quarta-feira, 1 de julho de 2009

A PROVA DE UMA FÉ AUTÊNTICA

Terça-feira 1 Julho
Ainda não é manifesto o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é o veremos (1 João 3:2).

A PROVA DE UMA FÉ AUTÊNTICA

Certa vez uma ex-atleta famosa que se achava em uma cadeira de rodas há anos disse: “Existem certos deficientes que irradiam uma força incrível, ainda que só possam mexer a cabeça. Sempre me perguntei de onde vinha isso. Várias vezes descobri que eram muito cristãos…”

Com a expressão “muito cristãos” essa mulher queria dizer que tais pessoas, tão duramente provadas, confiavam no Senhor Jesus. Assim, pois, é quando ocorre uma situação grave que demonstramos se nossa fé é autêntica. Muitos cristãos, pela fé em Jesus Cristo, como pela Escritura, têm aprendido a aceitar, a levar e a suportar o peso do destino que Deus escolheu para eles.

O apóstolo João, que chamava a si mesmo de “o discípulo que Jesus amava”, teve de suportar na velhice um desterro na ilha de Patmos. O consolo dele era a certeza de que suas circunstâncias difíceis iriam acabar quando Jesus o tomasse para Si. Seu pensamento estava ocupado com Cristo e isso o elevava acima de sua penosa situação.

Os cristãos de hoje em dia, que ainda não têm visto o Salvador face a face, estão naturalmente ansiosos por ver o Senhor tal qual Ele é. Sim, a alegria de ver a beleza e a glória do Senhor Jesus e de se relacionar com Ele dá aos cristãos verdadeiros a força necessária para suportar a enfermidade enquanto estiverem neste mundo.

Que DEUS abençoe a todos.

1 Tessalonicenses 2.19-20

1 de Julho

"Pois, quem é a nossa esperança, ou alegria, ou coroa em que exultamos, na presença de nosso Senhor Jesus em sua vinda? Não sois vós? Sim, vós sois realmente a nossa glória e a nossa alegria!" 1 Tessalonicenses 2.19-20

A coroa da exultação consiste nas almas que ganhamos para Jesus Cristo. Você é um ganhador de almas? Jesus disse outrora para "homens de pesca": "Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens." Você pode pescar numa conversa pessoal. Pode ganhar almas orando. Você tem um coração ardente pelos perdidos? Na sua igreja pessoas chegam a Jesus? Se em oração você pedir concretamente ao Senhor, com certeza Ele também lhe dará almas. Será maravilhoso receber a coroa da exultação.

No Novo Testamento, o Senhor nos prometeu cinco coroas diferentes. Estas coroas são para os vencedores, para aqueles que consagraram sua vida totalmente a Jesus. Mas, para consegui-las você não precisa atingir cinco alvos diferentes, pois em Apocalipse 19.11-12 está escrito: "Vi o céu aberto, e eis um cavalo branco. O seu cavaleiro se chama Fiel e Verdadeiro, e julga e peleja com justiça. Os seus olhos são chama de fogo; na sua cabeça há muitos diademas (coroas); tem um nome escrito que ninguém conhece senão ele mesmo." Todas estas coroas maravilhosas estão numa única Pessoa: Jesus Cristo!

Que DEUS abençoe a todos.

O Verdadeiro Descanso

O Verdadeiro Descanso

Há algum tempo, pessoas predisseram que logo teríamos tanto tempo para o lazer que não saberíamos o que fazer com ele. Havia boas razões para confiar nessas profecias. Nas cidades do mundo, os computadores estavam fazendo com que tarefas que duravam meses para serem realizadas se realizassem em frações de segundo. Robôs começavam a lidar com os piores e mais pesados trabalhos nas indústrias.

Contudo, mesmo após os computadores terem deixado tudo mais rápido, e vivermos num mundo automatizado, esse é um tempo onde mal conseguimos respirar. As pessoas nunca estiveram tão ocupadas. Atualmente, todos vivem sem tempo. Mais importante que tudo, as famílias andam sem tempo. Os maridos e as esposas acham difícil separar um "tempo de qualidade" para passar com os filhos e, para piorar ainda mais, para gastar um com o outro.

Um estudo numa pequena comunidade mostrou que o tempo médio por dia que os pais passaram exclusivamente com seus filhos pequenos foi de 37 segundos! As famílias estão sem tempo e sem contacto.

Como podemos diminuir nosso ritmo de vida para voltarmos a ter tempo para nossa comunhão e confraternização uns com os outros?

1. O REMÉDIO PARA A VIDA ESTRESSADA

Jesus entende os problemas das famílias que vivem sob o estresse, e deseja que entendamos o fato de que o descanso espiritual é parte da qualidade de vida:

"VENHAM A MIM, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e EU LHES DAREI DESCANSO... APRENDAM DE MIM, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão DESCANSO PARA AS SUAS ALMAS". Mateus 11:28, 29 (A não ser quando indicado, todos os textos bíblicos da série DESCOBERTAS BÍBLICAS são da Nova Versão Internacional da Bíblia [NVI].).

A Bíblia nos diz que podemos experimentar esse descanso de duas maneiras: vindo a Cristo diária e semanalmente.

2. UMA LIGAÇÃO DIÁRIA COM JESUS

As multidões constantemente clamavam pela atenção de Jesus. E ainda assim, Cristo comunicava um espírito tranqüilo e calmo a todos em volta dEle. Como? Ele investia tempo a cada dia na comunhão com Seu Pai celestial. Ele dependia de Seu Pai continuamente para obter os recursos para enfrentar os desafios da vida (João 6:57).

Se quisermos viver uma vida serena e em paz, tal qual a dEle, precisamos depender continuamente de Jesus; precisamos deixar que Sua Palavra e Seu Espírito nos preencham e nos moldem. A melhor maneira de combater as forças que nos estressam como indivíduos e nos separam de nossas famílias é investir um tempo de qualidade com Cristo. Ele nos diz:

"PERMANEÇAM EM MIM, e eu permanecerei em vocês... SEM MIM, VOCÊS NÃO PODEM FAZER COISA ALGUMA". João 15:4, 5

Uma das maiores necessidades dos tempos modernos é de que as pessoas façam uso dos recursos espirituais disponíveis a todos os que estabelecem um relacionamento diário com Jesus. Um ponto muito importante que precisa ser enfatizado sobre nosso relacionamento com Cristo é Sua obra efetuada na cruz. O descanso verdadeiro e a segurança real podem existir apenas em virtude da grande realização de Jesus, e sobre a qual exclamou quando estava morrendo: "Está consumado!" (João 19:30). Em outras palavras, Sua missão de nos resgatar estava cumprida.

"Mas agora Ele [Cristo] apareceu UMA VEZ POR TODAS... PARA ANIQUILAR O PECADO mediante o sacrifício de Si mesmo". Hebreus 9:26

Quando Jesus morreu, Ele "aniquilou o pecado". Por isso é dito ao crente que confessa seus pecados que pode "descansar" confiante na obra terminada de Cristo. Somos aceitos. A culpa está por trás da motivação de muitas pessoas que vivem em ritmo frenético atualmente. Todavia, precisamos reconhecer que Jesus solucionou o problema da culpa de uma vez por todas na cruz. A promessa feita por Jesus de dar descanso real aos cansados tornou-se acessível a todos quando Ele exclamou: "Está consumado!". Cristo completou o trabalho de nos redimir no Calvário (Tito 2:14), depois descansou na tumba durante o Sábado, e por fim ressuscitou no domingo de manhã como vitorioso sobre o pecado e a morte. O cristão não precisa de maior certeza do que descansar confiante com respeito ao cumprimento total da missão de Cristo.

"Aproximemo-nos de Deus com um coração sincero e com PLENA CONVICÇÃO DE FÉ,... Apeguemo-nos com firmeza à esperança que professamos, pois AQUELE QUE PROMETEU É FIEL". Hebreus 10:22, 23

Por termos certeza de que "Aquele que prometeu é fiel", podemos tomar parte no descanso dedicado aos salvos e que foi prometido por Jesus. A estabilidade, a paz e o descanso que experimentamos em Jesus a cada dia não são resultado de alguma coisa que fazemos, mas sim do que Ele já fez por nós na cruz.

Podemos descansar em Cristo porque nossa salvação está assegurada. Essa certeza nos motiva a passar tempo com Cristo a cada dia, nos alimentando de Sua Palavra e respirando a atmosfera celestial mediante a oração. Um encontro com Jesus transforma um estilo de vida estressante numa vida repleta de paz e propósitos bem definidos.

3. UMA LIGAÇÃO SEMANAL COM JESUS

Depois que Cristo criou o mundo em seis dias (Colossenses 1:16, 17), Ele criou um descanso sabático. Esta é uma oportunidade semanal para desenvolvermos nossa relação com Ele.

"E Deus viu tudo o que havia feito, e tudo havia ficado muito bom. Passaram-se a tarde e a manhã; esse foi o sexto dia. Assim, forma concluídos os céus, e a terra, e tudo o que neles há. No sétimo dia, Deus já havia concluído a obra que realizara, e nesse dia DESCANSOU. ABENÇOOU Deus o sétimo dia e o SANTIFICOU, porque nele descansou de toda a obra que realizara na criação". Gênesis 1:31-2:3

Como seu Criador, Jesus "descansou" no primeiro sábado com Adão e Eva. Não só isso, mas Ele também "abençoou" o dia de sábado e "o santificou". Deus estabeleceu um ciclo semanal de sete dias não para Seu próprio benefício, mas para o de Adão, Eva, e para o nosso hoje. Ele amava tanto as pessoas que criara que planejou tornar cada sétimo dia de suas vidas um dia especial onde se dedicariam a estar em Sua presença. Cada sábado, como foi chamado esse dia, deveria ser um dia tanto de descanso físico quanto de renovação espiritual. A entrada do pecado em nosso mundo apenas tornou mais necessário o descanso sabático.

O mesmo Salvador que prometeu descanso a Adão e Eva, por volta de dois mil anos mais tarde também deu a Moisés, no Monte Sinai, a Lei dos Dez Mandamentos (I Coríntios 10:1-4). Jesus escolheu colocar o descanso sabático no coração dos Dez Mandamentos. O quarto mandamento diz:

"LEMBRA-TE DO DIA DE SÁBADO, PARA SANTIFICÁ-LO. Trabalharás seis dias e neles farás todos os teus trabalhos, mas o sétimo dia é o sábado dedicado ao Senhor, o teu Deus. Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teus filhos ou filhas, nem teus servos ou servas, nem teus animais, nem os estrangeiros que morarem em tuas cidades. Pois em seis dias o SENHOR fez os céus e a terra, o mar e tudo o que neles existe, mas no sétimo descansou. Portanto, o SENHOR ABENÇOOU o sétimo dia e o SANTIFICOU". Êxodo 20:8-11

Deus estabeleceu o sábado como um dia para nos recordarmos de que o Senhor "fez os céus e a terra". O descanso sabático semanal nos une ao Criador que abençoou esse dia e o separou.

Quando Jesus viveu na terra, Ele aproveitava cada oportunidade para manter Sua comunhão com o Pai. Ele se beneficiava do descanso sabático para adorar a Deus, como Lucas nos diz:

"Ele foi a Nazaré, onde havia sido criado, e NO DIA DE SÁBADO entrou na sinagoga, COMO ERA SEU COSTUME". Lucas 1:16

Se Jesus, que era divino e humano, precisava descansar na presença de Seu Pai no dia de sábado, quanto mais nós, seres humanos. Quando Jesus pôs abaixo as restrições da lei que os judeus haviam colocado sobre o dia de Sábado (Mateus 12:1-12), Ele ressaltou que Deus havia criado o sábado para benefício das pessoas:

"E então lhes disse: 'O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado. Assim, pois, o Filho do homem é Senhor até mesmo do sábado'". Marcos 2:27, 28

Jesus reafirmou a importância do sábado mesmo em Sua morte. Ele morreu numa sexta-feira, que "era o dia da Preparação, e estava para começar o sábado" (Lucas 23:54). Naquele momento, Ele declarou: "Está consumado!", isso é, Sua obra de vir ao mundo e morrer como substituto da raça humana estava completada (João 19:30; 4:34; 5:30). Depois, para celebrar o cumprimento de Sua missão, Jesus descansou na tumba durante o sábado.

Da mesma maneira que Cristo completou Sua obra da criação no sexto dia e então descansou no sétimo dia, assim também ao morrer na cruz, completou Sua obra de redenção no sexto dia e então descansou no sétimo.

No domingo pela manhã, Jesus ressurgiu da tumba como o vitorioso Salvador (Lucas 24:1-7). Ele já tinha pedido para Seus discípulos manterem o encontro sabático com Ele depois de Sua ressurreição. Falando da destruição de Jerusalém, que aconteceu perto de quarenta anos depois de Sua morte, Ele os alertara:

"Orem para que a fuga de vocês não aconteça no inverno nem no sábado". Mateus 24:20

Nosso Salvador desejava que Seus discípulos, e os que fossem convertidos por eles, continuassem a praticar o que Ele os havia ensinado (João 15:15, 16). Ele queria que eles experimentassem tanto o descanso proveniente da salvação quanto o descanso sabático. Eles não O desapontaram. Os discípulos continuaram a observar o sábado mesmo depois da morte de Cristo (ver Lucas 23:54-56; Atos 13:14; 16:13; 17:2; 18:1-4).

O apóstolo amado, João, manteve seu encontro semanal com Cristo aos sábados. Nos últimos anos de sua vida, ele escreveu: "No dia do Senhor achei-me no Espírito" (Apocalipse 1:10). De acordo com Jesus, "o dia do Senhor" é o sábado, "Pois o Filho do homem é Senhor do sábado" (Mateus 12:8).

Aos sábados, celebramos as duas grandes realizações do Senhor em nosso favor: a criação e a redenção. Essa experiência sabática continuará no céu:

"'Assim como os novos céus e a nova terra que vou criar serão duradouros diante de mim', declara o Senhor... 'De um sábado a outro, toda a humanidade virá e se inclinará diante de Mim', diz o Senhor". Isaías 66:22, 23

4. OS BENEFÍCIOS DO DESCANSO SABÁTICO

As pessoas hoje estão passando uma por cima das outras nessa busca frenética por algo mais na vida. Os indivíduos estão ficando cada vez mais estressados. As famílias estão se desfazendo sob pressão. Mas Deus apresenta o sábado como uma melhor maneira de viver uma boa vida.

Vejamos alguns dos benefícios específicos do descanso sabático:

(1) O sábado é um memorial da criação, e ao santificá-lo, erigimos um memorial ao nosso Criador. Suas horas sagradas oferecem uma maravilhosa oportunidade de entrarmos em contato com nossas origens ao observarmos o mundo criado por Deus. Quando foi a última vez que você ou sua família separaram tempo para realmente apreciar a silenciosa beleza de um jardim ou de uma fonte de águas? O sábado nos dá tempo para desfrutarmos do contato com Jesus e obtermos relances das maravilhas que Ele fez para nós.

(2) Aos sábados, experimentamos a alegria da adoração e do companheirismo com os outros cristãos. Há benefícios em louvar a Deus com os outros como um grupo de adoradores. O sábado nos dá uma oportunidade especial para nos reunirmos como corpo da igreja e recarregarmos nossas baterias espirituais.

(3) O sábado nos proporciona momentos de colocarmos em prática alguns atos de bondade significativos. Será que há algum vizinho que ficou doente durante essa semana e você não teve tempo de visitá-lo? Quando uma amiga precisou de empatia após a morte de seu esposo, será que a pressão da vida diária acabou impedindo você de dedicar-lhe atenção amável? Jesus aconselhou: "É permitido fazer bem no sábado" (Mateus 12:12).

(4) O sábado é um dia para fortalecer os laços familiares. Quando Cristo ordenou que no sábado não devesse ser feito nenhum trabalho (Êxodo 20:10), Ele não poderia ter dado um remédio melhor para os pais viciados em trabalho e as mães estressadas. O sábado é uma gigantesca placa de PARE para as famílias. Os pais e filhos devem evitar que as coisas urgentes da vida sobreponham-se às coisas realmente importantes. O sábado é um dia no qual podemos substituir pressão por oração, trabalho por alegria, agendas lotadas por reflexão silenciosa. O descanso sabático proporciona tempo para que toda a família se ligue a Cristo e receba Sua energia espiritual.

(5) O sábado é um tempo no qual Jesus se aproxima de nós de maneira especial. Cada relacionamento precisa de tempo de qualidade para se fortalecer, e o mesmo ocorre com nosso relacionamento com Cristo. Devotar um dia inteiro para Cristo a cada semana é uma grande maneira de manter nossa amizade com Ele sempre entusiasmada e renovada. O sábado nos dá tempo extra para o estudo da Bíblia e a oração, tempo extra para simplesmente estar a sós com Cristo num lugar tranqüilo e prestar atenção à Sua voz.

Jesus "abençoou o sétimo dia e o santificou" com a promessa de Sua presença (Gênesis 2:3). Podemos entender porque é importante observar o sábado, o sétimo dia da semana, quando lembramos que este é um dia que Cristo separou na criação para se comunicar conosco de maneira especial.

Quando Jesus criou o sábado, parece que Ele tinha a nossa geração em mente, pois o sábado é exatamente o que precisamos para nossa vida cheia de estresse: um dia que seja verdadeiramente uma pausa total de todas as nossas atividades. Esse é um dia especial dedicado à adoração a Deus, a entrarmos em contacto novamente com a criação, e a nos concentrarmos em nossos relacionamentos ao invés de nas coisas.

5. UM PRENÚNCIO DO DESCANSO NO CÉU

Podemos resumir os benefícios de uma ligação com Jesus diária e de um encontro semanal com Ele em uma palavra: descanso. A palavra "sábado" vem da palavra hebraica que significa descanso. Portanto, não é de surpreender que as Escrituras chamam o sétimo dia de "dia de descanso". (Levítico 23:3).

"Pois em certo lugar Ele [Deus] falou sobre o sétimo dia, nestas palavras: 'No sétimo dia Deus descansou de toda a obra que realizara'... Assim, AINDA RESTA UM DESCANSO SABÁTICO PARA O POVO DE DEUS;... Portanto, esforcemo-nos por entrar nesse descanso". Hebreus 4:4-11

Experimentar o "descanso sabático" nos dá um prenúncio semanal da alegria que teremos ao experimentarmos o descanso no céu. Esse descanso não é apenas deixar de fazer coisas e inatividade, mas se refere ao sentimento de segurança, paz e bem estar que é a raiz da verdadeira vida abundante. Esse tipo de descanso espiritual pode ser apreciado apenas pela experiência. O testemunho daqueles que têm experimentado o descanso da salvação e o descanso sabático é universal: "Se você entra no descanso de Jesus através de uma ligação diária e de um encontro semanal com Ele, você descobre a maior alegria da vida".

Você não gostaria de agradecer a Jesus pelo Seu dom do descanso? Você não gostaria de agradecê-lO pela promessa do descanso da salvação que a cada dia serve para fortalecer-lhe a fim de enfrentar os desafios da vida? E agradecer também pela promessa do descanso sabático a cada semana que dá vigor à sua relação com Ele? Se você nunca fez isso, por que não aceitar a salvação que Ele oferece agora mesmo? Por que não contar para Ele seu desejo de guardar o sábado a cada semana? Você pode dizer agora mesmo: "Sim, Senhor! Eu desejo encontrar o deleite no dia que Tu criaste especialmente para mim". Por que não dizer isso agora mesmo?

[Você pode estar se perguntando: Quem mudou o dia de adoração do sábado, o sétimo dia da semana, para o domingo, o primeiro dia da semana? Quando foi feita essa mudança? Será que Deus autorizou essa mudança? Essas questões serão respondidas em uma próxima lição].


Que DEUS abençoe a todos.

João 4.39-54

João 4.39-54

39 Muitos samaritanos daquela cidade creram nele, em virtude do testemunho da mulher, que anunciara: Ele me disse tudo quanto tenho feito.
40 Vindo, pois, os samaritanos ter com Jesus, pediam-lhe que permanecesse com eles; e ficou ali dois dias.
41 Muitos outros creram nele, por causa da sua palavra,
42 e diziam à mulher: Já agora não é pelo que disseste que nós cremos; mas porque nós mesmos temos ouvido e sabemos que este é verdadeiramente o Salvador do mundo.
43 Passados dois dias, partiu dali para a Galiléia.
44 Porque o mesmo Jesus testemunhou que um profeta não tem honras na sua própria terra.
45 Assim, quando chegou à Galiléia, os galileus o receberam, porque viram todas as coisas que ele fizera em Jerusalém, por ocasião da festa, à qual eles também tinham comparecido.
46 Dirigiu-se, de novo, a Caná da Galiléia, onde da água fizera vinho. Ora, havia um oficial do rei, cujo filho estava doente em Cafarnaum.
47 Tendo ouvido dizer que Jesus viera da Judéia para a Galiléia, foi ter com ele e lhe rogou que descesse para curar seu filho, que estava à morte.
48 Então, Jesus lhe disse: Se, porventura, não virdes sinais e prodígios, de modo nenhum crereis.
49 Rogou-lhe o oficial: Senhor, desce, antes que meu filho morra.
50 Vai, disse-lhe Jesus; teu filho vive. O homem creu na palavra de Jesus e partiu.
51 Já ele descia, quando os seus servos lhe vieram ao encontro, anunciando-lhe que o seu filho vivia.
52 Então, indagou deles a que hora o seu filho se sentira melhor. Informaram: Ontem, à hora sétima a febre o deixou.
53 Com isto, reconheceu o pai ser aquela precisamente a hora em que Jesus lhe dissera: Teu filho vive; e creu ele e toda a sua casa.
54 Foi este o segundo sinal que fez Jesus, depois de vir da Judéia para a Galiléia.

João 4:39-54

Jesus permanece dois dias com esses samaritanos que, como Ele mesmo, eram desprezados pelos judeus (vide cap. 8:48). E esse povo creu nele, não apenas por causa do testemunho da mulher, senão como um resultado do contato pessoal que tiveram com "o Salvador do mundo" (v. 42; 1 João 4:14). Querido amigo, não se contente em conhecer o Senhor através da experiência que os outros têm dEle. Assegure-se ter com Ele um encontro pessoal e decisivo.

Em seguida o Senhor Jesus vai à Galiléia. Encontra ali um oficial do rei que, afligido porque o seu filho está gravemente enfermo, insiste em que o Mestre vá curá-lo. Esse homem está longe de ter a grande fé do centurião romano daquela mesma cidade de Cafarnaum, que não se considerava digno da visita do Senhor e se contentava com apenas uma palavra para curar o seu servo (Lucas 7:7). O Senhor Jesus começa por dizer a esse preocupado pai que a fé consiste simplesmente em crer na Sua palavra, e não tem necessidade de ver qualquer coisa (v. 48; compare cap. 2:23). Assim, é para provar a esse homem que o Senhor não desce à sua casa. E o poder da morte é derrotado pelo poder da vida que veio do alto (1 João 5:12).


Que DEUS abençoe a todos.

1 Samuel 28:1-14

1 Samuel 28:1-14

1 E SUCEDEU naqueles dias que, juntando os filisteus os seus exércitos à peleja, para fazer guerra contra Israel, disse Aquis a Davi: Sabe de certo que comigo sairás ao arraial, tu e os teus homens.
2 Então disse Davi a Aquis: Assim saberás o que fará o teu servo. E disse Aquis a Davi: Por isso te terei por guarda da minha pessoa para sempre.
3 E Samuel já estava morto, e todo o Israel o tinha chorado, e o tinha sepultado em Ramá, que era a sua cidade; e Saul tinha desterrado os adivinhos e os encantadores.
4 E ajuntaram-se os filisteus, e vieram, e acamparam-se em Suném; e ajuntou Saul a todo o Israel, e se acamparam em Gilboa.
5 E, vendo Saul o arraial dos filisteus, temeu, e estremeceu muito o seu coração.
6 E perguntou Saul ao Senhor, porém o Senhor não lhe respondeu, nem por sonhos, nem por Urim, nem por profetas.
7 Então disse Saul aos seus criados: Buscai-me uma mulher que tenha o espírito de feiticeira, para que vá a ela, e consulte por ela. E os seus criados lhe disseram: Eis que em En-Dor há uma mulher que tem o espírito de adivinhar.
8 E Saul se disfarçou, e vestiu outras roupas, e foi ele com dois homens, e de noite chegaram à mulher; e disse: Peço-te que me adivinhes pelo espírito de feiticeira, e me faças subir a quem eu te disser.
9 Então a mulher lhe disse: Eis aqui tu sabes o que Saul fez, como tem destruído da terra os adivinhos e os encantadores; por que, pois, me armas um laço à minha vida, para me fazeres morrer?
10 Então Saul lhe jurou pelo Senhor, dizendo: Vive o Senhor, que nenhum mal te sobrevirá por isso.
11 A mulher então lhe disse: A quem te farei subir? E disse ele: Faze-me subir a Samuel.
12 Vendo, pois, a mulher a Samuel, gritou com alta voz, e falou a Saul, dizendo: Por que me tens enganado? Pois tu mesmo és Saul.
13 E o rei lhe disse: Não temas; que é que vês? Então a mulher disse a Saul: Vejo deuses que sobem da terra.
14 E lhe disse: Como é a sua figura? E disse ela: Vem subindo um homem ancião, e está envolto numa capa. Entendendo Saul que era Samuel, inclinou-se com o rosto em terra, e se prostrou.


1 Samuel 28:1-14

Enquanto Davi está em Gate, em uma posição dúbia e perigosa, Saul passa por uma situação mais terrível ainda. Confrontado pelos filisteus, reunidos para outra guerra, o coração de Saul treme porque não havia nada em que podia apoiar-se. Tendo abandonado o Senhor, Saul foi abandonado por Ele. Saul fez tudo o que podia, mas foi perda de tempo. Deus não o ouviu! É uma solene ilustração de Provérbios 1:24-28. Não esqueçamos que nem mesmo um crente pode esperar conhecer a vontade de Deus se há algo errado em sua consciência.

Hoje em dia, muitas pessoas ainda acham que podem recorrer aos mortos. O diabo usa isso para desviar essas pobres almas supersticiosas. Na verdade, elas não estão comunicando-se com os mortos, mas com demônios.

Filhos de Deus, não sejam curiosos acerca dessas coisas. Elas são uma abominação aos olhos de Deus (Deuteronômio 18:10-12; Levítico 19:31). Saul sabia disso. Nos tempos áureos, ele havia expulsado os médiuns de Israel (v. 3). Porém, como era um homem instável e carnal, ele procurou a feiticeira de Endor.



Que DEUS abençoe a todos.