quarta-feira, 22 de julho de 2009

Provérbios 13:18

23 de junlo

Espírito de Compaixão
Pobreza e afronta sobrevêm ao que rejeita a instrução, mas o que guarda a repreensão será honrado. Provérbios 13:18

Na parábola, o senhor intimou à sua presença o devedor malvado e disse-lhe: “Servo malvado, perdoei-te toda aquela dívida, porque me suplicaste. Não devias tu, igualmente, ter compaixão do teu companheiro, como eu também tive misericórdia de ti? E, indignado, o seu senhor o entregou aos atormentadores, até que pagasse tudo o que devia” (Mt 18:32-34). “Assim”, disse Jesus, “vos fará também Meu Pai celestial, se do coração não perdoardes, cada um a seu irmão, as suas ofensas” (v. 35). Aquele que recusa perdoar rejeita a única esperança de perdão.

Os ensinos dessa parábola não devem ser mal-empregados, porém. O perdão de Deus não nos diminui de modo algum nosso dever de obedecer-Lhe. Assim também o espírito de perdão para com nosso próximo não diminui o direito de justa obrigação. Na oração que Cristo ensinou aos discípulos, disse: “Perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores” (Mt 6:12).

Com isso não queria Ele dizer que para nos serem perdoados os pecados não devemos requerer de nossos devedores nossos justos direitos. Se não puderem pagar, embora isso seja o resultado de má administração, não devem ser lançados na prisão, oprimidos ou mesmo tratados severamente; todavia, a parábola tampouco nos ensina a animar a indolência. A Palavra de Deus declara: “Se alguém não quiser trabalhar, não coma também” (2Ts 3:10).

O Senhor não requer do trabalhador diligente que suporte outros na ociosidade. Para muitos, a causa de sua pobreza é um desperdício de tempo, uma falta de esforço. Se essas faltas não forem corrigidas por aqueles que com elas condescendem, tudo que se fizer em seu auxílio será como pôr riquezas em saco sem fundo. Todavia, há uma pobreza inevitável, e devemos manifestar ternura e compaixão para com os desafortunados. Devemos tratar os outros como quereríamos ser tratados sob circunstâncias idênticas (PJ, p. 247, 248).

Que DEUS abençoe a todos.

Apocalipse 1:3

23 Julho
Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo (Apocalipse 1:3).

APOCALIPSE – UM LIVRO CHEIO DE TERRORES?

Talvez você seja como aquele paciente em um leito de hospital que, quando um visitante cristão lhe perguntou se poderia ler uma passagem da Bíblia, respondeu: “Pode, eu não me importo, desde que não seja em Apocalipse. Esse livro me aterroriza.” Se alguém ainda não tem paz com Deus, essa atitude é compreensível. Apocalipse é um livro de julgamento: descreve o julgamento que virá sobre a terra depois que os salvos em Cristo tiverem sido levados para o céu. Será um futuro pavoroso, e isso nos compele a reconhecer a seriedade da vida e a procurarmos urgentemente a paz com Deus.

Deus ainda está tendo paciência. Ele ainda não tem intervindo com esses procedimentos proféticos apesar da maldade e injustiça do homem. Até que chegue o momento em que o julgamento colocará um fim nesse período de espera, Deus não cessa de atrair pessoas a Ele, a fim de que elas obtenham perdão e escapem de Sua ira. Mas os ponteiros de Seu relógio estão se movendo rapidamente.

Você é um dos que se sentem amedrontados com esse livro? É por isso que você se recusa a lê-lo? Mas não há escapatória! Simplesmente ignorar os sinais de perigo jamais irá remover o próprio perigo. Você tem de compreender que Deus o ama de maneira indescritível. O livro de Apocalipse fala sobre os julgamentos na terra, mas também nos fala do glorioso futuro dos redimidos no céu e do que Deus preparou para todos os que recebem Seu amor e crêem nEle. Abra esse livro e, à medida que for lendo, abra também seu coração para o amor do Pai.

Que DEUS abençoe a todos.

Isaías 53.3

23 de Julho

"Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens; homem de dores e que sabe o que é padecer; e como um de quem os homens escondem o rosto, era desprezado, e dele não fizemos caso." Isaías 53.3

Quando contemplamos a atuação de Jesus, vemos como Ele rejeitou decididamente o caminho do sucesso. Seus milagres foram grandes bênçãos na vida das pessoas, mas Ele insistia que não contassem o fato a outros para que a bênção não degenerasse em sucesso. Bênção é algo divino, sucesso é humano. A bênção permanece, o sucesso desaparece. Você teve sucesso no seu negócio, pôde juntar fortuna, construiu casas? E por que o seu coração é tão frio? Porque na verdade teve sucesso, mas não teve bênção. Teve sucesso nos seus esforços morais? É uma "pessoa correta" que não faz mal a ninguém? Então certamente você é uma pessoa bem vista pelos outros, mas não por Deus. Pois Sua Palavra diz: "...todas as nossas justiças [são] como trapo da imundícia." A nossa justiça desaparece como neve ao sol, mas a justiça que vale diante de Deus permanece eternamente. Você tem sucesso ou bênção? Sua justiça é seu piedoso "eu" diante de Deus, ou Jesus Cristo que verteu Seu sangue por você é sua justiça?

Que DEUS abençoe a todos

João 12.1-19

João 12.1-19

1 Seis dias antes da Páscoa, foi Jesus para Betânia, onde estava Lázaro, a quem ele ressuscitara dentre os mortos.
2 Deram-lhe, pois, ali, uma ceia; Marta servia, sendo Lázaro um dos que estavam com ele à mesa.
3 Então, Maria, tomando uma libra de bálsamo de nardo puro, mui precioso, ungiu os pés de Jesus e os enxugou com os seus cabelos; e encheu-se toda a casa com o perfume do bálsamo.
4 Mas Judas Iscariotes, um dos seus discípulos, o que estava para traí-lo, disse:
5 Por que não se vendeu este perfume por trezentos denários e não se deu aos pobres?
6 Isto disse ele, não porque tivesse cuidado dos pobres; mas porque era ladrão e, tendo a bolsa, tirava o que nela se lançava.
7 Jesus, entretanto, disse: Deixa -a! Que ela guarde isto para o dia em que me embalsamarem;
8 porque os pobres, sempre os tendes convosco, mas a mim nem sempre me tendes.
9 Soube numerosa multidão dos judeus que Jesus estava ali, e lá foram não só por causa dele, mas também para verem Lázaro, a quem ele ressuscitara dentre os mortos.
10 Mas os principais sacerdotes resolveram matar também Lázaro;
11 porque muitos dos judeus, por causa dele, voltavam crendo em Jesus.
12 No dia seguinte, a numerosa multidão que viera à festa, tendo ouvido que Jesus estava de caminho para Jerusalém,
13 tomou ramos de palmeiras e saiu ao seu encontro, clamando: Hosana! Bendito o que vem em nome do Senhor e que é Rei de Israel!
14 E Jesus, tendo conseguido um jumentinho, montou -o, segundo está escrito:
15 Não temas, filha de Sião, eis que o teu Rei aí vem, montado em um filho de jumenta.
16 Seus discípulos a princípio não compreenderam isto; quando, porém, Jesus foi glorificado, então, eles se lembraram de que estas coisas estavam escritas a respeito dele e também de que isso lhe fizeram.
17 Dava, pois, testemunho disto a multidão que estivera com ele, quando chamara a Lázaro do túmulo e o levantara dentre os mortos.
18 Por causa disso, também, a multidão lhe saiu ao encontro, pois ouviu que ele fizera este sinal.
19 De sorte que os fariseus disseram entre si: Vede que nada aproveitais! Eis aí vai o mundo após ele.


João 12:1-19

Os diferentes aspectos da adoração são representados na tocante cena descrita nos versículos 1-3. Vemos a presença do Senhor, a comunhão, o testemunho, o santo serviço e o louvor. Não se trata de uma festa em honra a Lázaro; o Senhor Jesus é o centro dessa festa: "Deram-Lhe, pois, ali, uma ceia". A única qualificação de Lázaro para estar à mesa com Ele é a de um homem morto que recebeu nova vida (o que é o caso de todos os redimidos). Não nos é comunicado o que esse homem diz ou faz; a sua presença ali é suficiente para mostrar o que o Senhor fez por ele. Marta serve; desta vez a sua atividade é perfeitamente adequada, em contraste com Lucas 10:40. Por fim, Maria, que derrama o "mui precioso" perfume, o qual toca o coração do Salvador e também enche toda a casa. Essa é uma figura da adoração que os redimidos gratamente expressam quando se reúnem. O descrente só tem menosprezo para com essa adoração - basicamente porque honra a outro deus: o dinheiro (v. 6).

O versículo 10 mostra como Lázaro é também objeto do ódio dos homens contra o Senhor Jesus.

Logo temos uma descrição da entrada triunfal do Rei de Israel em Sua cidade de Jerusalém. Porém a reputação que o precede é transitória, e se deve basicamente ao grande milagre que havia realizado.

Que DEUS abençoe a todos.

2 Samuel 14:25-33

2 Samuel 14:25-33

25 Não havia, porém, em todo o Israel homem tão belo e tão aprazível como Absalão; desde a planta do pé até à cabeça não havia nele defeito algum.
26 E, quando tosquiava a sua cabeça (e sucedia que no fim de cada ano a tosquiava, porquanto muito lhe pesava, e por isso a tosquiava), pesava o cabelo da sua cabeça duzentos siclos, segundo o peso real.
27 Também nasceram a Absalão três filhos e uma filha, cujo nome era Tamar; e esta era mulher formosa à vista.
28 Assim ficou Absalão dois anos inteiros em Jerusalém, e não viu a face do rei.
29 Mandou, pois, Absalão chamar a Joabe, para o enviar ao rei; porém não quis vir a ele; e enviou ainda segunda vez e, contudo, não quis vir.
30 Então disse aos seus servos: Vedes ali o pedaço de campo de Joabe pegado ao meu, e tem cevada nele; ide, e ponde-lhe fogo. E os servos de Absalão puseram fogo ao pedaço de campo.
31 Então Joabe se levantou, e veio a Absalão, em casa, e disse-lhe: Por que puseram os teus servos fogo ao pedaço de campo que é meu?
32 E disse Absalão a Joabe: Eis que enviei a ti, dizendo: Vem cá, para que te envie ao rei, a dizer-lhe: Para que vim de Gesur? Melhor me fora estar ainda lá. Agora, pois, veja eu a face do rei; e, se há ainda em mim alguma culpa, que me mate.
33 Então foi Joabe ao rei, e assim lho disse. Então chamou a Absalão, e ele se apresentou ao rei, e se inclinou sobre o seu rosto em terra diante do rei; e o rei beijou a Absalão.


2 Samuel 14:25-33

Corrupção e violência: esses são os títulos que poderiam ser dados aos capítulos 11, 12 e 13. Desde o começo de Gênesis, essas são as características do mundo. Não é diferente em nossos dias. Mas que terrível quando essas são as características da família de um homem de Deus. Davi abriu a porta para essas duas formas de mal ao adulterar com Bate-Seba e ordenar a morte de Urias. Agora elas surgiriam na própria casa do rei.

Amnom é assassinado. Pela intervenção de Joabe, Absalão, o assassino do irmão, retorna a Jerusalém. Mas não havia da parte dele nenhuma evidência de arrependimento. Astúcia, orgulho, ambição, ausência de temor de Deus e de afeto natural, tudo isso havia nesse homem e os fatos subseqüentes comporiam um quadro ainda mais tenebroso. Absalão é um homem cuja condição moral não correspondia à beleza física. Como um indivíduo tão desprezível poderia ser filho de um rei tão amado? Infelizmente era! Não herdamos a fé de nossos pais; precisamos adquiri-la por nós mesmos. A passagem de 2 Timóteo 3:1-5 comprova que pode haver muitos Absalãos nas famílias cristãs!



Que DEUS abençoe a todos.

Marcos 4.38

22 de Julho

"E Jesus estava na popa, dormindo sobre o travesseiro; eles o despertam e lhe dizem: Mestre, não te importa que pereçamos!" Marcos 4.38

Esta tempestade é uma ilustração clara da tempestade que ruge na vida de cada crente, entre o ouvir e o experimentar da Palavra de Deus. O caminho que leva da teoria à experiência da vitória se chama fé, também durante uma viagem turbulenta. Mas atente para o fato de a tormenta começar exatamente quando Jesus se encontra a bordo! Justamente por Ele estar a bordo é que vem esse tufão assustador. Mas, por outro lado, Ele é a garantia de que não vamos afundar! Existem vendavais negativos e positivos. Muitas vezes é a ira de Satanás que nos sacode por dentro e por fora; mas, outras vezes, eles provêm de Deus, que nos prova se permanecemos firmes nEle pela fé. Mas a tempestade que os discípulos experimentaram provocou uma situação perigosa, pois as ondas não só bateram contra o navio, mas também o inundaram: "...de modo que o mesmo já estava a encher-se de água." Já é uma grande provação quando as ondas começam a bramir ao redor de nós. Mas quando "o barco", a nossa alma, é alcançado, realmente estamos em apuros. Porém, nestas horas Jesus está bem perto de nós! Está escrito: "E Jesus estava na popa, dormindo sobre o travesseiro."

Que DEUS abençoe a todos.

Provérbio 6:6

22 Julho
Vai ter com a formiga, ó preguiçoso; olha para os seus caminhos e sê sábio (Provérbio 6:6).

FORMIGAS: UM EXEMPLO PARA NÓS
Uma colônia de formigas parece muito com um estado político. A comunidade é invejavelmente organizada. A vida das formigas é tão harmoniosa e altruísta que o trabalho e comportamento delas são um exemplo para a raça humana. Podemos aprender bastante com a maneira como as formigas vivem. Quão cuidadosamente constroem seu ninho e cuidam dos filhotes. Quão corajosamente defendem sua comunidade! Mas elas também enfrentam vilões: existem ladrões que roubam a ninhada para outras colônias, ou comunidades vizinhas que saqueiam sem qualquer inibição. Parasitas vivem à custa delas. Esses exemplos nos mostram o quanto elas são semelhantes aos seres humanos. Temos de nos lembrar, contudo, que a morfologia e o instinto fazem das formigas o que elas são e, portanto, não podem agir de modo diferente.

As pessoas são fundamentalmente diferentes dos animais. Além de nossas tendências naturais, temos uma mente e a habilidade de distinguir entre o bem e o mal. Somos responsáveis diante de nosso Criador. A Bíblia nos diz que iremos prestar contas a Ele pela maneira com que usamos os talentos e habilidades conferidos a nós. As formigas nos ensinam que não temos usado nossos talentos apropriadamente; nossa culpa, a qual simplesmente não podemos remover, tem se acumulado perante Deus.

É sábio reconhecê-la, admitir nossa condição e confessá-la a Deus. Então estaremos em posição de receber a oferta da graça divina em Jesus Cristo.

Que DEUS abençoe a todos.

1 Timóteo 6:10

22 de junho

Imitando Cristo
Porque o amor do dinheiro é raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com muitas dores. 1 Timóteo 6:10

Vi que o povo de Deus está em grande perigo. Muitos são moradores da Terra; seu interesse e afeições estão centralizados no mundo. Seu exemplo não é correto. O mundo é enganado pela conduta seguida por muitos que professam grandes e nobres verdades. Nossa responsabilidade é de acordo com a luz recebida e as graças e dons conferidos. Sobre os obreiros cujos talentos, meios, oportunidades e habilidades são os maiores, repousa pesadíssima responsabilidade. [...]

O irmão A me foi apresentado como representante de uma classe que está em semelhante posição. Esses nunca foram descuidosos com relação às menores vantagens seculares. Por diligente tato mercantil e bem-sucedidos investimentos, pela comercialização, não em dólares, mas em centavos e frações de centavos, acumularam propriedades. Mas, assim fazendo, suas faculdades se tornaram inconsistentes com o desenvolvimento do caráter cristão. Sua vida de modo algum representa a Cristo, pois amam o mundo e seus lucros mais do que a Deus ou a verdade. “Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele” (1Jo 2:15).

Todas as habilidades que os homens possuem pertencem a Deus. Conformidade e ligações mundanas são terminantemente proibidas em Sua Palavra. Quando o poder da transformadora graça de Deus é sentido no coração, ele impelirá o homem, até então um mundano, em todo o caminho da beneficência. Aquele que se determina a ajuntar tesouros no mundo, cai “em tentação, e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína. Porque o amor do dinheiro é a raiz de toda espécie de males [o fundamento de toda a avareza e mundanidade]; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com muitas dores” (1Tm 6:9, 10).

Jesus abriu a cada pessoa um caminho pelo qual a sabedoria, a graça e o poder podem ser alcançados. Ele é nosso exemplo em todas as coisas, e nada nos deve desviar a mente do principal objetivo na vida, que é ter a Cristo abrandando e subjugando o coração. Quando esse for o caso, cada membro da igreja, cada ensinador da verdade, será semelhante a Cristo no caráter, em palavras e ações (T5, p. 277, 278).

Que DEUS abençoe a todos.