sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Lucas 4:6-7

E disse-lhe o diabo: Dar-te-ei a ti todo este poder e a sua glória… se tu me adorares, tudo será teu

(Lucas 4:6-7).

O DIABO É UM “BOBINHO”?
O versículo de hoje fala sobre o diabo. Os homens modernos geralmente riem, porque pensam que o diabo é uma figura imaginária da antiguidade ou, na melhor das hipóteses, um símbolo, uma personificação do mal, mas nunca um indivíduo com personalidade e características peculiares.

A Palavra de Deus, a Bíblia, fala o contrário disso. Ela apresenta o diabo como um ser moral. Ensina que ele é o grande adversário de Deus, que fará o possível para evitar que os humanos creiam em Deus.

Quando estava no mundo, glorificando ao Pai e conduzindo as pessoas a Deus, o próprio Senhor Jesus contemplou o diabo como um ser real. Este procurou evitar que o Senhor realizasse Sua obra ao tentar fazê-Lo desobedecer ao Pai. O diabo prometeu tudo o que o coração humano podia desejar. Mas nada poderia afastar o Senhor de Sua dependência de Seu Deus e Pai. Ele provou Sua perfeição e, por meio da Palavra de Deus, colocou o diabo para correr!

Que ninguém considere o diabo “um bobinho” e nem uma fantasia de ignorantes. Em nossa era, as pessoas estão particularmente inclinadas a aceitar tudo o que é oculto e demoníaco – isso, em uma sociedade dita cristã! As pessoas acham que o diabo é um conceito do passado, mas ele não é. Contudo, o Senhor Jesus Cristo concede a cada crente a Sua própria vitória. De fato, “graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo” (1 Coríntios 15:57).

Que DEUS abençoe a todos.

Isaías 35.3-4

7 de Janeiro

"Fortalecei as mãos frouxas, e firmai os joelhos vacilantes. Dizei aos desalentados de coração: Sede fortes, não temais. Eis o vosso Deus." (Isaías 35.3-4)

Esta é uma promessa bem concreta para aqueles que estão interiormente cansados: "Eis o vosso Deus"! Em geral, o cansaço físico é logo superado, ao passo que o cansaço interior muitas vezes é extremamente traiçoeiro. Lemos na Bíblia, em Jeremias: "Porque satisfiz à alma cansada, e saciei a toda alma desfalecida." Essa promessa pode se cumprir agora em nosso coração. Por que o afirmamos com tanta convicção? Porque Deus quer cumprir a Sua promessa. Sempre devemos ter em mente o que Deus quer e o que Ele não quer. Ele não somente quer dar descanso às almas cansadas, mas Ele realmente o faz! Não há limites para o poder do nosso Deus. Como nos diz claramente Isaías 40.28: "Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o Senhor, o Criador dos fins da terra, nem se cansa nem se fatiga? Não se pode esquadrinhar o seu entendimento." Aquele que tem comunhão com o Deus vivo por meio de Jesus Cristo está ligado a uma fonte de poder inesgotável.

Que DEUS abençoe a todos.

Josué 6:1-14

Josué 6:1-14

1 ORA Jericó estava rigorosamente fechada por causa dos filhos de Israel; ninguém saía nem entrava.
2 Então disse o Senhor a Josué: Olha, tenho dado na tua mão a Jericó, ao seu rei e aos seus homens valorosos.
3 Vós, pois, todos os homens de guerra, rodeareis a cidade, cercando-a uma vez; assim fareis por seis dias.
4 E sete sacerdotes levarão sete buzinas de chifres de carneiros adiante da arca, e no sétimo dia rodeareis a cidade sete vezes, e os sacerdotes tocarão as buzinas.
5 E será que, tocando-se prolongadamente a buzina de carneiro, ouvindo vós o seu sonido, todo o povo gritará com grande brado; e o muro da cidade cairá abaixo, e o povo subirá por ele, cada um em frente.
6 Então Josué, filho de Num, chamou aos sacerdotes e disse-lhes: Levai a arca da aliança; e sete sacerdotes levem sete buzinas de chifres de carneiros, adiante da arca do Senhor.
7 E disse ao povo: Passai e rodeai a cidade; e quem estiver armado, passe adiante da arca do Senhor.
8 E assim foi que, como Josué dissera ao povo, os sete sacerdotes, levando as sete buzinas de carneiros diante do Senhor, passaram e tocaram as buzinas; e a arca da aliança do Senhor os seguia.
9 E os homens armados iam adiante dos sacerdotes, que tocavam as buzinas; e a retaguarda seguia após a arca; andando e tocando as buzinas iam os sacerdotes.
10 Porém ao povo Josué tinha dado ordem, dizendo: Não gritareis, nem fareis ouvir a vossa voz, nem sairá palavra alguma da vossa boca até ao dia que eu vos diga: Gritai. Então gritareis.
11 E fez a arca do Senhor rodear a cidade, contornando-a uma vez; e entraram no arraial, e ali passaram a noite.
12 Depois Josué se levantou de madrugada, e os sacerdotes levaram a arca do Senhor.
13 E os sete sacerdotes, que levavam as sete buzinas de chifres de carneiros, adiante da arca do Senhor, iam andando, e tocavam as buzinas, e os homens armados iam adiante deles e a retaguarda seguia atrás da arca do Senhor; os sacerdotes iam andando e tocando as buzinas.
14 Assim rodearam outra vez a cidade no segundo dia e voltaram para o arraial; e assim fizeram seis dias.


Josué 6:1-14
Barrando o caminho do povo, estava a poderosa fortaleza de Jericó como uma formidável guarda vigiando a entrada de Canaã. Que obstáculo aterrador! Para nós, o que equivale a Jericó? Quando um novo convertido, que recentemente passou da morte para a vida, se prepara para colocar sua fé em prática, Satanás tenta aterrorizá-lo. Põe grandes dificuldades diante do bebê na fé: testemunhar para amigos escarnecedores, abandonar um hábito, confessar algo ou pedir perdão a alguém que foi ofendido. Em alguns países é ainda pior, pois os que são crentes têm de enfrentar uma perseguição real. Como lidar com essa inevitável reação do Inimigo? Permitindo que o Senhor dirija tudo à Sua maneira. Ele exige de nós completa confiança nEle, zelo (veja o quão cedo eles se levantaram), um testemunho claro ilustrado pelas sete trombetas, assim como perseverança! Sete dias e sete vezes no sétimo dia! A paciência tem de ter ação completa (Tiago 1:4). Finalmente, a condição principal: devemos estar conscientes da presença do Senhor conosco em nosso cotidiano. A arca que ficou como representante de Israel no Jordão está agora ao lado deles para lhes dar a vitória (v. 6).

Que DEUS abençoe a todos.

Atos 4:12

Quinta-feira 6 Janeiro

E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos

(Atos 4:12).

A MAIOR DESCOBERTA DE HENRY STANLEY
Você conhece a história de Henry Stanley, repórter do jornal “New York Herald”? A pedido do jornal, ele viajou para a África a fim de localizar o missionário e explorador David Livingstone (1813-1873). Após vários meses de intensa procura e uma jornada de milhares de quilômetros através de um território desconhecido, ele finalmente encontrou Livingstone no lago Tanganica.

O que mais impressionou Stanley foi a paz interior e a força espiritual do missionário. Mais tarde escreveu: “Fui para a África com muitos preconceitos em relação à fé cristã. Mas durante os meses passados com Livingstone, eu o ouvi e fiquei atordoado com aquele ancião que colocou em prática as palavras de Cristo: “Siga-me!” Quando observei a santidade, a bondade e o zelo dele, a justiça e a paz em qualquer situação, meus preconceitos para com o cristianismo gradualmente perderam a força. Eu posso afirmar que foi o exemplo vivo de Livingstone que me conduziu a Cristo.”

Portanto, Stanley não apenas encontrou Livingstone, mas encontrou também o próprio Cristo. Mas não é necessário viajar milhares de quilômetros para ter um encontro com o Senhor Jesus. Ele está mais próximo de nós que qualquer outra pessoa. Querido leitor e leitora, Ele conhece o seu íntimo, seu passado, seus medos e esperanças. Confie nEle, ore a Ele, fale com Ele que você obterá respostas. Ele está esperando por você, pois morreu na cruz para nos demonstrar Seu amor e remover todos os obstáculos que nos impediam de chegar a Deus.

Que DEUS abençoe a todos.

1 Tessalonicenses 4.16

6 de Janeiro

"Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus." (1 Tessalonicenses 4.16)

Há muito tempo clamamos ansiosos, como Igreja de Jesus, unidos no Espírito Santo: "Vem, sim, vem logo, Senhor Jesus", e nos perguntamos: "Senhor, por que Tu ainda esperas?" Permita-me, querido leitor, que lhe diga com grande convicção: o silêncio de Deus na história da salvação nos promete que muito mais depressa Ele aparecerá nas nuvens a fim de nos buscar. Tenha bom ânimo, pois, mesmo quando se cala, Deus está presente e ouve o nosso clamor. Ele espera até que a nossa fé esteja plenamente desenvolvida. Então você clamará e Ele lhe responderá: "Eis que estou aqui". Assim as nuvens escuras da tentação serão enxotadas pelo sol da graça transbordante de Jesus. Por isso insisto: não desista de buscar a Deus, caso você ainda não tenha obtido resposta de certas perguntas que o deixam ansioso. Agarre-se mais a Ele, e persista em esperar nEle, pois a esperança dos justos se transformará em alegria! Jesus responde ao nosso clamor! Sim, Jesus em breve virá!

Que DEUS abençoe a todos.

Josué 5:1-15

Josué 5:1-15

1 E SUCEDEU que, ouvindo todos os reis dos amorreus, que habitavam deste lado do Jordão, ao ocidente, e todos os reis dos cananeus, que estavam ao pé do mar, que o Senhor tinha secado as águas do Jordão, de diante dos filhos de Israel, até que passassem, desfaleceu-se-lhes o coração, e não houve mais ânimo neles, por causa dos filhos de Israel.
2 Naquele tempo disse o Senhor a Josué: Faze facas de pedra, e torna a circuncidar segunda vez aos filhos de Israel.
3 Então Josué fez para si facas de pedra, e circuncidou aos filhos de Israel no monte dos prepúcios.
4 E foi esta a causa por que Josué os circuncidou: todo o povo que tinha saído do Egito, os homens, todos os homens de guerra, já haviam morrido no deserto, pelo caminho, depois que saíram do Egito.
5 Porque todos os do povo que saíram estavam circuncidados, mas a nenhum dos que nasceram no deserto, pelo caminho, depois de terem saído do Egito, haviam circuncidado.
6 Porque quarenta anos andaram os filhos de Israel pelo deserto, até se acabar toda a nação, os homens de guerra, que saíram do Egito, e não obedeceram à voz do Senhor; aos quais o Senhor tinha jurado que lhes não havia de deixar ver a terra que o Senhor jurara a seus pais dar-nos; terra que mana leite e mel.
7 Porém em seu lugar pôs a seus filhos; a estes Josué circuncidou, porquanto estavam incircuncisos, porque os não circuncidaram no caminho.
8 E aconteceu que, acabando de circuncidar a toda a nação, ficaram no seu lugar no arraial, até que sararam.
9 Disse mais o Senhor a Josué: Hoje retirei de sobre vós o opróbrio do Egito; por isso o nome daquele lugar se chamou Gilgal, até ao dia de hoje.
10 Estando, pois, os filhos de Israel acampados em Gilgal, celebraram a páscoa no dia catorze do mês, à tarde, nas campinas de Jericó.
11 E, ao outro dia depois da páscoa, nesse mesmo dia, comeram, do fruto da terra, pães ázimos e espigas tostadas.
12 E cessou o maná no dia seguinte, depois que comeram do fruto da terra, e os filhos de Israel não tiveram mais maná; porém, no mesmo ano comeram dos frutos da terra de Canaã.
13 E sucedeu que, estando Josué perto de Jericó, levantou os seus olhos e olhou; e eis que se pôs em pé diante dele um homem que tinha na mão uma espada nua; e chegou-se Josué a ele, e disse-lhe: És tu dos nossos, ou dos nossos inimigos?
14 E disse ele: Não, mas venho agora como príncipe do exército do Senhor. Então Josué se prostrou com o seu rosto em terra e o adorou, e disse-lhe: Que diz meu senhor ao seu servo?
15 Então disse o príncipe do exército do Senhor a Josué: Descalça os sapatos de teus pés, porque o lugar em que estás é santo. E fez Josué assim.

Josué 5:1-15
Agora estamos na praia da ressurreição! O que descobrimos? Em primeiro lugar, descobrimos que, para nossa aflição, os inimigos externos reapareceram. Coragem! Eles são fracos (v. 1), já foram vencidos por Cristo na cruz (Colossenses 2:15). Nossa inimiga interna, a carne, também está presente. Mas eles todos não foram pronunciados mortos e enterrados nas profundezas do Jordão? Certamente! Aos olhos de Deus, é lá que eles estão. No entanto, temos de considerar a nós mesmos mortos para o pecado (Romanos 6:11), reconhecendo que o pecado não mais tem autoridade para nos dominar. A circuncisão representa esse julgamento com o qual temos de julgar cada manifestação da carne em nós. Quando isso é feito, descobrimos quais recursos e alegria nos esperam na “praia” dos lugares celestiais. Em primeiro lugar, a novidade da terra, que substituiu o maná, é uma figura do Cristo glorificado por meio do qual cada redimido é alimentado. Então vem a páscoa; ela foi celebrada sob as muralhas de Jericó. “Preparas-me uma mesa na presença dos meus adversários” (Salmo 23:5). Por fim, havia um Anjo prometido pelo Senhor (Êxodo 23:23). Ele também é uma figura de Jesus que está nos céus agindo em nosso favor e comandando nossas batalhas.

Que DEUS abençoe a todos.

Filipenses 1:20-21

Quarta-feira 5 Janeiro

Segundo a minha intensa expectação e esperança… Cristo será, tanto agora como sempre, engrandecido no meu corpo, seja pela vida, seja pela morte. Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho

(Filipenses 1:20-21).

O CENTRO
A verdadeira devoção cristã está personificada nessa breve sentença: “Para mim o viver é Cristo”. Paulo não diz “para mim o viver é trabalhar”, nem “para mim o viver é a moralidade, religião, ou benevolência”. Quem era tão devotado quanto o “grande trabalhador”? Quem era — usando a linguagem do dia-a-dia nosso — mais religioso, mais benevolente ou moral que Paulo? Ele fala de si que era “zeloso”, “hebreu de hebreus”. Não que ele não valorizasse tais coisas, porém ele amava Cristo infinitamente mais que tudo isso!

O principal objetivo de Satanás é manter Cristo fora de nosso coração. Satanás odeia Cristo e irá usar todo e qualquer meio para nos afastar dEle. Podem ser as mais vis paixões humanas, ou as aparentemente mais sublimes e boas virtudes, como a religião, a benevolência, altruísmo, e moralidade. Porém, nunca, jamais ajudará alguém a se tornar devotado a Cristo. O alvo primordial do diabo é ocupar o coração do homem com qualquer coisa que não Cristo. O segredo de todo serviço aceitável é ter como meta agradar a Deus, a fim de que o Senhor possa afirmar: “Isso foi feito para Mim” (Mateus 25:40).

E que privilégio maravilhoso fazer as mínimas ações para Cristo e tê-Lo sempre preenchendo o coração! O serviço cristão é apenas aquilo que é feito para Cristo, e não em nome de Cristo somente. Todos os pensamentos de Deus estão focados em Jesus – Seu propósito eterno é exaltar e glorificar o Nome de Seu Filho. O universo inteiro será chamado para ser reunido em torno do Centro: o Senhor Jesus. Mas isso acontecerá no futuro. Agora, hoje, o cristão é chamado a antecipar esse dia e fazer do Senhor Jesus sua total prioridade nas grandes e pequenas coisas.

Que DEUS abençoe a todos.

Mateus 15.23

5 de Janeiro

"Ele, porém, não lhe respondeu palavra." (Mateus 15.23)

Pelas Escrituras sabemos com que intensidade aquela mulher clamou ao Senhor por sua filha muito enferma e sofrida – e Jesus não lhe respondeu palavra alguma. Já nos encontramos há alguns dias no novo ano, mas o clamor em nossa alma ainda não silenciou, o clamor por ajuda palpável, concreta. Parece que o Senhor não responde de nenhuma maneira. Como seria bom você receber consolo exatamente através destas linhas, você que já espera há tanto tempo!

Por que o Senhor não atendeu imediatamente o pedido daquela mulher cananéia que tinha uma fé tão grande? Não parece duro ou incompreensível que: "Ele, porém, não lhe respondeu palavra"? Será que a sua oração não foi correta? O seu pedido não era urgente? Todas essas perguntas o próprio Jesus respondeu ao dizer: "" mulher, grande é a tua fé!" Mas, num primeiro momento, Ele não lhe respondeu palavra alguma. Este é o modo do Senhor agir. Depois de Seu silêncio, Ele nos deixa experimentar poderosamente Sua ajuda maravilhosa! O incompreensível silêncio do Senhor nos atinge grandemente em tempos de sofrimento. Por que Deus se cala? Por que Ele deseja que a nossa fé se firme cada vez mais! Mas não vai mais demorar muito o momento em que o Senhor deixará de se calar para você, respondendo como está escrito em Zacarias 1.13: "...com palavras boas, palavras consoladoras."

Que DEUS abençoe a todos.

Josué 4:9-24

Josué 4:9:24

9 Levantou Josué também doze pedras no meio do Jordão, no lugar onde estiveram parados os pés dos sacerdotes, que levavam a arca da aliança; e ali estão até ao dia de hoje.
10 Pararam, pois, os sacerdotes, que levavam a arca, no meio do Jordão, em pé, até que se cumpriu tudo quanto o Senhor mandara Josué dizer ao povo, conforme a tudo quanto Moisés tinha ordenado a Josué; e apressou-se o povo, e passou.
11 E sucedeu que, assim que todo o povo acabou de passar, então passou a arca do Senhor, e os sacerdotes, à vista do povo.
12 E passaram os filhos de Rúben, e os filhos de Gade, e a meia tribo de Manassés, armados na frente dos filhos de Israel, como Moisés lhes tinha falado;
13 Uns quarenta mil homens de guerra, armados, passaram diante do Senhor para batalha, às campinas de Jericó.
14 Naquele dia o Senhor engrandeceu a Josué diante dos olhos de todo o Israel; e temeram-no, como haviam temido a Moisés, todos os dias da sua vida.
15 Falou, pois, o Senhor a Josué, dizendo:
16 Dá ordem aos sacerdotes, que levam a arca do testemunho, que subam do Jordão.
17 E deu Josué ordem aos sacerdotes, dizendo: Subi do Jordão.
18 E aconteceu que, como os sacerdotes, que levavam a arca da aliança do Senhor, subiram do meio do Jordão, e as plantas dos pés dos sacerdotes se puseram em seco, as águas do Jordão se tornaram ao seu lugar, e corriam, como antes, sobre todas as suas ribanceiras.
19 Subiu, pois, o povo, do Jordão no dia dez do mês primeiro; e alojaram-se em Gilgal, do lado oriental de Jericó.
20 E as doze pedras, que tinham tomado do Jordão, levantou-as Josué em Gilgal.
21 E falou aos filhos de Israel, dizendo: Quando no futuro vossos filhos perguntarem a seus pais, dizendo: Que significam estas pedras?
22 Fareis saber a vossos filhos, dizendo: Israel passou em seco este Jordão.
23 Porque o Senhor vosso Deus fez secar as águas do Jordão diante de vós, até que passásseis, como o Senhor vosso Deus fez ao Mar Vermelho que fez secar perante nós, até que passássemos.
24 Para que todos os povos da terra conheçam a mão do Senhor, que é forte, para que temais ao Senhor vosso Deus todos os dias.

Josué 4:9-24
Conforme a ordem do Senhor, Josué retirou doze pedras do leito do rio. Ao mesmo tempo, ele amontoou outras doze pedras que as águas iriam cobrir (v. 9). “Que vos significam estas pedras?” (v. 6). O texto de Romanos 6:5 esclarece o significado delas. Aquelas pedras representam os crentes identificados com Cristo em Sua morte (no fundo do rio), bem como em Sua ressurreição (já em Canaã).

A unidade do povo também é expressa pelas doze pedras (doze tribos) que juntas formavam um único monumento. Não esqueçamos que esse ato poderoso foi realizado em favor de todos os redimidos, mesmo que eles não estejam cientes disso. O duplo memorial permanece como testemunha desse fato.

A cruz tornou disponível para mim três extraordinárias libertações, ilustradas pela páscoa, pelo Mar Vermelho e pelo Jordão. A páscoa ensina que sou liberto do julgamento de Deus. O Mar Vermelho prova que fui liberto dos meus inimigos eternos, Satanás e o mundo. Finalmente, o Jordão declara que tenho autoridade para me considerar morto para a carne, essa tirânica inimiga interna. As duas primeiras verdades são nossas quando nascemos de novo, a terceira corresponde ao que chamamos de santidade.

Que DEUS abençoe a todos.