terça-feira, 21 de abril de 2009

Suportando um ao Outro em Amor


22 de abril Terça-feira

Suportando um ao Outro em Amor

Digno de honra entre todos seja o matrimônio. Hebreus 13:4

Eva foi o encanto da vida de Adão. Mas ela não foi sempre perfeita. Sabemos que foi ela quem pecou primeiro, mas, mesmo assim, Adão não pediu a Deus para divorciar-se dela, ao contrário, continuou a amar a companheira cada vez mais.
Assim como Eva, a mulher de hoje também tem necessidade de ser amada, protegida, apreciada e valorizada, mesmo com possíveis defeitos.
Conta-se a história de uma mulher que nunca havia ouvido do marido uma palavra de amor e apreciação. Ele achava que isso era bobagem. E quando alguma coisa não dava certo, suas palavras saíam como farpas envenenadas, atingindo em cheio o coração magoado da esposa.
Um dia, porém, ela ficou muito doente e foi levada para o hospital. Tudo o que os médicos podiam fazer foi feito, mas ela piorava cada vez mais. O esposo foi chamado às pressas, pois ela podia morrer a qualquer momento.
Quando ele chegou ao hospital e viu o estado em que a esposa se encontrava, exclamou angustiado: – Você não pode morrer... Você é tudo para mim. Eu preciso tanto de você! – Ao que ela, com voz fraca, respondeu: – Por que só agora você me disse isso?
Essa declaração da parte dele foi para ela como um elixir miraculoso. Aos poucos foi melhorando e recobrou a saúde. Ela estava morrendo por falta de amor.
Que dizer das Evas e dos Adões modernos que, pelos motivos mais fúteis (temos as exceções) e com muita naturalidade, dizem: "Não quero mais viver com você... Vou viver a minha vida." Mas, e os filhos? Os esposos cristãos devem considerar: Como ficarão os filhos ao serem privados da saudável companhia dos pais? Eles não pediram para nascer, mas agora que vieram ao mundo, por escolha dos próprios pais, se vêem no vale da decepção e do desespero, ao serem privados do convívio familiar e do aconchego do lar. Ainda bem que têm havido superações.
Será isso, porventura, agradável a Deus? Se apenas o cônjuge rejeitado fosse a vítima já seria deplorável haver divórcio entre nós. Porém, as maiores vítimas são os filhos desses lares despedaçados que, em muitos casos, tornam-se problemas para os próprios pais separados, como também para a sociedade.
Se os pais se despissem do egoísmo, tivessem mais espírito de tolerância, de perdão, de diálogo, de reconciliação e pensassem mais nos filhos, não haveria tantas separações. O mundo, então, seria muito melhor!

REFLEXÃO: "Faça-me o Senhor o que bem Lhe aprouver, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti" (Rt 1:17).

Que DEUS abençoe a todos.

COLHE-SE AQUILO QUE SE PLANTA

Quarta-feira 22 Abril

COLHE-SE AQUILO QUE SE PLANTA

E Jesus, respondendo, disse-lhes: Não necessitam de médico os que estão sãos, mas sim os que estão enfermos. Eu não vim chamar os justos, mas sim os pecadores, ao arrependimento (Lucas 5:31-32).

“Para se tornar cristão ou se converter ao cristianismo, deve-se estar bastante doente.” Com isso, Friedrich Nietzsche (1844-1900) queria desacreditar a fé cristã. Com toda força de seu entendimento, lutou incansavelmente contra o cristianismo. Por ser exatamente uma declaração essencial do Evangelho, a afirmação acima é quase uma ironia divina: Cristo não veio para curar os sãos, mas veio salvar “os doentes”, ou seja, os pecadores. O cristianismo não é algo para “nobres”; a fé em Cristo é o único caminho que Deus tem dado para a salvação dos seres perdidos.

O fato de Jesus Cristo ter Se preocupado com aqueles que viviam uma vida imoral perturbou os religiosos de Sua época, que não reconheciam que Deus já havia julgado cada ser humano ao dizer no Salmo 14:3: “Desviaram-se todos e juntamente se fizeram imundos; não há quem faça o bem, não há sequer um”. Os mais dispostos a admitir o julgamento de Deus eram justamente os que sofriam por causa de sua vida pecaminosa. Podiam encontrar perdão e salvação quando vinham a Jesus com a culpa que carregavam.

Nietzsche zombou da verdade. Quando esteve “bastante doente” (para usar as próprias palavras dele), já não tinha possibilidade de abraçar a fé. No final de sua vida, se tornou demente. “Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará” (Gálatas 6:7).

Que DEUS abençoe a todos.

Neemias 8.3

22 de Abril

"E leu no livro, diante da praça, que está fronteira à Porta das Águas, desde a alva até ao meio-dia, perante homens e mulheres, e os que podiam entender." (Neemias 8.3)

A seqüência em Neemias 8 é muito clara. No primeiro versículo, lemos que Esdras buscou o livro da lei de Moisés. Portanto, ele buscou a Bíblia. No versículo 2, lemos que a congregação se reuniu, e, no versículo 3, que ele começou a ler. E depois consta algo muito importante: "...e todo o povo tinha os ouvidos atentos ao livro da lei." No versículo 8 é enfatizado, além disso, que eles "leram no Livro, na lei de Deus, claramente, dando explicações, de maneira que entendessem o que se lia." Esse intercâmbio entre os pregadores e o povo é de vital importância. Ao mesmo tempo, impõe-se como condição que os corações dos ouvintes estejam dispostos a receber a Palavra. Justamente aqui em Neemias 8 nos é mostrada a chave da grande alegria no Senhor: "...todo o povo chorava, ouvindo as palavras da lei." Por eles terem ouvido e recebido a Palavra de boa vontade, houve resultados. O povo foi convencido de seu pecado até o íntimo e entrou em profunda angústia interior. Mas dessa angústia interior é que nasceu a alegria no Senhor.

Que DEUS abençoe a todos.

Lucas 1.3-14

Lucas 1.3-141

No décimo quinto ano do reinado de Tibério César, sendo Pôncio Pilatos governador da Judéia, Herodes, tetrarca da Galiléia, seu irmão Filipe, tetrarca da região da Ituréia e Traconites, e Lisânias, tetrarca de Abilene,2 sendo sumos sacerdotes Anás e Caifás, veio a palavra de Deus a João, filho de Zacarias, no deserto.3 Ele percorreu toda a circunvizinhança do Jordão, pregando batismo de arrependimento para remissão de pecados,4 conforme está escrito no livro das palavras do profeta Isaías: Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas.5 Todo vale será aterrado, e nivelados todos os montes e outeiros; os caminhos tortuosos serão retificados, e os escabrosos, aplanados;6 e toda carne verá a salvação de Deus.7 Dizia ele, pois, às multidões que saíam para serem batizadas: Raça de víboras, quem vos induziu a fugir da ira vindoura?8 Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento e não comeceis a dizer entre vós mesmos: Temos por pai a Abraão; porque eu vos afirmo que destas pedras Deus pode suscitar filhos a Abraão.9 E também já está posto o machado à raiz das árvores; toda árvore, pois, que não produz bom fruto é cortada e lançada ao fogo.10 Então, as multidões o interrogavam, dizendo: Que havemos, pois, de fazer?11 Respondeu-lhes: Quem tiver duas túnicas, reparta com quem não tem; e quem tiver comida, faça o mesmo.12 Foram também publicanos para serem batizados e perguntaram-lhe: Mestre, que havemos de fazer?13 Respondeu-lhes: Não cobreis mais do que o estipulado.14 Também soldados lhe perguntaram: E nós, que faremos? E ele lhes disse: A ninguém maltrateis, não deis denúncia falsa e contentai-vos com o vosso soldo.

Lucas 3:1-14

As estradas da época eram em geral tão ruins que necessitavam ser reparadas e endireitadas cada vez que o cortejo de um alto personagem devia passar. Num sentido moral, esta é a missão de João Batista. Encarregado de preparar a vinda do Messias, advertiu aos judeus que sua qualidade de filhos de Abraão não era suficiente para abrigá-los da ira vindoura. O que Deus requeria deles era o arrependimento acompanhado de seus verdadeiros frutos. Sim, o arrependimento ou a ira, esta era a opção de Israel e a de todo homem.
Pessoas de diferentes classes sociais, uma após outra, vêm a João, e ele tem algo a dizer da parte de Deus a cada uma delas. Assim a Palavra tem uma resposta para cada estado de alma e para toda circunstância.
Por último, apresentam-se alguns soldados. Talvez eles esperassem ser alistados sob a bandeira do Messias para formar um exército que libertaria seu país do jugo romano. A resposta de João deve tê-los surpreendido (v. 14). Não pensemos que o Senhor necessita de nós para realizar grandes feitos. O que Deus espera de nós é um testemunho de honestidade, de mansidão e de contentamento em qualquer situação em que nos encontremos (1 Coríntios 7:24).

Que DEUS abençoe a todos

Juízes 11:23-40


Juízes 11:23-40

23 Assim o Senhor Deus de Israel desapossou os amorreus de diante do seu povo de Israel; e os possuirias tu?
24 Não possuirias tu aquilo que Quemós, teu deus, desapossasse de diante de ti? Assim possuiremos nós todos quantos o Senhor nosso Deus desapossar de diante de nós.
25 Agora, pois, és tu ainda melhor do que Balaque, filho de Zipor, rei dos moabitas? Porventura contendeu ele em algum tempo com Israel, ou pelejou alguma vez contra ele?
26 Enquanto Israel habitou trezentos anos em Hesbom e nas suas vilas, e em Aroer e nas suas vilas, em todas as cidades que estão ao longo de Arnom, por que o não recuperastes naquele tempo?
27 Tampouco pequei eu contra ti! Porém tu usas mal comigo em pelejar contra mim; o Senhor, que é juiz julgue hoje entre os filhos de Israel e entre os filhos de Amom.
28 Porém o rei dos filhos de Amom não deu ouvidos às palavras que Jefté lhe enviou.
29 Então o Espírito do Senhor veio sobre Jefté, e atravessou ele por Gileade e Manassés, passando por Mizpá de Gileade, e de Mizpá de Gileade passou até aos filhos de Amom.
30 E Jefté fez um voto ao Senhor, e disse: Se totalmente deres os filhos de Amom na minha mão,
31 Aquilo que, saindo da porta de minha casa, me sair ao encontro, voltando eu dos filhos de Amom em paz, isso será do Senhor, e o oferecerei em holocausto.
32 Assim Jefté passou aos filhos de Amom, a combater contra eles; e o Senhor os deu na sua mão.
33 E os feriu com grande mortandade, desde Aroer até chegar a Minite, vinte cidades, e até AbelQueramim; assim foram subjugados os filhos de Amom diante dos filhos de Israel.
34 Vindo, pois, Jefté a Mizpá, à sua casa, eis que a sua filha lhe saiu ao encontro com adufes e com danças; e era ela a única filha; não tinha ele outro filho nem filha.
35 E aconteceu que, quando a viu, rasgou as suas vestes, e disse: Ah! filha minha, muito me abateste, e estás entre os que me turbam! Porque eu abri a minha boca ao Senhor, e não tornarei atrás.
36 E ela lhe disse: Meu pai, tu deste a palavra ao Senhor, faze de mim conforme o que prometeste; pois o Senhor te vingou dos teus inimigos, os filhos de Amom.
37 Disse mais a seu pai: Concedame isto: Deixa-me por dois meses que vá, e desça pelos montes, e chore a minha virgindade, eu e as minhas companheiras.
38 E disse ele: Vai. E deixou-a ir por dois meses; então foi ela com as suas companheiras, e chorou a sua virgindade pelos montes.
39 E sucedeu que, ao fim de dois meses, tornou ela para seu pai, o qual cumpriu nela o seu voto que tinha feito; e ela não conheceu homem; e daí veio o costume de Israel,
40 Que as filhas de Israel iam de ano em ano lamentar, por quatro dias, a filha de Jefté, o gileadita.

Juízes 11:23-40

Jefté pensou que teria de pagar ao Senhor fazendo um sacrifício por ter obtido vitória sobre os filhos de Amom. Quão pouco ele conhecia sobre Deus! Deus Se deleita em abençoar aos Seus e espera em troca apenas o amor deles. A salvação que Ele concede é gratuita.
Observe a tola promessa que Jefté fez. Deus às vezes permite que suportemos as conseqüências das decisões que tomamos por impulso. Vigiemos com cuidado as coisas que dizemos, pois as palavras ditas com precipitação podem trazer sérios problemas (Provérbios 20:25).
Se a fé de Jefté falhou por um momento, a de sua filha brilha intensamente. Ela era “sua única filha”, muito amada por seu pai, e a submissão dela nos faz pensar na submissão do Senhor Jesus (João 8:29). Ela não considerou sua vida como preciosa e se alegrou na vitória que o Senhor tinha dado a Israel. Nesse aspecto, ela é uma tocante figura de Cristo, embora se afaste dAquele que ela representa.
Se a filha de Jefté mereceu ser honrada todos os anos, nosso Senhor Jesus é infinitamente mais digno de ser exaltado agora e pela eternidade.

Que DEUS abençoe a todos