domingo, 5 de dezembro de 2010

Apocalipse 19:1

Domingo 5 Dezembro

Aleluia! Salvação, e glória, e honra, e poder pertencem ao Senhor nosso Deus (Apocalipse 19:1).

As bodas do Cordeiro

Apocalipse 19:1-9 contém os únicos quatro aleluias do Novo Testamento. “Regozijemo-nos, e alegremo-nos, e demos-lhe glória; porque vindas são as bodas do Cordeiro” (v. 7). Aquele que tanto sofreu vai receber Sua esposa. “E foi-lhe dado que se vestisse de linho fino, puro e resplandecente; porque o linho fino são as justiças dos santos” (v. 8).

Ao considerar a Igreja neste mundo, o apóstolo dizia: “Vos tenho preparado para vos apresentar como uma virgem pura a um marido, a saber, a Cristo” (2 Coríntios 11:2). Na terra ela é chamada de “desposada”, mas na glória ela é “Sua esposa” (Apocalipse 19:7).

O Cordeiro, que Se entregou por ela, pode finalmente Se alegrar.

Foi concedido à Esposa que se vista de “linho fino, puro e res­plandecente”. Aqui não se trata das roupas brancas, das quais se diz mais de uma vez que foram lavadas no sangue do Cordeiro, mas de um vestido de linho fino, o qual corresponde às “justiças dos santos”. Podemos afirmar que o tecido desse vestido é confecciona­do na terra, fio por fio, ato por ato, pelo Espírito Santo.

Na terra, a Esposa anuncia a morte do Senhor tomando parte na Ceia do Senhor. Porém na festa das bodas, Aquele a quem contemplará ao seu lado será o “Cordeiro imaculado e in­contaminado… conhecido, ainda antes da fundação do mundo”(1 Pedro 1:19-20).

Que DEUS abençoe a todos.

1 Tessalonicenses 4.14

5 de Dezembro

"Pois se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também Deus, mediante Jesus, trará juntamente em sua companhia os que dormem." 1 Tessalonicenses 4.14

Afinal, será que é possível todos os renascidos serem arrebatados do meio da multidão? Qual é a força que tem condições de distinguir com tanta precisão quem deve ser retirado e quem deve ficar? Certa vez, essa pergunta foi feita a Edison, o famoso descobridor da lâmpada elétrica. Seus sábios colegas lhe perguntaram: "Como é possível somente os crentes serem arrebatados ao encontro do Senhor?" Ele lhes respondeu com uma explicação bem prática. Tomou uma caixa de areia bem fina e misturou nela limalha de ferro miúda, sacudindo tudo muito bem. Por cima da caixa de areia ele colocou um ímã potente. Embora a areia começasse a se mexer, nada aconteceu com ela. As pequenas partículas de ferro, porém, voaram todas em direção ao ímã. Assim será por ocasião do arrebatamento! Todos aqueles que tiverem a aptidão interior, a ligação com o Cordeiro de Deus, serão arrebatados. Qual é, portanto, a força motriz para desencadear esse processo? O arrebatamento, pelo qual esperamos, será uma irradiação do poder da ressurreição de Jesus Cristo. Aquele que não crê na ressurreição de Jesus também não pode ser arrebatado.

Que DEUS abençoe a todos.

Deuteronômio 19:15-21 – 20:1-9

Deuteronômio 19:15-21

15 Uma só testemunha contra alguém não se levantará por qualquer iniqüidade, ou por qualquer pecado, seja qual for o pecado que cometeu; pela boca de duas testemunhas, ou pela boca de três testemunhas, se estabelecerá o fato.
16 Quando se levantar testemunha falsa contra alguém, para testificar contra ele acerca de transgressão,
17 Então aqueles dois homens, que tiverem a demanda, se apresentarão perante o Senhor, diante dos sacerdotes e dos juízes que houver naqueles dias.
18 E os juízes inquirirão bem; e eis que, sendo a testemunha falsa, que testificou falsamente contra seu irmão,
19 Far-lhe-eis como cuidou fazer a seu irmão; e assim tirarás o mal do meio de ti.
20 Para que os que ficarem o ouçam e temam, e nunca mais tornem a fazer tal mal no meio de ti.
21 O teu olho não perdoará; vida por vida, olho por olho, dente por dente, mão por mão, pé por pé.


Deuteronômio 20:1-9

1 QUANDO saíres à peleja contra teus inimigos, e vires cavalos, e carros, e povo maior em número do que tu, deles não terás temor; pois o Senhor teu Deus, que te tirou da terra do Egito, está contigo.
2 E será que, quando vos achegardes à peleja, o sacerdote se adiantará, e falará ao povo,
3 E dir-lhe-á: Ouvi, ó Israel, hoje vos achegais à peleja contra os vossos inimigos; não se amoleça o vosso coração: não temais nem tremais, nem vos aterrorizeis diante deles,
4 Pois o Senhor vosso Deus é o que vai convosco, a pelejar contra os vossos inimigos, para salvar-vos.
5 Então os oficiais falarão ao povo, dizendo: Qual é o homem que edificou casa nova e ainda não a consagrou? Vá, e torne-se à sua casa para que porventura não morra na peleja e algum outro a consagre.
6 E qual é o homem que plantou uma vinha e ainda não a desfrutou? Vá, e torne-se à sua casa, para que porventura não morra na peleja e algum outro a desfrute.
7 E qual é o homem que está desposado com alguma mulher e ainda não a recebeu? Vá, e torne-se à sua casa, para que porventura não morra na peleja e algum outro homem a receba.
8 E continuarão os oficiais a falar ao povo, dizendo: Qual é o homem medroso e de coração tímido? Vá, e torne-se à sua casa, para que o coração de seus irmãos não se derreta como o seu coração.
9 E será que, quando os oficiais acabarem de falar ao povo, então designarão os capitães dos exércitos para a dianteira do povo.


Deuteronômio 19:15-21 – 20:1-9
Os sacerdotes e juízes deveriam desmascarar e punir falsas testemunhas (v. 18; Provérbios 19:5, 9). Cheios de iniqüidade, eles procuraram falsas testemunhas contra Jesus para condená-Lo à morte quando Ele compareceu diante do sinédrio (Mateus 26:59)!

O capítulo 20 é sobre a guerra. Quem era responsável pela por preparar e animar os soldados para a peleja? Podia-se esperar que fossem os oficiais. Porém, mais uma vez, em primeiro lugar, estavam os sacerdotes e juízes. Na verdade, o principal a ser considerado não era o poder nem as armas dos soldados, mas a fidelidade e a devoção ao Senhor. A partir do versículo 5 há uma lista com os motivos para a dispensa e suspensão de um recruta, o que significava que tal homem não precisava participar da guerra. Esses motivos nos levam a pensar nas péssimas desculpas dadas por aqueles que foram convidados para a grande ceia na parábola: “Comprei um campo… Casei-me…” (Lucas 14:18-20). Mas prestemos atenção aos sábios conselhos de alguém que combateu o bom combate: “Nenhum soldado em serviço se envolve em negócios desta vida, porque o seu objetivo é satisfazer àquele que o arregimentou”. Essa é a condição para que cada um de nós seja um “bom soldado de Cristo Jesus” (2 Timóteo 2:3-4; 4:7).

Que DEUS abençoe a todos.