terça-feira, 1 de junho de 2010

Êxodo 17:8-16

Êxodo 17:8-16

8 Então veio Amaleque, e pelejou contra Israel em Refidim.
9 Por isso disse Moisés a Josué: Escolhe-nos homens, e sai, peleja contra Amaleque; amanhã eu estarei sobre o cume do outeiro, e a vara de Deus estará na minha mão.
10 E fez Josué como Moisés lhe dissera, pelejando contra Amaleque; mas Moisés, Arão, e Hur subiram ao cume do outeiro.
11 E acontecia que, quando Moisés levantava a sua mão, Israel prevalecia; mas quando ele abaixava a sua mão, Amaleque prevalecia.
12 Porém as mãos de Moisés eram pesadas, por isso tomaram uma pedra, e a puseram debaixo dele, para assentar-se sobre ela; e Arão e Hur sustentaram as suas mãos, um de um lado e o outro do outro; assim ficaram as suas mãos firmes até que o sol se pôs.
13 E assim Josué desfez a Amaleque e a seu povo, ao fio da espada.
14 Então disse o Senhor a Moisés: Escreve isto para memória num livro, e relata-o aos ouvidos de Josué; que eu totalmente hei de riscar a memória de Amaleque de debaixo dos céus.
15 E Moisés edificou um altar, ao qual chamou: o Senhor é minha bandeira.
16 E disse: Porquanto jurou o Senhor, haverá guerra do Senhor contra Amaleque de geração em geração.


Êxodo 17:8-16
Tendo a fome e a sede saciadas, eis aqui o povo preparado pelo Senhor para uma nova experiência: a batalha contra Amaleque. Depois de terem sido "fortalecidos no Senhor e na força do seu poder" é que os crentes são capazes de enfrentar corajosamente seus inimigos (Efésios 6:10-13). No Mar Vermelho, o Senhor lutou pelos Seus e estes deviam se aquietar. A cruz era uma batalha só do Senhor. Não poderíamos fazer nada para a nossa salvação. Mas, depois da conversão, a luta começa imediatamente (Gálatas 5:17). Como um poderoso exército, todos os nossos antigos erros voltam para nos atormentar, para guerrear contra nós (1 Pedro 2:11). Não podemos contar mais com o Senhor para todas as coisas? Na verdade podemos! Na cruz Ele lutou por nós, assumiu o nosso lugar; agora Ele luta conosco — Ele é o verdadeiro Josué. Contudo, é no alto da montanha que a vitória é decidida. Cristo, o verdadeiro Moisés e o verdadeiro Arão, está no céu intercedendo pelos Seus. E Suas mãos nunca se cansam (Romanos 8:34 e 37; Hebreus 7:25). O resultado da batalha não depende da força dos combatentes, mas da fé deles e das orações do Senhor Jesus.

Nesta história, Josué nos ensina a lutar e Moisés nos ensinar a orar (Salmo 144:1-2).

Que DEUS abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário