sexta-feira, 5 de março de 2010

Números 32:23; João 1:29 e Apocalipse 1:7

Sexta-feira 5 Março

Eis que pecastes contra o Senhor; e sabei que o vosso pecado vos há de achar (Números 32:23).

Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo (João 1:29).

Eis que vem com as nuvens, e todo o olho o verá (Apocalipse 1:7).

Verdades que não podem ser ignoradas

A primeira palavra dos versículos acima nos mostra que Deus deseja chamar nossa atenção para certos fatos importantes. São verdades que não podemos ignorar sem sofrer as conseqüências. Vamos analisá-las.

Todos pecaram contra Deus. Poucas pessoas irão se recusar a admitir que erraram em algum momento da vida e são culpadas por algo que fizeram. Porém como é fácil menosprezar o assunto com a desculpa de que “todos são pecadores”. Generalizações não têm efeito para com Deus, que espera de nós uma admissão de culpa pessoal: “Eu pequei!” O “Deus de amor” que fecha os olhos para as “pequenas ofensas” e leva em consideração as “boas intenções”, como muitos imaginam, definitivamente não existe. A Bíblia mostra Deus como Aquele que nos julga de acordo com Seu imparcial senso de justiça. “Sabei que o vosso pecado vos há de achar.”

Jesus Cristo é o Salvador dos pecadores. Ele é o meio pelo qual podemos escapar do juízo divino. Como Cordeiro de Deus Ele sofreu o justo castigo do pecado. Cristo, o Único que não pecou, morreu na cruz do Calvário no lugar dos que pecaram. Isso se aplica a todos os que confessam diante dEle que são pecadores e O recebem como Salvador e Senhor.

Jesus Cristo voltará como Juiz. Esse é o significado do último versículo. Nesse dia então não haverá mais qualquer oportunidade para as pessoas O receberem como Salvador.

Agora só resta uma pergunta: diante de tais verdades, qual é a sua posição? Você já pertence ao grupo dos que crêem e têm um relacionamen­to íntimo com esse Senhor e Salvador ou ainda se esconde atrás de uma infinidade de desculpas?

Que DEUS abençoe a todos.

Hebreus 10.10

5 de Março

"Nessa vontade é que temos sido santificados, mediante a oferta do corpo de Jesus Cristo, uma vez por todas." (Hebreus 10.10)

O que é santificação? O mais profundo significado de santificação encontramos em Hebreus 13.12: "Por isso foi que também Jesus, para santificar o povo, pelo seu próprio sangue, sofreu fora da porta." E então segue a exortação para santificação: "Saiamos, pois, a ele, fora do arraial, levando o seu vitupério!" Jesus saiu para santificar. Nós precisamos sair até Ele para sermos santificados. A pergunta em primeiro lugar é essa: você está disposto a ser santificado, disposto a ser separado do mundo para ser só de Jesus? É desejo seu abandonar pessoas, propriedades e coisas a fim de ser totalmente unido a Jesus? O caminho da santificação é um caminho solitário, pois ele conduz para fora, ele nos separa para o Senhor. Esse caminho nos conduz até onde Jesus também esteve: não somente para perto da cruz, mas para a própria cruz. A santificação é vitalmente necessária, pois se não quisermos ir até onde Jesus foi quando se entregou totalmente, não chegaremos até onde Ele se encontra agora. Por isso a carta aos hebreus diz: "Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor." O tempo urge, a hora do encontro com Jesus nas nuvens se aproxima com grande rapidez. Tenhamos, pois, bem presente a séria exortação da Palavra que diz: "...porquanto Deus não nos chamou para a impureza, e, sim, em santificação."

Que DEUS abençoe a todos.

Hebreus 5:1-14

Hebreus 5.1-14

1 Porque todo sumo sacerdote, sendo tomado dentre os homens, é constituído nas coisas concernentes a Deus, a favor dos homens, para oferecer tanto dons como sacrifícios pelos pecados,
2 e é capaz de condoer-se dos ignorantes e dos que erram, pois também ele mesmo está rodeado de fraquezas.
3 E, por esta razão, deve oferecer sacrifícios pelos pecados, tanto do povo como de si mesmo.
4 Ninguém, pois, toma esta honra para si mesmo, senão quando chamado por Deus, como aconteceu com Arão.
5 Assim, também Cristo a si mesmo não se glorificou para se tornar sumo sacerdote, mas o glorificou aquele que lhe disse: Tu és meu Filho, eu hoje te gerei;
6 como em outro lugar também diz: Tu és sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque.
7 Ele, Jesus, nos dias da sua carne, tendo oferecido, com forte clamor e lágrimas, orações e súplicas a quem o podia livrar da morte e tendo sido ouvido por causa da sua piedade,
8 embora sendo Filho, aprendeu a obediência pelas coisas que sofreu
9 e, tendo sido aperfeiçoado, tornou-se o Autor da salvação eterna para todos os que lhe obedecem,
10 tendo sido nomeado por Deus sumo sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque.
11 A esse respeito temos muitas coisas que dizer e difíceis de explicar, porquanto vos tendes tornado tardios em ouvir.
12 Pois, com efeito, quando devíeis ser mestres, atendendo ao tempo decorrido, tendes, novamente, necessidade de alguém que vos ensine, de novo, quais são os princípios elementares dos oráculos de Deus; assim, vos tornastes como necessitados de leite e não de alimento sólido.
13 Ora, todo aquele que se alimenta de leite é inexperiente na palavra da justiça, porque é criança.
14 Mas o alimento sólido é para os adultos, para aqueles que, pela prática, têm as suas faculdades exercitadas para discernir não somente o bem, mas também o mal.


Hebreus 5:1-14

Que contraste há entre o santo Filho de Deus e o sacerdote escolhido entre os homens e forçado a ser tolerante por causa de suas próprias fraquezas. O versículo 8 expõe outra diferença. No que se refere a nós, precisamos aprender a obedecer porque somos essencialmente desobedientes. O Filho de Deus teve de aprender a obediência por uma razão completamente distinta. Como soberano Criador, Ele não estava sujeito a ninguém. Obedecer era uma experiência totalmente nova para Ele. E neste aspecto, Ele é o exemplo e o modelo de obediência "para todos os que lhe obedecem" (v. 9).

Em qualquer grupo, o líder investido da maior autoridade é aquele que primeiro executou, nas condições mais difíceis, as tarefas que delega posteriormente aos seus liderados. Aprendamos a obedecer na escola do Senhor Jesus. Mas que tipo de aprendizes nós somos? Será que a expressão do versículo 11, "tardios para ouvir", não se aplica a nós? A Palavra de Deus aqui não é, como no versículo 4, a espada que discerne os pensamentos do coração, mas, sim, o sólido alimento que fortalece os filhos de Deus e os capacita a reconhecer o bem e o mal por si mesmos. Tornar-se cada vez mais sensível ao que agrada e ao que não agrada ao Senhor é um grande avanço para qualquer cristão.

Que DEUS abençoe a todos

Gênesis 18:1-15

Gênesis 18:1-15

1 DEPOIS apareceu-lhe o Senhor nos carvalhais de Manre, estando ele assentado à porta da tenda, no calor do dia.
2 E levantou os seus olhos, e olhou, e eis três homens em pé junto a ele. E vendo-os, correu da porta da tenda ao seu encontro e inclinou-se à terra,
3 E disse: Meu Senhor, se agora tenho achado graça aos teus olhos, rogo-te que não passes de teu servo.
4 Que se traga já um pouco de água, e lavai os vossos pés, e recostai-vos debaixo desta árvore;
5 E trarei um bocado de pão, para que esforceis o vosso coração; depois passareis adiante, porquanto por isso chegastes até vosso servo. E disseram: Assim faze como disseste.
6 E Abraão apressou-se em ir ter com Sara à tenda, e disse-lhe: Amassa depressa três medidas de flor de farinha, e faze bolos.
7 E correu Abraão às vacas, e tomou uma vitela tenra e boa, e deu-a ao moço, que se apressou em prepará-la.
8 E tomou manteiga e leite, e a vitela que tinha preparado, e pôs tudo diante deles, e ele estava em pé junto a eles debaixo da árvore; e comeram.
9 E disseram-lhe: Onde está Sara, tua mulher? E ele disse: Ei-la aí na tenda.
10 E disse: Certamente tornarei a ti por este tempo da vida; e eis que Sara tua mulher terá um filho. E Sara escutava à porta da tenda, que estava atrás dele.
11 E eram Abraão e Sara já velhos, e adiantados em idade; já a Sara havia cessado o costume das mulheres.
12 Assim, pois, riu-se Sara consigo, dizendo: Terei ainda deleite depois de haver envelhecido, sendo também o meu senhor já velho?
13 E disse o Senhor a Abraão: Por que se riu Sara, dizendo: Na verdade darei eu à luz ainda, havendo já envelhecido?
14 Haveria coisa alguma difícil ao Senhor? Ao tempo determinado tornarei a ti por este tempo da vida, e Sara terá um filho.
15 E Sara negou, dizendo: Não me ri; porquanto temeu. E ele disse: Não digas isso, porque te riste.


Gênesis 18:1-15

Deus honra a Abraão chamando-lhe Seu amigo (2 Crônicas 20:7; Isaías 41:8; Tiago 2:23). E por ser Seu amigo, Deus o visita e lhe comunica Suas intenções com respeito ao próprio Abraão (vv. 9-15) e para com o mundo (vv. 20-21; veja João 15:15). O patriarca replica com confiança e desembaraço porém em profundo respeito. O estado de seu coração é revelado pelo modo ávido e jubiloso com que recebe seus hóspedes celestiais; ele conhece seu Deus e experimentou que o Senhor é bondoso (1 Pedro 2:3). O Novo Testamento menciona várias pessoas que tiveram o privilégio de receber o Senhor Jesus em suas casas: Levi, Marta e Zaqueu (Lucas 5:29; 10:38; 19:5). E isso nos ensina sob quais condições podemos desfrutar da mesma intimidade. Obediência à Palavra do Senhor é a chave para que o nosso coração seja aberto a Ele (João 14:23). Abraão não é apenas um exemplo de comunhão com Deus, mas também do exercício da hospitalidade. O cristão é chamado a praticá-la sem murmuração (1 Pedro 4:9; Romanos 12:13; Hebreus 13:2). Que boas novas trazem os visitantes para Abraão e Sara: o anuncio da chegada de seu muito esperado herdeiro! Mas Sara duvida e ri. Para nós esta é a oportunidade de ouvirmos uma magnífica certificação: “Acaso, para o Senhor há coisa demasiadamente difícil?” (v. 14).

Que DEUS abençoe a todos.