençoe a todos.

Apocalipse 3:1-13

Apocalipse 3.1-13
1 Ao anjo da igreja em Sardes escreve: Estas coisas diz aquele que tem os sete Espíritos de Deus e as sete estrelas: Conheço as tuas obras, que tens nome de que vives e estás morto.
2 Sê vigilante e consolida o resto que estava para morrer, porque não tenho achado íntegras as tuas obras na presença do meu Deus.
3 Lembra-te, pois, do que tens recebido e ouvido, guarda -o e arrepende-te. Porquanto, se não vigiares, virei como ladrão, e não conhecerás de modo algum em que hora virei contra ti.
4 Tens, contudo, em Sardes, umas poucas pessoas que não contaminaram as suas vestiduras e andarão de branco junto comigo, pois são dignas.
5 O vencedor será assim vestido de vestiduras brancas, e de modo nenhum apagarei o seu nome do Livro da Vida; pelo contrário, confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos.
6 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.
7 Ao anjo da igreja em Filadélfia escreve: Estas coisas diz o santo, o verdadeiro, aquele que tem a chave de Davi, que abre, e ninguém fechará, e que fecha, e ninguém abrirá:
8 Conheço as tuas obras--eis que tenho posto diante de ti uma porta aberta, a qual ninguém pode fechar--que tens pouca força, entretanto, guardaste a minha palavra e não negaste o meu nome.
9 Eis farei que alguns dos que são da sinagoga de Satanás, desses que a si mesmos se declaram judeus e não são, mas mentem, eis que os farei vir e prostrar-se aos teus pés e conhecer que eu te amei.
10 Porque guardaste a palavra da minha perseverança, também eu te guardarei da hora da provação que há de vir sobre o mundo inteiro, para experimentar os que habitam sobre a terra.
11 Venho sem demora. Conserva o que tens, para que ninguém tome a tua coroa.
12 Ao vencedor, fá-lo-ei coluna no santuário do meu Deus, e daí jamais sairá; gravarei também sobre ele o nome do meu Deus, o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém que desce do céu, vinda da parte do meu Deus, e o meu novo nome.
13 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.


Apocalipse 3:1-13

Séculos se passaram. Do meio de Tiatira, Deus suscita a Reforma, um poderoso movimento impulsionado pelo Espírito Santo. Em seguida observamos uma nova decadência. A morte espiritual se apoderou da igreja em Sardes. A Igreja recebe a ordem de se lembrar e se arrepender (V. 3, compare com 2:5 e 16; 3:19). Quem é o vencedor aqui? É aquele que não contaminou as suas vestiduras. Conhecemos esse tipo de vitória, isto é, permanecemos puros? O vencedor de Sardes será "vestido de vestiduras brancas". Ao contrário da falsa pretensão da igreja de ter o "nome de que vives", seu nome nunca será apagado do livro da vida.

Filadélfia (cujo nome significa amor fraternal) é a filha do "despertamento espiritual" ocorrido no século dezenove. As características principais dessa igreja são: (1) pouca força , todavia o Senhor mantém aberta para ela a porta do evangelho; (2)fidelidade à Palavra de Deus, que manterá Sua promessa: "Venho sem demora"; (3) amor pelo Seu nome, por isso a sua porção será seu novo nome. A resposta de Cristo ao escárnio do mundo para com Sua Igreja será aprová-la publicamente: "Farei... conhecer que eu te amei".

Temos a responsabilidade de herdeiros do testemunho de Filadélfia. Que o Senhor nos ajude a manifestar as características dessa igreja e não perder nossa coroa! O Seu regozijo em dar-nos essa recompensa será maior que o do vencedor ao recebê-la.

Que DEUS abençoe a todos.

Gênesis 50:15-26

Gênesis 50:15-26

15 Vendo então os irmãos de José que seu pai já estava morto, disseram: Porventura nos odiará José e certamente nos retribuirá todo o mal que lhe fizemos.
16 Portanto mandaram dizer a José: Teu pai ordenou, antes da sua morte, dizendo:
17 Assim direis a José: Perdoa, rogo-te, a transgressão de teus irmãos, e o seu pecado, porque te fizeram mal; agora, pois, rogamos-te que perdoes a transgressão dos servos do Deus de teu pai. E José chorou quando eles lhe falavam.
18 Depois vieram também seus irmãos, e prostraram-se diante dele, e disseram: Eis-nos aqui por teus servos.
19 E José lhes disse: Não temais; porventura estou eu em lugar de Deus?
20 Vós bem intentastes mal contra mim; porém Deus o intentou para bem, para fazer como se vê neste dia, para conservar muita gente com vida.
21 Agora, pois, não temais; eu vos sustentarei a vós e a vossos filhos. Assim os consolou, e falou segundo o coração deles.
22 José, pois, habitou no Egito, ele e a casa de seu pai; e viveu José cento e dez anos.
23 E viu José os filhos de Efraim, da terceira geração; também os filhos de Maquir, filho de Manassés, nasceram sobre os joelhos de José.
24 E disse José a seus irmãos: Eu morro; mas Deus certamente vos visitará, e vos fará subir desta terra à terra que jurou a Abraão, a Isaque e a Jacó.
25 E José fez jurar os filhos de Israel, dizendo: Certamente vos visitará Deus, e fareis transportar os meus ossos daqui.
26 E morreu José da idade de cento e dez anos, e o embalsamaram e o puseram num caixão no Egito.


Gênesis 50:15-26
José teve mais um sofrimento após a morte de seu pai. Seus irmãos duvidaram de seu amor, pois pensavam que, agora que Jacó se fora, José iria se vingar deles. Com que ternura José reafirmou suas palavras, explicando-lhes os planos de Deus e confirmando sua promessa de cuidar deles e de seus filhinhos! Muitos cristãos se assemelham aos irmãos de José. Eles não ousam crer que seus pecados tenham sido totalmente perdoados. Será que nós também algumas vezes não duvidamos do amor de Deus, ainda que Ele tenha nos dados inúmeras provas disso? O coração do Senhor é muito sensível à falta de confiança. É como se Ele nos dissesse: "Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido?" (João 14:9).

Notamos que quase todos os mistérios de Deus são vistos, em resumo, próximo ao término do livro de Gênesis. Mas, antes do fim, escutamos novamente a certeza da fé (v. 24). "Deus certamente vos visitará", foram as últimas palavras de José a seus irmãos, o único ato de todas as suas ações passadas que é mencionado em Hebreus 11:22. Mesmo desfrutando de toda a fartura e boa vida que o Egito proporcionava, ele anteviu a partida de seus irmãos e deu ordens a respeito de seus ossos. Imitemos a fé de José!

Que DEUS abençoe a todos.

Gênesis 50:1-14

Gênesis 50:1-14

1 ENTÃO José se lançou sobre o rosto de seu pai e chorou sobre ele, e o beijou.
2 E José ordenou aos seus servos, os médicos, que embalsamassem a seu pai; e os médicos embalsamaram a Israel.
3 E cumpriram-se-lhe quarenta dias; porque assim se cumprem os dias daqueles que se embalsamam; e os egípcios o choraram setenta dias.
4 Passados, pois, os dias de seu choro, falou José à casa de Faraó, dizendo: Se agora tenho achado graça aos vossos olhos, rogo-vos que faleis aos ouvidos de Faraó, dizendo:
5 Meu pai me fez jurar, dizendo: Eis que eu morro; em meu sepulcro, que cavei para mim na terra de Canaã, ali me sepultarás. Agora, pois, te peço, que eu suba, para que sepulte a meu pai; então voltarei.
6 E Faraó disse: Sobe, e sepulta a teu pai como ele te fez jurar.
7 E José subiu para sepultar a seu pai; e subiram com ele todos os servos de Faraó, os anciãos da sua casa, e todos os anciãos da terra do Egito.
8 Como também toda a casa de José, e seus irmãos, e a casa de seu pai; somente deixaram na terra de Gósen os seus meninos, e as suas ovelhas e as suas vacas.
9 E subiram também com ele, tanto carros como gente a cavalo; e o cortejo foi grandíssimo.
10 Chegando eles, pois, à eira de Atade, que está além do Jordão, fizeram um grande e dolorido pranto; e fez a seu pai uma grande lamentação por sete dias.
11 E vendo os moradores da terra, os cananeus, o luto na eira de Atade, disseram: É este o pranto grande dos egípcios. Por isso chamou-se-lhe Abel-Mizraim, que está além do Jordão.
12 E fizeram-lhe os seus filhos assim como ele lhes ordenara.
13 Pois os seus filhos o levaram à terra de Canaã, e o sepultaram na cova do campo de Macpela, que Abraão tinha comprado com o campo, por herança de sepultura de Efrom, o heteu, em frente de Manre.
14 Depois de haver sepultado seu pai, voltou José para o Egito, ele e seus irmãos, e todos os que com ele subiram a sepultar seu pai.

Gênesis 50:1-14
O livro de Gênesis contém todos os grande eventos que afetam a família humana: nascimento, casamento, perda de uma esposa, de uma mãe ou de um pai; e isso nos mostra a fé em ação ao passar por essas coisas. O fim da vida de Jacó é muito encorajador. A boa terra de Gósen onde ele passara os últimos dezessete anos de vida não lhe fez esquecer a terra de Canaã ou as promessas que o Senhor lhe fizera em Berseba (46:4). E ele demonstrou a seus filhos o valor que atribuía a Canaã ao lhes dar ordens precisas sobre seu sepultamento. Ele devia descansar "na cova do campo de Macpela, que Abraão tinha comprado" (v. 13), onde os membros da família da fé esperam pelo dia da ressurreição. O preço já havia sido pago no passado a fim de lhe garantir seus direitos a isto.

Foi conferida grande solenidade ao funeral do patriarca. Geralmente vemos no Antigo Testamento o sepultamento de um homem segundo a sua fidelidade. Por exemplo, no sepultamento de Joiada e do rei Ezequias, eles foram honrados (2 Crônicas 24:16; 32:33). Hoje em dia, quando um crente deixa este mundo, não se dá muita importância a grandes cerimônias. A morte para o filho de Deus perdeu seu terrível poder; é comparada a um simples sono que terminará com a ressurreição (1 Tessalonicenses 4:13-14). Mas, embora a morte tenha perdido seu aguilhão, não esqueçamos nunca o que isto custou a seu Conquistador.

Que DEUS abençoe a todos.

Gênesis 2.24


sábado, 01 de maio de 2010
Família, dom de Deus

Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne.
Gênesis 2.24


A primeira instituição de Deus é a família. Depois de criar todas as coisas Deus criou o homem e a mulher. Gn 1.27. O primeiro casamento foi celebrado por Deus, que disse: “Não é bom que o homem esteja só” Gn 2.18. A solução veio também do Criador. Faz cair sobre o homem um profundo sono, tira uma das suas costelas que transforma numa mulher e a traz ao homem.

Quanta emoção toma conta do coração de Adão que o leva a dizer da sua esposa: “Esta, afinal, é osso dos meus ossos e carne da minha carne” Gn 2.23. Aqui está a origem da família, ela é projeto do Senhor, nasce no coração do Pai. A família é dom de Deus.

É assim que devemos olhar a nossa família. O valor, a importância da família. Infelizmente vivemos dias difíceis: famílias em crise, talvez nenhuma outra instituição sofra tantos ataques como a família. É hora de valorizarmos, investirmos e levarmos a sério a família. Ela é um presente, uma dádiva de Deus.


Ore
Querido Deus, obrigado porque a minha família faz parte do teu projeto. Continuo entregando-a em tuas mãos poderosas. Em nome de Jesus. Amém.
Pense
Devo ser grato a Deus pela família, presente que ele me deu.

Que DEUS abençoe a todos.