sábado, 9 de maio de 2009

Filipenses 2.3

9 de Maio

"...Por humildade, considerando cada um os outros superiores a si mesmo." Filipenses 2.3

Através do nosso relacionamento com os outros demonstramos se de fato temos a índole de Jesus em nós. Peço-lhe que você examine este relacionamento pelos princípios bíblicos manifestos no caráter de Jesus:

1. Humildade: essa não é uma virtude, mas é o próprio fundamento da natureza de Jesus. Ele diz: "...sou manso e humilde de coração." Somente temos e conservamos verdadeira humildade quando nos encontramos na presença imediata do Deus santo. Somente assim seremos capazes de considerar o outro superior a nós mesmos. Aquele que se reconhece à luz da majestade de Deus sempre considera a qualidade espiritual do próximo superior à própria vida de fé. Por isso, o orgulho espiritual é a maior ilusão que existe, é uma grande auto-sugestão.

2. Amor fraternal: este princípio da natureza de Jesus está intimamente relacionado com o primeiro: "Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros." Aquele que pratica esse amor honra o Senhor na pessoa do seu próximo. Procurando ter comunhão espiritual, essa pessoa prefere cada irmão e cada irmã em honra, vê e honra o Senhor na pessoa de seu próximo. Esse respeito e essa consideração pelos outros também se manifestam no fato de você não falar demais de sua própria religiosidade e de suas experiências espirituais.

Que DEUS abençoe a todos.

MEDITAÇÕES SOBRE O LIVRO DE DEUTERONÔMIO (Leia Deuteronômio 4:29-49)

Sábado 9 Maio

MEDITAÇÕES SOBRE O LIVRO DE DEUTERONÔMIO (Leia Deuteronômio 4:29-49)

Buscarás ao SENHOR, teu Deus, e o acharás, quando o buscares de todo o teu coração e de toda a tua alma. Quando estiveres em angústia, e todas estas coisas te alcançarem, então… te virarás para o SENHOR, teu Deus, e ouvirás a sua voz. Porquanto o SENHOR, teu Deus, é Deus misericordioso; e não te desamparará (Deuteronômio 4:29-31).

Embora a cristandade tenha uma responsabilidade muito maior, da mesma forma que Israel, não tem correspondido às expectativas. Desde a época dos apóstolos ela está em declínio. Porém, no meio desta decadência da Igreja professa, Deus tem traçado um caminho para o crente que recebe a Sua aprovação: o da obediência individual. Observe que, quando se fala do declínio, o pronome é usado no plural: “vos” (vv. 25, 28). Isso é o que é feito como responsabilidade de um grupo de pessoas. Mas, quando se trata do despertamento (vv. 29-31), o pronome é usado no singular: “teu/tua”. Cabe a cada pessoa ouvir esta voz que é emitida pessoalmente ao indivíduo. Paulo fala a Timóteo desta forma acerca da desordem dos últimos dias em sua segunda epístola. Ele afirma, em outras palavras, que a cristandade como um todo nisso se transformou, e que Timóteo devia permanecer nas coisas que aprendeu (2 Timóteo 3:14). Deus trata de avivar a nossa memória com essas coisas. “Por esta razão, sempre estarei pronto para trazer-vos lembrados acerca destas coisas, embora estejais certos da verdade já presente convosco e nela confirmados…”, escreve Pedro. (Leia 2 Pedro 1:12-13; 3:1-2.) Não fiquemos surpresos ao encontrar abundantes repetições na Bíblia. Em Deuteronômio depararemos com muitas, começando com a própria lei, repetida no capítulo 5 e que justifica o nome deste livro (Deuteronômio = a segunda lei).

Que DEUS abençoe a todos.

Lucas 8.40-56

Lucas 8.40-56

40 Ao regressar Jesus, a multidão o recebeu com alegria, porque todos o estavam esperando.41 Eis que veio um homem chamado Jairo, que era chefe da sinagoga, e, prostrando-se aos pés de Jesus, lhe suplicou que chegasse até a sua casa.42 Pois tinha uma filha única de uns doze anos, que estava à morte. Enquanto ele ia, as multidões o apertavam.43 Certa mulher que, havia doze anos, vinha sofrendo de uma hemorragia, e a quem ninguém tinha podido curar e que gastara com os médicos todos os seus haveres,44 veio por trás dele e lhe tocou na orla da veste, e logo se lhe estancou a hemorragia.45 Mas Jesus disse: Quem me tocou? Como todos negassem, Pedro com seus companheiros disse: Mestre, as multidões te apertam e te oprimem e dizes: Quem me tocou?.46 Contudo, Jesus insistiu: Alguém me tocou, porque senti que de mim saiu poder.47 Vendo a mulher que não podia ocultar-se, aproximou-se trêmula e, prostrando-se diante dele, declarou, à vista de todo o povo, a causa por que lhe havia tocado e como imediatamente fora curada.48 Então, lhe disse: Filha, a tua fé te salvou; vai-te em paz.49 Falava ele ainda, quando veio uma pessoa da casa do chefe da sinagoga, dizendo: Tua filha já está morta, não incomodes mais o Mestre.50 Mas Jesus, ouvindo isto, lhe disse: Não temas, crê somente, e ela será salva.51 Tendo chegado à casa, a ninguém permitiu que entrasse com ele, senão Pedro, João, Tiago e bem assim o pai e a mãe da menina.52 E todos choravam e a pranteavam. Mas ele disse: Não choreis; ela não está morta, mas dorme.53 E riam-se dele, porque sabiam que ela estava morta.54 Entretanto, ele, tomando -a pela mão, disse-lhe, em voz alta: Menina, levanta-te!55 Voltou-lhe o espírito, ela imediatamente se levantou, e ele mandou que lhe dessem de comer.56 Seus pais ficaram maravilhados, mas ele lhes advertiu que a ninguém contassem o que havia acontecido.

Lucas 8:40-56

Jairo, este chefe da sinagoga cuja única filha estava a ponto de morrer, suplica ao Senhor Jesus para que venha à sua casa. Ele não tem tanta fé quanto o centurião do capítulo 7; o centurião sabia que uma palavra do Senhor era suficiente para que o seu servo fosse curado, mesmo a distância. Estando a caminho, o Senhor Jesus é secretamente tocado por uma mulher que tinha gastado tudo que possuía consultando um bom número de médicos. Porém, além da cura, o Senhor também quer lhe dar a certeza da paz; eis o porquê Ele a encoraja a que se manifeste publicamente.
Seguindo o Seu caminho com o pai angustiado, o Senhor Jesus tem "a língua de erudito", para lhe dizer uma palavra de conforto (V. 50; capítulo 7:13; Isaías 50:4). Então acontece uma coisa extraordinária: mediante o chamado do "Autor da vida" (Atos 3:25), a menina levantou-se imediatamente. Mas o Senhor Jesus sabe que ela agora precisa de alimento e, em sua terna solicitude, assegura-Se de que ela receba o que necessita. Nessas duas circunstâncias, vemos como o amor do Senhor ainda se manifesta mesmo depois do livramento. À mulher, a fim de estabelecê-la em uma relação pessoal Consigo e para que O confesse publicamente; à esta menina, visando nutri-la e fortalecê-la.

Que DEUS abençoe a todos.

Rute 3:14-18; 4:1-6


Rute 3:14-18

14 Ficou-se, pois, deitada a seus pés até pela manhã, e levantou-se antes que pudesse um conhecer o outro, porquanto disse: Não se saiba que alguma mulher veio à eira.
15 Disse mais: Dá-me a capa que tens sobre ti, e segura-a. E ela a segurou; e ele mediu seis medidas de cevada, e lhas pôs em cima; então foi para a cidade.
16 E foi à sua sogra, que lhe disse: Como foi, minha filha? E ela lhe contou tudo quanto aquele homem lhe fizera.
17 Disse mais: Estas seis medidas de cevada me deu, porque me disse: Não vás vazia à tua sogra.
18 Então disse ela: Espera, minha filha, até que saibas como irá o caso, porque aquele homem não descansará até que conclua hoje este negócio.

Rute 4:1-6

1 E BOAZ subiu à porta, e assentou-se ali; e eis que o remidor de que Boaz tinha falado ia passando, e disse-lhe: Ó fulano, vem cá, assenta-te aqui. E desviou-se para ali, e assentou-se.
2 Então tomou dez homens dos anciãos da cidade, e disse: Assentai-vos aqui. E assentaram-se.
3 Então disse ao remidor: Aquela parte da terra que foi de Elimeleque, nosso irmão, Noemi, que tornou da terra dos moabitas, está vendendo.
4 E eu resolvi informar-te disso e dizer-te: Compra-a diante dos habitantes, e diante dos anciãos do meu povo; se a hás de redimir, redime-a, e se não houver de redimir, declara-mo, para que o saiba, pois outro não há senão tu que a redima, e eu depois de ti. Então disse ele: Eu a redimirei.
5 Disse porém Boaz: No dia em que comprares a terra da mão de Noemi, também a comprarás da mão de Rute, a moabita, mulher do falecido, para suscitar o nome do falecido sobre a sua herança.
6 Então disse o remidor: Para mim não a poderei redimir, para que não prejudique a minha herança; toma para ti o meu direito de remissão, porque eu não a poderei redimir.

Rute 3:14-18; 4:1-6

Jesus disse aos discípulos: “Ninguém há que tenha deixado casa, ou irmãos, ou irmãs, ou mãe, ou pai, ou filhos, ou campos por amor de mim e por amor do evangelho, que não receba, já no presente, o cêntuplo” (Marcos 10:29-30; Hebreus 6:10). Rute não ficou frustrada com sua escolha. Nem perdeu a recompensa. Boaz, que havia pedido a bênção do Senhor sobre ela (2:12), era a própria recompensa que lhe seria dada como prêmio por sua fé.
A mesma coisa é verdadeira em relação ao Senhor e Seu povo. O apóstolo Paulo escreveu: “Perdi todas as coisas e as considero como refugo, para ganhar…”. Uma recompensa? Não! “Para ganhar a Cristo” (Filipenses 3:8).
Mas algo deveria ser feito antes. Rute teria de ser redimida, e Boaz não perdeu tempo para resolver a questão. Apesar do desejo de fazê-lo, o parente mais próximo não o podia (v. 6). Ele nos faz lembrar da Lei e de sua incapacidade para salvar a humanidade ou para trazê-la de volta às bênçãos de Deus. Em contraste, Boaz representa a graça divina. Quando não havia mais recurso disponível, essa graça foi revelada em uma Pessoa, Jesus, o Redentor, que pagou o resgate integralmente.

Que DEUS abençoe a todos.