quarta-feira, 22 de julho de 2009

Provérbio 6:6

22 Julho
Vai ter com a formiga, ó preguiçoso; olha para os seus caminhos e sê sábio (Provérbio 6:6).

FORMIGAS: UM EXEMPLO PARA NÓS
Uma colônia de formigas parece muito com um estado político. A comunidade é invejavelmente organizada. A vida das formigas é tão harmoniosa e altruísta que o trabalho e comportamento delas são um exemplo para a raça humana. Podemos aprender bastante com a maneira como as formigas vivem. Quão cuidadosamente constroem seu ninho e cuidam dos filhotes. Quão corajosamente defendem sua comunidade! Mas elas também enfrentam vilões: existem ladrões que roubam a ninhada para outras colônias, ou comunidades vizinhas que saqueiam sem qualquer inibição. Parasitas vivem à custa delas. Esses exemplos nos mostram o quanto elas são semelhantes aos seres humanos. Temos de nos lembrar, contudo, que a morfologia e o instinto fazem das formigas o que elas são e, portanto, não podem agir de modo diferente.

As pessoas são fundamentalmente diferentes dos animais. Além de nossas tendências naturais, temos uma mente e a habilidade de distinguir entre o bem e o mal. Somos responsáveis diante de nosso Criador. A Bíblia nos diz que iremos prestar contas a Ele pela maneira com que usamos os talentos e habilidades conferidos a nós. As formigas nos ensinam que não temos usado nossos talentos apropriadamente; nossa culpa, a qual simplesmente não podemos remover, tem se acumulado perante Deus.

É sábio reconhecê-la, admitir nossa condição e confessá-la a Deus. Então estaremos em posição de receber a oferta da graça divina em Jesus Cristo.

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário