sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Mateus 5:37; João 11:27

Sexta-feira 18 Novembro

Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não.

Sim, Senhor, creio que tu és o Cristo, o Filho de Deus, que havia de vir ao mundo

(Mateus 5:37; João 11:27).

DIZER SIM
Existem diferentes maneiras de dizer “sim”. Posso fazer isso ao não me atrever a dizer “não”. Posso dizer “sim”, mas me esquecer imediatamente de minhas palavras e continuar como antes. Posso dizer “sim”, mas estabelecer condições.

Felizmente, posso dizer um “sim” genuíno, que mostra a minha confiança em meu interlocutor e me compromete inteiramente. Esse é o “sim” dos noivos diante do celebrante do casamento. Assim é também o “sim” da fé. O Senhor Jesus vem a mim e me pede: “Dá-me, filho meu, o teu coração” (Provérbios 23:26). Ele sabe muito bem o que me impede de dizer sim sem restrições: o amor próprio, o medo de ser diferente, o preço de sair do comodismo, etc. Ninguém pode me acompanhar até o final dessa decisão, a não ser Ele, porque me oferece o perdão de meus pecados.

Seguir ao Senhor Jesus é um ato de fé e o caminho até a liberdade. O verdadeiro “sim” jamais pode ser dito à força. Esse sim conduz a uma nova vida e a um novo relacionamento com Deus, por meio de Jesus Cristo. A cada passo do caminho da fé tenho de repetir o meu “sim” ao Senhor Jesus, obedecendo-Lhe em tudo. É um compromisso crescente. Quanto mais avanço, menos me custa essa declaração. Dizer “sim” é reconhecer meu passado e minha independência pecaminosa; é aceitar o presente com suas limitações e, por fim, é confiar cada vez mais em Jesus Cristo, agora e para sempre.

Que DEUS abençoe a todos.

Filipenses 3.20

18 de Novembro

"Pois nossa pátria está nos céus, de onde também aguardamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo." Filipenses 3.20

Paulo diz aqui: "...nossa pátria está nos céus", mencionando também o alvo dessa esperança: "...de onde também aguardamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo." O andar no espírito durante nossa vida aqui é o primeiro degrau para nosso arrebatamento: "...o qual transformará o nosso corpo de humilhação, para ser igual ao corpo da sua glória, segundo a eficácia do poder que ele tem de até subordinar a si todas as cousas." Como sabemos, o Senhor Jesus, com Sua ascensão ao céu já nos levou consigo. Nenhum dos comprados com Seu sangue fica para trás, pois somos membros do Seu corpo, sim, nós formamos o corpo de Jesus Cristo. Por isso está escrito que "quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então vós também sereis manifestados com ele, em glória." Este acontecimento da transformação e arrebatamento está muito próximo! Se sua ligação com o Senhor é instável ou até está interrompida, aproxime-se agora de Jesus para obter purificação no Seu sangue e para ter condições de seguir ao Seu encontro com grande alegria quando Ele voltar.

Que DEUS abençoe a todos.

Salmo 63:8; Gálatas 2:20

Quinta-feira 17 Novembro

A minha alma te segue de perto.

O Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim

(Salmo 63:8; Gálatas 2:20).

AGARRADO
Por causa dos terremotos na Turquia em 1999, algumas pessoas ficaram soterradas nos escombros de suas casas. Após vários dias foram resgatadas sãs e salvas. Entre elas estava um menino de cinco anos de idade que foi resgatado depois de oito dias. Extenuado e sedento, se agarrou ao seu salvador e não queria soltá-lo por nada, pois não confiava em mais ninguém.

Podemos comparar esse fato ao relacionamento do cristão com seu Salvador, Jesus Cristo. Cristo veio nos buscar em um mundo arrasado pelo pecado. Ele deixou a glória e assumiu a forma humana. Sofreu na cruz e aceitou morrer por seres cruéis para livrá-los da morte eterna.

Como podemos agradecer o nosso Salvador? Agarrando-nos a Ele e o amando acima de tudo. Entre os primeiros cristãos, um servo de Deus chamado Barnabé exortava os irmãos a “que permanecessem no Senhor, com propósito de coração” (Atos 11:23).

Maria Madalena é um belo exemplo disso. O Senhor havia expulsado sete demônios dela. Quando Ele morreu, ela O procurou, e ao não achar o corpo do Senhor Jesus na tumba, ficou desolada. Madalena necessitava de seu Salvador; não podia viver sem Ele.

Cristãos, agarremo-nos ao nosso precioso Salvador. Abra mão de tudo o que lhe impede de se apegar com amor Àquele que Se entregou por você.

Que DEUS abençoe a todos.

João 15.4

17 de Novembro

"...Permanecei em mim, e eu permanecerei em vós." João 15.4

Aqui o Senhor fala da nossa imprescindível e vital ligação com Ele. Cristo em mim, esta é a garantia da vitória sobre minha carne e sangue. Eu em Cristo, esta é a realização da vitória de Jesus em mim, ou seja, sobre todos os poderes das trevas ao meu redor.

Se essa ligação com Jesus for uma realidade em sua vida, o inimigo tentará por todos os meios impedir e interromper esse maravilhoso intercâmbio com o Senhor. Por isso, você deve cultivar cada vez mais essa abençoada troca: Cristo em você e você em Cristo; o amor dEle é o seu amor; o poder de Jesus é o seu poder; a vitória dEle é a sua vitória; a paciência dEle é a sua paciência. Salientemos mais uma vez claramente que o inimigo tenta, com toda a força, interromper essa maravilhosa comunhão. E muitos filhos de Deus desprevenidos sucumbem aos ataques astutos do inimigo. Não é em vão que Pedro adverte: "Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar; resisti-lhe firmes na fé..." Se, pela fé, não resistirmos com firmeza às suas tentações, se pecarmos em pensamentos, palavras e ações, surgirão transtornos nessa circulação espiritual. Mas Jesus deseja muito que permaneçamos nEle!

Que DEUS abençoe a todos.

Colossenses 1:13; Efésios 5:8

Quarta-feira 16 Novembro

O qual [O Pai] nos tirou da potestade das trevas, e nos transportou para o reino do Filho do seu amor.

Porque noutro tempo éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor; andai como filhos da luz

(Colossenses 1:13; Efésios 5:8).

O REINO DAS TREVAS E O REINO DA LUZ
Cada país moderno tem sua própria constituição, o texto fundamental que organiza a vida política. Na esfera espiritual há somente dois reinos: o das trevas e o da luz. E cada um deles também tem sua própria constituição, por assim dizer.

No reino das trevas, a constituição pode ser resumida assim: “Cada um é livre para fazer o que quiser”. Essa regra encontra eco no coração humano. É chamada de liberdade individual. Mas para onde conduz uma atitude assim? Olhe ao seu redor e verá que todo tipo de miséria, crimes, violência e egoísmo estão enraizados nessa base.

O reino da luz é o oposto, pois é onde Deus reina. Sua lei fundamental é: Jesus Cristo tem todo o poder e cada um tem de se submeter à vontade dEle, obedecendo em tudo. Essa lei entra em choque com a tendência natural do homem à desobediência e à independência.

Então surge a pergunta: Que constituição dirige a sua vida prática? A que reino você pertence? Como você vive de fato?

Que DEUS abençoe a todos.

2 Coríntios 7.4

16 de Novembro

"...Sinto-me grandemente confortado e transbordante de júbilo em toda a nossa tribulação." 2 Coríntios 7.4

Essa inabalável alegria não se baseia em algo passageiro, mas no eterno amor de Deus, que não pode ser mudado por nada, e que nos exalta em Cristo: "...e juntamente com ele nos ressuscitou e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus." Quão grandemente somos exaltados!

Por mais terríveis ou monótonas que sejam nossas experiências de vida, elas não podem afetar o amor de Deus em Jesus Cristo, se estivermos nEle e permanecermos nEle. Pois o Senhor diz de nossa existência terrena: "...e eu permanecerei em vós." Nosso Senhor Jesus está à direita da majestade no céu e, ao mesmo tempo, se você O deixou entrar em seu coração, Ele mora em você através do Espírito Santo. Que maravilha pela graça de Jesus! Segundo as palavras de Paulo, Cristo está em nós para que possamos compreender com todos os santos "qual é a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade, e conhecer o amor de Cristo..." Quatro dimensões do amor de Deus! Quão grandemente somos exaltados, nós, filhos de Deus! Você está ressuscitado com Ele, e colocado nos lugares celestiais – uma altura infinita! Agora podemos ter uma idéia do que significa estar nos lugares celestiais durante a nossa vida terrena!

Qua DEUS abençoe a todos.

Marcos 6:30-31

Terça-feira 15 Novembro

E os apóstolos ajuntaram-se a Jesus, e contaram-lhe tudo, tanto o que tinham feito como o que tinham ensinado. E ele disse-lhes: Vinde vós, aqui à parte, a um lugar deserto, e repousai um pouco. Porque havia muitos que iam e vinham, e não tinham tempo para comer

(Marcos 6:30-31).

COMO ÁRVORE NO INVERNO
Nos países em que o inverno é caracterizado por temperaturas baixas, a vegetação atravessa um período de descanso antes da acelerada reativação do crescimento primaveril. É uma época de tranqüila preparação para enfrentar as exigências de uma nova etapa de desenvolvimento. As células cansadas são reconstruídas e os tecidos desgastados, renovados; tudo isso aguardando pelo impetuoso despertar da primavera.

O mesmo princípio se aplica à vida do cristão no plano espiritual, mental e emocional. Muitos cristãos pensam que para ser eficaz é necessário estar sempre em atividade. Quase sempre Deus se vê obrigado a nos impor um tempo de descanso forçado. Uma doença, problemas inesperados, circunstâncias difíceis caem sobre nós como neve. Então nos vemos obrigados a cessar todas as atividades.

Por que isso está acontecendo comigo? Qual é o objetivo de tanto sofrimento? Por que não poso continuar trabalhando para Deus? Esses são pensamentos que nos fazemos com freqüência. A resposta nem sempre será conhecida. É aqui onde entra em cena a obediência, o amor e a fé. “Como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel” (Jeremias 18:6).

Que DEUS abençoe a todos.

1 Tessalonicenses 1.2

15 de Novembro

"Damos sempre graças a Deus por todos vós, mencionando-vos em nossas orações." 1 Tessalonicenses 1.2

Eu sei que muitos crentes desperdiçam seu poder de oração contando ao Senhor como é pesado para eles lidar com essa ou aquela pessoa, e acabam enumerando todos os males diante do Senhor. Mas quando se aprende a conhecer o Senhor no louvor, surge a gratidão por todos os irmãos. Paulo escreve aos filipenses: "Dou graças ao meu Deus por tudo que recordo de vós." Os filipenses eram bons cristãos, bem orientados e fiéis, que apoiavam Paulo. Por isso você poderia dizer que era fácil para Paulo agradecer por eles, segundo o princípio: "Se você for bom para mim, eu serei bom para você." Mas Paulo também agradeceu por irmãos difíceis e indesejáveis. Vemos isso na primeira carta aos coríntios. Os coríntios haviam crescido muito pouco na sua vida de fé. Paulo teve muito trabalho com eles e teve de admoestá-los seriamente. Mas ele começou a dar graças pelos coríntios. Porém, o que havia na vida dos coríntios que merecia agradecimento diante do Senhor? Pois havia muita contenda, disputa, inveja e difamação na igreja de Corinto, e a mesma até havia atacado a Paulo. Então que razões havia para dar graças? "...A propósito da sua graça (de Deus)." Mesmo no crente mais problemático ainda se encontra o melhor: a graça de Deus.

Que DEUS abençoe a todos.