domingo, 19 de dezembro de 2010

João 14:20 e Efésios 1:3-4

Domingo 19 Dezembro

Naquele dia conhecereis que estou em meu Pai, e vós em mim, e eu em vós (João 14:20).

Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual… em Cristo… nos elegeu nele antes da fundação do mundo (Efésios 1:3-4).

Em Cristo

Antes de deixar Seus discípulos, o Senhor Jesus lhes anunciou a iminente vinda do Espírito Santo. Este, pois, inspirou os autores das epístolas a escrever o que o Senhor Jesus lhes havia anunciado, mesmo quando não conseguiam entender o significado do que o Senhor Jesus dizia (João 16:12).

Deus nos abençoou em Cristo, nos escolheu nEle. Não só perdoou nossos delitos e nos justificou, mas também “nos fez agradáveis a si no Amado” (Efésios 1:6).

Em Levítico 1 a 7, o sacrifício pelo pecado tinha como finalidade o perdão. O sacrifício pacífico ou o de prosperidade levavam à comunhão com Deus. O israelita oferecia o holocausto, sacrifício inteiramente dedicado a Deus, não com o objetivo de ser perdoado, mas de ser “aceito” (Levítico 1:4).

“Se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. E tudo isto provém de Deus” (2 Coríntios 5:17-18). Isso conduz à conclusão de Romanos 8:1: “Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus”. Em João 15:5, o próprio Senhor considera o lado prático disso: “Quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto”.

Também existe outra bênção para o que crê em Cristo: no fim da vida, o cristão dorme “em Cristo” (1 Coríntios 15:18).

Que DEUS abençoe a todos.

Êxodo 33.11

19 de Dezembro

"Falava o Senhor a Moisés face a face, como qualquer fala a seu amigo." Êxodo 33.11

Sobre Moisés lemos coisas bem simples, mas muito impressionantes: "E Moisés levou o povo fora do arraial ao encontro de Deus." Em que consistia a autoridade de Moisés? A resposta é muito simples: ele vivia diretamente na presença de Deus! Moisés havia achado graça diante dos olhos de Deus. Quero salientar que você só pode conduzir uma pessoa em direção a Deus até o ponto em que você mesmo vive na presença de Deus. Seus filhos espirituais são aquilo que você é espiritualmente. Hoje o Senhor quer atrair você para o Seu amor. Quando caímos nas profundezas da perdição, Ele desce mais fundo ainda para nos resgatar e levar de volta para perto do coração do Pai. Por isso é de tão grande significado a questão: até que ponto você já foi ao encontro do Senhor interiormente? Se você está longe dEle, então ouça agora o que Ele lhe diz: "Com amor eterno eu te amei, por isso com benignidade te atraí." Esse ato de Deus de atrair as pessoas para junto de si passa pelo Calvário. O supremo amor de Deus, que foi até a cruz, também quer nos atrair à cruz. Lá estaremos o mais próximo possível de Deus, e ocultos em Deus com Cristo, lá nos identificamos com Ele!

Que DEUS abençoe a todos.

Deuteronômio 29:2-17

Deuteronômio 29:2-17

2 E chamou Moisés a todo o Israel, e disse-lhes: Tendes visto tudo quanto o Senhor fez perante vossos olhos, na terra do Egito, a Faraó, e a todos os seus servos, e a toda a sua terra;
3 As grandes provas que os teus olhos têm visto, aqueles sinais e grandes maravilhas;
4 Porém não vos tem dado o Senhor um coração para entender, nem olhos para ver, nem ouvidos para ouvir, até ao dia de hoje.
5 E quarenta anos vos fiz andar pelo deserto; não se envelheceram sobre vós as vossas vestes, e nem se envelheceu o vosso sapato no vosso pé.
6 Pão não comestes, e vinho e bebida forte não bebestes; para que soubésseis que eu sou o Senhor vosso Deus.
7 Vindo vós, pois, a este lugar, Siom, rei de Hesbom, e Ogue, rei de Basã, nos saíram ao encontro, à peleja, e nós os ferimos;
8 E tomamos a sua terra e a demos por herança aos rubenitas, e aos gaditas, e à meia tribo dos manassitas.
9 Guardai, pois, as palavras desta aliança, e cumpri-as, para que prospereis em tudo quanto fizerdes.
10 Vós todos estais hoje perante o Senhor vosso Deus; os capitães de vossas tribos, vossos anciãos, e os vossos oficiais, todos os homens de Israel;
11 Os vossos meninos, as vossas mulheres, e o estrangeiro que está no meio do vosso arraial; desde o rachador da vossa lenha até ao tirador da vossa água;
12 Para entrardes na aliança do Senhor teu Deus, e no seu juramento que o Senhor teu Deus hoje faz convosco;
13 Para que hoje te confirme por seu povo, e ele te seja por Deus, como te tem dito, e como jurou a teus pais, Abraão, Isaque e Jacó.
14 E não somente convosco faço esta aliança e este juramento;
15 Mas com aquele que hoje está aqui em pé conosco perante o Senhor nosso Deus, e com aquele que hoje não está aqui conosco.
16 Porque vós sabeis como habitamos na terra do Egito, e como passamos pelo meio das nações pelas quais passastes;
17 E vistes as suas abominações, e os seus ídolos, o pau e a pedra, a prata e o ouro que havia entre eles,

Deuteronômio 29:2-17
Todo Israel estava reunido para ouvir as palavras da aliança. O poder e o amor do Senhor tinham feito grandes milagres a favor do povo. Eles haviam visto cada uma de suas maravilhas (v. 2), mas não com os olhos do coração (v. 4; Efésios 1:18). Os milagres feitos em benefício daquela nação não tiveram nenhum efeito moral sobre a sua consciência. Aconteceu a mesma coisa no período em que o Senhor Jesus esteve no mundo. “Muitos, vendo os sinais que ele fazia, creram no seu nome; mas o próprio Jesus não se confiava a eles” (João 2:23-24). Também corremos o risco de nos assemelharmos a eles sempre que nos contentamos apenas com o conhecimento intelectual da verdade.

Contudo, o versículo 4 confirma que até então Deus não tinha dado a Israel ouvidos capazes de ouvir. Portanto, será que a falha foi do povo? Claro que sim! O apóstolo Paulo julga esse povo responsável por ter fechado os ouvidos de livre e espontânea vontade por medo de ouvir e converter-se (Atos 28:27-28). Ele continua: “Tomai, pois, conhecimento de que esta salvação de Deus foi enviada aos gentios. E eles a ouvirão”. O Senhor deseja que isso não seja em vão e que nenhum de nós endureça o coração hoje quando ouvir a Sua voz (Hebreus 3:7, 8, 15; 4:7). Note a freqüente repetição da palavra “hoje” ao longo do livro de Deuteronômio.

Que DEUS abençoe a todos.

Josué 23:2

Sábado 18 Dezembro

Chamou Josué a todo o Israel… e disse-lhes: Eu já sou velho e entrado em dias (Josué 23:2).

Meditações sobre o livro de Josué (Leia Josué 23:14-16 – 24:1-5)

Josué relembra ao povo reunido em Siquém os grandes momentos da história deles. Ao fazer isso, reporta-se a um passado distante não apenas para mencionar Abraão, de quem Israel se alegrava em recordar (João 8:33,39), mas para falar no pai de Abraão, Terá, que tinha servido a outros deuses. Josué tentava mos­trar-lhes que a idolatria não é apenas um costume das nações ao redor em escuridão espiritual, mas estava no sangue deles, em sua própria natureza.

“Vocês não são melhores que os outros”, ele afirmou em outras palavras. Novamente vamos ouvir o que a Epístola aos Efésios tem a dizer: “Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados, nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo… segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos, por natureza, filhos da ira, como também os demais” (2:1-5). Vamos ler novamente esses versículos e nos maravilhar com eles, pois já estivemos entre os ímpios, “do outro lado do rio”, servindo os ídolos deste mundo. Agradeçamos o que o Deus “rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou” fez por nós!

Que DEUS abençoe a todos.

Salmo 131.2

18 de Dezembro

"Pelo contrário, fiz calar e sossegar a minha alma; como a criança desmamada se aquieta nos braços de sua mãe." Salmo 131.2

No Senhor você encontra tudo aquilo de que precisa! Ele é o perfeito amor. Ele o ama mais do que seu pai e mãe juntos seriam capazes de amar você. Davi sabia de que estava falando quando disse inspirado pelo Espírito Santo: "...em Deus, ó minha alma, espera silenciosa: dele vem a minha salvação." Você compreende agora por que o espírito de agitação o esgota tanto interiormente, justamente antes das festas de fim de ano? Você diz crer em Jesus, mas, apesar disso, corre pela vida como um animal acossado. Quando, daqui a poucos dias você cantar "Noite feliz", não sossegue até que o seu coração esteja em paz também. Não continue se refugiando no trabalho e nas atividades, mas permita que seja revelado, na Santa presença de Deus, o motivo por que você não consegue sossegar. Não será o pecado? Não será justamente aquilo que fez com que Jesus nascesse em Belém e depois fosse para o Calvário? Será que tudo o que Ele fez por você foi em vão? Jesus se aproximou das crianças. Seja como uma criança! Refugie-se em Deus por meio de Jesus Cristo e você será renovado, renovado na quietude da Sua presença. Essas palavras são especificamente para os filhos de Deus, para os que já se tornaram novos por meio da fé, mas que, mesmo assim, precisam de uma contínua renovação pela obediência ao Senhor.

Que DEUS abençoe a todos.

Deuteronômio 28:33-53 – 29:1

Deuteronômio 28:33-53

33 O fruto da tua terra e todo o teu trabalho, comerá um povo que nunca conheceste; e tu serás oprimido e quebrantado todos os dias.
34 E enloquecerás com o que vires com os teus olhos.
35 O Senhor te ferirá com úlceras malignas nos joelhos e nas pernas, de que não possas sarar, desde a planta do teu pé até ao alto da cabeça.
36 O Senhor te levará a ti e a teu rei, que tiveres posto sobre ti, a uma nação que não conheceste, nem tu nem teus pais; e ali servirás a outros deuses, ao pau e à pedra.
37 E serás por pasmo, por ditado, e por fábula, entre todos os povos a que o Senhor te levará.
38 Lançarás muita semente ao campo; porém colherás pouco, porque o gafanhoto a consumirá.
39 Plantarás vinhas, e cultivarás; porém não beberás vinho, nem colherás as uvas; porque o bicho as colherá.
40 Em todos os termos terás oliveiras; porém não te ungirás com azeite; porque a azeitona cairá da tua oliveira.
41 Filhos e filhas gerarás; porém não serão para ti; porque irão em cativeiro.
42 Todo o teu arvoredo e o fruto da tua terra consumirá a lagarta.
43 O estrangeiro, que está no meio de ti, se elevará muito sobre ti, e tu mais baixo descerás;
44 Ele te emprestará a ti, porém tu não emprestarás a ele; ele será por cabeça, e tu serás por cauda.
45 E todas estas maldições virão sobre ti, e te perseguirão, e te alcançarão, até que sejas destruído; porquanto não ouviste à voz do Senhor teu Deus, para guardares os seus mandamentos, e os seus estatutos, que te tem ordenado;
46 E serão entre ti por sinal e por maravilha, como também entre a tua descendência para sempre.
47 Porquanto não serviste ao Senhor teu Deus com alegria e bondade de coração, pela abundância de tudo.
48 Assim servirás aos teus inimigos, que o Senhor enviará contra ti, com fome e com sede, e com nudez, e com falta de tudo; e sobre o teu pescoço porá um jugo de ferro, até que te tenha destruído.
49 O Senhor levantará contra ti uma nação de longe, da extremidade da terra, que voa como a águia, nação cuja língua não entenderás;
50 Nação feroz de rosto, que não respeitará o rosto do velho, nem se apiedará do moço;
51 E comerá o fruto dos teus animais, e o fruto da tua terra, até que sejas destruído; e não te deixará grão, mosto, nem azeite, nem crias das tuas vacas, nem das tuas ovelhas, até que te haja consumido;
52 E sitiar-te-á em todas as tuas portas, até que venham a cair os teus altos e fortes muros, em que confiavas em toda a tua terra; e sitiará em todas as tuas portas, em toda a tua terra que te tem dado o Senhor teu Deus.
53 E comerás o fruto do teu ventre, a carne de teus filhos e de tuas filhas, que te der o Senhor teu Deus, no cerco e no aperto com que os teus inimigos te apertarão.

Deuteronômio 29:1

1 ESTAS são as palavras da aliança que o Senhor ordenou a Moisés que fizesse com os filhos de Israel, na terra de Moabe, além da aliança que fizera com eles em Horebe.


Deuteronômio 28:33-53 – 29:1
“Muitas serão as penas dos que trocam o SENHOR por outros deuses” (Salmo 16:4). Este versículo (que se aplica profeticamente à adoração do anticristo) pode servir como título para o texto que vai dos versículos 15 a 68 deste capítulo. A pessoa que está falando no Salmo 16 é Cristo que, em contraste com Israel, jamais deixou de confiar em Deus e de tê-Lo diante de Si. Ele sempre contava com Seu Deus para guardá-Lo e preservar Sua herança de forma que Ele não fosse abalado (Salmo 16:1, 5, 8). Ele é nosso exemplo na caminhada da fé. Mas Deus também nos mostra o exemplo oposto e suas trágicas conseqüências. A terrível ameaça do versículo 53 literalmente se cumpriu na história de Israel (2 Reis 6:29). Quanto à liberdade antes desfrutada, o povo praticamente a perdeu no tempo do cativeiro babilônico.

O Salmo 100:2 nos convida a servir ao Senhor com alegria. Para ser exato, Israel jamais serviu ao seu Senhor “com alegria e bondade de coração” (v. 47), expondo-se a sofrer sob o jugo de ferro de seus inimigos. Moralmente, isso ainda está acontecendo hoje. Ao nos recusarmos a servir ao Senhor, de fato nos colocamos sob a escravidão de Satanás e do pecado (João 8:34). Que Deus nos ensine a servi-Lo com júbilo, imitando Aquele que se deleitava em fazer a vontade do Pai (Salmo 40:8).

Que DEUS abençoe a todos.

Romanos 5:6

Sexta-feira 17 Dezembro

Porque Cristo, estando nós ainda fracos, morreu a seu tempo pelos ímpios (Romanos 5:6).

Você é ímpio?Então essa mensagem é para você mesmo!

“Você não precisa se incomodar em conversar comigo; ninguém pode me ajudar”, disse um homem desesperado com quem tentei iniciar uma conversa. “É claro que talvez ninguém possa mesmo ajudá-lo, mas Jesus Cristo pode”, respondi. “Não, sou muito ímpio para isso. Para mim não há saída agora.”

Abri a Bíblia em Romanos 5:6 e apontei com o dedo. “Leia isso!” Ele leu o versículo acima em voz alta. Olhou para mim, mal acreditando no que lera. “Cristo morreu pelo ímpio”, repetiu. “Não sabia disso e nunca tinha ouvido isso antes”. As mãos dele tremiam e, profundamente comovido e emocionado, aquele homem exclamou: “Eu não tinha a menor idéia de que o Senhor Jesus me amava tanto. Ó Deus, salva-me por amor de Jesus!” O clamor dele foi ouvido. Deus lhe deu a segurança do perdão por meio de Jesus Cristo, que morreu pelos ímpios.

Quando o Salvador estava nesta terra, freqüentemente Se encontrava com pessoas de péssima reputação devido ao passado delas. Os considerados “piedosos” – fariseus e escribas – O criticavam por Se misturar com tal tipo de gente. Mas o Senhor simplesmente replicava: “Eu não vim chamar os justos, mas, sim, os pecadores, ao arrependimento” (Lucas 5:32).

Há muitos ímpios por aí; poucos deles sabem que Jesus Cristo morreu exatamente por causa da impiedade. Mas Seu amor incom­preensível busca atraí-los a Si para que possam receber a graça de Deus e serem totalmente perdoados.

Que DEUS abençoe a todos.

João 1.9-10

17 dezembro 2010



A Bíblia diz que Jesus Cristo é "a verdadeira luz que, vinda ao mundo, ilumina a todo homem", que Ele "estava no mundo" e "o mundo foi feito por intermédio dele" (João 1.9-10).

Como homens modernos, quando nos perguntamos se somos criaturas de Deus ou produtos do acaso, resultados da evolução do Universo, temos uma clara resposta nos versículos acima: Jesus Cristo é a Luz de Deus e tudo foi feito através dEle!

Todo homem que vive na terra tem uma noção de que Deus, o Criador de todas as coisas, existe. Muitos cientistas, simplesmente observando o microcosmo e o macrocosmo, tiveram que admitir: não se trata de acaso, mas da criação de Deus! Por isso, a Bíblia nos diz que, se quiserem, os homens podem reconhecer a Deus por meio das Suas obras na natureza: "porquanto o que de Deus se pode conhecer é manifesto entre eles, porque Deus lhes manifestou. Porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder como também a sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das cousas que foram criadas" (Romanos 1.19-20). Naturalmente pode-se rejeitar esse reconhecimento, prejudicando a si mesmo.

Quantas vezes admiramos o verde na natureza, produzido pela seiva das plantas. Essa força é a vida procedente de Deus. O homem não tem condições de dar vida a uma árvore sintética, mesmo conhecendo sua composição química. A vida para o crescimento das plantas, dos animais e do homem não pode ser produzida, pois é uma dádiva, uma criação de Deus.

Um avô estava passeando com seu neto por um parque. Eles pararam diante de uma gigantesca árvore. O avô explicou à criança que essa árvore tinha sido plantada pelo pai dele. A criança ficou muito admirada, achando que o bisavô tinha sido muito mais forte que o avô, para poder carregar e plantar uma árvore tão grande. O avô sorriu e explicou ao neto como isso tinha acontecido: "Veja, as pessoas não podem fazer árvores." Apanhando uma semente do chão, ele continuou: "Aqui está contido o segredo da árvore. Dentro dessa pequena semente existe maravilhosa vida, criada por Deus. Tudo que a árvore será e terá, está dentro desta semente. Assim, há 60 anos, meu pai enterrou uma semente dessas e dela nasceu essa grande árvore." A criança ficou admirada com as palavras do avô e compreendeu algo importante: nada foi produzido pelo homem, não houve acaso, mas realizou-se um programa estabelecido por mãos superiores, a criação de Deus!

Assim é também com o homem. Com você e comigo. Somos criaturas de Deus, destinadas a viver pela força de Deus e para Ele; a experimentar a maravilhosa vida de responsabilidade, em liberdade e paz divinas. Pois, após ter criado os homens, Deus disse: "Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, e sobre todo animal que rasteja pela terra" (Gênesis 1.28). Mas o homem somente pode suportar essa grande e maravilhosa responsabilidade quando está em estreito contato com seu Criador. Quando não é assim, acontece o caos, como vemos atualmente no meio ambiente, na economia, na política, no convívio entre os homens. Pois entre Deus, nosso Criador, e o homem, infiltrou-se o pecado, a vontade própria do homem. O homem não atende mais à orientação e à voz de Deus, passando a fazer o que lhe traz a destruição no presente e na eternidade.

Entretanto, como nosso Criador nos ama, Ele não assistiu inativo à destruição do homem. Pelo contrário, Ele providenciou a salvação, que nos oferece a vida para a qual Ele nos criou: a vida de liberdade, paz e alegria nEle. Deus enviou Jesus Cristo, Seu Filho unigênito, para quitar por nós o preço da reconciliação, que tinha de ser pago pelos nossos pecados, porque transgredimos os Mandamentos de Deus. Por isso a Bíblia, a Palavra de Deus, diz em Romanos 6.23: "o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor."

Jesus morreu na cruz do Calvário em Jerusalém e ressuscitou dos mortos para que, se você crer nEle e Lhe confessar seus pecados, Ele lhe possa dar uma nova vida da parte de Deus. Faça isso falando com Ele em oração!

Que DEUS abençoe a todos.

Deuteronômio 28:1-32

Deuteronômio 28:1-32

1 E SERÁ que, se ouvires a voz do Senhor teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu hoje te ordeno, o Senhor teu Deus te exaltará sobre todas as nações da terra.
2 E todas estas bênçãos virão sobre ti e te alcançarão, quando ouvires a voz do Senhor teu Deus;
3 Bendito serás na cidade, e bendito serás no campo.
4 Bendito o fruto do teu ventre, e o fruto da tua terra, e o fruto dos teus animais; e as crias das tuas vacas e das tuas ovelhas.
5 Bendito o teu cesto e a tua amassadeira.
6 Bendito serás ao entrares, e bendito serás ao saíres.
7 O Senhor entregará, feridos diante de ti, os teus inimigos, que se levantarem contra ti; por um caminho sairão contra ti, mas por sete caminhos fugirão da tua presença.
8 O Senhor mandará que a bênção esteja contigo nos teus celeiros, e em tudo o que puseres a tua mão; e te abençoará na terra que te der o Senhor teu Deus.
9 O Senhor te confirmará para si como povo santo, como te tem jurado, quando guardares os mandamentos do Senhor teu Deus, e andares nos seus caminhos.
10 E todos os povos da terra verão que é invocado sobre ti o nome do Senhor, e terão temor de ti.
11 E o Senhor te dará abundância de bens no fruto do teu ventre, e no fruto dos teus animais, e no fruto do teu solo, sobre a terra que o Senhor jurou a teus pais te dar.
12 O Senhor te abrirá o seu bom tesouro, o céu, para dar chuva à tua terra no seu tempo, e para abençoar toda a obra das tuas mãos; e emprestarás a muitas nações, porém tu não tomarás emprestado.
13 E o Senhor te porá por cabeça, e não por cauda; e só estarás em cima, e não debaixo, se obedeceres aos mandamentos do Senhor teu Deus, que hoje te ordeno, para os guardar e cumprir.
14 E não te desviarás de todas as palavras que hoje te ordeno, nem para a direita nem para a esquerda, andando após outros deuses, para os servires.
15 Será, porém, que, se não deres ouvidos à voz do Senhor teu Deus, para não cuidares em cumprir todos os seus mandamentos e os seus estatutos, que hoje te ordeno, então virão sobre ti todas estas maldições, e te alcançarão:
16 Maldito serás tu na cidade, e maldito serás no campo.
17 Maldito o teu cesto e a tua amassadeira.
18 Maldito o fruto do teu ventre, e o fruto da tua terra, e as crias das tuas vacas, e das tuas ovelhas.
19 Maldito serás ao entrares, e maldito serás ao saíres.
20 O Senhor mandará sobre ti a maldição; a confusão e a derrota em tudo em que puseres a mão para fazer; até que sejas destruído, e até que repentinamente pereças, por causa da maldade das tuas obras, pelas quais me deixaste.
21 O Senhor fará pegar em ti a pestilência, até que te consuma da terra a que passas a possuir.
22 O Senhor te ferirá com a tísica e com a febre, e com a inflamação, e com o calor ardente, e com a secura, e com crestamento e com ferrugem; e te perseguirão até que pereças.
23 E os teus céus, que estão sobre a cabeça, serão de bronze; e a terra que está debaixo de ti, será de ferro.
24 O Senhor dará por chuva sobre a tua terra, pó e poeira; dos céus descerá sobre ti, até que pereças.
25 O Senhor te fará cair diante dos teus inimigos; por um caminho sairás contra eles, e por sete caminhos fugirás de diante deles, e serás espalhado por todos os reinos da terra.
26 E o teu cadáver servirá de comida a todas as aves dos céus, e aos animais da terra; e ninguém os espantará.
27 O Senhor te ferirá com as úlceras do Egito, com tumores, e com sarna, e com coceira, de que não possas curar-te;
28 O Senhor te ferirá com loucura, e com cegueira, e com pasmo de coração;
29 E apalparás ao meio dia, como o cego apalpa na escuridão, e não prosperarás nos teus caminhos; porém somente serás oprimido e roubado todos os dias, e não haverá quem te salve.
30 Desposar-te-ás com uma mulher, porém outro homem dormirá com ela; edificarás uma casa, porém não morarás nela; plantarás uma vinha, porém não aproveitarás o seu fruto.
31 O teu boi será morto aos teus olhos, porém dele não comerás; o teu jumento será roubado diante de ti, e não voltará a ti; as tuas ovelhas serão dadas aos teus inimigos, e não haverá quem te salve.
32 Teus filhos e tuas filhas serão dados a outro povo, os teus olhos o verão, e por eles desfalecerão todo o dia; porém não haverá poder na tua mão.


Deuteronômio 28:1-32
Deste ponto até o final do longo capítulo 28, o Senhor lista as maldições que aguardam Israel caso o povo não dê ouvidos à palavra de Deus. Infelizmente, as Escrituras, bem como a história desse povo, confirmam o fato de que eles “eram duros de cerviz” e, conseqüentemente, todas essas aflições os alcançaram. Para nós que estamos debaixo da graça, a responsabilidade é ainda maior, por isso somos advertidos a ter cuidado e a não recusar ao que fala (Hebreus 12:25). Podemos não somente rejeitar as palavras, mas também a Pessoa que as profere.

Se ainda permanecermos surdos à voz de Sua boa Palavra, torna-se imperativo a Ele usar outra linguagem muito mais dolorosa e grave: a linguagem das aflições. Enquanto persistirmos em seguir nossa vontade, necessariamente nos depararemos com a vontade de Deus contra nós. Temos de aprender a discernir Sua vontade por trás das medidas disciplinares que Ele usa conosco. E que o Senhor nos livre de termos de suportar todo tipo de experiências dolorosas antes de compreendermos que não podemos ser felizes longe dEle! O filho pródigo nos ensina essa lição (Lucas 15).

Que DEUS abençoe a todos.

1 João 1:7

Quinta-feira 16 Dezembro

O sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado (1 João 1:7).

Uma limpeza perfeita

Certa noite, durante uma pregação do Evangelho, uma jovem viciada em drogas e em álcool respondeu ao chamado de Deus e recebeu o Senhor Jesus como seu Salvador e Senhor. A mudança foi total. Ela passou a freqüentar uma congregação e com o tempo se tornou professora da escola dominical infantil. Após um determinado período, um jovem crente se sentiu atraído por ela; se apaixonaram e começaram a fazer planos para o casamento. No entanto, algumas pessoas pensavam que uma mulher com um passado como o dela não era adequada para aquele rapaz. Houve muitas discussões e como a tensão aumentava, a moça se perturbou e começou a chorar. O rapaz disse:

– O que vocês estão pondo em cheque não é o passado da minha noiva, mas o poder do sangue do Senhor Jesus para limpar os pecados. Vocês duvidam da eficácia desse sangue. Ele purifica de todo o pecado? Sim ou não?

O silêncio foi imediato. Aquelas pessoas perceberam que tinham denegrido a obra de Cristo. O perdão é uma parte fundamental do Evangelho. Se o sangue de Cristo não pudesse limpar completamen­te um pecador arrependido, que segurança teríamos de nossa própria salvação? A Palavra de Deus é incisiva: “O sangue de Jesus Cristo, seu Filho [de Deus], nos purifica de todo o pecado… Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça” (1 João 1:7 e 9). “Tornará a apiedar-se de nós; sujeitará as nossas iniqüidades, e tu lançarás todos os seus pecados nas profundezas do mar” (Miquéias 7:19).

Que DEUS abençoe a todos.

João 1.12

15 dezembro 2010

Como você pode tornar-se cristão hoje
Agora mesmo, onde quer que você esteja, dirija-se ao Senhor Jesus em oração. Diga-lhe que, a partir deste momento, você quer crer nEle e peça-lhe perdão pelos seus pecados.

Solicite-lhe de maneira concreta para entrar em sua vida. Diga a Ele que a partir de agora Ele será seu Senhor e Mestre, e que de hoje em diante você está entregando a direção de sua vida a Ele (veja também a ilustração nas páginas seguintes).

Agradeça ao Senhor Jesus Cristo por Ele ter morrido na cruz em seu lugar e por ter pago sua culpa. Agradeça-lhe também que Ele ressuscitou dos mortos para dar a vida eterna a você. Em João 1.12 está escrito: "Mas a todos quantos o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome". Receba a salvação pela fé e de coração agradecido!

Testemunhe de sua fé a outras pessoas. Leia diariamente a Bíblia e procure comunhão com outras pessoas que também são crentes em Jesus. Busque uma igreja evangélica fundamentada na pregação da mensagem bíblica.

Tome agora mesmo a decisão mais acertada da sua vida:
aceite a Jesus em seu coração!

Que DEUS abençoe a todos.