domingo, 28 de agosto de 2011

Mateus 16:13-16

Domingo 28 Agosto

Jesus… interrogou os seus discípulos, dizendo: Quem dizem os homens ser o Filho do homem? E eles disseram: Uns, João o Batista; outros, Elias; e outros, Jeremias, ou um dos profetas. Disse-lhes ele: E vós, quem dizeis que eu sou? E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.

(Mateus 16:13-16).

“QUEM DIZEIS QUE EU SOU?”
O Senhor Jesus, Deus feito homem, faz uma pergunta que tem de ser respondida por todo indivíduo que nasce nesse mundo. Você não pode ignorá-la nem se esconder atrás da opinião pública ou da opinião de quem quer que seja.

Hoje as pessoas consideram o Senhor Jesus como um profeta, um Mestre do bem, um espírito evoluído, uma figura histórica nebulosa, e muitas outras coisas. Ele está entre as grandes personalidades que contribuíram para a humanidade. Fala-se de Seus milagres e de Sua doutrina. Mas não se trata disso. Cada um deve perguntar a si mesmo: Quem é Jesus Cristo para mim? É meu Salvador, que expiou meus pecados na cruz e me livrou do juízo de Deus? Creio de todo coração que o Senhor Jesus é o Deus Salvador, o Enviado do Pai que veio a me revelar o amor de Deus? É meu Senhor, a quem devo respeito e obediência, quem controla e governa a minha vida? É a pessoa para quem quero viver, por ter morrido por mim?

Ou é apenas alguém sobre quem você ouve falar e acha enfadonho? É alguém que não merece nem um minuto de seu tempo? É alguém que, por tradição, você conhece, mas não tem qualquer poder sobre sua vida e seu coração? É um personagem inventado por fanáticos e pessoas fracas e ignorantes que precisam de religião para viver?

Não importa o que você pensa ou qual seja a sua experiência. A pergunta permanece e é feita todos os dias, de muitas maneiras, pelo próprio Deus a você. A sua resposta determina todo o curso de sua vida aqui neste mundo e na eternidade.

Que DEUS abençoe a todos.

Hebreus 4.12

28 de Agosto

"Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração." Hebreus 4.12

É através da alma que sentimos, compreendemos e temos que assimilar todas as coisas deste mundo. Aí há o grande perigo de nos deixarmos determinar pelos sentimentos e pelas emoções, e é nessa área que o inimigo mais nos tenta. Ele perturba nossa visão espiritual voltada para Jesus. Mas misturar emoções com coisas espirituais é tentar misturar coisas passageiras com coisas eternas. Justamente essa mistura oferece ao inimigo um forte pretexto e um ponto vulnerável na vida de um cristão. Assim, com facilidade o inimigo manipula sentimentos e emoções, fazendo você crer que é o Senhor lhe mostrando alguma coisa, que é o Senhor tentando lhe dizer algo. Se você faz parte dessa categoria de pessoas, você, apesar dessa fraqueza em separar coisas espirituais de coisas meramente humanas, terá condições de vencer o poder do inimigo usando a Palavra de Deus! Aceite a Palavra e permita que ela ilumine o seu interior, julgando o mais íntimo de seu ser e discernindo o que é apenas emocional daquilo que é espiritual. Então você terá outra vez uma visão clara das coisas espirituais. Seu espírito será guiado pelo Espírito de Deus por caminho reto, e essa troca constante de altos e baixos cessará em sua vida. Seu coração ficará firmemente arraigado em Jesus. Isso acontece pela graça!

Que DEUS abençoe a todos.

Deuteronômio 32.3-4

27 de Agosto

"Porque proclamarei o nome do Senhor. Engrandecei o nosso Deus! Eis a Rocha!" Deuteronômio 32.3-4

Moisés, que havia experimentado o Senhor como a fortaleza segura nas provações e aflições mais pesadas pelas quais passou, testifica diante do povo de Israel no fim da sua vida: "Eis a Rocha!" Em toda a Bíblia, Jesus Cristo se revela como "a Rocha da eternidade", como a fortaleza segura. Você crê que Ele é também a sua rocha? Ou você vive longe de Cristo, da Fortaleza segura para todos os que crêem, justamente neste tempo em que a necessidade de segurança aumenta em escala cada vez maior? Todos temos o desejo de segurança, aconchego, proteção e abrigo. E buscamos isso, mas muitas vezes não no lugar certo, no lugar em que podemos encontrar tudo isso em abundância, ou seja, na única rocha eterna: Jesus Cristo. Como se chama o fundamento sobre o qual você edificou a sua vida? O fundamento da nossa vida determina a vitória ou a derrota no dia-a-dia e é decisivo para a eternidade. O fator determinante não é aquilo que somos em nós mesmos, mas, sim, a base sobre a qual estamos edificados. Coloque os seus pés sobre esta "Rocha da salvação"! Fundamente e construa a casa da sua vida sobre Jesus Cristo, a Rocha eterna! Se você já o fez, renove o seu ânimo! Invoque-O de todo o coração e peça-Lhe: "Abriga-me eternamente em Ti, grande Salvador!" E Ele o fará, pois Deus ouve a oração sincera.

Que DEUS abençoe a todos.

Juízes 17:6

Sábado 27 Agosto

Naqueles dias, não havia rei em Israel; cada qual fazia o que parecia direito aos seus olhos.

(Juízes 17:6).

MEDITAÇÕES SOBRE O LIVRO DE JUÍZES (Leia Juízes 18:17-31; 21:25)
A conquista de Laís não teve nada em comum com a as conquistas da fé nos tempos de Josué. O que podemos perceber em Dã? Vemos cobiça por “um lugar em que não há falta de coisa alguma que há na terra” (v. 10), confiança em si mesmos, covardia, ingratidão, roubo, trapaça e, coroando tudo isso, o estabelecimento de um culto idólatra. Que quadro! Passaremos os próximos capítulos (nos quais as coisas ficarão ainda piores) até chegarmos ao último versículo do livro, que é uma repetição de 17:6: “Cada qual fazia o que achava mais reto”. Essa sentença resume a condição de Israel no tempo dos juízes. E, infelizmente, resume também a condição da cristandade em nossos dias. Se o livro de Josué tem sido comparado a Efésios, o livro de Juízes nos lembra de 2 Timóteo (especialmente o capítulo 3). Porém essa sucessão de períodos altos e baixos, de fracasso e restauração, acontece com muita freqüência em nossa própria vida. Vigiemos para não fazer o que achamos que é bom, e para não colocarmos nisso nossa confiança. Façamos o que é “agradável ao Senhor” (Efésios 5:10; Hebreus 13:21).

Que DEUS abençoe a todos.