sábado, 3 de abril de 2010

Deuteronômio 33:1-12

Sábado 3 Abril

Se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo (2 Coríntios 5:17).

Meditações sobre o livro de Deuteronômio (Leia Deuteronômio 33:1-12)

Prestes a deixar o povo, o homem de Deus abre seu coração. Não é momento para mais exortações; agora ele está deixando seus amados definitivamente, e sua última mensagem é de bênção (Lucas 24:50). Moisés é um genuíno representante de Deus que “ama os povos” e traz todos os santos em “sua mão” (v. 3) – uma declaração consumada pela promessa do Senhor Jesus: “Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão. Aquilo que meu Pai me deu é maior do que tudo; e da mão do Pai ninguém pode arrebatar” (João 10:28-29).

Comparando essa bênção de Moisés com a de Jacó em Gênesis 49, encontramos algumas diferenças cheias de instruções para nós. De acordo com o próprio pai, Levi era um homem violento e cruel. Deus o fez “fidedigno” e o encarregou do santuário. Benjamim é chamado de “lobo que despedaça” (Gênesis 49:27). Pela graça, tornou-se “o amado do Senhor”, e esse “lobo” ocupará a posição de cordeiro protegido pelo Senhor (v. 12; Lucas 15:5). O Evangelho produz completa transformação naqueles que o recebem. Essa foi a experiência de Saulo de Tarso, que pertencia a tribo de Benjamim e, de feroz perseguidor, passou a fiel testemunha e servo do Senhor (1 Timóteo 1:12-13).

Que DEUS abençoe a todos.

1 Pedro 3.18

3 de Abril

"Pois também Cristo morreu, uma única vez, pelos pecados, o justo pelos injustos, para conduzir-vos a Deus; morto, sim, na carne, mas vivificado no espírito." (1 Pedro 3.18)

No momento em que Jesus morreu e exalou Sua vida, Ele nos conduziu de volta para Deus. Esse é o grandioso significado de Mateus 27.50-51: "E Jesus, clamando outra vez com grande voz, entregou o espírito. Eis que o véu do santuário se rasgou em duas partes, de alto a baixo..." Isto quer dizer que, no mesmo momento em que Jesus morreu, o próprio Deus abriu para nós Sua morada, o Santo dos Santos, que até então estava fechada para nós por causa do pecado. Essa abertura foi conseguida pela morte de Jesus Cristo. Seu último grito e o rasgar do véu diante do Santo dos Santos aconteceram ao mesmo tempo, de modo que o autor da carta aos Hebreus jubila: "Tendo, pois, irmãos, intrepidez para entrar no Santo dos Santos, pelo sangue de Jesus, pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou pelo véu, isto é, pela sua carne, e tendo grande sacerdote sobre a casa de Deus, aproximemo-nos, com sincero coração..." Isso vale para nós que cremos no Senhor. Pela morte de Jesus se abriu o véu da separação, e agora podemos entrar no Santo dos Santos e ter contato direto com Deus através de Seu Filho.

Que DEUS abençoe a todos.

1 Pedro 3:1-12

1 Pedro 3.1-12

1 Mulheres, sede vós, igualmente, submissas a vosso próprio marido, para que, se ele ainda não obedece à palavra, seja ganho, sem palavra alguma, por meio do procedimento de sua esposa,
2 ao observar o vosso honesto comportamento cheio de temor.
3 Não seja o adorno da esposa o que é exterior, como frisado de cabelos, adereços de ouro, aparato de vestuário;
4 seja, porém, o homem interior do coração, unido ao incorruptível trajo de um espírito manso e tranqüilo, que é de grande valor diante de Deus.
5 Pois foi assim também que a si mesmas se ataviaram, outrora, as santas mulheres que esperavam em Deus, estando submissas a seu próprio marido,
6 como fazia Sara, que obedeceu a Abraão, chamando-lhe senhor, da qual vós vos tornastes filhas, praticando o bem e não temendo perturbação alguma.
7 Maridos, vós, igualmente, vivei a vida comum do lar, com discernimento; e, tendo consideração para com a vossa mulher como parte mais frágil, tratai -a com dignidade, porque sois, juntamente, herdeiros da mesma graça de vida, para que não se interrompam as vossas orações.
8 Finalmente, sede todos de igual ânimo, compadecidos, fraternalmente amigos, misericordiosos, humildes,
9 não pagando mal por mal ou injúria por injúria; antes, pelo contrário, bendizendo, pois para isto mesmo fostes chamados, a fim de receberdes bênção por herança.
10 Pois quem quer amar a vida e ver dias felizes refreie a língua do mal e evite que os seus lábios falem dolosamente;
11 aparte-se do mal, pratique o que é bom, busque a paz e empenhe-se por alcançá-la.
12 Porque os olhos do Senhor repousam sobre os justos, e os seus ouvidos estão abertos às suas súplicas, mas o rosto do Senhor está contra aqueles que praticam males.


1 Pedro 3:1-12

"Mulheres... (v. 1) Maridos... (v. 7) jovens: sede igualmente..." O motivo em todos os três casos é idêntico ao de 2:13: por amor ao Senhor. É isto o que rege o comportamento de cada um na família e na igreja. Uma mulher cristã revela onde estão suas afeições pela maneira que se adorna. Ela está preocupada com a beleza oculta do coração, a qual só o Senhor pode ver? Ela busca o que é precioso diante de Deus: um "espírito manso e tranqüilo" (v. 4)? Serão os adornos parte daquilo que é incorruptível, assim como a Palavra (1:23) e a herança celestial (1:4). Aos olhos de Deus, a moda não mudou desde o tempo de Sara.

Nosso título de herdeiros da graça da vida (v. 7) e da bênção (v. 9 final), juntamente com o exemplo que nos é dado por Aquele que é bom (v. 13; 2:21, 22), oferecem razões prementes para não pagarmos o mal com o mal.

A longa citação do Salmo 34 nos faz lembrar como funciona o governo de Deus. Se não refrearmos nossos lábios (v. 10) ou não nos apartamos do mal (v. 11), sofreremos conseqüências dolorosas aqui na terra, permitidas por Deus (v. 12). Por outro lado, o caminho do bem e da paz é o meio seguro de sermos abençoados. Além de uma vida abençoada, desejo legítimo de todos os homens, nós também desfrutaremos da comunhão com o Senhor.

Que DEUS abençoe a todos.

Gênesis 33:1-20

Gênesis 33:1-20

1 E LEVANTOU Jacó os seus olhos, e olhou, e eis que vinha Esaú, e quatrocentos homens com ele. Então repartiu os filhos entre Lia, e Raquel, e as duas servas.
2 E pôs as servas e seus filhos na frente, e a Lia e seus filhos atrás; porém a Raquel e José os derradeiros.
3 E ele mesmo passou adiante deles e inclinou-se à terra sete vezes, até que chegou a seu irmão.
4 Então Esaú correu-lhe ao encontro, e abraçou-o, e lançou-se sobre o seu pescoço, e beijou-o; e choraram.
5 Depois levantou os seus olhos,e viu as mulheres, e os meninos, e disse: Quem são estes contigo? E ele disse: Os filhos que Deus graciosamente tem dado a teu servo.
6 Então chegaram as servas; elas e os seus filhos, e inclinaram-se.
7 E chegou também Lia com seus filhos, e inclinaram-se; e depois chegou José e Raquel e inclinaram-se.
8 E disse Esaú: De que te serve todo este bando que tenho encontrado? E ele disse: Para achar graça aos olhos de meu senhor.
9 Mas Esaú disse: Eu tenho bastante, meu irmão; seja para ti o que tens.
10 Então disse Jacó: Não, se agora tenho achado graça em teus olhos, peço-te que tomes o meu presente da minha mão; porquanto tenho visto o teu rosto, como se tivesse visto o rosto de Deus, e tomaste contentamento em mim.
11 Toma, peço-te, a minha bênção, que te foi trazida; porque Deus graciosamente ma tem dado; e porque tenho de tudo. E instou com ele, até que a tomou.
12 E disse: Caminhemos, e andemos, e eu partirei adiante de ti.
13 Porém ele lhe disse: Meu senhor sabe que estes filhos são tenros, e que tenho comigo ovelhas e vacas de leite; se as afadigarem somente um dia, todo o rebanho morrerá.
14 Ora passe o meu senhor adiante de seu servo; e eu irei como guia pouco a pouco, conforme ao passo do gado que vai adiante de mim, e conforme ao passo dos meninos, até que chegue a meu senhor em Seir.
15 E Esaú disse: Permite então que eu deixe contigo alguns da minha gente. E ele disse: Para que é isso? Basta que ache graça aos olhos de meu senhor.
16 Assim voltou Esaú aquele dia pelo seu caminho a Seir.
17 Jacó, porém, partiu para Sucote e edificou para si uma casa; e fez cabanas para o seu gado; por isso chamou aquele lugar Sucote.
18 E chegou Jacó salvo à Salém, à cidade de Siquém, que está na terra de Canaã, quando vinha de Padã-Arã; e armou a sua tenda diante da cidade.
19 E comprou uma parte do campo em que estendera a sua tenda, da mão dos filhos de Hamor, pai de Siquém, por cem peças de dinheiro.
20 E levantou ali um altar, e chamou-lhe: Deus, o Deus de Israel.

Gênesis 33:1-20
Depois que o Senhor mudou o nome de Abraão, seu antigo nome Abrão desapareceu definitivamente. Em contraste, o nome de Jacó mantém-se do início ao fim, e seu novo nome Israel só se tornou corrente muito tempo depois de Peniel. Este é um sinal de que a natureza do antigo Jacó, o enganador, não deixara de se manifestar. Contudo, a graça divina era evidente para com ele e sua família. O Senhor tinha respondido à sua oração do capítulo 32 versículo 11 ao mudar o coração de Esaú (v. 4). E, para enfatizar que isso realmente era obra de Deus, que os presentes cuidadosamente preparados por Jacó tinham sido todos desnecessários para que o ânimo de Esaú lhe fosse favorável, o versículo 8 nos mostra que seu irmão nem mesmo compreendeu o significado daquilo. Apesar disso ,constatamos que os temores do pobre Jacó reaparecem. Quando Esaú queria protegê-lo, ele bem que poderia ter testemunhado de sua confiança na proteção de um Deus todo-poderoso. Em lugar disto, ele se esquiva ao mentir que ia para Seir, sendo que, na verdade, estava partindo para Sucote. Depois disto, o que ainda é pior, ele edifica para si uma casa (v. 17) e compra um campo (v. 19), negando assim duas vezes sua posição como estrangeiro na terra. Logo surgem as conseqüências deste ato: resultam em associações que conduzem à desonra de sua filha e à terrível vingança de seus dois filhos, o triste assunto do capítulo 34.

Que DEUS abençoe a todos.