sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Isaías 35.3-4

8 de Janeiro

"Fortalecei as mãos frouxas, e firmai os joelhos vacilantes. Dizei aos desalentados de coração: Sede fortes, não temais. Eis o vosso Deus." (Isaías 35.3-4)

Esta é uma promessa bem concreta para aqueles que estão interiormente cansados: "Eis o vosso Deus"! Em geral, o cansaço físico é logo superado, ao passo que o cansaço interior muitas vezes é extremamente traiçoeiro. Lemos na Bíblia, em Jeremias: "Porque satisfiz à alma cansada, e saciei a toda alma desfalecida." Essa promessa pode se cumprir agora em nosso coração. Por que o afirmamos com tanta convicção? Porque Deus quer cumprir a Sua promessa. Sempre devemos ter em mente o que Deus quer e o que Ele não quer. Ele não somente quer dar descanso às almas cansadas, mas Ele realmente o faz! Não há limites para o poder do nosso Deus. Como nos diz claramente Isaías 40.28: "Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o Senhor, o Criador dos fins da terra, nem se cansa nem se fatiga? Não se pode esquadrinhar o seu entendimento." Aquele que tem comunhão com o Deus vivo por meio de Jesus Cristo está ligado a uma fonte de poder inesgotável.

Que DEUS abençoe a todos

1 Timóteo 4:7

Sexta-feira 8 Janeiro

Exercita-te a ti mesmo em piedade (1 Timóteo 4:7).

Curso de aperfeiçoamento

Atualmente muitos empresários oferecem cursos de aperfeiçoa­mento para seus funcionários. É comum que tais cursos sejam dados fora da empresa, para que os participantes possam se concentrar nos estudos. Ao terminar os cursos, em geral o funcionário tem a chance de obter um cargo melhor ou de mais responsabilidade.

A comparação com o versículo de hoje é óbvia. Se na esfera terrena é necessário um aprimoramento, quanto mais no plano espiritual. O Senhor também deseja um crescimento espiritual dos Seus filhos. Espera de nós uma vida de genuína piedade, e isso implica em um processo de estudo no qual devemos nos exercitar.

A piedade tem sua origem na comunhão com Deus. A oração e o estudo pessoal da Palavra de Deus são indispensáveis. Como poderemos agradar a Deus em nossa vida, se não aprendermos a conduta que Ele deseja que manifestemos, ao olharmos para o Senhor Jesus? Na Palavra achamos Suas pisadas, as quais devemos seguir. Também temos de aprender o que é uma consciente e constante dependência de Deus. Ser piedoso significa pensar em Deus em todas as circunstâncias, permitir que Ele participe das alegrias e necessidades, falar com Ele de nossos temores e dúvidas.

A base do aperfeiçoamento do cristão é o diálogo com Deus longe das distrações diárias. Ali recebemos os impulsos que aumentam nosso crescimento espiritual e nossa comunhão com Ele.

Que DEUS abençoe a todos.

Efésios 4.25-32

Efésios 4.25-32

25 Por isso, deixando a mentira, fale cada um a verdade com o seu próximo, porque somos membros uns dos outros.
26 Irai-vos e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira,
27 nem deis lugar ao diabo.
28 Aquele que furtava não furte mais; antes, trabalhe, fazendo com as próprias mãos o que é bom, para que tenha com que acudir ao necessitado.
29 Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, e sim unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, e, assim, transmita graça aos que ouvem.
30 E não entristeçais o Espírito de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção.
31 Longe de vós, toda amargura, e cólera, e ira, e gritaria, e blasfêmias, e bem assim toda malícia.
32 Antes, sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus, em Cristo, vos perdoou.

Efésios 5.1-2
1 Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados;
2 e andai em amor, como também Cristo nos amou e se entregou a si mesmo por nós, como oferta e sacrifício a Deus, em aroma suave.

Efésios 4:25-32; 5:1-2

É verdadeiramente triste o fato de que Deus tenha de fazer, às pessoas que estão assentadas nos lugares celestiais, recomendações como: não mintam... não furtem... não se embriaguem (5:18). Mas Ele sabe do que o nosso pobre coração carnal é capaz, e o diabo, que também sabe, não perderá nenhuma das oportunidades que lhe oferecermos (4:27).

Notemos que cada exortação está acompanhada de um motivo particularmente elevado e comovedor. As três Pessoas divinas estão envolvidas aqui:

(1) O Espírito Santo está em nós; tenhamos cuidado para não O entristecer (v. 30).

(2)Somos os amados filhos de Deus e o nosso Pai deseja ver Sua semelhança em nós (5:1). Lemos no v. 32: "... perdoando-vos uns aos outros, como também Deus em Cristo vos perdoou". Isto vai mais além da oração ensinada aos discípulos judeus: "Perdoa-nos os nossos pecados, pois também nós perdoamos a todo o que nos deve..." (Lucas 11:4).

(3) O próprio Senhor Jesus é o nosso Exemplo (5:2; João 13:14). Ele nos ensinou o que é o verdadeiro amor ao nos amar até a morte (1 João 3:16). Contudo, não esqueçamos jamais que Ele Se ofereceu primeiramente a Deus em perfeito sacrifício, um aroma infinitamente suave.

Que DEUS abençoe a todos.

2 Crônicas 15:1-19

2 Crônicas 15:1-19

1 ENTÃO veio o Espírito de Deus sobre Azarias, filho de Odede.
2 E saiu ao encontro de Asa, e disse-lhe: Ouvi-me, Asa, e todo o Judá e Benjamim: O Senhor está convosco, enquanto vós estais com ele, e, se o buscardes, o achareis; porém, se o deixardes, vos deixará.
3 E Israel esteve por muitos dias sem o verdadeiro Deus, e sem sacerdote que o ensinasse, e sem lei.
4 Mas quando na sua angústia voltaram para o Senhor Deus de Israel, e o buscaram, o acharam.
5 E naqueles tempos não havia paz, nem para o que saía, nem para o que entrava, mas muitas perturbações sobre todos os habitantes daquelas terras.
6 Porque nação contra nação e cidade contra cidade se despedaçavam; porque Deus os perturbara com toda a angústia.
7 Mas esforçai-vos, e não desfaleçam as vossas mãos; porque a vossa obra tem uma recompensa.
8 Ouvindo, pois, Asa estas palavras, e a profecia do profeta Odede, cobrou ânimo e tirou as abominações de toda a terra, de Judá e de Benjamim, como também das cidades que tomara nas montanhas de Efraim, e renovou o altar do Senhor, que estava diante do pórtico do Senhor.
9 E reuniu a todo o Judá, e Benjamim, e com eles os estrangeiros de Efraim e Manassés, e de Simeão; porque muitos de Israel tinham passado a ele, vendo que o Senhor seu Deus era com ele.
10 E ajuntaram-se em Jerusalém no terceiro mês; no ano décimo do reinado de Asa.
11 E no mesmo dia ofereceram em sacrifício ao Senhor, do despojo que trouxeram, setecentos bois e sete mil ovelhas.
12 E entraram na aliança para buscarem o Senhor Deus de seus pais, com todo o seu coração, e com toda a sua alma;
13 E de que todo aquele que não buscasse ao Senhor Deus de Israel, morresse; assim o menor como o maior, tanto o homem como a mulher.
14 E juraram ao Senhor, em alta voz, com júbilo e com trombetas e buzinas.
15 E todo o Judá se alegrou deste juramento; porque de todo o seu coração juraram, e de toda a sua vontade o buscaram, e o acharam; e o Senhor lhes deu repouso ao redor.
16 E também a Maaca, sua mãe, o rei Asa depôs, para que não fosse mais rainha, porquanto fizera um horrível ídolo, a Asera; e Asa destruiu o seu horrível ídolo, e o despedaçou, e o queimou junto ao ribeiro de Cedrom.
17 Os altos, porém, não foram tirados de Israel; contudo o coração de Asa foi perfeito todos os seus dias.
18 E trouxe, à casa de Deus, as coisas consagradas por seu pai, e as coisas que ele mesmo tinha consagrado: prata, ouro e vasos.
19 E não houve guerra até ao ano trigésimo quinto do reinado de Asa.


2 Crônicas 15:1-19
Asa continuou fiel. Deus iria encorajá-lo mais tarde por meio de Azarias. A Palavra de Deus era tão necessária depois da batalha quanto o era antes. Isso porque a tendência natural é baixar a guarda após a vitória. “Não desfaleçam as vossas mãos”, ordena o profeta, acrescentando a promessa: “porque a vossa obra terá recompensa” (v. 7). Tais palavras foram eficazes. Asa, cheio de disposição, eliminou os ídolos abomináveis da terra e restaurou o serviço do altar. Esse maravilhoso zelo não apenas levou o povo de Judá e Benjamim a segui-lo, mas também “muitos de Israel”, ou seja, de outras tribos, “desertaram para ele” (v. 9)! As mesmas coisas se aplicam à devoção que demonstramos para com o Senhor. Ela encorajará outros crentes, que talvez estejam intimidados a externar a fé que têm. Essa foi uma experiência pela qual muitos passaram, em particular durante o serviço militar. O escritor William Kelly declarou: Um coração sinceramente ligado ao Senhor é o que de fato fala à consciência dos demais. Asa compreendeu que não poderia exigir purificação absoluta do povo sem que ele mesmo a estabelecesse em sua própria casa. Ele não hesitou em tratar com Maaca, a rainha-mãe, tirando-a do trono e reduzindo a pó o ídolo que ela fizera.

Que DEUS abençoe a todos.