terça-feira, 1 de junho de 2010

Mateus 5:1-16

Mateus 5.1-16

1 Vendo Jesus as multidões, subiu ao monte, e, como se assentasse, aproximaram-se os seus discípulos;
2 e ele passou a ensiná-los, dizendo:
3 Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus.
4 Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados.
5 Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra.
6 Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão fartos.
7 Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia.
8 Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus.
9 Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus.
10 Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus.
11 Bem-aventurados sois quando, por minha causa, vos injuriarem, e vos perseguirem, e, mentindo, disserem todo mal contra vós.
12 Regozijai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; pois assim perseguiram aos profetas que viveram antes de vós.
13 Vós sois o sal da terra; ora, se o sal vier a ser insípido, como lhe restaurar o sabor? Para nada mais presta senão para, lançado fora, ser pisado pelos homens.
14 Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte;
15 nem se acende uma candeia para colocá-la debaixo do alqueire, mas no velador, e alumia a todos os que se encontram na casa.
16 Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.

Mateus 5:1-16

Seguir a Jesus implica, primeiramente, em obedecer-Lhe (João 12:26). Assim sendo, podemos manifestar as mesmas características que Ele. O Senhor Jesus mostra essas características a seus discípulos, e a todos os que querem segui-LO, no incomparável Sermão do Monte. Bem-aventurados os que têm uma fé simples e não se apóiam em seu próprio entendimento; bem-aventurados os que se afligem pela maldade do mundo sem, contudo, parar de praticar o bem e demonstrar misericórdia; bem-aventurados os que, por causa do nome do Senhor, suportam as injustiças e perseguições... Note que esse não é o tipo de felicidade que os homens procuram - muito pelo contrário. Mas, para os crentes, a felicidade e a bem-aventurança são ter a aprovação do Senhor; sendo que as alegrias do Reino ainda lhes estão reservadas.

Os versículos 13 e 14 tratam da condição atual dos crentes. Guardando-se do mal, o cristão atua nessa Terra como "sal", que preserva da corrupção; tem sabor, e deve conferi-lo (ver Jó 6:6). Ele é também "luz", com a responsabilidade de fazer resplandecer as virtudes de Deus a todos os homens, principalmente "os que se encontram na casa": sua família, mas também os que estão na Igreja, a casa de Deus.

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário