quarta-feira, 22 de julho de 2009

2 Samuel 14:25-33

2 Samuel 14:25-33

25 Não havia, porém, em todo o Israel homem tão belo e tão aprazível como Absalão; desde a planta do pé até à cabeça não havia nele defeito algum.
26 E, quando tosquiava a sua cabeça (e sucedia que no fim de cada ano a tosquiava, porquanto muito lhe pesava, e por isso a tosquiava), pesava o cabelo da sua cabeça duzentos siclos, segundo o peso real.
27 Também nasceram a Absalão três filhos e uma filha, cujo nome era Tamar; e esta era mulher formosa à vista.
28 Assim ficou Absalão dois anos inteiros em Jerusalém, e não viu a face do rei.
29 Mandou, pois, Absalão chamar a Joabe, para o enviar ao rei; porém não quis vir a ele; e enviou ainda segunda vez e, contudo, não quis vir.
30 Então disse aos seus servos: Vedes ali o pedaço de campo de Joabe pegado ao meu, e tem cevada nele; ide, e ponde-lhe fogo. E os servos de Absalão puseram fogo ao pedaço de campo.
31 Então Joabe se levantou, e veio a Absalão, em casa, e disse-lhe: Por que puseram os teus servos fogo ao pedaço de campo que é meu?
32 E disse Absalão a Joabe: Eis que enviei a ti, dizendo: Vem cá, para que te envie ao rei, a dizer-lhe: Para que vim de Gesur? Melhor me fora estar ainda lá. Agora, pois, veja eu a face do rei; e, se há ainda em mim alguma culpa, que me mate.
33 Então foi Joabe ao rei, e assim lho disse. Então chamou a Absalão, e ele se apresentou ao rei, e se inclinou sobre o seu rosto em terra diante do rei; e o rei beijou a Absalão.


2 Samuel 14:25-33

Corrupção e violência: esses são os títulos que poderiam ser dados aos capítulos 11, 12 e 13. Desde o começo de Gênesis, essas são as características do mundo. Não é diferente em nossos dias. Mas que terrível quando essas são as características da família de um homem de Deus. Davi abriu a porta para essas duas formas de mal ao adulterar com Bate-Seba e ordenar a morte de Urias. Agora elas surgiriam na própria casa do rei.

Amnom é assassinado. Pela intervenção de Joabe, Absalão, o assassino do irmão, retorna a Jerusalém. Mas não havia da parte dele nenhuma evidência de arrependimento. Astúcia, orgulho, ambição, ausência de temor de Deus e de afeto natural, tudo isso havia nesse homem e os fatos subseqüentes comporiam um quadro ainda mais tenebroso. Absalão é um homem cuja condição moral não correspondia à beleza física. Como um indivíduo tão desprezível poderia ser filho de um rei tão amado? Infelizmente era! Não herdamos a fé de nossos pais; precisamos adquiri-la por nós mesmos. A passagem de 2 Timóteo 3:1-5 comprova que pode haver muitos Absalãos nas famílias cristãs!



Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário