sábado, 1 de maio de 2010

Gênesis 50:1-14

Gênesis 50:1-14

1 ENTÃO José se lançou sobre o rosto de seu pai e chorou sobre ele, e o beijou.
2 E José ordenou aos seus servos, os médicos, que embalsamassem a seu pai; e os médicos embalsamaram a Israel.
3 E cumpriram-se-lhe quarenta dias; porque assim se cumprem os dias daqueles que se embalsamam; e os egípcios o choraram setenta dias.
4 Passados, pois, os dias de seu choro, falou José à casa de Faraó, dizendo: Se agora tenho achado graça aos vossos olhos, rogo-vos que faleis aos ouvidos de Faraó, dizendo:
5 Meu pai me fez jurar, dizendo: Eis que eu morro; em meu sepulcro, que cavei para mim na terra de Canaã, ali me sepultarás. Agora, pois, te peço, que eu suba, para que sepulte a meu pai; então voltarei.
6 E Faraó disse: Sobe, e sepulta a teu pai como ele te fez jurar.
7 E José subiu para sepultar a seu pai; e subiram com ele todos os servos de Faraó, os anciãos da sua casa, e todos os anciãos da terra do Egito.
8 Como também toda a casa de José, e seus irmãos, e a casa de seu pai; somente deixaram na terra de Gósen os seus meninos, e as suas ovelhas e as suas vacas.
9 E subiram também com ele, tanto carros como gente a cavalo; e o cortejo foi grandíssimo.
10 Chegando eles, pois, à eira de Atade, que está além do Jordão, fizeram um grande e dolorido pranto; e fez a seu pai uma grande lamentação por sete dias.
11 E vendo os moradores da terra, os cananeus, o luto na eira de Atade, disseram: É este o pranto grande dos egípcios. Por isso chamou-se-lhe Abel-Mizraim, que está além do Jordão.
12 E fizeram-lhe os seus filhos assim como ele lhes ordenara.
13 Pois os seus filhos o levaram à terra de Canaã, e o sepultaram na cova do campo de Macpela, que Abraão tinha comprado com o campo, por herança de sepultura de Efrom, o heteu, em frente de Manre.
14 Depois de haver sepultado seu pai, voltou José para o Egito, ele e seus irmãos, e todos os que com ele subiram a sepultar seu pai.

Gênesis 50:1-14
O livro de Gênesis contém todos os grande eventos que afetam a família humana: nascimento, casamento, perda de uma esposa, de uma mãe ou de um pai; e isso nos mostra a fé em ação ao passar por essas coisas. O fim da vida de Jacó é muito encorajador. A boa terra de Gósen onde ele passara os últimos dezessete anos de vida não lhe fez esquecer a terra de Canaã ou as promessas que o Senhor lhe fizera em Berseba (46:4). E ele demonstrou a seus filhos o valor que atribuía a Canaã ao lhes dar ordens precisas sobre seu sepultamento. Ele devia descansar "na cova do campo de Macpela, que Abraão tinha comprado" (v. 13), onde os membros da família da fé esperam pelo dia da ressurreição. O preço já havia sido pago no passado a fim de lhe garantir seus direitos a isto.

Foi conferida grande solenidade ao funeral do patriarca. Geralmente vemos no Antigo Testamento o sepultamento de um homem segundo a sua fidelidade. Por exemplo, no sepultamento de Joiada e do rei Ezequias, eles foram honrados (2 Crônicas 24:16; 32:33). Hoje em dia, quando um crente deixa este mundo, não se dá muita importância a grandes cerimônias. A morte para o filho de Deus perdeu seu terrível poder; é comparada a um simples sono que terminará com a ressurreição (1 Tessalonicenses 4:13-14). Mas, embora a morte tenha perdido seu aguilhão, não esqueçamos nunca o que isto custou a seu Conquistador.

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário