domingo, 6 de junho de 2010

2 Coríntios 13:4

Domingo 6 Junho

Porque, [Cristo] ainda que foi crucificado por fraqueza, vive, contudo, pelo poder de Deus (2 Coríntios 13:4).

A fraqueza mais forte

A declaração de que Cristo foi crucificado em fraqueza não é entendida corretamente por muitos. Alguns pensam que aqui é dito que em Cristo havia fraqueza. É verdade que quando as epístolas aos coríntios foram escritas, e não é menos verdade hoje, a obra da cruz foi tratada com desprezo pela maior parte das pessoas e, portanto, considerada fraqueza da parte dAquele que afirmava ser o Filho de Deus.

Contudo, a fraqueza que veio à luz na cruz não é baseada em nenhuma característica de Cristo. Mesmo como Homem, Ele era santo e perfeito. Ele poderia ter vivido para sempre, pois, ao contrário de nós, não estava sujeito à sentença da morte. Para nos salvar, Ele Se humilhou e Se tornou obediente até à morte de cruz. Em nosso mundo visível, a morte é a suprema expressão de nossa fraqueza. Mas “a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens” (1 Coríntios 1:25), mais forte que o diabo, pois o Senhor o derrotou por Sua morte (Hebreus 2:14).

A fraqueza visível na cruz foi assumida voluntariamente com o esplêndido propósito de glorificar a Deus através da salvação dos pecadores perdidos.

O relato de Mateus claramente mostra que o Senhor não morreu por causa da exaustão, da perda de sangue ou da tortura da crucificação, como era normal com as vítimas da cruz. Sua morte foi a proclamação de Seu supremo poder, no qual Ele podia derramar Sua vida para retomá-la. Esse poder também nos sustenta: “Porque, ainda que foi crucificado por fraqueza, vive, contudo, pelo poder de Deus. Porque nós também somos fracos nele, mas viveremos com ele pelo poder de Deus” (2 Coríntios 13:4).

Que DEUS abençoe a todos.

Marcos 10.49

6 de Junho

"Parou Jesus e disse: Chamai-o. Chamaram então o cego, dizendo-lhe: Tem bom ânimo; levanta-te, ele te chama." Marcos 10.49

Em nossos dias também existem incontáveis "cegos" que ouvem a voz de Jesus, mas não podem reconhecê-lO. Desse grupo fazem parte as pessoas depressivas. Talvez você também não consiga reconhecer a Jesus, talvez sua visão esteja obscurecida, porque em você tudo são trevas. A Bíblia já não fala mais ao seu coração como antigamente. Seu coração está tão pesado que você nem consegue mais orar direito. Saiba que, neste exato momento, Jesus de Nazaré passa por você. Aproveite agora esta oportunidade toda especial. Invoque-O como fez o cego! Se você não puder orar em voz alta, clame a Ele em seu coração: "Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim!" Mesmo que você se encontre no meio de uma multidão de pessoas, Jesus ouve você. O cego Bartimeu não se deixou influenciar pela multidão, e Jesus parou por sua causa. Jesus pára por sua causa se você clamar a Ele. O Senhor Jesus curou o cego imediatamente? Não. Primeiro Bartimeu teve que se aproximar bem de Jesus. E então Jesus abriu os olhos do cego? Ainda não, pois Jesus ainda exigiu a expressão da fé do cego. Bartimeu compreendeu isso e pediu: "Mestre, que eu torne a ver. Então Jesus lhe disse: Vai, a tua fé te salvou." Jesus também deseja ouvir o que você espera dEle!

Que DEUS abençoe a todos.

Mateus 7:1-14

Mateus 7.1-14

1 Não julgueis, para que não sejais julgados.
2 Pois, com o critério com que julgardes, sereis julgados; e, com a medida com que tiverdes medido, vos medirão também.
3 Por que vês tu o argueiro no olho de teu irmão, porém não reparas na trave que está no teu próprio?
4 Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, quando tens a trave no teu?
5 Hipócrita! Tira primeiro a trave do teu olho e, então, verás claramente para tirar o argueiro do olho de teu irmão.
6 Não deis aos cães o que é santo, nem lanceis ante os porcos as vossas pérolas, para que não as pisem com os pés e, voltando-se, vos dilacerem.
7 Pedi, e dar-se-vos -á; buscai e achareis; batei, e abrir-se-vos -á.
8 Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e, a quem bate, abrir-se-lhe -á.
9 Ou qual dentre vós é o homem que, se porventura o filho lhe pedir pão, lhe dará pedra?
10 Ou, se lhe pedir um peixe, lhe dará uma cobra?
11 Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará boas coisas aos que lhe pedirem?
12 Tudo quanto, pois, quereis que os homens vos façam, assim fazei -o vós também a eles; porque esta é a Lei e os Profetas.
13 Entrai pela porta estreita (larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz para a perdição, e são muitos os que entram por ela),
14 porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que conduz para a vida, e são poucos os que acertam com ela.


Mateus 7:1-14

Os versículos 1 a 6 e o maravilhoso versículo 12 nos mostram os motivos que devem regular todas as nossas relações com os homens, com os nossos irmãos. Como resposta a esse problema, grandes pensadores de todas as civilizações têm lotado imensas bibliotecas com suas doutrinas sociais, políticas, morais... ou religiosas. Mas, para o Senhor, basta um pequeno versículo para expressar e conter Sua solução tão divinamente sábia, perfeita e definitiva. "Tudo quanto, pois, quereis que os homens vos façam, assim fazei-o vós também a eles; porque esta é a lei e os profetas" (ver Romanos 13:10). O dia-a-dia oferece-nos inúmeras oportunidades para praticar essa regra de ouro. Aprendamos, pois, a nos colocarmos sempre no lugar daqueles que nos rodeiam.

Os versículos 13 e 14 nos recordam que, se há dois senhores, também há dois caminhos, duas portas. A maioria dos homens está no caminho espaçoso. E isto apesar do terrível letreiro que indica: Este caminho "conduz para a perdição" (v. 13). Por outro lado, poucos são os que se encontram no caminho que conduz à vida (porque poucos são os que buscam - v. 7). "Estreita é a porta." Somente abandonando a bagagem da justiça própria é que se pode passar por ela. Amigo leitor, em qual caminho você está seguindo?

Que DEUS abençoe a todos.

Mateus 6:19-34

Mateus 6.19-34

19 Não acumuleis para vós outros tesouros sobre a terra, onde a traça e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam;
20 mas ajuntai para vós outros tesouros no céu, onde traça nem ferrugem corrói, e onde ladrões não escavam, nem roubam;
21 porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração.
22 São os olhos a lâmpada do corpo. Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso;
23 se, porém, os teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará em trevas. Portanto, caso a luz que em ti há sejam trevas, que grandes trevas serão!
24 Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro, ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas.
25 Por isso, vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes?
26 Observai as aves do céu: não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros; contudo, vosso Pai celeste as sustenta. Porventura, não valeis vós muito mais do que as aves?
27 Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso da sua vida?
28 E por que andais ansiosos quanto ao vestuário? Considerai como crescem os lírios do campo: eles não trabalham, nem fiam.
29 Eu, contudo, vos afirmo que nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles.
30 Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós outros, homens de pequena fé?
31 Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que comeremos? Que beberemos? Ou: Com que nos vestiremos?
32 Porque os gentios é que procuram todas estas coisas; pois vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas;
33 buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
34 Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal.


Mateus 6:19-34

O olho "bom" (ou simples, como dizem algumas traduções) é aquele que se fixa num único assunto. Para o crente, esse assunto, esse "tesouro", é Cristo. As Escrituras dizem que nós O contemplamos com "o rosto descoberto" e essa visão ilumina todo o nosso interior (2 Coríntios 3:18 e 4:6-7). Nosso coração não pode estar ao mesmo tempo no céu e na Terra. Querer um tesouro celestial, e ao mesmo tempo, acumular riquezas para esse mundo são duas coisas absolutamente incompatíveis. Também é impossível servir a dois senhores (v. 24), pois as ordens recebidas seriam por vezes conflitantes. Mas não estaríamos expondo-nos a privações, correndo o risco de não ter o necessário para o tempo presente, caso renunciássemos às riquezas? O Senhor previne contra essa desculpa. "Não andeis ansiosos pela vossa vida" (v. 25). Abramos nossos olhos, como nos pede o Senhor Jesus. Observemos na criação os inumeráveis pequenos sinais da assistência e da bondade do Pai celestial: os pássaros, as flores... (Salmo 147:9).

Não, Deus nunca ficará em dívida com os que dão prioridade aos interesses dEle, aos que, como Maria, escolhem a boa parte (Lucas 10:42). O primeiro passo, porém, é assumir esta opção.

Que DEUS abençoe a todos.

Êxodo 19:16-25

Êxodo 19:16-25

16 E aconteceu que, ao terceiro dia, ao amanhecer, houve trovões e relâmpagos sobre o monte, e uma espessa nuvem, e um sonido de buzina mui forte, de maneira que estremeceu todo o povo que estava no arraial.
17 E Moisés levou o povo fora do arraial ao encontro de Deus; e puseram-se ao pé do monte.
18 E todo o monte Sinai fumegava, porque o Senhor descera sobre ele em fogo; e a sua fumaça subiu como fumaça de uma fornalha, e todo o monte tremia grandemente.
19 E o sonido da buzina ia crescendo cada vez mais; Moisés falava, e Deus lhe respondia em voz alta.
20 E, descendo o Senhor sobre o monte Sinai, sobre o cume do monte, chamou o Senhor a Moisés ao cume do monte; e Moisés subiu.
21 E disse o Senhor a Moisés: Desce, adverte ao povo que não traspasse o termo para ver o Senhor, para que muitos deles não pereçam.
22 E também os sacerdotes, que se chegam ao Senhor, se hão de santificar, para que o Senhor não se lance sobre eles.
23 Então disse Moisés ao Senhor: O povo não poderá subir ao monte Sinai, porque tu nos tens advertido, dizendo: Marca termos ao redor do monte, e santifica-o.
24 E disse-lhe o Senhor: Vai, desce; depois subirás tu, e Arão contigo; os sacerdotes, porém, e o povo não traspassem o termo para subir ao Senhor, para que não se lance sobre eles.
25 Então Moisés desceu ao povo, e disse-lhe isto.


Êxodo 19:16-25
Quando uma criancinha sustenta que é capaz de fazer algo impossível, como, por exemplo, levantar um saco de cem quilos, o que seu pai lhe diz? "Tente!" Somente depois de a criança ter provado para si mesma, mediante fracasso, que seu pai estava com razão, é que ela está pronta a confiar no pai para então fazer a coisa certa. Essa é a lição que Israel terá de aprender no monte Sinai. Será que o povo pensa que pode fazer tudo que o Senhor exigir? Assim seja, os israelitas precisam ser levados a compreender quais são as Suas santas exigências.

O capítulo 12 de Hebreus faz referência a essa cena (vv. 18-29), ao demonstrar o contraste entre o “monte palpável" e o monte Sião, ao qual é , em noutras palavras, a graça, mediante a qual somos convidados a nos aproximar. Já não é mais Moisés quem nos faz a mediação no monte, mas sim Jesus, que é por nós no céu. "Por isso", conclui o escritor da epístola, "retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus de modo agradável, com reverência e santo temor". Este temor de desagradar ao Senhor não surge em nós a partir dos rígidos mandamentos, nem a partir de promessas precipitadas que tenhamos feito, e nem, como aqui, de uma solene manifestação do poder de Deus. É a resposta de nosso coração à Sua infinita graça demonstrada para conosco (Salmo 130:4).

Que DEUS abençoe a todos.

Êxodo 19:1-15

Êxodo 19:1-15

1 AO terceiro mês da saída dos filhos de Israel da terra do Egito, no mesmo dia chegaram ao deserto de Sinai,
2 Porque partiram de Refidim e entraram no deserto de Sinai, onde se acamparam. Israel, pois, ali se acampou em frente ao monte.
3 E subiu Moisés a Deus, e o Senhor o chamou do monte, dizendo: Assim falarás à casa de Jacó, e anunciarás aos filhos de Israel:
4 Vós tendes visto o que fiz aos egípcios, como vos levei sobre asas de águias, e vos trouxe a mim;
5 Agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz e guardardes a minha aliança, então sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos, porque toda a terra é minha.
6 E vós me sereis um reino sacerdotal e o povo santo. Estas são as palavras que falarás aos filhos de Israel.
7 E veio Moisés, e chamou os anciãos do povo, e expôs diante deles todas estas palavras, que o Senhor lhe tinha ordenado.
8 Então todo o povo respondeu a uma voz, e disse: Tudo o que o Senhor tem falado, faremos. E relatou Moisés ao Senhor as palavras do povo.
9 E disse o Senhor a Moisés: Eis que eu virei a ti numa nuvem espessa, para que o povo ouça, falando eu contigo, e para que também te creiam eternamente. Porque Moisés tinha anunciado as palavras do seu povo ao Senhor.
10 Disse também o Senhor a Moisés: Vai ao povo, e santifica-os hoje e amanhã, e lavem eles as suas roupas,
11 E estejam prontos para o terceiro dia; porquanto no terceiro dia o Senhor descerá diante dos olhos de todo o povo sobre o monte Sinai.
12 E marcarás limites ao povo em redor, dizendo: Guardai-vos, não subais ao monte, nem toqueis o seu termo; todo aquele que tocar o monte, certamente morrerá.
13 Nenhuma mão tocará nele; porque certamente será apedrejado ou asseteado; quer seja animal, quer seja homem, não viverá; soando a buzina longamente, então subirão ao monte.
14 Então Moisés desceu do monte ao povo, e santificou o povo; e lavaram as suas roupas.
15 E disse ao povo: Estai prontos ao terceiro dia; e não vos chegueis a mulher.


Êxodo 19:1-15
Depois do deserto de Sur (15:22), e de Sim (16:1), o povo chegou ao deserto do Sinai. Trazidos sobre asas de águia (símbolo do poder; v. 4), eles agora chegam ao lugar onde o Senhor irá expor Suas revelações e ensiná-los o caminho no qual deseja que eles O sirvam (10:26). No Egito, como já vimos, nenhuma adoração fora possível. Em contraste — assim que a redenção tiver sido consumada e Deus tiver separado os Seus —, Ele espera deles o culto de louvor. "Vós me sereis reino de sacerdotes e nação santa", declara Ele no versículo 6, "a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz", como é completado em 1 Pedro 2:9.

Neste capítulo começa uma nova seção do livro. Até este ponto temos considerado o que o Senhor fez em graça pelo Seu povo. A partir daqui, descobriremos o que Ele espera de Seu povo em troca. Deus sempre começa dando antes de pedir. Infelizmente, este pobre povo não conhece a si mesmo, apesar de Mara e Meribá. Eles reagem a fazendo uma insensata promessa, a qual Deus não lhes havia solicitado: "Tudo o que o Senhor falou faremos" (v. 8). Não demorará muito para sabermos se eles cumprirão ou não essa promessa.

Que DEUS abençoe a todos.