terça-feira, 1 de junho de 2010

Salmo 70:4

Terça-feira 1 Junho

Folguem e alegrem-se em ti todos os que te buscam; e aqueles que amam a tua salvação digam continuamente: Engrandecido seja Deus (Salmo 70:4).

Alegria perpétua

Como é bom relembrar tempos em que fomos realmente felizes! Precisamos de tais momentos, pois eles nos fortalecem e nos capacitam a enfrentar as demandas do cotidiano. Há tantos problemas e situações depressivas que é compreensível que tentemos compensar isso com a maior quantidade de alegria possível. Essa é uma reação normal. No entanto, existe sempre o perigo dessa busca por alegria se tornar vazia, um círculo sem fim de prazeres fúteis. E ainda que tal estilo de vida seja perigoso, não durará para sempre, pois “até no riso o coração sente dor e o fim da alegria é tristeza” (Provérbios 14:13). Por esse motivo, o sábio rei Salomão perguntou acerca da alegria: “De que serve esta?” (Eclesiastes 2:2).

A melhor maneira de encontrar a felicidade está expressa no versículo de hoje: “Folguem e alegrem-se em ti todos os que te buscam”. A intenção declarada de Deus é que nós, Suas criaturas, sejamos alegres e que a fonte desse contentamento seja Ele mesmo. Mas isso só é possível para quem tem um relacionamento com Deus, que já confessaram sua culpa diante dEle e experimentaram o perdão e a salvação oferecidos pelo Senhor Jesus. Esses podem afirmar com toda convicção: “Engrandecido seja Deus”.

Estar em comunhão com Deus nos torna alegres, incessante­mente alegres. Essa é a melhor maneira de fortalecer nossa alma. E mesmo nos dias mais tenebrosos, os que têm a vida de Deus dentro de si são capazes de se alegrar, de ter prazer em viver, de estarem contentes nas mais adversas situações, pois a força do cristão está em Deus, cujo reino “não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo” (Romanos 14:17).

Que DEUS abençoe a todos.

Mateus 5:17-30

Mateus 5.17-30

17 Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas; não vim para revogar, vim para cumprir.
18 Porque em verdade vos digo: até que o céu e a terra passem, nem um i ou um til jamais passará da Lei, até que tudo se cumpra.
19 Aquele, pois, que violar um destes mandamentos, posto que dos menores, e assim ensinar aos homens, será considerado mínimo no reino dos céus; aquele, porém, que os observar e ensinar, esse será considerado grande no reino dos céus.
20 Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder em muito a dos escribas e fariseus, jamais entrareis no reino dos céus.
21 Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás; e: Quem matar estará sujeito a julgamento.
22 Eu, porém, vos digo que todo aquele que sem motivo se irar contra seu irmão estará sujeito a julgamento; e quem proferir um insulto a seu irmão estará sujeito a julgamento do tribunal; e quem lhe chamar: Tolo, estará sujeito ao inferno de fogo.
23 Se, pois, ao trazeres ao altar a tua oferta, ali te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti,
24 deixa perante o altar a tua oferta, vai primeiro reconciliar-te com teu irmão; e, então, voltando, faze a tua oferta.
25 Entra em acordo sem demora com o teu adversário, enquanto estás com ele a caminho, para que o adversário não te entregue ao juiz, o juiz, ao oficial de justiça, e sejas recolhido à prisão.
26 Em verdade te digo que não sairás dali, enquanto não pagares o último centavo.
27 Ouvistes que foi dito: Não adulterarás.
28 Eu, porém, vos digo: qualquer que olhar para uma mulher com intenção impura, no coração, já adulterou com ela.
29 Se o teu olho direito te faz tropeçar, arranca -o e lança -o de ti; pois te convém que se perca um dos teus membros, e não seja todo o teu corpo lançado no inferno.
30 E, se a tua mão direita te faz tropeçar, corta -a e lança -a de ti; pois te convém que se perca um dos teus membros, e não vá todo o teu corpo para o inferno.


Mateus 5:17-30

Não se podem ler esses versículos sem que haja um sentimento de apreensão. O Senhor não somente declara que não veio para revogar a terrível lei de Deus que condenava a todos, como também formula uma interpretação muito mais severa para perfazer a vontade divina. Até então, um judeu piedoso talvez pensasse "merecer" a vida eterna se tivesse guardado (mais ou menos) a lei desde a sua juventude (ver Marcos 10:20). Agora, as palavras de Jesus não permitem essa ilusão. Se tais são as exigências da santidade de Deus, quem, pois, pode ser salvo? Sim, neste Homem incomparável estava a plena medida da justiça divina. Porém, a mesma Pessoa que veio para torná-la conhecida veio também para cumpri-la em nosso lugar (v. 17; Salmo 40:8-10).

O antigo judaísmo não se preocupava com a opinião de Deus sobre a ira ou os pensamentos impuros. Apenas seus frutos eram condenados: o homicídio e o adultério. Os mandamentos do Senhor, pelo contrário, vão à fonte desses atos merecedores de punição e nos fazem reconhecer que o nosso coração também é capaz de semelhantes coisas (cap. 15:19). É necessário, pois, entender o quanto necessitamos da graça de Deus antes de fazermos uso dela.

Que DEUS abençoe a todos.

Mateus 5:1-16

Mateus 5.1-16

1 Vendo Jesus as multidões, subiu ao monte, e, como se assentasse, aproximaram-se os seus discípulos;
2 e ele passou a ensiná-los, dizendo:
3 Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus.
4 Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados.
5 Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra.
6 Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão fartos.
7 Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia.
8 Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus.
9 Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus.
10 Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus.
11 Bem-aventurados sois quando, por minha causa, vos injuriarem, e vos perseguirem, e, mentindo, disserem todo mal contra vós.
12 Regozijai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; pois assim perseguiram aos profetas que viveram antes de vós.
13 Vós sois o sal da terra; ora, se o sal vier a ser insípido, como lhe restaurar o sabor? Para nada mais presta senão para, lançado fora, ser pisado pelos homens.
14 Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte;
15 nem se acende uma candeia para colocá-la debaixo do alqueire, mas no velador, e alumia a todos os que se encontram na casa.
16 Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.

Mateus 5:1-16

Seguir a Jesus implica, primeiramente, em obedecer-Lhe (João 12:26). Assim sendo, podemos manifestar as mesmas características que Ele. O Senhor Jesus mostra essas características a seus discípulos, e a todos os que querem segui-LO, no incomparável Sermão do Monte. Bem-aventurados os que têm uma fé simples e não se apóiam em seu próprio entendimento; bem-aventurados os que se afligem pela maldade do mundo sem, contudo, parar de praticar o bem e demonstrar misericórdia; bem-aventurados os que, por causa do nome do Senhor, suportam as injustiças e perseguições... Note que esse não é o tipo de felicidade que os homens procuram - muito pelo contrário. Mas, para os crentes, a felicidade e a bem-aventurança são ter a aprovação do Senhor; sendo que as alegrias do Reino ainda lhes estão reservadas.

Os versículos 13 e 14 tratam da condição atual dos crentes. Guardando-se do mal, o cristão atua nessa Terra como "sal", que preserva da corrupção; tem sabor, e deve conferi-lo (ver Jó 6:6). Ele é também "luz", com a responsabilidade de fazer resplandecer as virtudes de Deus a todos os homens, principalmente "os que se encontram na casa": sua família, mas também os que estão na Igreja, a casa de Deus.

Que DEUS abençoe a todos.

Êxodo 17:8-16

Êxodo 17:8-16

8 Então veio Amaleque, e pelejou contra Israel em Refidim.
9 Por isso disse Moisés a Josué: Escolhe-nos homens, e sai, peleja contra Amaleque; amanhã eu estarei sobre o cume do outeiro, e a vara de Deus estará na minha mão.
10 E fez Josué como Moisés lhe dissera, pelejando contra Amaleque; mas Moisés, Arão, e Hur subiram ao cume do outeiro.
11 E acontecia que, quando Moisés levantava a sua mão, Israel prevalecia; mas quando ele abaixava a sua mão, Amaleque prevalecia.
12 Porém as mãos de Moisés eram pesadas, por isso tomaram uma pedra, e a puseram debaixo dele, para assentar-se sobre ela; e Arão e Hur sustentaram as suas mãos, um de um lado e o outro do outro; assim ficaram as suas mãos firmes até que o sol se pôs.
13 E assim Josué desfez a Amaleque e a seu povo, ao fio da espada.
14 Então disse o Senhor a Moisés: Escreve isto para memória num livro, e relata-o aos ouvidos de Josué; que eu totalmente hei de riscar a memória de Amaleque de debaixo dos céus.
15 E Moisés edificou um altar, ao qual chamou: o Senhor é minha bandeira.
16 E disse: Porquanto jurou o Senhor, haverá guerra do Senhor contra Amaleque de geração em geração.


Êxodo 17:8-16
Tendo a fome e a sede saciadas, eis aqui o povo preparado pelo Senhor para uma nova experiência: a batalha contra Amaleque. Depois de terem sido "fortalecidos no Senhor e na força do seu poder" é que os crentes são capazes de enfrentar corajosamente seus inimigos (Efésios 6:10-13). No Mar Vermelho, o Senhor lutou pelos Seus e estes deviam se aquietar. A cruz era uma batalha só do Senhor. Não poderíamos fazer nada para a nossa salvação. Mas, depois da conversão, a luta começa imediatamente (Gálatas 5:17). Como um poderoso exército, todos os nossos antigos erros voltam para nos atormentar, para guerrear contra nós (1 Pedro 2:11). Não podemos contar mais com o Senhor para todas as coisas? Na verdade podemos! Na cruz Ele lutou por nós, assumiu o nosso lugar; agora Ele luta conosco — Ele é o verdadeiro Josué. Contudo, é no alto da montanha que a vitória é decidida. Cristo, o verdadeiro Moisés e o verdadeiro Arão, está no céu intercedendo pelos Seus. E Suas mãos nunca se cansam (Romanos 8:34 e 37; Hebreus 7:25). O resultado da batalha não depende da força dos combatentes, mas da fé deles e das orações do Senhor Jesus.

Nesta história, Josué nos ensina a lutar e Moisés nos ensinar a orar (Salmo 144:1-2).

Que DEUS abençoe a todos.

Êxodo 16:32-36 — 17:1-7

Êxodo 16:32-36

32 E disse Moisés: Esta é a palavra que o Senhor tem mandado: Encherás um ômer dele e guardá-lo-ás para as vossas gerações, para que vejam o pão que vos tenho dado a comer neste deserto, quando eu vos tirei da terra do Egito.
33 Disse também Moisés a Arão: Toma um vaso, e põe nele um ômer cheio de maná, e coloca-o diante do Senhor, para guardá-lo para as vossas gerações.
34 Como o Senhor tinha ordenado a Moisés, assim Arão o pôs diante do Testemunho, para ser guardado.
35 E comeram os filhos de Israel maná quarenta anos, até que entraram em terra habitada; comeram maná até que chegaram aos termos da terra de Canaã.
36 E um ômer é a décima parte do efa.


Êxodo 17:1-7

1 DEPOIS toda a congregação dos filhos de Israel partiu do deserto de Sim pelas suas jornadas, segundo o mandamento do Senhor, e acampou em Refidim; não havia ali água para o povo beber.
2 Então contendeu o povo com Moisés, e disse: Dá-nos água para beber. E Moisés lhes disse: Por que contendeis comigo? Por que tentais ao Senhor?
3 Tendo pois ali o povo sede de água, o povo murmurou contra Moisés, e disse: Por que nos fizeste subir do Egito, para nos matares de sede, a nós e aos nossos filhos, e ao nosso gado?
4 E clamou Moisés ao Senhor, dizendo: Que farei a este povo? Daqui a pouco me apedrejará.
5 Então disse o Senhor a Moisés: Passa diante do povo, e toma contigo alguns dos anciãos de Israel; e toma na tua mão a tua vara, com que feriste o rio, e vai.
6 Eis que eu estarei ali diante de ti sobre a rocha, em Horebe, e tu ferirás a rocha, e dela sairão águas e o povo beberá. E Moisés assim o fez, diante dos olhos dos anciãos de Israel.
7 E chamou aquele lugar Massá e Meribá, por causa da contenda dos filhos de Israel, e porque tentaram ao Senhor, dizendo: Está o Senhor no meio de nós, ou não?


Êxodo 16:32-36 — 17:1-7
"Toma um vaso, mete nele um gômer cheio de maná…" (v. 33). Era a porção de Deus. "O maná escondido, Cristo vindo do céu e feito homem, ressurreto e exaltado no céu com um corpo glorificado, isto pertencia aos deleites de Deus" (H.Rossier) — deleites que Ele compartilha com os vencedores (Apocalipse 2:17).

Depois da fome, é a sede que se torna o motivo de murmuração deste povo miserável. E agora? A graça de Deus serviu-se disso uma vez mais para nos revelar um mistério valioso, cuja explanação se encontra em 1 Coríntios 10:4: "Beberam da mesma fonte espiritual; porque bebiam de uma pedra espiritual que os seguia. E a pedra era Cristo" (veja também João 7:37-39). Mas, para que saísse água da rocha (a vida do Espírito), era necessário que a rocha fosse ferida, do mesmo modo que Cristo fora ferido na cruz pelas mãos do próprio Deus. Entretanto, observemos: Foi o pecado do povo, suas murmurações e rebeliões, que fez com que a rocha fosse ferida. "Por causa da transgressão do meu povo, foi ele ferido", disse o profeta a respeito de Cristo (Isaías 53:8). E assim, enquanto o maná é uma figura de Cristo vindo do céu, a rocha ferida nos fala de Cristo crucificado, e a água viva representa o Espírito Santo, o poder da nova vida que o ressurreto e vivo Salvador dá a todos os que nEle crêem.

Que DEUS abençoe a todos.