terça-feira, 26 de outubro de 2010

Colossenses 3:1-3

Terça-feira 26 Outubro

Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra; porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus (Colossenses 3:1-3).

Com Cristo

Com Cristo, o cristão genuíno morreu para os rudimentos, ou princípios, do mundo (Colossenses 2:20) e foi ressuscitado com Ele. Deus nos vê totalmente separados de tudo o que nos mantinha sob o domínio do mundo, pois desde que nascemos de novo, estamos intimamente ligados com Cristo em uma nova vida. Essa vida também tem seus elementos fundamentais, chamados de “as coisas que são de cima”.

O que está em cima? O próprio Cristo, com o qual o Espírito de Deus deseja ocupar nossa mente: “Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu, e vo-lo há de anunciar” (João 16:14). Isso significa tudo o que Deus nos concedeu em Cristo: nossas bênçãos estão nos lugares celestiais (Efésios 1:3).

No entanto, tais riquezas não são encontradas tão facilmente assim; nós não tropeçamos nelas. Temos de procurá-las com diligência, pois Cristo não está mais neste mundo. Ele está à direita de Deus. Da mesma maneira que um remédio só faz efeito quando é ingerido, as coisas celestiais só produzem mudanças em nós quando permitimos que elas ocupem nossos pensamentos. Isso irá aumentar nosso desejo por elas. Usando as palavras do versículo de hoje, devemos “pensar”, ou seja, colocar ativamente nosso pensamento nas coisas de cima. Seria estupidez tentar alimentar um cadáver, então, por que deveríamos alimentar nossa velha natureza uma vez que temos Cristo em glória?

Que DEUS abençoe a todos.

João 8.51

26 de outubro

"Em verdade, em verdade vos digo: Se alguém guardar a minha palavra, não verá a morte, eternamente." João 8.51

A pessoa normal não quer morrer. Isto já se pode observar num bebê recém-nascido. Ele cerra seus punhozinhos como se quisesse dizer: a vida que recebi não quero deixar nunca mais. O homem moderno procura desesperadamente escapar da morte. Por isso tornou-se um empreendimento muito lucrativo o negócio com a ameaça de morrer. E apesar de todos os tratamentos para rejuvenescimento e renovação das células, ainda assim o homem não se livrou desse temor. Somente uma Pessoa conseguiu vencer a morte: Jesus Cristo. Está escrito: "Visto, pois, que os filhos têm participação comum de carne e sangue, destes também ele, igualmente, participou, para que, por sua morte, destruísse aquele que tem o poder da morte, a saber, o diabo." Este é o milagre da vitória de Jesus que, ao morrer, tirou o domínio daquele que tinha poder sobre a morte, quando Ele mesmo morreu. Mas a morte não conseguiu detê-lO. Se você tem a este Jesus – que ainda hoje é maior que a morte – em seu coração, então você também está livre do medo e do poder da morte! Só assim você não mais verá a morte, pois Ele mesmo disse: "Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá."

Que DEUS abençoe a todos.

Números 33:1-35

Números 33:1-35

1 ESTAS são as jornadas dos filhos de Israel, que saíram da terra do Egito, segundo os seus exércitos, sob a direção de Moisés e Arão.
2 E escreveu Moisés as suas saídas, segundo as suas jornadas, conforme ao mandado do Senhor; e estas são as suas jornadas, segundo as suas saídas.
3 Partiram, pois, de Ramessés no primeiro mês, no dia quinze do primeiro mês; no dia seguinte da páscoa saíram os filhos de Israel por alta mão, aos olhos de todos os egípcios,
4 Enquanto os egípcios enterravam os que o Senhor tinha ferido entre eles, a todo o primogênito, e havendo o Senhor executado juízos também contra os seus deuses.
5 Partiram, pois, os filhos de Israel de Ramessés, e acamparam-se em Sucote.
6 E partiram de Sucote, e acamparam-se em Etã, que está no fim do deserto.
7 E partiram de Etã, e voltaram a Pi-Hairote, que está defronte de Baal-Zefom, e acamparam-se diante de Migdol.
8 E partiram de Pi-Hairote, e passaram pelo meio do mar ao deserto, e andaram caminho de três dias no deserto de Etã, e acamparam-se em Mara.
9 E partiram de Mara, e vieram a Elim, e em Elim havia doze fontes de águas e setenta palmeiras, e acamparam-se ali.
10 E partiram de Elim, e acamparam-se junto ao Mar Vermelho.
11 E partiram do Mar Vermelho, e acamparam-se no deserto de Sim.
12 E partiram do deserto de Sim, e acamparam-se em Dofca.
13 E partiram de Dofca, e acamparam-se em Alus.
14 E partiram de Alus, e acamparam-se em Refidim; porém não havia ali água, para que o povo bebesse.
15 Partiram, pois, de Refidim, e acamparam-se no deserto de Sinai.
16 E partiram do deserto de Sinai, e acamparam-se em Quibrote-Taavá.
17 E partiram de Quibrote-Taavá, e acamparam-se em Hazerote.
18 E partiram de Hazerote, e acamparam-se em Ritmá.
19 E partiram de Ritmá, e acamparam-se em Rimom-Perez.
20 E partiram de Rimom-Perez, e acamparam-se em Libna.
21 E partiram de Libna, e acamparam-se em Rissa.
22 E partiram de Rissa, e acamparam-se em Queelata.
23 E partiram de Queelata, e acamparam-se no monte de Séfer.
24 E partiram do monte de Séfer, e acamparam-se em Harada.
25 E partiram de Harada, e acamparam-se em Maquelote.
26 E partiram de Maquelote, e acamparam-se em Taate.
27 E partiram de Taate, e acamparam-se em Tara.
28 E partiram de Tara, e acamparam-se em Mitca.
29 E partiram de Mitca, e acamparam-se em Hasmona.
30 E partiram de Hasmona, e acamparam-se em Moserote.
31 E partiram de Moserote, e acamparam-se em Bene-Jaacã.
32 E partiram de Bene-Jaacã, e acamparam-se em Hor-Hagidgade.
33 E partiram de Hor-Hagidgade, e acamparam-se em Jotbatá.
34 E partiram de Jotbatá, e acamparam-se em Abrona.
35 E partiram de Abrona, e acamparam-se em Ezion-Geber.


Números 33:1-35
Tendo chegado à fronteira da terra, Moisés e os filhos de Israel são convidados a fazer uma retrospectiva. Que trajeto eles tiveram de seguir desde a grande noite da Páscoa! Além das favoráveis e até mesmo gloriosas etapas - Pi-Hairote e a travessia do mar Vermelho, Elim com suas fontes de águas e palmeiras –, certamente outros nomes tiveram lamentáveis observações: Sim e suas murmurações; Refidim com suas disputas; Sinai com o bezerro de ouro; Quibrote-Hataavá com seu desejo das comidas egípcias e o triste episódio das codornizes … esses nomes tristemente evocam a travessia do deserto e também as muitas lições necessárias para ensinar Israel – e cada um de nós – a conhecer, pouco a pouco, o seu próprio coração. Sem dúvida o povo teria gostado de eliminar alguns desses nomes do seu itinerário. Moisés teria tido suas próprias razões para manter segredo sobre Cades, com as águas de Meribá. Bem, isso não é possível! Não podemos fazer desaparecer os erros do passado, nem fazer retroceder nossos passos e reviver uma única hora de nossa vida. Mas o que podemos fazer é lembrar as lições aprendidas no caminho, a paciência que nos tem suportado e a misericórdia dAquele que em tudo nos perdoou.

Que DEUS abençoe a todos.

1 Coríntios 1:4

Segunda-feira 25 Outubro

Sempre dou graças ao meu Deus por vós pela graça de Deus que vos foi dada em Jesus Cristo (1 Coríntios 1:4).

O Evangelho em Corinto

Corinto era uma das mais importantes cidades do Império Romano. Mais de meio milhão de habitantes moravam nela. Situada na junção de movimentadas rotas de comércio da antigüidade, seu porto trouxe a essa metrópole muita prosperidade, mas também muita malignidade. Corinto era chamada de a “Sodoma” de sua época, também sinônimo de embriaguez e depravação moral. Para ser mais claro, ela se parecia com muitas cidades que existem hoje, espumando o mal e as sujeiras da humanidade.

Mas as boas notícias de que Deus estava disposto a conceder graça e salvação até ao maior dos pecadores alcançou a cidade. Muitos levaram a sério a mensagem. Ninguém precisava dizer o quanto eles eram terríveis: isso todos já sabiam! Também já tinham consciência que o seu estilo de vida não os havia trazido satisfação duradoura. Então receberam Jesus Cristo como Salvador pessoal. O chamado ressoara alto para alguns daquele povo, os quais responderam positivamente.

A conversão dos coríntios impressionou tanto o apóstolo Paulo que este sempre agradecia a Deus por ela, bem como pela graça que o Senhor demonstrara ao enriquecê-los das mais variadas maneiras. O sacrifício de Jesus Cristo na cruz tornara tudo possível, e tal fato era uma verdade bem estabelecida para os coríntios. E não é diferente na atualidade. O chamado de Deus ainda está sendo proclamado, ainda existem pessoas dispostas a responder à voz divina, Deus ainda derrama Sua graça sobre lugares tenebrosos e indivíduos ímpios, ainda há salvação para os que a desejam.

Que DEUS abençoe a todos.

Hebreus 13.8

25 de Outubro

"Jesus Cristo ontem e hoje é o mesmo, e o será para sempre." Hebreus 13.8

Esta passagem bíblica irrefutável tem um conteúdo impressionante. Ela testifica que Jesus Cristo, que derramou Seu sangue em nosso favor na cruz do Calvário para perdão dos nossos pecados, nunca muda. Ontem, hoje e em toda a eternidade Ele é o mesmo que sempre foi, também no que diz respeito ao Seu ilimitado poder sobre o pecado, a morte e o diabo. Nossas aflições e temores vêm porque não conseguimos vencer os poderes das trevas ao nosso redor. Por isso somos frustrados, confusos, acanhados e tímidos. Os filhos de Deus de fato não têm que lutar contra "o sangue e a carne, e, sim, contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes." Mas sempre deveríamos ter consciência de que o mais forte está do nosso lado: Jesus Cristo! Ele é hoje como sempre foi em todos os tempos – muito maior do que qualquer poder que possa nos oprimir – e assim também Ele será em toda a eternidade. A grandeza de Jesus é tão absoluta que nada, a não ser Deus, o Pai, O supera. Para aquele que crê, portanto, não existe poder algum que o possa oprimir que Jesus já não tenha há muito derrotado pela Sua obra consumada na cruz do Calvário!

Que DEUS abençoe a todos.

Números 32:16-42

Números 32:16-42

16 Então chegaram-se a ele, e disseram: Edificaremos currais aqui para o nosso gado, e cidades para as nossas crianças;
17 Porém nós nos armaremos, apressando-nos adiante dos de Israel, até que os levemos ao seu lugar; e ficarão as nossas crianças nas cidades fortes por causa dos moradores da terra.
18 Não voltaremos para nossas casas, até que os filhos de Israel estejam de posse, cada um, da sua herança.
19 Porque não herdaremos com eles além do Jordão, nem mais adiante; porquanto nós já temos a nossa herança aquém do Jordão, ao oriente.
20 Então Moisés lhes disse: Se isto fizerdes assim, se vos armardes à guerra perante o Senhor;
21 E cada um de vós, armado, passar o Jordão perante o Senhor, até que haja lançado fora os seus inimigos de diante dele,
22 E a terra esteja subjugada perante o Senhor; então voltareis e sereis inculpáveis perante o Senhor e perante Israel; e esta terra vos será por possessão perante o Senhor;
23 E se não fizerdes assim, eis que pecastes contra o Senhor; e sabei que o vosso pecado vos há de achar.
24 Edificai cidades para as vossas crianças, e currais para as vossas ovelhas; e fazei o que saiu da vossa boca.
25 Então falaram os filhos de Gade, e os filhos de Rúben a Moisés, dizendo: Como ordena meu senhor, assim farão teus servos.
26 As nossas crianças, as nossas mulheres, o nosso gado, e todos os nossos animais estarão aí nas cidades de Gileade.
27 Mas os teus servos passarão, cada um armado para a guerra, a pelejar perante o Senhor, como tem falado o meu senhor.
28 Então Moisés deu ordem acerca deles a Eleazar, o sacerdote, e a Josué filho de Num, e aos cabeças das casas dos pais das tribos dos filhos de Israel.
29 E disse-lhes Moisés: Se os filhos de Gade e os filhos de Rúben passarem convosco o Jordão, armado cada um para a guerra, perante o Senhor, e a terra estiver subjugada diante de vós, em possessão lhes dareis a terra de Gileade.
30 Porém, se não passarem armados convosco, terão possessões entre vós, na terra de Canaã.
31 E responderam os filhos de Gade e os filhos de Rúben, dizendo: O que o Senhor falou a teus servos, isso faremos.
32 Nós passaremos, armados, perante o Senhor, à terra de Canaã, e teremos a possessão de nossa herança aquém do Jordão.
33 Assim deu-lhes Moisés, aos filhos de Gade, e aos filhos de Rúben, e à meia tribo de Manassés, filho de José, o reino de Siom, rei dos amorreus, e o reino de Ogue, rei de Basã; a terra com as suas cidades nos seus termos, e as cidades ao seu redor.
34 E os filhos de Gade edificaram a Dibom, e Atarote, e Aroer;
35 E Atarote-Sofã, e Jazer, e Jogbeá;
36 E Bete-Ninra, e Bete-Harã, cidades fortes; e currais de ovelhas.
37 E os filhos de Rúben edificaram a Hesbom, e Eleale, e Quiriataim;
38 E Nebo, e Baal-Meom, mudando-lhes o nome, e Sibma; e os nomes das cidades que edificaram chamaram por outros nomes.
39 E os filhos de Maquir, filho de Manassés, foram-se para Gileade, e a tomaram; e daquela possessão expulsaram os amorreus que estavam nela.
40 Assim Moisés deu Gileade a Maquir, filho de Manassés, o qual habitou nela.
41 E foi Jair, filho de Manassés, e tomou as suas aldeias; e chamou-as Havote-Jair.
42 E foi Nobá, e tomou a Quenate com as suas aldeias; e chamou-a Nobá, segundo o seu próprio nome.


Números 32:16-42
Ao propor ajudar a seus irmãos a conquistar a terra de Canaã, os filhos de Rúben e Gade demonstraram zelo, coragem e até interesse por algo que beneficiava a outros, e não a si mesmos. Aos olhos do Senhor, todas essas virtudes não substituem o amor por Ele mesmo e pela terra que Ele lhes havia dado. Os guerreiros das duas tribos conhecerão a terra da promessa. Eles cruzarão o rio Jordão para ajudar seus irmãos. Mas suas esposas e suas crianças não entrarão. Graças ao erro deles, estas nunca desfrutarão a promessa do Senhor (14:31). Lembremos que anteriormente Faraó tentou privar as crianças de deixar o Egito (Êxodo 10:10-11). Agora são seus próprios pais que as impedem de entrar em Canaã. “Deixai vir a mim os pequeninos”, instrui o Senhor Jesus, “não os embaraceis” (Marcos 10:14). Infelizmente, existe mais de um modo de impedir uma criança de vir a Jesus!

Os rebanhos de gado e ovelhas, sem dúvida alguma, prosperarão nos ricos pastos de Gileade. Já às famílias, por sua vez, se deteriorarão, como mais tarde a história dessas tribos provará. Queridos amigos, o que é mais importante? Prosperidade dos nossos negócios ou de nossa alma? A prosperidade nem sempre acompanha as duas coisas ao mesmo tempo.

Que DEUS abençoe a todos.